s de segmentos e portes variados. No Brasil, é preciso seguir algumas regras e ficar em dia com obrigações, cujo descumprimento pode acarretar em penalidades complicadas. Pode ser um grande desafio acompanhar todos esses requisitos.
Por isso, muitos negócios buscam o auxílio de um ERP, ou seja, um sistema de gestão empresarial. Ele ajuda a organizar e administrar os vários setores de uma empresa, inclusive o tributário. Porém, é importante analisar se o ERP escolhido tem um módulo fiscal que seja capaz de atender as demandas do empreendimento.
O módulo fiscal é um elemento importantíssimo do ERP, e nesse post, vamos te ajudar a entender melhor porque você deve ficar de olho nessa funcionalidade!
O que é um módulo fiscal?
Bom, antes de tudo vamos entender o papel do módulo fiscal. Trata-se da funcionalidade que faz a gestão das obrigações fiscais das empresas, ajudando a manter a organização nos pagamentos e evitando multas ou penalidades devido a atrasos e inadimplências. Ele também pode ter funções primordiais, como a emissão de notas fiscais.
O módulo fiscal precisa ser adaptável, adequando-se às necessidades dos negócios. Afinal, as empresas pagam tributos diferentes e têm realidades financeiras e tributárias distintas.. Por sua vez, as ERPs são sistemas de gestão que podem ajudar no controle desses documentos fiscais e contábeis das empresas.
Por que o módulo fiscal do seu ERP é importante?
Muitas empresas enfrentam dificuldades na gestão fiscal e tributária. Isso acontece por uma série de fatores, como a extensa lista de obrigações fiscais no país, alterações de regras, surgimento de novos requisitos e a necessidade de pagamento de vários tributos diferentes, que variam de acordo com o regime tributário.
Porém, a administração fiscal do negócio não precisa ser uma dor de cabeça. Contando com ferramentas para ajudar nesse processo, fica mais fácil organizar as responsabilidades e registrar todos os passos.
Um ERP pode ser uma excelente ferramenta para tornar essa gestão mais eficiente. Para isso, o módulo fiscal precisa ser capaz de atender alguns requisitos. Separamos os pontos mais importantes para observar no módulo fiscal do seu ERP:
Contabilidade
A contabilidade é um setor primordial de qualquer empresa, responsável pela organização, gestão e registro de todas as operações que envolvem a administração econômica do empreendimento. Essa área tem o papel de registrar dados para emissão de declarações e comprovantes, garantindo a legalidade das atividades.
Além disso, documenta as transições e mantém um controle sobre as finanças da empresa. Com o auxílio de um módulo fiscal eficiente no seu ERP, é possível fazer esse acompanhamento contábil de forma muito mais inteligente, registrando informações no sistema e tendo acesso a relatórios.
Emissão de notas fiscais
A emissão de notas fiscais é uma obrigação de praticamente todas as empresas ativas, e registra as movimentações de venda e compra de produtos e serviços. Muitos negócios ainda fazem esse processo de forma totalmente manual, gastando tempo e esforços que poderiam ser melhor aproveitados.
Por vezes, um único funcionário fica responsável por todas as emissões, tendo que enfrentar instabilidades nos sites da prefeitura e correndo o risco de errar algum dado ao preencher o documento manualmente.
Porém, com um módulo fiscal eficiente, é possível fazer a emissão automática de notas fiscais. Assim, basta preencher os dados da venda e o documento é emitido de forma automática, evitando erros e gerando mais tempo para investir em projetos que realmente façam a empresa crescer.
Acompanhamento de obrigações tributárias
Como já falamos por aqui, as empresas brasileiras precisam ficar de olho em uma série de obrigações. A legislação prevê diversas regras e normas, que precisam ser seguidas. Além disso, muitas alterações acontecem todos os anos, com novas regras surgindo ou atualizações em leis já existentes.
Assim, o módulo fiscal também tem o papel de acompanhar de perto todas essas mudanças, garantindo que os negócios estejam atualizados e prontos para lidar com as atualizações.
Além disso, todos os tributos que precisam ser pagos são acompanhados e registrados no módulo fiscal, alertando em casos de atrasos ou inadimplência, Assim, é possível ter um controle maior sobre os pagamentos e evitar dores de cabeça.
Escolha seu módulo fiscal
O módulo fiscal é muito importante e precisa ser analisado ao escolher um ERP. Estar em dia com as obrigações fiscais é o primeiro passo para uma empresa que quer crescer de forma saudável, permitindo a expansão e exploração de novos projetos com a tranquilidade de ter o negócio regularizado.
Negócios inteligentes buscam otimizar tarefas para poupar tempo e direcionar esforços para ações que permitam escalar o empreendimento.
Por isso, é fundamental observar as funções que o módulo fiscal oferece ao escolher seu ERP Se você quer ter uma solução ágil, eficiente e prática, conheça agora mesmo o Gateway eNotas! Confira!