O que significa ser um profissional com proatividade? Veja algumas dicas!

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso conteúdo e descubra o que significa ser um profissional com proatividade. Aproveite também as nossas dicas!

Você é uma pessoa proativa?

Pense com calma, sem medo de falsa modéstia ou de algum julgamento por achar que não é, até porque ninguém por aqui adivinhará seu pensamento, rs. 

Pensou? Tudo bem. Mas você sabe o que é proatividade mesmo?

Essa palavra é uma espécie de mantra nas grandes organizações, principalmente no setor de recrutamento e de gestão de equipes.  

Tanto que muitas vezes se faz julgamentos errados sobre a definição de que é um profissional proativo. 

Por isso, nesse texto você repassará sobre o seu significado, com alguns exemplos e dicas para te ajudar a ser proativo, na essência da palavra.

O que significa ser um profissional com proatividade?

profissional-proativo

Toda empresa quer um colaborador que seja proativo. Por isso mesmo, toda pessoa quer ter proatividade para se destacar no mercado. 

Mas antes de tudo, é preciso saber o que é proatividade

Muitos acham que ser multifuncional, trabalhar mais do que te ordenam ou além do necessário e participar de todas as atividades da empresa, se envolvendo em todas as questões é ser proativo. 

Segundo o dicionário Michaelis, proativo é aquele que se antecipa a futuras mudanças ou problema; antecipatório.

Bom, mas será que é essa a definição que as empresas pregam em seus ambientes? 

A resposta é sim

Nas empresas, o que se busca são pessoas que conseguem entender possíveis problemas e tentar solucionar sem precisar de uma ordem. 

Esses problemas, geralmente, são para todo o conjunto da empresa, não apenas para a pessoa que tenta solucionar. 

Em um projeto em andamento, uma pessoa com proatividade consegue antever um possível obstáculo, trazendo a sua solução antes mesmo de ela acontecer. 

Uma pessoa proativa possui algumas características:

  • Ousadia;
  • Inovação;
  • Criatividade;
  • Coragem;
  • Motivação.

Deu pra perceber, então, que além de buscar por soluções de forma antecipada, o proativo tenta ainda inovar no que faz. 

Por que é importante ter atitude e iniciativa?

A proatividade faz a empresa andar com mais independência na relação líderes/subordinados. 

Esperar por ordens mesmo sabendo que algo precisa ser feito, é cansativo, burocrático e pode gerar desgastes pessoais. 

É uma característica inerente da liderança e cada vez mais pessoas com essas características são valorizadas por conseguirem sanar problemas de maneira antecipada e independente. 

Como desenvolver uma equipe proativa?

As empresas buscam pessoas proativas, mas as organizações podem (e devem) criar um ambiente que o colaborador se sinta à vontade para desenvolver a proatividade. 

Por isso, se quer alimentar essa chama em seus colaboradores, pegue essas dicas.

Realize treinamentos

A pessoa proativa está sempre buscando se aprimorar e se especializar. E a empresa sai ganhando se investir em capacitações e treinamentos para seus colaboradores. 

Essa é uma iniciativa que por si só já é inerente à proatividade, mas, se for algo fomentado pela empresa, criará mais engajamento e confiança dos colaboradores.  

Crie ambientes que promova o conhecimento e a contribuição entre a equipe

Para ter um colaborador proativo, é preciso que ele conheça bem a equipe para a qual trabalha. Isso significa dizer que todos devem estar bem alinhados entre si e cada um entender a função do outro dentro do mesmo time.

Por isso, estimule o ambiente com o autoconhecimento por meio de dinâmicas em grupo, análises SWOT para que todos conheçam a força de cada um, as fraquezas e as oportunidades que existem entre si. 

Seja inspirador

A capacidade de liderar já é por si só inspiradora. Nesse caso, é preciso se pensar como um ser que inspira o próximo, independentemente do cargo que ocupa na organização. 

Nesse sentido, uma pessoa que pratica a proatividade acaba influenciando os demais no time e na organização, fomentando o compromisso de todos para todos. 

Dicas de como adotar um comportamento proativo

É claro que a empresa deve sempre estimular a proatividade em seu ambiente. Mas ser proativo significa não esperar por isso também.

Portanto, nada mais proativo que começar por você essa atitude. Como? Pegue essas 5 dicas aqui a seguir.  

Antecipe-se às ordens

Percebeu que algo pode ser feito para a melhoria de um projeto da equipe? Faça! Não espere por ordens ou por alguém te dizer que isso seria uma boa ideia. 

Não precisa ser um insight. Pode ser também uma antecipação de algo programado e que, uma hora ou outra, deverá ser feito por alguém. 

Invista em você mesmo

Fazer cursos que agreguem à sua carreira sempre será uma ótima ideia e que é bem visto por ser uma iniciativa de proatividade. 

Se preocupar em crescer na empresa é sinal de entrega e dedicação. Com mais treinamentos, cursos e capacitações que fizer, mais oportunidades surgirão. 

Crie uma rede de influências

Você leu ainda há pouco que ser inspirador é algo bom. Mas isso não significa deixar de lado a influência que outras pessoas podem exercer sobre você.

Por isso, crie uma rede de pessoas na qual se inspirar. Seja pelo modo como trabalha, pela carreira criada até então e inspire-se nelas. 

Seja participativo

Identificar oportunidades para melhorar o ambiente ou mesmo o trabalho em si só é possível se você estiver verdadeiramente ativo na organização. 

Participe dos processos e de tudo o que for oferecido para você. Tente sempre opinar de forma propositiva em algo. 

E cabe uma dica dentro de outra: sempre fale apenas o necessário. Mesmo que queira participar ativamente de tudo seja pontual, objetivo e não prolongue suas opiniões. 

Procrastine menos e seja produtivo

A procrastinação é algo que não ajuda na proatividade. Quase que o seu exato oposto, na verdade. 

Por isso, tente sempre se antecipar nas suas entregas, nunca deixe que o pensamento “eu posso fazer isso outra hora” domine sua atitude. 

A proatividade, como você viu ao longo do texto, é o ato de se antecipar a ordens e ser inovador nas suas ações. E isso se encaixa perfeitamente na ideia de ser produtivo. 

Talvez você agora tenha ainda mais certeza de que é proativo ou mudou totalmente de ideia quando foi perguntado, lá no início, se era uma pessoa com proatividade. 

Seja lá qual for agora o seu pensamento, ficou claro que essa capacidade é essencial na carreira profissional de qualquer pessoa. 

Bem como a produtividade, certo?

E para finalizar com chave de ouro, confira essa última dica sobre como aumentar a sua produtividade e não deixe pra depois como fazer isso!

Quer parar de perder tempo com a emissão de notas fiscais? Temos a solução! 

Conheça o eNotas!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.