O começo do ano é muitas vezes o momento de listar novos planos e reorganizar a vida. Para empreendedores ou pessoas que querem seguir por esse caminho é a hora de realizar um planejamento empresarial.
Em um mercado que sempre se reinventa e cada vez mais pessoas e empresas querem se destacar, é importante ter estratégias e planos bem definidos para prosperar.
Mais do que um plano muito bem feito, o planejamento precisa ser capaz de compreender a complexidade do mercado, sendo inventivo e capaz de se reinventar às mudanças que não tem hora para chegar.
Um exemplo dessas mudanças imprevistas foi em 2020, quando todo o mundo se viu preso por conta da Covid-19.
Naquele momento, muitas empresas e empreendedores tiveram que se adaptar à nova realidade.
Percebeu-se que, cada vez mais, estar um passo à frente é essencial em um contexto em que tudo pode mudar de uma hora para outra. Assim, o planejamento é parte crucial de qualquer negócio.
Com os recentes desafios, as empresas começam a se preparar para o próximo ano, mantendo em mente os acontecimentos dos últimos anos. É muito importante já definir os aspectos que vão guiar os próximos passos do empreendimento, evitando assim erros e problemas futuros.
Esse post é preparado para você que quer começar a empreender em 2024 e fazer um planejamento empresarial de sucesso.
O que é um planejamento empresarial?
Planejamento empresarial é um instrumento de gestão usado para prever cenários, definir metas e objetivos e elaborar estratégias para alcançá-los.
Esta ferramenta é crucial para determinar como será a jornada de crescimento da empresa e quais serão as próximas etapas para proporcionar o desenvolvimento do negócio.
Além disso, é uma estratégia importante para prevenir problemas e estabelecer todos os cenários, antes de partir para a ação, tornando a tomada de decisões ainda mais eficaz.
Também é a melhor maneira de estudar todas as variáveis do mercado, estando preparado para lidar com as mais diversas situações.
Assim, a sua empresa conseguirá traçar um planejamento empresarial eficiente, já que a análise é essencial para definir os melhores caminhos e recursos para alcançar o sucesso.
O gestor que tem como base um bom planejamento empresarial consegue analisar situações e resolver problemas com maior assertividade.
Para que serve o planejamento empresarial?
O planejamento empresarial é o ponto de partida para qualquer empresa. É ele que norteia todas as ações e projetos desenvolvidos.
Ele é crucial ter estes pontos definidos para direcionar os passos do negócio, principalmente com tantas mudanças acontecendo no mundo e no país.
Considerar o novo cenário da economia brasileira, o padrão de comportamento dos possíveis clientes e os novos desdobramentos do mercado em que a empresa está inserida são etapas primordiais para guiar a empresa rumo ao sucesso.
Dessa forma, o planejamento empresarial para 2024 cumpre alguns requisitos, e tem uma série de funções importantes:
- Promover ações que conquistem novos clientes;
- Desenvolver campanhas e projetos para manter a atual clientela;
- Lançar novos produtos e serviços;
- Consolidar a marca no mercado;
- Realizar projeções para verificar os possíveis cenários do mercado
- Lidar com as incertezas e os riscos do mercado;
- Utilizar os recursos disponíveis de forma inteligente, conforme as metas estipuladas;
- Aumentar as vendas e a margem de lucro;
- Otimizar a gestão financeira, bem como a utilização dos recursos;
- Evitar risco de falência por má administração.
Como construir um planejamento empresarial para meu negócio online?
Para fazer um bom planejamento, é preciso seguir alguns passos, a fim de determinar as próximas ações.
Confira algumas etapas são cruciais para construir um bom planejamento empresarial.
Análise SWOT
É quase impossível falar de planejamento empresarial e não pensar em análise SWOT. É essa ferramenta que ajuda a entender cenários nos quais a empresa está inserida.
A análise SWOT, do inglês strenghts, weakness, opportunities and threats, é uma ferramenta de gestão que permite identificar oportunidades, fraquezas, forças e ameaças ao negócio.
Em português, essa ferramenta é conhecida como análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) usada para obter um diagnóstico abrangente de todas as situações que envolvem uma empresa.
As forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar. Esses fatores geralmente estão sob controle da empresa e podem ser alterados por ela.
Já as oportunidades e ameaças se referem ao ambiente externo, que reúne todos os elementos exteriores ao negócio que possam causar algum impacto, como a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.
O resultado da análise SWOT é uma matriz 2×2, conhecida Matriz SWOT, que divide os quatro pontos de análise entre fatores internos/externos e positivos/negativos.
Por meio desse panorama, é possível observar em quais pontos seu negócio ou projeto pode melhorar, e quais são suas vantagens competitivas.
Para fazer o planejamento empresarial para 2024, é essencial considerar na análise SWOT os acontecimentos dos últimos anos.
Grande parte dos segmentos sofreram alterações devido à pandemia há 4 anos e o padrão de consumo de muitas pessoas foi modificado.
Atualmente, essas mudanças estão bem consolidadas e já sofrem novas mudanças considerando o avanço da vacinação e a doença deixando de ser uma emergência de saúde pública.
Pesquise o que mudou no seu segmento e analise como isso impactou sua empresa, positiva ou negativamente.
Essa análise permite entender os pontos fortes e fracos no interior do negócio, e os aspectos externos que podem prejudicar ou impulsionar o empreendimento.
Com esse entendimento, fica muito mais fácil definir metas e estratégias para alcançar o objetivo da companhia.
Definição de objetivos
Com os principais aspectos da empresa mapeados, é hora de definir os objetivos. Para isso, é preciso considerar os cenários interno e externo do negócio, observando também as características do mercado.
Com as informações coletadas no mercado e a análise SWOT, é possível entender o que deve e pode ser feito a curto, médio e longo prazo.
Assim, considere os objetivos que a empresa pretende alcançar e o tempo para que sejam alcançados. Para isso, tenha em mente também os recursos disponíveis e os projetos que serão desenvolvidos em virtude de cada objetivo.
Os objetivos podem ser definidos por prioridade ou pelo período que será gasto para concluí-los.
Elaboração de estratégias
Ótimo! Agora você tem os objetivos definidos. Mas como você vai alcançá-los. Para isso, é preciso elaborar uma estratégia que será seguida para cada um dos objetivos.
É normal, para quem não está habituado a elaborar um plano de negócios, confundir ação com estratégia.
Por isso, não se esqueça: o objetivo é onde você quer chegar, a estratégia é como você chegará lá, e as ações são o que você precisa para colocar a estratégia em prática. Veja:
- Objetivo/meta: aumentar as conversões no site em 10% nos próximos 3 meses;
- Estratégia: criação de uma nova página de vendas;
- Ações: contratar um novo profissional para desenvolvimento de páginas de vendas.
Desenvolvimento de um cronograma
Com todos os passos anteriores definidos e prontos, é hora de definir prazos. Esse passo é muito importante para ter uma noção de quando cada projeto e ação serão iniciados e finalizados, mantendo um controle sobre o que é feito na empresa.
Também é muito importante garantir que todos os pontos sejam colocados em prática, pois, sem uma data definida, é muito comum que alguns projetos acabem sendo esquecidos.
Assim, os profissionais envolvidos na execução de cada ação podem se organizar conforme os prazos definidos.
O cronograma deve conter as metas planejadas e os responsáveis, prazos de execução, indicadores de desempenho, recursos necessários e outras informações relevantes.
Mão na massa!
Sabemos que fazer um planejamento empresarial não é uma tarefa fácil. Afinal, são vários objetivos e metas a serem alcançados.
Porém, seguindo os passos que mostramos neste post, a elaboração de um plano fica muito mais simples, além de fornecer insights importantes sobre o negócio.
A análise SWOT, por exemplo, oferece um diagnóstico completo sobre a empresa e o mercado em que ela está inserida. Além disso, definindo os objetivos, é possível ter uma noção melhor das prioridades do negócio.
Dicas para implementar seu planejamento
Com todos os passos que você acompanhou até aqui, você tem tudo para começar a colocar o seu plano em prática.
E como fazer isso? Primeiro ponto é que o seu planejamento precisa ser um processo participativo, envolvendo todos os colaboradores da empresa ou das pessoas que estão ao seu lado nesse começo.
Isso é importante para garantir que o plano seja entendido e apoiado por todos, e que as ações sejam executadas com maior eficiência.
O segundo ponto é que os objetivos, metas, estratégias e ações sejam comunicados de forma clara e transparente a todos os colaboradores, para estarem alinhados e comprometidos com o plano.
Isso só será possível com uma comunicação aberta, rodas de feedbacks de processos e avaliações honestas das metas que forem atingidas.
Por falar em metas, outra dica é que para elas serem batidas, sua empresa tenha ciência de que os recursos podem garantir isso.
A empresa precisa ter os recursos necessários para implementar o planejamento empresarial. Isso inclui recursos financeiros, humanos e tecnológicos. Sem um panorama claro e honesto desse ponto, as metas podem ser irreais.
E, por isso mesmo, a última dica é ter um acompanhamento e avaliação do planejamento recorrente e estruturado.
Isso garante que o planejamento empresarial seja executado conforme o planejado. É importante monitorar os resultados das ações e fazer os ajustes necessários ao longo do caminho.
Todas essas dicas e passos podem ser feitos considerando uma realidade financeira que precisa ser avaliada com cuidado.
E para que seu 2024 seja de sucesso é preciso um planejamento financeiro com o empresarial.
Que tal continuar seus planos lendo um artigo sobre planejamento financeiro estratégico? Confira!