4 fatores para se tornar um professor online de sucesso

Atualizado há mais de 3 semanas

Se você já precisou de ajuda para aprender a executar uma tarefa específica ou para compreender melhor um conteúdo qualquer — da sua faculdade, curso de idiomas ou para se preparar para alguma prova — certamente já se deparou com uma figura fundamental: o professor online.

Com a crescente facilidade de acesso à internet e a praticidade de consumo de conteúdo nesse meio, o interesse das pessoas por material educacional online não para de crescer.

Segundo o Think with Google, 9 a cada 10 usuários acessa o YouTube para estudar ou aprender alguma coisa nova, e não é à toa que também outras plataformas EAD de conteúdo sob demanda têm feito tanto sucesso.

Se você é especialista em algum conteúdo específico, tem a sua frente uma oportunidade enorme para transformar esse conhecimento em fonte de renda extra, se tornando um professor online e compartilhando aquilo que domina.

E se você já está decidido a seguir por esse caminho, deve saber que existem alguns fatores essenciais para que um professor online consiga ter sucesso.

Não basta dominar o conteúdo e saber fazer um vídeo atrativo: quando falamos de educação, é preciso conhecer e dominar outros fatores que serão um diferencial para que suas aulas sejam eficientes e bem-sucedidas.

A seguir vamos falar sobre 4 dos mais importantes desses fatores, que você deve aplicar desde o início de sua trajetória. Fique ligado!

4 fatores para se tornar um professor online de sucesso

1. Entenda a diferença do contexto educacional

Ter uma boa didática na transmissão do conteúdo é fundamental caso você queira ter sucesso em qualquer contexto educacional. Porém, ainda que você seja um excelente professor no ambiente presencial, quando passamos para o digital, a realidade é outra, e você precisará se adaptar.

Enquanto em uma sala de aula você fala diretamente com os alunos e tem mais liberdade para lidar com as perdas de foco da turma e outras questões, em um curso ou aula virtual você precisa considerar que o estudante estará inserido em diferentes contextos — como um ônibus, o sofá de casa ou a sala de espera do médico.

Na maioria das vezes disputará sua atenção com outras coisas, como filhos, o noticiário na TV ou as notificações de outros apps para criar novos hábitos.

Portanto, é preciso adaptar a sua linguagem e a sua dinâmica de ensino para essa realidade e entender que falar para os seus alunos por uma tela é bastante diferente. Alguns pontos que podem te ajudar bastante nessa missão:

Tudo isso será um diferencial para que as pessoas permaneçam interessadas em seu material e continuem consumindo aquilo que você produz.

2. Planeje as suas aulas

Um segundo ponto extremamente importante e que vai ser um diferencial para que você tenha sucesso como professor online, é planejar os seus conteúdos.

Com uma boa organização do curso e bons planos de aula, você consegue fazer com que os seus ensinamentos sejam mais coerentes, completos e que sejam melhor absorvidos pelo público.

Antes de pensar no assunto de cada aula, pense em tudo que você gostaria de abordar no curso e em qual seria a melhor forma de dividir e repassar aquilo tudo.

  • você vai organizar as aulas cronologicamente ou o aluno pode consumir em qualquer ordem?
  • haverá algum material complementar ou atividade ao final das aulas?
  • qual é o objetivo principal de cada vídeo?

Responder a essas questões pode te ajudar bastante nesse momento.  

3. Conheça a sua audiência

Querer ser relevante e ter conteúdo útil para todo mundo só vai te fazer conseguir uma coisa: não ser relevante e nem útil para ninguém.

Quando se trata de conteúdo educacional online, o ideal é que você tenha um nicho bem definido e que faça as suas aulas e os seus cursos focados apenas nele. Afinal, cada tipo de público tem suas particularidades, formas de ter aprendizado e precisa ser tratado de forma específica.

Portanto, antes de começar a gravar o seu material, pense em quem o consumirá em como você pode ser mais relevante para essas pessoas. Isso vai te ajudar a ser mais assertivo no conteúdo e a ter uma audiência mais satisfeita e engajada.

4. Incentive a interação

Um dos grandes diferenciais do ensino presencial é a enorme interação que ele possibilita, tanto entre os alunos, quanto dos alunos com os professores. Dúvidas são respondidas na hora, muito aprendizado é trocado e cria-se um ambiente realmente de compartilhamento e conexão.

Porém, também é possível trazer um pouco dessa interatividade para o virtual e isso vai ser essencial para seu sucesso como professor online. Em suas aulas ou cursos, tente sempre incentivar as trocas e o contato entre as pessoas e aposte em ferramentas e técnicas que possibilitem isso.

  • crie um fórum ou um grupo no Facebook para que os alunos interajam e tirem suas dúvidas.
  • crie um canal direto para que as pessoas possam enviar perguntas a você (como um simples email).
  • faça transmissões ao vivo e permita que as pessoas façam comentários e perguntas durante a exibição do conteúdo.
  • se possível, peça para que os alunos executem tarefas ou trabalhos em equipe.

Assim você deixa as suas aulas muito mais dinâmicas e a audiência muito mais engajada e interessada em seu conteúdo.

Agora vai ser mais fácil ser um professor online de sucesso!

Se você tem um bom conteúdo, utiliza uma boa plataforma de curso online e segue as orientações que acabamos de entregar, certamente está à frente da concorrência e muito mais perto de ser um bom professor online.

Em uma era em que a maioria das pessoas consome conteúdos educacionais e está inclusive disposta a pagar para ter algo de qualidade, a sua especialidade e o seu conhecimento específico podem ser uma fonte de renda interessante.

Portanto, não perca mais tempo e comece já a compartilhar aquilo que você sabe com o mundo! Comece de forma simples, vá colhendo feedbacks do público e aos poucos evolua e transforme isso em negócio.

Aproveite para dar uma olhada em outro conteúdo e descubra como vender cursos online!

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.


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