Criar um negócio ou um novo produto requer uma série de etapas. Desde o planejamento até o lançamento final, existem requisitos que devem ser cumpridos, e que podem ditar o sucesso do empreendimento. Um desses requisitos é um estudo profundo sobre o nicho visado, também conhecido como pesquisa de mercado.
Afinal, é muito importante conhecer melhor o ambiente em que se vai inserir uma nova empresa ou solução, para definir as melhores estratégias a serem seguidas. Porém, surge a dúvida: como fazer isso? Como conhecer melhor a concorrência? Quais critérios analisar?
Se você tem essas dúvidas, não se preocupe: você não está sozinho! Nesse post, vamos te explicar como fazer uma pesquisa de mercado completa. Vem com a gente!
O que é pesquisa de mercado?
Primeiro, é preciso entender melhor este conceito. A pesquisa de mercado é um técnica de coleta de informações com o objetivo de conhecer melhor as intenções de compra do seu público alvo, e detalhes específicos sobre seu nicho que podem ajudar a traçar estratégias para o seu negócio.
O método costuma ser usado em lançamentos de novos produtos, campanhas de marketing ou criação de um negócio, visando garantir o sucesso.
É uma ferramenta importante, que vai orientar o empreendedor e administradores de empresas, oferecendo uma visão ampla do negócio, considerando todos os fatores do mercado que vão impactar na atuação da empresa. Para isso, é preciso levar em consideração o microambiente e o macroambiente.
O microambiente é composto por fatores próximos à empresa, como aspectos internos, que influenciam em sua capacidade competitiva. Como por exemplo, a política interna, fornecedores, prestadores de serviço, qualidade do produto, capacidade de produção, clientes concorrentes e etc.
Já o macroambiente representa os aspectos externos à empresa, que ultrapassam o controle do negócio. Ou seja, fatores econômicos, políticos, culturais, tecnológicos e etc. Para a empresa, cabe apenas a adaptação. O macroambiente também representa oportunidades e ameaças para o negócio.
Como coletar dados?
Antes, a pesquisa de mercado era feita de várias formas, usando telefone, abordagens nas ruas, questionários de papel, dentre outros. Hoje, com o advento da internet e o alcance das redes sociais, ficou ainda mais fácil obter não somente informações do público, mas dados sobre o mercado geral.
Esses dados podem ser coletados de diferentes formas, sendo as mais comuns as pesquisas primárias e secundárias.
Pesquisa de mercado primária
A pesquisa primária origina os dados primários, que são obtidos diretamente do pesquisador, utilizando seus próprios instrumentos, recursos e experiência. Assim, a coleta de dados é feita internamente, usando ferramentas para obter a opinião do público sobre diversos fatores relevantes sobre o negócio e o mercado. São elas:
- Questionários;
- Pesquisas;
- Entrevistas;
- Estudo de caso.
Pesquisa de mercado secundária
A pesquisa secundária resulta nos dados secundários, que são as informações já coletadas por terceiros em um processo de investigação diferente. Estes são mais rápidos de obter, podendo muitas vezes serem encontrados na internet. Os dados secundários são coletados através de:
- Publicações de organizações governamentais e empresas privadas;
- Livros;
- Registros;
- Artigos;
- Sites;
- Reportagens;
- Estatísticas.
Para que serve a pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado vai muito além da coleta de informações. Esses dados são utilizados para análise, fornecendo importantes insights sobre o segmento em que um negócio ou produto está inserido. Conhecendo o tamanho do mercado em que se planeja adentrar, é possível saber quais e quantos recursos serão necessários para abrangê-lo.
A tomada de decisões fica muito mais assertiva, conhecendo os fatores internos e externos que podem influenciar no sucesso do empreendimento. Além disso, oferece informações reais sobre as preferências, opiniões, hábitos de compra e comportamento dos clientes, permitindo a adaptação da empresa ou produto às reais necessidades do público alvo.
Outro aspecto importante da pesquisa de mercado é a possibilidade de adaptação ao mercado, podendo acompanhar as mudanças e novidades.
Como fazer a pesquisa de mercado completa?
Uma pesquisa de mercado é composta por várias etapas. O processo de coleta de dados deve ser minucioso, considerando todos os aspectos capazes de influenciar a empresa ou o novo produto. Por isso, separamos alguns passos essenciais que devem ser seguidos para fazer uma pesquisa de mercado completa! Confira:
1. Definir o objetivo da pesquisa de mercado
Antes de começar, é preciso ter em mente o objetivo da pesquisa ou o problema que ela busca resolver. Manter este critério em mente vai guiar o processo, permitir que você segmente melhor suas perguntas ou critérios nos quais a coleta de dados será baseada.
Seja com o foco de lançamento de uma empresa ou negócio, entender melhor as necessidades dos clientes em relação a um novo produto ou avaliar as chances de sucesso de um empreendimento, é o objetivo que vai permanecer até o final do processo.
2. Definir o público alvo
Esta etapa é muito importante, porque a amostra do público alvo pode mudar completamente a pesquisa. Por isso, o público alvo a ser analisado precisa estar bem delimitado desde o início. Utilizar critérios como faixa etária, localização, poder de compra, gênero, entre outros, ajuda a fechar bem o grupo que vai ser analisado.
Além disso, caso você queira uma análise mais profunda sobre clientes mais nichados, que atendam a todos os critérios que você busca e seja um cliente ideal, você também criar uma buyer persona e utilizá-la como ponto de partida.
3. Definir a metodologia da pesquisa de mercado
Como já citamos anteriormente, você pode utilizar vários métodos diferentes para obter os dados para sua pesquisa. Você pode fazer enquetes online, entrevistas, votações, solicitações de feedback e até mesmo os métodos mais “antigos”, como ligações e abordagens na rua.
4. Elabore o questionário
Agora é a hora de elaborar todos os dados que você precisa saber! Separe todas as informações relevantes, e elabore as perguntas que o seu público alvo vai responder. Lembre-se de que as perguntas podem guiar toda a pesquisa, e são definidoras para o sucesso do processo.
5. Análise de dados
A análise de dados coletados vai oferecer os insights que você procurava! Por isso, é hora de sentar e estudar com cuidado as informações recebidas, interpretando as respostas recebidas.
A partir dos resultados, você poderá entender melhor o padrão de comportamento dos clientes, as chances do seu empreendimento dar certo e o que eles buscam. Além disso, você tem a oportunidade de adaptar ou melhorar seu produto ou negócio, tornando-o mais próximo das necessidades do seu público.
Dica bônus
Lembra da pesquisa secundária? Os dados secundários também podem ser usados na análise! Use estatísticas, pesquisas, artigos, notícias… tudo que possa fornecer dados importantes sobre a concorrência, o mercado, a economia no nicho em que você atua. Tudo isso vai fornecer informações relevantes para que você se adapte e as incorpore no seu negócio.
Hora de começar sua pesquisa!
Uma pesquisa de mercado é uma estratégia valiosa para empreendedores. Por meio dela, é possível entender melhor o nicho do seu segmento, oferecendo vários insights importantes para o empreendimento.
Além disso, oferece a oportunidade de conhecer melhor seu público alvo, entendendo quais são suas necessidades, hábitos e comportamentos. Essa aproximação permite que o seu negócio esteja muito mais alinhado às expectativas dos potenciais clientes, aumentando consideravelmente as chances de sucesso.
O processo de fazer uma pesquisa mercadológica exige tempo, esforço e dedicação, mas apresenta resultados importantíssimos! Se você quer entender melhor seu mercado, potenciais clientes, ou até mesmo avaliar se o seu empreendimento tem chances reais de ser bem sucedido, essa metodologia é a ideal pra você!
Esperamos que este post tenha solucionado suas dúvidas e mostrado como fazer uma pesquisa de mercado completa! Se você quer saber mais sobre negócios e empreendedorismo, confira também nosso post sobre como fazer um planejamento estratégico.