Por que utilizar uma plataforma EAD para capacitar colaboradores?

A capacitação de colaboradores costuma ser uma prática permanente em empresas que se preocupam em manter uma equipe atualizada e pronta para superar obstáculos.

O grande desafio em fazer o treinamento de trabalhadores não está somente em criar ações para que isso aconteça, mas também em conciliar a agenda de todos os envolvidos no processo, sem afetar muito a produtividade dessas pessoas.

Imagine uma gestão cujo time de vendas tenha 50 colaboradores e toda semana esses profissionais precisam aprender sobre novos produtos e ofertas da empresa. Esse cenário é muito trabalhoso, certo?

Por isso, muitas organizações estão adotando práticas para driblar essa falta de tempo. A mais popular e recomendada é o treinamento por meio do Ensino a Distância (EAD).

Neste post, vamos te ajudar a entender quais os erros que uma plataforma EAD pode resolver e como utilizá-la para capacitar colaboradores. Acompanhe!

Quais são os problemas que uma plataforma EAD pode te ajudar a resolver?

Os problemas abaixo são diagnosticados em várias empresas que desejam capacitar colaboradores, e todos eles podem ser resolvidos com a adoção de uma plataforma EAD. Confira:

Empresa em crescimento

Uma gestão em ritmo de crescimento costuma admitir muitos colaboradores novos, afinal, há muito trabalho para se fazer. E, é claro, toda vez que um funcionário novo entra, novos aprendizados precisam ser ministrados.

Quem tenta realizar essa tarefa manualmente se mete em maus lençóis, pois existem inúmeras questões que devem ser consideradas, como o envio de comunicados e a preparação de aulas. Como consequência disso, você não consegue se concentrar naquilo que realmente importa: fazer a empresa ter lucros e crescer.

Com uma plataforma EAD, é possível evitar essas dores de cabeça, já que ela reúne todas essas informações em um só lugar e tem todas as funcionalidades que você precisa.

Rotatividade de funcionários

Algumas organizações sofrem muito com a rotatividade de trabalhadores. Desde novas admissões até colaboradores que mudam de funções dentro da empresa: todos precisam passar por treinamento.

A fim de manter a produção em ritmo acelerado, é essencial contar com essa ferramenta. Lembre-se de que toda mudança exige um período de adaptação. Nessas horas, uma plataforma EAD torna esse processo mais eficiente e preciso.

Novas demandas

Como te contamos anteriormente, muitas organizações surgem com novos produtos e ofertas em um período muito curto. Nessas situações, é importante que os principais colaboradores envolvidos acompanhem esses processos e aprendam sobre isso constantemente.

Compartilhamento de aprendizagens

Há muitas empresas que têm práticas de compartilhamento de aprendizagens, que é quando um ou mais colaboradores (com mais experiência) se juntam para compartilhar seus conhecimentos com a equipe.

Uma gestão que não utiliza uma solução de ensino a distância gasta muito tempo com tarefas repetitivas. Além disso, quem ministra a aula precisa repetir uma mesma oficina ou workshop várias vezes.

Ao utilizar uma plataforma EAD, é possível acessar conteúdos pela internet a qualquer hora e lugar. Dessa forma, o tempo de trabalho é otimizado e o seu planejamento se torna mais flexível.

Funcionários externos e parceiros

Em um negócio com muitos funcionários externos, seja trabalhando em home office, seja fazendo serviços externos, acompanhar a evolução das suas aprendizagens e gerir o conhecimento desses profissionais de modo presencial pode ser bem difícil.

Isso acontece porque o ritmo de trabalho deles é intenso e o tempo de empresa é bem curto.

Assim como no tópico anterior, a plataforma EAD cria novas oportunidades para que você treines os trabalhadores.

Sua gestão financeira se encaixa nesses cenários? Então, você realmente precisa adotar uma plataforma EAD.

Como utilizar uma plataforma EAD para capacitar colaboradores

O primeiro passo é escolher uma plataforma EAD.

Porém, antes de tomar qualquer atitude, saiba que uma plataforma EAD consiste em um software capaz de gerenciar a aprendizagem de várias pessoas ao mesmo tempo, com a internet.

Ultimamente, a demanda por plataformas EAD cresceu muito no mercado — o que fez a concorrência aumentar e, consequentemente, os produtos melhorarem.

Nossa dica é que você procure plataformas especializadas em atender ao público corporativo, pois elas costumam ter alguns diferenciais interessantes, como a possibilidade de criar trilhas de aprendizagem e permitir que o gestor acompanhe o progresso dos seus colaboradores enquanto estão avançando na aprendizagem.

Depois disso, é hora de estruturar seus conteúdos. Nesse momento, certifique-se de que a sua plataforma comporta vários formatos de arquivos, assim você pode criar mais conteúdos para disponibilizar materiais ricos, tornando o estudo mais interessante.

E os resultados?

É importante entender que a aprendizagem é um processo contínuo, que não tem uma fase final. Seu colaborador precisará continuar se atualizando com o passar dos tempos.

Por isso, os resultados da implantação de um sistema de Capacitação Corporativa EAD são gradativos e vão se mostrando mais efetivos conforme ele avança no processo.

Quais são os custos?

Muitos empreendedores têm receio de investir em mudanças na área de treinamento por questões financeiras, mas você vai descobrir que ter uma plataforma EAD para gerenciar a aprendizagem de colaboradores representa economia de tempo e dinheiro.

Economia de tempo porque não é preciso convocar outros colaboradores para gerenciar esses treinamentos,  prática que pode diminuir a produtividade de alguns setores. Seu próprio funcionário poderá se organizar para realizar as aprendizagens quando for melhor para ele, sem depender da agenda de uma terceira pessoa.

Os materiais podem ser disponibilizados na plataforma EAD (incluindo vídeos explicativos e apresentações de slide), assim a produtividade de um setor inteiro não é comprometida.

Já a economia de dinheiro acontece porque a sua empresa não vai parar a produção para treinar aquele colaborador, então você não vai perder dinheiro com isso.

Além do mais, não é preciso contratar um treinador externo ou contar com um profissional específico para fazer a gestão desses treinamentos.

Com uma plataforma EAD, vários profissionais podem disponibilizar materiais para que os novos funcionários aprendam. Desse modo, a aprendizagem é construída coletivamente.

Ademais, você garante que o colaborador seja o próprio protagonista do seu desenvolvimento.

Quer entender mais sobre uma plataforma EAD para capacitar colaboradores? Agora, conheça 15 plataformas EAD para hospedar os seus cursos online!

Guest post produzido pela equipe da TwygoEad.

About the Author

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

>