Atualmente, existem diversos tipos de relações comerciais, com condições que beneficiam produtores, vendedores e consumidores. A venda consignada é um exemplo de acordo que pode ser extremamente vantajoso para garantir a venda dos produtos e a segurança do vendedor.
Por meio dela, o produtor consegue divulgar seus produtos de forma eficiente, aumentando as chances de venda. Além disso, o vendedor fica responsável por esses produtos, mas não sofre com a necessidade de pagar os itens que não foram vendidos, evitando os riscos de enfrentar prejuízos.
Por isso, muitas empresas e empreendedores já usam a venda consignada. Fizemos esse post completo para você entender melhor como funciona esse modelo e suas vantagens. Confira:
O que é venda consignada?
A venda consignada é um acordo estabelecido entre o produtor ou fornecedor e o vendedor. Nessa parceria, o produtor cede os itens para que o vendedor os coloque à venda, e os produtos que não foram comprados retornam para o produtor.
Esse acordo evita que o vendedor enfrente prejuízos, comprando mercadorias que posteriormente podem acabar não sendo vendidas. Assim, ele fica responsável pelas vendas e a divulgação do produto.
Para produtores, a prática também é muito interessante, já que é uma forma de colocar o produto em exposição, divulgá-lo para mais pessoas e não se preocupar com a promoção e as vendas.
Vantagens da venda consignada
A venda consignada é uma parceria benéfica para ambos os lados, permitindo mais chance de lucros. Para entender melhor, separamos algumas vantagens desse modelo de venda para o produtor e para o vendedor.
Para o produtor:
A venda consignada é um modelo de vendas muito vantajoso para quem está começando, permitindo poupar gastos, tempo e esforços.
Sem preocupações com vendas
Passando a responsabilidade da venda para terceiros, você não precisa se preocupar em exibir seu produto, seja ele físico ou virtual. Não há necessidade de buscar um e-commerce para vendê-lo ou uma vitrine para exibi-lo, já que promover e vender o item será uma tarefa do vendedor.
Não é preciso ter uma estratégia de marketing
O marketing é vital para alcançar o público e aumentar as chances de venda, mas ele não precisa ser feito pelo produtor. Quem deverá elaborar táticas para vender o produto será o vendedor, que pode colocar em prática diversas estratégias que mostrem os benefícios do item.
Divulgação variada do produto
Uma vantagem da venda consignada é poder contar com vários vendedores para divulgar seus produtos. Assim, é possível promovê-lo em diversos locais, para públicos variados, e aumentando as chances de venda.
Para o vendedor:
Um dos grandes diferenciais da venda consignada para o vendedor é a isenção de riscos no caso de não conseguir vender todos os produtos. Além disso, a prática também tem alguns pontos fortes:
Foco nas vendas
Uma das grandes vantagens de vender produtos feitos por terceiros é que não é preciso se preocupar com o processo de fabricação, reparos, estoque ou qualquer outro elemento relacionado à produção. O foco é totalmente direcionado para divulgar e vender esses itens.
Sem preocupações técnicas
A fabricação de produtos envolve uma série de questões logísticas, desde o material necessário, prazos de validade e espaço para estoque. Tudo isso é responsabilidade do fornecedor.
Tranquilidade financeira
Muitos vendedores se encontram em uma verdadeira enrascada quando compram um volume de determinado produto e acabam não conseguindo vender tudo. Isso gera um prejuízo financeiro que coloca em cheque todos os esforços feitos. Na venda consignada, os produtos não vendidos voltam para o fornecedor.
Dicas para fazer venda consignada
Uma parceria bem feita precisa contar com a colaboração de todas as partes envolvidas, e para garantir o sucesso, é possível seguir algumas práticas. A venda consignada requer organização do produtor e compromisso do vendedor, assegurando o cumprimento do contrato. Separamos algumas dicas para orientar ambos e garantir muitas vendas:
Garanta a qualidade dos produtos
Para os produtores, é primordial garantir que os produtos sejam de qualidade, evitando danos ou itens que não estejam funcionando de forma correta. Por isso, durante o processo de produção, é preciso atentar-se para a qualidade de todos os materiais para entregar um produto bem feito, evitando colocar o vendedor em uma saia justa.
Para isso, é imprescindível conhecer bem seu público-alvo, entendendo suas dores, problemas, necessidades e desejo. Com conhecimentos aprofundados sobre seus clientes, é possível implantar melhorias constantemente para assegurar um produto assertivo e eficiente.
Além disso, o vendedor também deve prezar pela qualidade dos itens, assegurando-se de que eles sejam entregues em perfeito estado.
Planejamento e organização
A organização e o controle de saídas e entradas é fundamental para produtores. Imagine que você tem itens com diversas lojas e vendedores, e, portanto, é preciso manter um controle de quantos produtos foram enviados para a loja X, quantos foram vendidos, quantos retornaram.
Para os vendedores, esse planejamento também é importante, já que assim é possível acompanhar o progresso de vendas e atualizar o produtor sobre como esse processo está indo.
Conte com ferramentas!
No caso dos produtores, pode ser difícil acompanhar todas as mercadorias espalhadas por diversas lojas ou nas mãos de diversos vendedores. Acompanhar o processo de venda e garantir a reposição de estoque pode ser complicado sem uma organização muito bem feita. Por isso, contar com a ajuda de softwares de CRM, por exemplo, ajuda a manter a organização dos itens e o controle do que já foi vendido.
Além disso, é primordial se preocupar também com o pós-venda, garantindo que o negócio esteja em conformidade fiscal. Por isso, a emissão de notas fiscais não pode ser deixada para trás, mas é possível utilizá-la com uma ferramenta de emissão automática. Assim, não é preciso fazer esse processo manualmente, e sobra mais tempo para se dedicar às
vendas!
Esperamos que esse post tenha solucionado suas dúvidas sobre venda consignada. Continue com a gente para conferir mais conteúdos sobre empreendedorismo, vendas, marketing e mercado digital.