Por que o marketing inclusivo deve ser prioridade no seu negócio?

Atualizado há mais de 1 semana

O desafio de criar campanhas que incluam um público diverso é desafiador. E o marketing inclusivo tenta quebrar as barreiras de certos paradigmas que, infelizmente, ainda não são totalmente debatidos – pelo menos não com a verdadeira profundidade – no mercado.

O marketing inclusivo não é apenas usar pessoas de diferentes gêneros, etnias, idades e identidades em suas campanhas. Na verdade, se trata de um conceito muito mais abrangente que inclui um time diverso em todos os sentidos.

Confira um pouco mais sobre marketing inclusivo e como adotar em sua empresa.

O que é marketing inclusivo?

O marketing inclusivo é uma estratégia que cria campanhas, anúncios e conteúdos que se comunicam com todos os indivíduos, não importando a idade, o gênero, a etnia ou a situação socioeconômica.

É preciso dizer que o marketing inclusivo é marketing. Não é um tipo, uma estratégia diferente voltada para públicos diversos.

Ela não anuncia, promove ou vende apenas para um grupo de pessoas. Trata-se de uma resposta ativa aos estereótipos tradicionais e uma tentativa de transmitir que as marcas são criadas para clientes de todos os tipos e informações demográficas.

Ao criar as suas personas, você deve considerar todos os aspectos da sociedade em sua volta, deixando de lado arquétipos fictícios e artificiais. Isso quer dizer que é necessário ter uma audiência diversificada, com perspectivas variadas.

A Amazon Ads e a Environics Research conduziram um estudo nas cinco principais regiões do mundo, o Impact Ranking, e 44% dos entrevistados – todos consumidores – disseram que a inclusão, a diversidade e equidade estão cada vez mais importantes para eles.

Por isso, mais do que uma demanda social, essa é também uma demanda de consumo.

Criar campanhas de marketing  inclusivo, inicialmente, parece complicado. Contudo, ao ter uma equipe formada por profissionais de diferentes culturas, gêneros e padrões sociais, é possível enxergar uma questão por vários pontos de vista, criando uma mensagem inclusiva.

Logo, o marketing inclusivo começa na diversidade de pensamentos na estrutura de uma empresa.

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Como adotar no meu negócio?

O primeiro passo para adotar o marketing inclusivo em sua empresa é ter um time diverso. Isso significa que seu negócio precisa pensar em pessoas de

Isso inclui fatores diferente, como:

  • gênero,
  • origem social;
  • sexualidade;
  • idade;
  • religião;
  • habilidade;
  • etnia.

É essa diversidade de origens, pensamentos e modo de vida que fará um marketing inclusivo. O debate de ideias precisa ser fomentado e a visão de todos precisa ser considerada.

Esse ideal precisa estar presente em todos os níveis de sua empresa, principalmente nas lideranças. 

Reconheça os problemas de inclusão e diversidade

Outro passo para implementar o marketing inclusivo na sua empresa é reconhecer que problemas de diversidade existem. Não só na sociedade, mas dentro do próprio negócio.

Por mais que seu time já seja diverso, muitas vezes, um perfil ficará de fora. Talvez essa completude de diversidade nunca seja alcançada, por diversos fatores.

É preciso, no entanto, saber que essa lacuna é vazia e criar formas de completá-la. Em outras palavras: dar oportunidade para que mais pessoas diversas possam fazer parte do time.

Compreenda os dados de seu negócio

Toda campanha de marketing bem feita possui dados que possam segmentar seu público. É compreensível focar esforços naquelas informações que geram mais resultados, mas é um erro não compreender a amplitude delas.

Esses dados “secundários” podem conter informações ricas para criar novos insights de campanhas e alcançar novos públicos.

São informações, novamente, como gênero, demográficos e faixa etária.

Contrate uma equipe diversificada

A inclusão começa de dentro para fora. Você precisa de perspectivas diferentes para aprender que existem maneiras distintas de pensar e fazer os trabalhos.

Defina um ajuste de cultura dentro de sua empresa e garanta que você não tenha pessoas de mesma opinião, com uma perspectiva singular e de origens e formação idênticas.

Descubra preconceitos inconscientes dentro do time e pense em formas de trabalhar a desconstrução de qualquer crença ou atitude limitante. Discuta estratégias de campanhas, de anúncios ou de posicionamentos com diferentes indivíduos e perceba o que eles podem transmitir de valor em seu local de fala.

Olhe para fora da sua equipe

Encontre novos insights e perspectivas pesquisando seu público e entrevistando clientes.

Use os seus dados para explorar tendências ou trabalhe com consultores externos. Isso garante que você não está simplesmente comercializando o seu produto ou serviço para aqueles que se enquadram nas personas restritas do comprador.

Seja atencioso com suas imagens

Há apenas homens brancos atléticos e mulheres loiras e esqueléticas mais do que suficientes em imagens em suas publicações? Se sim, está na hora de rever os seus conceitos.

Diversifique os seus recursos e busque um banco de imagens que retrata com mais precisão o mundo em que vivemos. Represente a todos, lembrando como cada imagem caracteriza a idade, a cor da pele, as deficiências, a cultura, o sexo, a religião ou o peso.

Crie copywriting inclusivo

Use pronomes neutros. Se o gênero não precisa estar lá, não o inclua. Mantenha a linguagem e escrita simplistas e não assuma conhecimento. Além disso, tenha cuidado com referências culturais e metáforas para não confundir ou insultar o público. E não ouse usar humor que possa ser dúbio.

Se você está criando um curso online, pense em divulgar conteúdos adaptados em braille para pessoas cegas ou capacidade de visão baixa, por exemplo. 

Melhores estratégias de marketing inclusivo

Ter um marketing inclusivo pode parecer rechear seu time de pessoas diferentes e campanhas ilustradas por pessoas de várias etnias e gêneros.

Todas essas estratégias são, na verdade, formas que se possam empregar o marketing inclusivo no seu time.

Isso porque, como você já leu, o marketing inclusivo é o próprio marketing. Não se trata de uma campanha específica, por mais que possa gerar isso.

É só reforçando o aspecto diverso e inclusivo que seu marketing construirá campanhas inclusivas.

Crie um ambiente aberto a novas e diferentes ideias

Essa é talvez a primeira e principal estratégia de marketing inclusivo. É ter uma cultura de debates com ideias das mais variadas e que possam compreender a complexidade de seu público e da sociedade.

Dessa forma, as pessoas estarão mais suscetíveis a terem ideias ricas e trazer novos insights para suas campanhas.

Forneça treinamentos e palestras

A educação é uma das principais formas de se extrair a ideia de diversidade e inclusão nos times de marketing.

Nada melhor, então, do que cursos, palestras e outros tipos de capacitações para que as pessoas possam se inspirar e buscar entender a complexidade que envolve a diversidade e a inclusão no público.

Tenha políticas internas e reforce sua cultura organizacional

Ter diretrizes que reforcem a diversidade e a inclusão é um passo importante para ter um marketing inclusivo.

Isso pode refletir diretamente na sua cultura organizacional. Reforce uma política de feedbacks para entender se as diretrizes estão refletindo positivamente no time e conduza comunicações internas para fomentar o debate e a troca de ideias sobre diversidade.

Por que essa tática é boa pra minha empresa?

O marketing inclusivo é vantajoso tanto para a organização quanto para o cliente. Para os empreendimentos, um público mais amplo resulta em campanhas que atingem mais clientes em potencial e cria uma visibilidade positiva para a marca. Os clientes, por sua vez, sentem-se representados e valorizados.

Essa prática se esforça para criar uma cultura visual e comportamental que seja mais representativa. Ela direciona esforços para apreciar e compreender nossas várias identidades, diferenças e histórias, ao mesmo tempo  que também retrata espaços de homogeneidade.

Os profissionais de marketing inclusivo estão dispostos a cultivar o conjunto de habilidades necessárias para comercializar dados demográficos específicos, sem depender de estereótipos, assumindo uma posição progressista em questões de justiça social.

Além disso, permitir que a sua empresa atinja pessoas diferentes fará com que a marca tenha muito mais possibilidades e pontos de vista a se aproveitar! A partir disso podem se abrir diversas oportunidades como nichos e parcerias, por exemplo. 

O que NÃO fazer no Marketing Inclusivo?

A inclusão é diferente da diversidade.

A diversidade tornou-se um termo vazio na maioria das organizações, muitas vezes ostentando nada mais que a verificação de caixas e o cumprimento de cotas. Em alguns casos, isso cria um marketing oportunista, sem interesse real na carga histórica e no impacto social.

Por outro lado, a inclusão fala sobre a qualidade da experiência, em que múltiplas perspectivas são escutadas, estudadas e tratadas de forma igualitária.

Os profissionais de marketing inclusivo entendem que seu trabalho é considerar o impacto de suas falas, não apenas a intenção.

O fato de você não ter intenção de ofender ninguém com seu anúncio, sua cópia, painel ou produto só para homens, héteros, brancos e de classe média não diminui o impacto que ele tem sobre as pessoas que ele deturpa, exclui ou é hostil.

Veja algumas tentativas fracassadas:

Case Facebook

Um ótimo exemplo dessa cegueira relacionada ao impacto de fala ocorreu em agosto de 2015.

O Facebook, em uma tentativa de celebrar o sufrágio feminino nos Estados Unidos, publicou um gráfico comemorativo com mulheres de várias origens raciais e uma faixa que dizia: “Em 26 de agosto de 1920, as mulheres conseguiram o direito de votar nos EUA”.

O que poderia dar errado? Bem, nem todas as mulheres conseguiram o direito de votar em 1920. Apenas as mulheres brancas.

O gráfico bem-intencionado provocou muita frustração nas mídias sociais, com a conversa centrada em quão reducionista e impreciso o gráfico era, e muita exacerbação com a incapacidade do Facebook de fazer o dever de casa.

Case Dove

A marca de cuidados pessoais e beleza enfrentou críticas por uma campanha de sabonete em outubro de 2017 que, ironicamente, procurou destacar a diversidade racial e a inclusão.

Como parte de um grande anúncio em vídeo, a Dove publicou um pequeno GIF que incluía três mulheres retirando a camisa para revelar a próxima pessoa.

Quando vistas como uma imagem parada, os consumidores enxergam apenas uma mulher negra tirando a camisa marrom para revelar uma mulher branca, vestida toda de branco. Veja a imagem a seguir:

Nesse contexto, o anúncio de sabonete parecia implicar uma transição de preto para branco, antes e depois, de sujo para limpo.

O público foi rápido em denunciar o anúncio, argumentando que a Dove estava sendo racista e que as pessoas deveriam boicotar a empresa.

A marca rapidamente emitiu um pedido de desculpas, afirmando que a empresa estava empenhada em valorizar a beleza da diversidade, mas o dano estava feito e nada fez diminuir a indignação do consumidor.

Os clientes recusaram a linha “errou o alvo” da Dove, dizendo que o racismo não pode ser facilmente descartado e subestimado.

Então, como você pode aproveitar o marketing inclusivo da maneira certa? Do ponto de vista comercial, o Marketing Inclusivo se tornará cada vez mais importante porque a reação ao material sexista, racista, classista, homofóbico e transfóbico vai ficar cada vez mais alto. E que bom!

Se você não está disposto a aprender, consultar especialistas e pensar de forma inclusiva sobre o seu público, prepare-se para gastar muito mais em controle de danos e gestão de crise.

Existem quatro práticas recomendadas que você deve conhecer e implementar para ampliar o seu funil, atrair publicidade positiva, fidelizar a marca e, finalmente, converter mais clientes.

É importante notar que o marketing inclusivo não é a exploração de culturas, de religiões, sexualidade na tentativa de ganhar negócios. Em vez disso, é simplesmente a ampliação do público, a fim de incluir e expandir a experiência do cliente com a sua marca.

O que fazer a partir de agora?

O marketing inclusivo é incrivelmente importante para se adotar. Se você não estiver usando, suas campanhas de marketing correm o risco de dar errado e levar críticas sociais.

O mito duradouro de que “má impressão é boa impressão” está muito longe da nossa realidade. Por causa da internet, e mais especificamente do poder do consumidor, as empresas devem se adaptar e melhorar todos os dias.

As organizações precisam atender às pressões e aos diferentes padrões da sociedade ou correm o risco de serem colocadas em exclusão pelos clientes.

Os consumidores têm vozes cada vez mais altas e poderosas graças às redes sociais. Portanto, tornou-se mais fácil do que nunca boicotar a marca sem ter que desistir completamente de um produto ou serviço.

Para fechar, lembre-se sempre da diferença entre diversidade e inclusão e intenção versus impacto. Estereótipos são a maneira mais rápida de mostrar aos usuários que você não os entende, e a mudança vai muito além do casting.

Se quisermos progredir na direção de um marketing inclusivo realmente multicultural, precisamos implementar ferramentas e processos para medir e acompanhar o nosso progresso.

Há obviamente ainda um longo caminho a percorrer para alcançar a diversidade na publicidade e no marketing. Estes são os primeiros passos em uma jornada em que todos estamos, e somos responsáveis por produzir um trabalho verdadeiramente inclusivo.

Por fim, uma boa forma de aplicar o marketing inclusivo na sua empresa é fazer collabs com pessoas que representam a diversidade e se conectem com sua marca de alguma forma. 

Pensando nisso, confira nosso post: 

Marketing de influenciadores: como escolher os profissionais certos

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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