Gestor financeiro: como ser um bom líder e se destacar no mercado

Atualizado há mais de 3 semanas

Todo negócio precisa controlar despesas e otimizar investimentos, não é mesmo? Aqueles que não traçam um planejamento tributário ou não seguem as tendências do mercado nunca alcançam os resultados que desejam. Nessas situações, o gestor financeiro deve atuar com precisão e eficiência.

Esse profissional tem o papel de conciliar as finanças aos objetivos da empresa, priorizando a redução de gastos, o aumento dos lucros e o funcionamento do fluxo de produção.

Contudo, alguns negócios enfrentam dificuldades para equilibrar essas questões e tornar o trabalho mais eficaz. 

Se você deseja ser um gestor financeiro melhor e quer aplicar medidas que fomentam o crescimento econômico sustentável, continue conosco e leia este post!

O que faz um gestor financeiro?

Como o próprio nome diz, um gerente de finanças tem a responsabilidade de cuidar das transações, das contas a pagar e receber, dos relatórios fiscais e de todas as atividades relacionadas ao capital da gestão.

Além disso, ele é encarregado pela coordenação da equipe financeira e tomada de decisões estratégicas.

Confira abaixo como funcionam essas funções com mais detalhes:

Administração de finanças 

O gerenciamento de custos não é uma tarefa fácil. É preciso manter os gastos dentro do limite estipulado pelo orçamento e fazer investimentos que melhoram os processos internos da empresa.

Para que isso se torne realidade, o gestor deve conhecer as melhores técnicas financeiras, dominar todos os termos de contabilidade e acompanhar de perto a performance de todos os setores.

Tenha em mente que o fluxo de caixa é de grande ajuda nessas horas. Essa ferramenta contábil fornece todas as informações necessárias para a apuração de gastos e a captação de novos recursos.

Ao administrar bem as finanças, é possível:

Não se esqueça de monitorar os indicadores de desempenho e saber como anda a saúde financeira do empreendimento.

Realização do planejamento estratégico 

O que um casamento e a gestão financeira de uma empresa têm em comum? A comparação é estranha, mas as duas situações precisam ser planejadas muito bem.

Em outras palavras, quando não há diálogo e objetivos em comum, tanto o relacionamento quanto o negócio podem falhar.

Portanto, o planejamento estratégico é uma ferramenta muito importante para um gestor financeiro. Ele ajuda na definição de metas, na tomada de decisões e na obtenção de informações.

Além disso, é ele que permite a definição de ações que fomentam o crescimento econômico e o respeito às leis de nosso país. 

O planejamento tributário é um de seus subtemas e merece muita atenção. Também chamado de elisão fiscal, ele faz com que você mantenha o negócio legalizado ao escolher o regime tributário correto e, em algumas situações, pagar menos tributos.  Outro benefício ocorre quando você não perde as datas de pagamentos de impostos .

Desenvolvimento de estratégias de precificação

Outro ponto importante está relacionado à definição de preços condizentes com a realidade do mercado.

Você pode criar conteúdos épicos, mas de nada adianta determinar valores maiores ou menores do que os consumidores podem pagar. Essa questão parece simples, mas é essencial para superar a concorrência e equilibrar os gastos de produção com os lucros desejados. 

Se você estabelecer um valor menor, certamente, terá problemas para pagar as contas no final do mesmo. Em contrapartida, preços elevados afastam os consumidores.

Colocar uma boa política de preços em prática exige o desenvolvimento de uma estratégia focada na competitividade e na precificação ideal.

Como ser um gestor financeiro melhor?

A rotina desse profissional é formada por muitos desafios e muitas responsabilidades. É essencial ter um perfil ajustado ao grau de comprometimento exigido pelo cardo.

Ou seja, você deve ser um profissional que é um bom líder e que toma decisões sob pressão, colocando o empreendimento na trilha do sucesso. Além desses atributos, é imprescindível ter disciplina para alcançar metas e cumprir os processos de forma objetiva e clara. 

É fundamental também criar novos hábitos. Você não pode se acomodar ou esperar que os problemas se resolvam por conta própria. A proatividade e o espírito de coletividade são características que você deve cultivar em todos os momentos.

Como a automação de tarefas pode ajudar?

Você já reparou como as tecnologias estão presentes em quase todas as atividades de sua vida?

Hoje em dia, é possível enviar mensagens instantâneas pelo Instagram, procurar novos contatos profissionais no LinkedIn e até mesmo comprar mercadorias em um ecommerce de outro país.

Um gestor financeiro deve utilizá-las em sua rotina, a fim de otimizar processos e melhorar a administração do negócio. Antes de escolher a ferramenta ideal, você precisa entender mais sobre as suas necessidades e qual é o papel de cada tecnologia.

A automação de notas fiscais, por exemplo, pode ajudá-lo a melhorar a gestão do tempo, reduzir erros e evitar o pagamento de impostos indevidos. Todas essas questões convergem para um único ponto: o aumento da qualidade de vida.

Mas com isso acontece? Pois bem, quem emite notas fiscais automaticamente não se preocupa com instabilidades no site da prefeitura, erros de digitação e complicações para emitir os documentos no último dia do mês.

E as opções não param por aí. Saiba que existem soluções de automação de marketing e softwares CRM (Customer Relationship Management) também!

Conclusão

Todo gestor financeiro precisa estar preparado para superar obstáculos e tomar decisões eficazes. Como imprevistos e obstáculos podem surgir, você deve acompanhar as mudanças do mercado e implementar melhorias constantes no gerenciamento do negócio.

Ao ler este post, você descobriu como ser um líder melhor e mostrar o seu valor na instituição. Lembre-se de utilizar a automação de processos como uma grande aliada em sua rotina também.

Quer ficar por dentro das melhores práticas para fazer o negócio crescer? Bastar seguir as nossas redes sociais. Você nos encontra no Linkedin, Facebook e Instagram!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.