Pix para empresas: saiba como funciona e usar no seu negócio!

Atualizado há mais de 3 semanas

Não é novidade para ninguém que o Pix caiu no gosto dos brasileiros. Além da preferência na hora de transferir dinheiro entre amigos, esse meio de pagamento também ganhou vez nas transações comerciais.

As vantagens são tantas que a aceitação do Pix para empresas tem crescido muito no mercado. É o que mostra um levantamento do Sebrae: cerca de 86% dos pequenos negócios no Brasil já disponibilizam o Pix como opção de pagamento.

Com tantos benefícios, vale a pena entender mais sobre como funciona o Pix para empresas e usar esse meio de pagamento para reter mais clientes e reduzir os custos operacionais. Quer saber mais? Então continue a leitura com a gente!

Como funciona o Pix para empresas?

Não importa o tamanho ou o segmento, todas as empresas podem usar o Pix. Nesse caso, os negócios podem receber um pagamento compartilhando suas chaves Pix, por QR Code (estático e dinâmico) e pelo Pix “Copia e Cola”. E como já acontece entre pessoas físicas, os pagamentos feitos por Pix estão disponíveis todos os dias e 24h, inclusive em feriados nacionais.

    

Esse tipo de cobrança manual é uma opção ideal se o seu negócio emite poucas cobranças, que não necessitam de integração de sistemas e de automatização de processos. 

Já para empresas com grandes volumes de requisições de cobranças, o Pix para empresas pode ser ainda mais eficiente se o processo for automatizado. Por meio de uma API, você poupa o tempo que gastaria gerando cobranças, uma a uma, e deixa essa atividade para um sistema que automatiza tudo.

Veja só alguns exemplos de uso:

  • e-commerces;

  • supermercados e mercearias;

  • restaurantes, bares, lanchonetes e fast-foods;

  • postos de gasolina;

  • farmácias e drogarias;

  • serviços de delivery;

  • hotéis, pousadas e resorts;

  • shoppings e lojas de departamento;

  • serviços de entretenimento, como cinema, parques e museus;

  • estacionamentos;

  • comércios, varejos e prestações de serviço em geral.

Vantagens de usar o Pix no meu negócio

Agora que você entendeu como funciona o Pix para empresas, vamos te mostrar as principais vantagens de usá-lo no seu negócio! 

  • Retenção de clientes: por oferecer uma opção de pagamento fácil de usar e acessível, o Pix otimiza o tempo do cliente e ainda oferece uma ótima experiência de uso. Já que ninguém esquece o celular em casa, é só tirar do bolso e realizar pagamentos na palma da mão.

  • Redução de custos: os custos das transações por Pix para PJ costumam ser menores que em outros meios de pagamento, como o cartão de crédito ou de débito. Isso porque se trata de uma comunicação direta entre o cliente e a loja, sem intermediadores. 

  • Alta liquidez: o dinheiro sai da conta do cliente direto para a conta da empresa. Ou seja, é ótimo para agilizar os processos de pagamento, tanto para o consumidor como para o negócio, independente do dia e horário em que a transação ocorre.

  • Integração e conciliação de sistemas PDV: possibilidade de aceitar pagamentos por Pix no ponto de venda com uma API Pix, padronizada pelo BC, para automatizar as cobranças no próprio sistema da empresa.

Como usar o Pix na minha empresa?

Como falamos, é possível que pessoas jurídicas recebam um Pix ao compartilharem suas Chaves Pix, QR Code (estático e dinâmico), Pix “Copia e Cola”, boleto com Pix e API Pix. Confira, abaixo, os principais formatos de recebimento!

  • Via Chave Pix

Para usá-la, primeiro é preciso cadastrar uma chave que pode ser o e-mail, CPF/CNPJ ou um número de celular. Se não quiser compartilhar seus dados pessoais, uma opção é usar a chave aleatória gerada no sistema. 

E então, para receber pelo Pix PJ, basta informar a chave cadastrada ao seu cliente. Em seguida, o consumidor irá inseri-la no campo solicitado no app da instituição bancária dele e pronto!

  • Por meio de um QR Code

O QR Code é como um código de barras capaz de armazenar dezenas de informações. Ele pode ser lido por meio da câmera de um celular. São dois tipos de QR Code Pix:

QR Code estático: de um jeito simples, é possível definir um valor fixo para um produto e fazer diversas transações com um único QR Code. É o mais recomendado para pessoas físicas e MEIs. 

QR Code dinâmico: possui informações mais detalhadas, como o nome e endereço da empresa. Além disso, o código muda constantemente para cada transação. Por se tratar de uma opção que consegue automatizar processos, ele é ideal para empresas que emitem grandes quantidades, como supermercados e varejistas.

  • Por meio do processo de copiar e colar código

Por meio do Pix “Copia e Cola“, um código é gerado a partir dos dados contidos no QR Code. Para isso, basta o empreendedor gerar um QR Code no aplicativo em que tem conta e copiar o código Pix. Em seguida, é só compartilhá-lo com o cliente por e-mail ou WhatsApp, por exemplo.

  • Boleto com Pix 

Algumas instituições ainda oferecem o boleto com Pix, uma solução que reúne dois meios de pagamento em um só documento. Ele contém todas as informações que já conhecemos em um boleto — como o nome do pagador, configurações de juros e o código de barras — e o QR Code Pix.  Assim, o cliente escolhe como quitar a cobrança. A vantagem é que, pelo QR Code Pix, o pagamento é confirmado na hora e pode ser feito em qualquer horário e dia da semana.

  • API Pix

A API Pix é uma opção indicada para e-commerce, médios e grandes negócios com alto volume de requisições de cobranças. Sua principal função é a geração automatizada de QR Code dinâmico, com informações detalhadas sobre cada operação. Também é ideal para as empresas que desejam o Pix como forma de pagamento no ponto de venda, em seu próprio sistema. 

Dicas para vender mais usando o Pix

Viu só como existem diversas possibilidades de uso do Pix para empresas? Agora, vamos conhecer algumas dicas importantes para você vender mais!

1. Engaje o cliente

Incentive o cliente a usar o Pix. Uma ideia é criar campanhas no meio físico e online, como as redes sociais da empresa. Em empreendimentos físicos, vale espalhar QR Codes em totens ou mesmo no cardápio do seu restaurante, por exemplo.

2. Ofereça descontos e vantagens

Outra dica é oferecer descontos para quem pagar com Pix. E se você tem um e-commerce, também é possível gerenciar melhor o estoque da loja e, assim, incentivar o cliente a pagar por Pix para ele receber o produto em casa o quanto antes.

3. Lembre-se da segurança

Mostre para o cliente o quão segura a transação por Pix é, lembrando-o que as transações têm dados criptografados. Também vale solicitar que eles confiram os dados antes da transação.

Para concluir

O Pix para empresas está passível de cobrança, como instrui o Banco Central. As instituições financeiras e de pagamento podem definir tarifas para pessoas físicas e MEIs quando configurada uma atividade comercial. 

Em alguns casos, esses valores são mais competitivos que os valores cobrados por outros meios de pagamento. Portanto, pesquise bem qual conta digital oferece as melhores condições de Pix para empresas. 

E então, conseguiu entender como vender mais com o Pix? Esse meio de pagamento traz muitas vantagens, além de ser um aliado poderoso para donos de negócios que buscam praticidade, redução de custos e agilidade na hora de receber!

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.