Quando o assunto é qualidade de dados, toda a atenção da alta gestão é pouca.
Graças a esse assunto, a empresa pode elaborar de processos internos a estratégias de marketing. Ou seja, tomadas de decisões importantes são feitas e que são vitais para a saúde de um negócio.
Mas, do que se trata esse conceito? Quais são as vantagens e como ter qualidade de dados nos projetos?
Tudo isso, você verá por aqui. Acompanhe.
O que é qualidade de dados?
Também chamado de data quality, o conceito diz respeito ao valor das informações disponibilizadas na empresa.
Esse conceito nada mais faz do que avaliar o nível de precisão que os dados possuem. Por isso, as informações são tratadas como um dos ativos mais importantes do negócio. E não é para menos.
Como você viu, é com esses dados que a gestão pode tomar decisões importantes, portanto é fundamental avaliar como as informações são elaboradas, inseridas, manipuladas e armazenadas.
Mas, não acaba por aí.
A importância desse conceito
São várias “importâncias” que a qualidade de dados fornece para uma empresa. Entender melhor o comportamento do consumidor e a análise bem embasada para tomar decisões fundamentais para o futuro são duas delas.
É claro que, para isso, uma série de fatores são relevantes e você verá detalhadamente agora os principais.
Auxilia as estratégias de marketing
O marketing é o setor que pode auxiliar melhor a aproximação da empresa com o cliente — ou os potenciais consumidores.
Com a qualidade das informações a empresa pode fazer as melhores campanhas e que verdadeiramente impactam o seu público-alvo.
O Google Analytics é uma boa ferramenta para ter algumas dessas informações, mas ainda não é perfeita — apesar de ser a melhor que se possui no mercado.
Em outras palavras, não basta usar a plataforma do buscador para ter uma qualidade de dados perfeita. É preciso interpretá-los e “seguir” o rastro desse dado para entender, de fato, o comportamento do potencial cliente — o lead.
Dá base para tomadas de decisões
Nenhuma decisão pode ser tomada sem uma boa qualidade de dados para se basear. Essas atitudes estratégicas podem ser das mais diversas, desde aumento de salários, cortes de pessoas e até mesmo mudanças nos processos internos.
Com dados qualificados, essas decisões serão certeiras e as entregas melhores.
Fundamenta análises
Esse benefício parece relacionado ao último, mas aqui, lance os olhos para as análises de posicionamento de mercado para a empresa.
São duas análises beneficiadas pela qualidade de dados: aquelas que preveem tendências (as preditivas) e as que retratam o desempenho da organização durante um período anterior (as não preditivas).
Sem qualidade dos dados para serem analisados, uma campanha pode ser severamente prejudicada, fazendo com que a empresa se posicione errado no mercado, o que pode afetar bem a saúde e até mesmo o futuro da organização.
5 formas de garantir a qualidade de dados nos projetos
Após ler sobre qualidade de dados e a importância dela para a sua empresa e os seus desenvolvedores, fica a pergunta: como garantir que a organização a tenha?
Veja 5 formas de fazer isso de maneira sadia e estratégica!
Escolha uma metodologia
Antes de tudo, é fundamental que você tenha uma metodologia para garantir a qualidade de dados.
Essa metodologia precisa entender todo o processo de captura desses dados e abordar sobre outros fatores que você já leu aqui, sobre como eles são manipulados, elaborados e armazenados, por exemplo.
Nem sempre a metodologia será igual para todas as empresas: é preciso respeitar segmento e objetivos, por exemplo.
Por isso, a ajuda de um especialista em data quality será importantíssima!
Use ferramentas tecnológicas
Ainda há pouco, você leu sobre o exemplo do Google Analytics para se “buscar” dados para o marketing.
O exemplo é bem pontual e a ferramenta do Google não é apenas para o marketing. O que vale dizer é que a ajuda dessas plataformas tecnológicas é determinante para não apenas ter esses dados, mas também para qualificá-los bem.
Mas, como você leu nesse exemplo, usar, apenas, não basta: é preciso ter uma boa configuração de filtros. Usar com as definições padrões, quando existem, podem mais atrapalhar do que ajudar.
Por isso, mais uma vez, a ajuda de um especialista nessas plataformas pode ser o ideal.
Faça testes
A execução de rotinas baseada nesses dados pode lançar luz sobre muito aspecto. Mas, muitas vezes, determinada estratégia pode — ou não — dar resultados. Ou gerar dúvida sobre qual o melhor momento de ser executada e mesmo a forma de ser feita.
Bom, essas questões podem ser sanadas com testes, sobretudo o A/B. Essa estratégia de teste diz respeito a lançar duas versões de uma campanha — seja ela qual for — para ver qual a que dá certo.
Esse teste fará com que se tenha com precisão como manipular os dados que você possui.
Pesquise
Aqui, uma maneira de captar alguns dados. A pesquisa pode dizer muito a respeito do posicionamento de sua empresa e da percepção do seu público quanto ao valor dela.
Mais do que isso, no entanto: elas precisam dizer sobre o comportamento do seu público. O que pode facilitar melhor o entendimento das informações e, claro, aumentar a qualidade dos dados que você possui.
Gerencie a qualidade
Com todos esses processos para ter uma boa data quality, você verá que o gerenciamento da qualidade será necessário o tempo todo.
Sempre com planejamento e acompanhamento constante.
Mas, como você viu, é fundamental usar plataformas confiáveis e que tenham a qualidade de dados como um pilar.
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