pós-crise para software house
NEGÓCIOS

Pós-crise: como preparar a sua software house para crescer

Atualizado há mais de 3 semanas

2020 certamente não será um ano esquecido facilmente. Além das fatais consequências da pandemia do novo Coronavírus, ele trouxe a necessidade de transformação em muitas empresa e um novo modelo de trabalho. 

Este ano foi um divisor de águas. A crise pôs à tona a necessidade de se repensar processos e modelos de trabalho. Além de colocar em cheque a maneira como nos relacionamos. 

Diante desse novo normal (mais do que um clichê, uma realidade), o que o setor de softwares house precisa fazer para aproveitar essa retomada que o mundo tem passado depois de uma severa crise?

É o que você lerá nesse texto.

O pós-crise para o segmento de software house

Os desafios não passaram despercebidos para o setor de TI, sobretudo para as softwares house. Muitas empresas congelaram, renegociaram e até mesmo cancelaram contratos nesse períodos, adequando aos orçamentos de contingência e a incerteza do momento.

Com a preocupação com a saúde sendo uma prioridade em todos os sentidos, o momento foi difícil. Mas, aos poucos, as pessoas e os modelos de negócio têm percebido que o contexto ainda permite prospectar. 

Muitos setores já retornaram às suas atividades, mesmo seguindo protocolos rígidos de segurança sanitária e atendendo suas demandas de maneira diferente da que era visto pré-Covid-19. 

O que potencializa as oportunidades para as softwares houses. 

Isso não significa que a vida será fácil. Pelo contrário, empresas que não se atualizarem e, principalmente, entenderem o momento ficarão para trás. 

Por isso, algumas dicas podem fazer com que a sua empresa de software esteja aderente ao momento. Se você usou de modo sábio a crise, agora saiba como aproveitar a retomada.

Faça investimentos estratégicos

Quem sobreviveu à crise tem a oportunidade agora de crescer adequadamente a esse novo momento. Por isso, se antes a lei era reduzir custos, será necessário agora realizar investimentos em estratégias eficientes para sua empresa entender a essa realidade.  

Aposte em inovação, em recursos tecnológicos que permitam que sua empresa dê soluções adequadas aos mais diferentes tipos de demandas que seu público-alvo busca. 

Outro bom investimento é em marketing digital. Se antes esse recurso era uma opção – que cada vez mais era uma necessidade – agora, ele é vital. Esteja presente na web e garanta que sua empresa seja percebida. 

Faça um benchmarking

O benchmarking é uma ótima estratégia para se manter atualizado no mercado. Esse tipo de pesquisa de mercado permitirá saber como sua concorrência e outras empresas de referência estão atuando nessa retomada. 

Isso ajuda a perceber quais são as oportunidades que os demais negócios estão deixando de aproveitar e que você pode se valer. 

Portanto, fique de olho nos concorrentes, analise empresas expoentes no mercado para aproveitar ao máximo as oportunidades que, certamente, existirão. 

Avalie suas personas e quais foram as mudanças de comportamento que ocorreram neste período

Saber em quem a sua empresa deve focar para vender é fundamental. Isso requer conhecer todos os costumes da pessoa ou do negócio em que a sua software house prioriza. Talvez seja hora de rever suas personas e avaliar o que mudou neste período, certamente você vai encontrar muitos insights nesse estudo. 

Uma dica interessante é fazer uma pesquisa qualitativa com alguns clientes e prospects. Desta forma, você vai entender quais foram as mudanças de comportamento mais importantes que ocorrerão durante o período de quarentena. 

Busque feedback com seu cliente

Ainda sobre o público, uma software house precisa atender adequadamente seu cliente, que pode ter demandas das mais variadas possíveis. 

E a busca por soluções aderentes a realidade de hoje, exige que essas empresas invistam pesadamente na inovação. 

Mas não será possível avaliar essas entregas se você não conversar com seus clientes. Faça a validação dessas ideias com eles.

Certifique que suas entregas estejam adequadas ao que o cliente espera. Revise os processos que ele realiza em seu software, analise os gargalos e os possíveis problemas que possam surgir ao longo do uso. 

Esse feedback ajudará, ainda, a entender quais são os processos que você precisará atualizar e entender novas necessidades do mercado. 

Por isso, esteja próximo ao seu cliente e não abra mão de uma boa conversa sobre o produto que você entregou. 

Fique atento a outras dicas do mercado

Entender o novo momento que o mundo enfrenta é fundamental. Não será possível se você não ficar de olho em todas as dicas que o mercado dá para entender essa realidade. 

Por isso, se você quer saber como o setor de software house e de outras tecnologias estão enfrentando o momento, fique ligado em nossas redes sociais. Seja pelo Facebook, LinkedIn ou Youtube, estamos sempre com novidades que te permitirão fortalecer seu negócio! Siga a gente!

Head de Marketing na eNotas
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