Pix 2022: novidades da forma de pagamento

Atualizado há mais de 3 semanas

Desde que foi lançado no dia 5 de outubro de 2020, o Pix se popularizou como um dos meios de pagamento mais utilizados atualmente. Facilitando transações, o modelo funciona 24 horas, sete dias por semana, entre instituições financeiras, fintechs e instituições de pagamento.

Assim, milhares de brasileiros passaram a utilizar o Pix como principal forma de pagamento, podendo realizar transações rapidamente utilizando o smartphone. Até outubro deste ano, já eram mais de 348 milhões de chaves cadastradas no sistema do Pix e cerca de 105,2 milhões de pessoas físicas utilizando o recurso – número que representa 61,4% da população.

A ferramenta passou por várias atualizações e mudanças desde seu lançamento, e, em 2022, não será diferente. No aniversário de um ano do Pix, o BC anunciou várias novidades para o sistema de pagamentos que podem entrar em vigor no próximo ano. Por isso, preparamos este post com as principais novidades do Pix para 2022. Vem com a gente!

O que é Pix?

O Pix é uma maneira de fazer transferências e pagamentos instantâneos em até 10 segundos. Assim, aquelas transações que acabam levando dias para "cair", acontecerão de forma rápida agora.

Desta forma, o Pix é uma alternativa para transferir e fazer pagamentos de modo ágil e barato – para usuários (pessoa física), ele será totalmente gratuito. Já para as instituições financeiras que oferecem o Pix, o custo é de R$ 0,01 a cada 10 transações. 

Principais mudanças do Pix 2022

Inicialmente, duas alterações já estão previstas para serem implantadas no próximo ano. São elas as atualizações no Pix Cobrança, Pix Débito Automático, Pix Aproximação e Pix Parcelado.

  • Pix Cobrança: as atualizações previstas para essa modalidade de Pix se referem aos pagamentos, permitindo a melhora dos pagamentos em lote. Isso porque, atualmente, cada instituição financeira tem sua própria forma de funcionamento, sendo assim, a tentativa seria de padronização e simplificação desse um modelo. 
  • Pix Débito Automático: essa mudança diz respeito à possibilidade de pagamentos em débito automático. Dessa forma, será possível ter mais facilidade em cobranças recorrentes, com a vantagem de programar transações, evitando o esquecimento do usuário.
  • Pix Aproximação: permitirá o pagamento aproximando o celular e a maquininha de cartão.
  • Pix Parcelado: esta modalidade promete transformar os meios de pagamento, possibilitando que o usuário parcele suas compras igual aos cartões de crédito. O usuário não precisará de cartão físico e nem de maquininha para parcelar o pagamento de uma compra.

Transações offline e internacionais no Pix 2022

Durante o evento de aniversário do Pix, também foi anunciada a chegada do Pix sem internet, que permitiria transações de pagamento instantâneo de maneira totalmente offline. Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, as transações mesmo sem conexão com a internet e as transferências internacionais devem estar disponíveis no ano que vem. 

Segundo o Banco Central, já estão sendo feitos estudos avançados sobre os pagamentos do Pix sem a necessidade de Wi-Fi ou dados móveis de internet. O objetivo é expandir a utilização do Pix para ambientes sem internet. Os detalhes de como essa função vai funcionar ainda não foram revelados.

No entanto, a instituição afirmou que para a implementação dessa função, "é necessário que o sistema de QR Codes seja melhor assimilado pela população em geral". A novidade chegaria através de QR Code gerado pelo pagador em modo offline.

Já em relação às transações internacionais, a intenção é conectar o Pix a outros sistemas de pagamentos exteriores para facilitar transações como compras internacionais e remessa de valores ao exterior.

Débito automático 

Outra novidade muito aguardada pelos usuários do Pix é o débito automático. Segunda a agenda, em 2022, os usuários vão poder programar débito automático pelo Pix. A funcionalidade ainda não tem data prevista para entrar em vigor.

A nova ferramenta tem objetivo de atender transações recorrentes, como pagamentos de contas de energia, água ou internet, por exemplo. Com ela, os usuários poderiam ter a tranquilidade de ter todos os pagamentos já programados. 

A função vai funcionar da mesma forma como as pessoas programam débito automático de contas por meio de aplicativos de bancos, por exemplo. 

Novidades no Open Banking

O Banco Central também implementará novidades para o open banking, sistema lançado em 1º de fevereiro deste ano, que possibilita a troca de informações dos dados de consumidores entre as instituições financeiras.

A primeira mudança chega em 15 de fevereiro, e vai permitir que lojistas conectem todas as contas de clientes em diferentes instituições para fazer o pagamento de uma compra. De forma simples, a função eliminará a necessidade de usuários usarem vários apps diferentes para fazer um pagamento, tornando tudo acessível via um programa a escolha dele.

A função, chamada open finance, será destinada para pagamentos com o Pix, e no ano que vem estará disponível também para outras categorias de transação, como o TED (a partir de 15 de fevereiro), boletos (a partir de 30 de junho) e, por fim, para débitos em conta (30 de setembro). 

E você, também já é usuário do Pix? É importante variar os meios de pagamento quando se tem um negócio! Confira neste post as principais formas de pagamento do mercado e porque você deveria começar a usá-las agora mesmo!

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.