4 fatores para se tornar um professor online de sucesso

Se você já precisou de ajuda para aprender a executar uma tarefa específica ou para compreender melhor um conteúdo qualquer — da sua faculdade, curso de idiomas ou para se preparar para alguma prova — certamente já se deparou com uma figura fundamental: o professor online.

Com a crescente facilidade de acesso à internet e a praticidade de consumo de conteúdo nesse meio, o interesse das pessoas por material educacional online não para de crescer.

Segundo o Think with Google, 9 a cada 10 usuários acessa o YouTube para estudar ou aprender alguma coisa nova, e não é à toa que também outras plataformas EAD de conteúdo sob demanda têm feito tanto sucesso.

Se você é especialista em algum conteúdo específico, tem a sua frente uma oportunidade enorme para transformar esse conhecimento em fonte de renda extra, se tornando um professor online e compartilhando aquilo que domina.

E se você já está decidido a seguir por esse caminho, deve saber que existem alguns fatores essenciais para que um professor online consiga ter sucesso.

Não basta dominar o conteúdo e saber fazer um vídeo atrativo: quando falamos de educação, é preciso conhecer e dominar outros fatores que serão um diferencial para que suas aulas sejam eficientes e bem-sucedidas.

A seguir vamos falar sobre 4 dos mais importantes desses fatores, que você deve aplicar desde o início de sua trajetória. Fique ligado!

4 fatores para se tornar um professor online de sucesso

1. Entenda a diferença do contexto educacional

Ter uma boa didática na transmissão do conteúdo é fundamental caso você queira ter sucesso em qualquer contexto educacional. Porém, ainda que você seja um excelente professor no ambiente presencial, quando passamos para o digital, a realidade é outra, e você precisará se adaptar.

Enquanto em uma sala de aula você fala diretamente com os alunos e tem mais liberdade para lidar com as perdas de foco da turma e outras questões, em um curso ou aula virtual você precisa considerar que o estudante estará inserido em diferentes contextos — como um ônibus, o sofá de casa ou a sala de espera do médico.

Na maioria das vezes disputará sua atenção com outras coisas, como filhos, o noticiário na TV ou as notificações de outros apps para criar novos hábitos.

Portanto, é preciso adaptar a sua linguagem e a sua dinâmica de ensino para essa realidade e entender que falar para os seus alunos por uma tela é bastante diferente. Alguns pontos que podem te ajudar bastante nessa missão:

Tudo isso será um diferencial para que as pessoas permaneçam interessadas em seu material e continuem consumindo aquilo que você produz.

2. Planeje as suas aulas

Um segundo ponto extremamente importante e que vai ser um diferencial para que você tenha sucesso como professor online, é planejar os seus conteúdos.

Com uma boa organização do curso e bons planos de aula, você consegue fazer com que os seus ensinamentos sejam mais coerentes, completos e que sejam melhor absorvidos pelo público.

Antes de pensar no assunto de cada aula, pense em tudo que você gostaria de abordar no curso e em qual seria a melhor forma de dividir e repassar aquilo tudo.

  • você vai organizar as aulas cronologicamente ou o aluno pode consumir em qualquer ordem?
  • haverá algum material complementar ou atividade ao final das aulas?
  • qual é o objetivo principal de cada vídeo?

Responder a essas questões pode te ajudar bastante nesse momento.  

3. Conheça a sua audiência

Querer ser relevante e ter conteúdo útil para todo mundo só vai te fazer conseguir uma coisa: não ser relevante e nem útil para ninguém.

Quando se trata de conteúdo educacional online, o ideal é que você tenha um nicho bem definido e que faça as suas aulas e os seus cursos focados apenas nele. Afinal, cada tipo de público tem suas particularidades, formas de ter aprendizado e precisa ser tratado de forma específica.

Portanto, antes de começar a gravar o seu material, pense em quem o consumirá em como você pode ser mais relevante para essas pessoas. Isso vai te ajudar a ser mais assertivo no conteúdo e a ter uma audiência mais satisfeita e engajada.

4. Incentive a interação

Um dos grandes diferenciais do ensino presencial é a enorme interação que ele possibilita, tanto entre os alunos, quanto dos alunos com os professores. Dúvidas são respondidas na hora, muito aprendizado é trocado e cria-se um ambiente realmente de compartilhamento e conexão.

Porém, também é possível trazer um pouco dessa interatividade para o virtual e isso vai ser essencial para seu sucesso como professor online. Em suas aulas ou cursos, tente sempre incentivar as trocas e o contato entre as pessoas e aposte em ferramentas e técnicas que possibilitem isso.

  • crie um fórum ou um grupo no Facebook para que os alunos interajam e tirem suas dúvidas.
  • crie um canal direto para que as pessoas possam enviar perguntas a você (como um simples email).
  • faça transmissões ao vivo e permita que as pessoas façam comentários e perguntas durante a exibição do conteúdo.
  • se possível, peça para que os alunos executem tarefas ou trabalhos em equipe.

Assim você deixa as suas aulas muito mais dinâmicas e a audiência muito mais engajada e interessada em seu conteúdo.

Agora vai ser mais fácil ser um professor online de sucesso!

Se você tem um bom conteúdo, utiliza uma boa plataforma de curso online e segue as orientações que acabamos de entregar, certamente está à frente da concorrência e muito mais perto de ser um bom professor online.

Em uma era em que a maioria das pessoas consome conteúdos educacionais e está inclusive disposta a pagar para ter algo de qualidade, a sua especialidade e o seu conhecimento específico podem ser uma fonte de renda interessante.

Portanto, não perca mais tempo e comece já a compartilhar aquilo que você sabe com o mundo! Comece de forma simples, vá colhendo feedbacks do público e aos poucos evolua e transforme isso em negócio.

Aproveite para dar uma olhada em outro conteúdo e descubra como vender cursos online!

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.


About the Author

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

>
Gabs

Como conseguir 200 mil visitas mensais no seu site sem gastar com anúncios