pós-crise para software house
NEGÓCIOS

Pós-crise: como preparar a sua software house para crescer

Atualizado há mais de 1 semana

2020 certamente não será um ano esquecido facilmente. Além das fatais consequências da pandemia do novo Coronavírus, ele trouxe a necessidade de transformação em muitas empresa e um novo modelo de trabalho. 

Este ano foi um divisor de águas. A crise pôs à tona a necessidade de se repensar processos e modelos de trabalho. Além de colocar em cheque a maneira como nos relacionamos. 

Diante desse novo normal (mais do que um clichê, uma realidade), o que o setor de softwares house precisa fazer para aproveitar essa retomada que o mundo tem passado depois de uma severa crise?

É o que você lerá nesse texto.

O pós-crise para o segmento de software house

Os desafios não passaram despercebidos para o setor de TI, sobretudo para as softwares house. Muitas empresas congelaram, renegociaram e até mesmo cancelaram contratos nesse períodos, adequando aos orçamentos de contingência e a incerteza do momento.

Com a preocupação com a saúde sendo uma prioridade em todos os sentidos, o momento foi difícil. Mas, aos poucos, as pessoas e os modelos de negócio têm percebido que o contexto ainda permite prospectar. 

Muitos setores já retornaram às suas atividades, mesmo seguindo protocolos rígidos de segurança sanitária e atendendo suas demandas de maneira diferente da que era visto pré-Covid-19. 

O que potencializa as oportunidades para as softwares houses. 

Isso não significa que a vida será fácil. Pelo contrário, empresas que não se atualizarem e, principalmente, entenderem o momento ficarão para trás. 

Por isso, algumas dicas podem fazer com que a sua empresa de software esteja aderente ao momento. Se você usou de modo sábio a crise, agora saiba como aproveitar a retomada.

Faça investimentos estratégicos

Quem sobreviveu à crise tem a oportunidade agora de crescer adequadamente a esse novo momento. Por isso, se antes a lei era reduzir custos, será necessário agora realizar investimentos em estratégias eficientes para sua empresa entender a essa realidade.  

Aposte em inovação, em recursos tecnológicos que permitam que sua empresa dê soluções adequadas aos mais diferentes tipos de demandas que seu público-alvo busca. 

Outro bom investimento é em marketing digital. Se antes esse recurso era uma opção – que cada vez mais era uma necessidade – agora, ele é vital. Esteja presente na web e garanta que sua empresa seja percebida. 

Faça um benchmarking

O benchmarking é uma ótima estratégia para se manter atualizado no mercado. Esse tipo de pesquisa de mercado permitirá saber como sua concorrência e outras empresas de referência estão atuando nessa retomada. 

Isso ajuda a perceber quais são as oportunidades que os demais negócios estão deixando de aproveitar e que você pode se valer. 

Portanto, fique de olho nos concorrentes, analise empresas expoentes no mercado para aproveitar ao máximo as oportunidades que, certamente, existirão. 

Avalie suas personas e quais foram as mudanças de comportamento que ocorreram neste período

Saber em quem a sua empresa deve focar para vender é fundamental. Isso requer conhecer todos os costumes da pessoa ou do negócio em que a sua software house prioriza. Talvez seja hora de rever suas personas e avaliar o que mudou neste período, certamente você vai encontrar muitos insights nesse estudo. 

Uma dica interessante é fazer uma pesquisa qualitativa com alguns clientes e prospects. Desta forma, você vai entender quais foram as mudanças de comportamento mais importantes que ocorrerão durante o período de quarentena. 

Busque feedback com seu cliente

Ainda sobre o público, uma software house precisa atender adequadamente seu cliente, que pode ter demandas das mais variadas possíveis. 

E a busca por soluções aderentes a realidade de hoje, exige que essas empresas invistam pesadamente na inovação. 

Mas não será possível avaliar essas entregas se você não conversar com seus clientes. Faça a validação dessas ideias com eles.

Certifique que suas entregas estejam adequadas ao que o cliente espera. Revise os processos que ele realiza em seu software, analise os gargalos e os possíveis problemas que possam surgir ao longo do uso. 

Esse feedback ajudará, ainda, a entender quais são os processos que você precisará atualizar e entender novas necessidades do mercado. 

Por isso, esteja próximo ao seu cliente e não abra mão de uma boa conversa sobre o produto que você entregou. 

Fique atento a outras dicas do mercado

Entender o novo momento que o mundo enfrenta é fundamental. Não será possível se você não ficar de olho em todas as dicas que o mercado dá para entender essa realidade. 

Por isso, se você quer saber como o setor de software house e de outras tecnologias estão enfrentando o momento, fique ligado em nossas redes sociais. Seja pelo Facebook, LinkedIn ou Youtube, estamos sempre com novidades que te permitirão fortalecer seu negócio! Siga a gente!

Head de Marketing na eNotas
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email.
Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.