ferramentas de CRM
CONVERSÃO

As 14 melhores ferramentas de CRM que todo profissional de vendas precisa conhecer

Atualizado há mais de 1 semana

As ferramentas CRM surgiram para auxiliar empreendedores que precisam conciliar o relacionamento com clientes com milhares de outras tarefas essenciais.

Afinal, o que move qualquer tipo de negócio? Se você pensou em cliente, acertou em cheio! Não adianta ter um produto ou serviço incrível se ninguém se interessa em comprá-lo, não é mesmo?

Mas, se você ainda trabalha e se atrapalha com planilhas extensas e confusas, saiba que está perdendo um tempo precioso! Hoje, existem sistemas avançados de CRM que tornam o seu processo de vendas muito mais eficiente.

Então, conheça os melhores softwares CRM e  escolha qual deles atende às necessidades da sua empresa. 

O que é CRM?

CRM significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português. O objetivo do software CRM é aplicar estratégias totalmente focadas no cliente de maneira automatizada.

Mas, como assim? O CRM faz com que a sua empresa tenha informações detalhadas sobre cada cliente. Ele também apresenta as interações já realizadas para que você estabeleça um relacionamento cada vez mais personalizado com o usuário.

Na maioria dos soluções, os dados são fornecidos em tempo real, o que facilita a gestão do seu negócio. Você consegue acompanhar a jornada do seu lead e sabe o melhor momento para vender algo a ele.

Ou ainda, se ele já for cliente, de acordo com o seu comportamento e preferências, você pode oferecer um desconto para um novo produto, por exemplo.

Para ser mais específico, o CRM armazena dados como nome, endereço, telefone dos usuários. O software também monitora o relacionamento da pessoa com a sua empresa, como visitas ao seu site, ligações telefônicas realizadas, emails trocados e ainda auxilia no follow-up (acompanhamento para as próximas ações).

Se você utilizar um sistema de automação de marketing integrado ao CRM, também terá acesso aos conteúdos que o usuário acessou. Assim, você terá ainda mais certeza se ele está pronto ou não para uma oferta.

Com essas informações, você oferece algo que o lead realmente tenha interesse, já que o software gerencia e analisa as interações, antecipa as necessidades e melhora a captação de novos clientes.

As ferramentas de CRM que iremos apresentar nesse texto funcionam tanto para grandes empresas quanto para as pequenas e médias, que sentem dificuldades de acompanhar os usuários manualmente. Acompanhe!

Ferramentas de CRM: os 15 melhores sistemas

1. Pipedrive 

pipedrive

O Pipedrive é uma ferramenta de gerenciamento de vendas que auxilia pequenas equipes de vendas a tornarem seus processos mais eficientes. O software visa atender as necessidades dos vendedores em primeiro lugar. Atualmente, o Pipedrive atende mais de 50 mil empresas em todo o mundo.

Características:

  • Planejamento de ações para que nenhum negócio caia no esquecimento;
  • Visualização dos estágios em um funil de vendas, permitindo que você entenda onde estão todas as suas oportunidades e as mova de acordo com o momento do usuário.
  • Acompanhamento total das interações com os clientes, desde as conversas realizadas até as pessoas envolvidas nelas.
  • Lembrete para realizar as próximas ações, como follow-up por email ou ligação telefônica.
  • Layout simples, intuitivo e personalizável.
  • Ferramenta estrangeira.

Preço: planos que variam de 10 a 63 dólares anualmente ou de 12 a 75 dólares por mês.

O Pipedrive é o software que utilizamos aqui no eNotas e nos atende muito bem, principalmente pelo custo-benefício e uma variedade interessante de funcionalidades.

A Hubspot é uma das empresas mais famosas do mundo e é referência quando o assunto é Inbound Marketing. Porém, ela também oferece um software de CRM bem completo e gratuito.  

Características:

  • Permite instalar um plugin no Gmail ou Hotmail para acompanhar as informações dos emails em tempo real.
  • Por meio de um painel, você arrasta os leads de acordo com o estágio no funil de vendas.
  • Classificação dos negócios em ganhos e perdidos, acesso a compromissos marcados e contratos enviados anteriormente.
  • Apresentação do desempenho de cada ação em relação às metas estabelecidas.
  • Controle total do relacionamento com os clientes via email, mídias sociais ou qualquer tipo de chamada.
  • Organização das interações com os usuários em uma linha do tempo e se estiver sincronizado com o Hubspot Marketing, você descobre quais informações o lead consumiu para chegar até você.
  • Empresa estrangeira.

Preço: gratuito

O Salesforce é uma das ferramentas de CRM mais conhecidas do mundo. O software automatiza tarefas, emite alertas e facilita a gestão da equipe de vendas, marketing e atendimento.

Características:

  • Gráficos de desempenho em tempo real e customizáveis.
  • Notificações instantâneas sobre os melhores leads.
  • Área de trabalho intuitiva com recomendações e orientações.
  • Plataforma personalizável de acordo com o seu processo de venda.
  • Veiculação de campanhas direcionadas para expandir o negócio.
  • Painel simples no qual você pode mover o lead de acordo com o seu funil de vendas.
  • Previsão de vendas com relatórios, gráficos e informações bem completas.
  • Acompanhamento dos casos mais importantes de suporte.
  • Ferramenta estrangeira.

Preço: planos de 25 a 300 dólares por mês.

4. Agendor

A Agendor é uma plataforma de aprimoramento em vendas que ajuda milhares de vendedores a alcançarem todo o seu potencial. Inicialmente, a empresa foi criada para ajudar o pai dos fundadores a se organizar e vender melhor.

Ele usava agendas de papel com anotações e planilhas, até que, um dia, o carro que havia estacionado na rua durante uma visita a um cliente foi roubado, junto com uma pasta com informações de clientes e vendas.

 Características:

  • Notificações de visitas e tarefas.
  • Painel com funil e pipeline de vendas visual e em tempo real.
  • Apps para IOS e Android que não necessitam de conexão com a internet.
  • Histórico de clientes centralizado.
  • Relatórios com análises detalhadas das ações realizadas.
  • Comunicação simples e fácil com os membros da equipe de vendas.
  • Análise do desempenho de vendedores e representantes.
  • Funcionalidades personalizadas para cada tipo de cliente.
  • Ferramenta brasileira.

Preço: Para até 2 usuários é gratuita e possui uma versão de teste de 14 dias. Ainda oferece 6 meses grátis para startups e empresas juniores e 12 meses para ONGs. Depois disso, é preciso verificar nos planos que variam com o número de usuários.

5. High Sales

O sistema CRM da agência de marketing digital High Sales, apresenta não só todo opaco básico de recursos necessários para o  bom funcionamento de um CRM, mas também ajuda você a vender com mais organização e performance. O sistema elimina as planilhas e papéis, oferecendo resultado e informações precisas. 

Vender ficou rápido e fácil com o sistema CRM High Sales. E para que você comprove o software oferece teste grátis e 30 dias de garantia. Está esperando o que?

Características: 

  • Funil de vendas personalizados para organizar melhor seu fluxo de vendas e o nível de interesse de compra de seus contatos; 
  • Integração com Google agenda: agende suas reuniões, telefonemas, visitas e prospecções de forma integrada ao sistema CRM; 
  • Os contatos que se cadastram em seu website aparecem, automaticamente, no software CRM. Esqueça o cadastro manual!; 
  • Disparo automático de e-mails para os contatos no seu CRM software. As funcionalidade de fluxo de nutrição de e-mails e inbound marketing podem revolucionar a sua empresa; 
  • Dados reais e precisos sobre as vendas com o CRM software. Com poucos clicks, descubra qual funcionário vendeu mais, qual produto/serviço vende mais, quais os melhores canais de propaganda e muito mais.

Preço: a partir de R$49,90 mensal por usuário.

Insert Video
Insert Video
Insert Video
Insert Video

6. Piperun

Insert Video
Insert Video

CRM 100% brasileiro, o PipeRun conta com todos os recursos e integrações para você prospectar, se relacionar, qualificar, vender e reter clientes.

Com o software, você consegue enxergar, controlar e acelerar oportunidades e pessoas. Além disso, as empresas ganham em produtividade, otimizam o processo ao mesmo tempo que reduzem custos com a operação.

Características:

  • Integração com dezenas de plataformas de marketing, chats, telefonia, ERP, WhatsApp, Facebook, LinkedIn entre outros;
  • Criação de múltiplos funis para gerenciar diversos processos na sua empresa;
  • Ações automáticas e templates de emails e propostas para acelerar todas as atividades;
  • Assinatura eletrônica e envio de propostas e contratos por dentro do CRM;
  • App para gerenciar as atividades do vendedor field sales, entre outros.

O Freshsales tem como objetivo unir telefone, email, monitoramento do cliente, lead scoring e outras interações em único ambiente.

Características:

  • Envio de emails e ligar para clientes diretamente do aplicativo do Freshsales, informando você sobre quem abriu, clicou, quando e quantas vezes.
  • Fases classificatórias de leads separadas no pipeline de vendas.
  • Relatórios limpos e reais como dados de conversão de leads.
  • Sincronização automática de leads ou clientes entre o Freshsales e o MailChimp.
  • Possibilidade de criar emails personalizados e deixá-los salvos na plataforma.
  • Acesso a métricas e desempenho de emails.
  • Listagem automática de emails de clientes em potencial e contatos que precisam de resposta.
  • Plataforma estrangeira com suporte em português.

Preço: plano gratuito para até 10 usuários. Outras opções com mais funcionalidades variam de 15 a 59 dólares por mês e 12 a 49 dólares por ano.

O NectarCRM é um CRM brasileiro para gestão do relacionamento com o cliente em vendas B2B. O programa foca em aceleração da previsibilidade de receita e entrega de indicadores, tanto predefinidos quanto por Business Intelligence.

Características:

  • Criação de processo de vendas personalizado ou adesão aos modelos tradicionalmente usados no mercado.
  • Organização da carteira de leads de clientes.
  • Gestão dos usuários no pipeline de vendas.
  • Programação e registro de follow-ups, sendo envio e recebimento de emails, ligações telefônicas, tarefas, compromissos e feedbacks.
  • Integrado ao Pipz, RD Station, Ramper, Meetime, Exactsales, Google Calendar, Gmail e soluções de listas de emails.
  • Migração dos principais CRMs do mercado e API própria.
  • Plataforma brasileira.

Preço: os planos variam de R$70 a R$150 por usuário. Saiba que há um plano free, que é para sempre também.

O Ploomes é uma plataforma de vendas 100% personalizável, que busca trazer o melhor engajamento dos vendedores e a melhor visibilidade para gestores.

Para isso, o CRM integra nativamente com softwares corporativos, como ERP, permitindo que todo o foco da operação comercial seja na plataforma.

Características:

  • integração nativa com ERP;
  • automações avançadas para follow-up e gestão de relacionamento;
  • automação de propostas, contratos e orçamentos com cálculo de impostos;
  • notificação sobre quem e quando acessou os documentos gerados pela plataforma;
  • múltiplos fluxos de trabalho para atividades relacionadas ao processo comercial (venda, suporte e projetos);
  • plataforma intuitiva e fácil de utilizar;
  • suporte próximo e rápido;
  • ferramenta brasileira.

Preço: planos mensais a partir de R$60,00 por usuário.

10. Moskit

O Moskit é voltado para equipes de vendas que precisam aumentar a produtividade e fechar mais negócios. O sistema foi pensado para ser um CRM completo e fácil de usar. O foco é atender realmente as necessidades dos clientes e diminuir perdas.

Características:

  • Funil de vendas adaptado ao seu processo de vendas com dados precisos e atualizados para verificar como os negócios estão evoluindo.
  • Informações completas das redes socais do seu lead, o que faz com que você saiba exatamente com quem está falando.
  • Agendamento de atividades para que o seu cliente nunca fique sem atendimento ou retorno.
  • Integrado ao Google Agenda.
  • Relatórios completos sobre a área comercial.
  • Software brasileiro.

Preço: R$40 por mês a cada usuário.

O Plug CRM é uma ferramenta de CRM online simples e completa, voltada para pequenas e médias empresas que desejam aumentar as conversões com simplicidade e sem dor de cabeça.

Características:

  • Integração com softwares de finanças, marketing e projetos, como RD Station, Runrun.it, Google Agenda, MailChimp e outras.
  • Customização do funil de vendas, dos campos, dos modelos de email e da proposta.
  • Oferece 10 tipos de relatório, incluindo o Plug Live, que reúne informações sobre o seu time de vendas, negócios e relacionamento.
  • Envio de emails dentro da plataforma.
  • Vários canais de suporte, além de treinamento toda semana e conteúdos para te ajudar a ganhar mais.
  • Sistema de gestão com funcionalidades exclusivas: multivendas, gatilhos, gestão por equipes, gestão por produtos/serviços, cadastro de previsão de fechamento, relatórios semanais por e-mail, etc.
  • Software de CRM brasileiro com painel de relatório de gestão à vista.

Preço: os planos dependem do número de usuários, começando a partir de R$32,90.

12. netSAC

A netSAC é a empresa que representa o Vtiger CRM no Brasil, sendo uma ferramenta mundial. A plataforma é baseada em tecnologia web que tem como objetivo gerir o relacionamento com o cliente de forma totalmente funcional, moderna e intuitiva.

Características:

  • Ferramenta intuitiva e adaptável.
  • Processos com funil de vendas e informação sobre leads.
  • Funcionalidades para atendimento ao cliente e equipes de service desk, gerenciamento de projetos e integrações com sistemas de telefone.
  • Integrações com ferramentas de email marketing e inserção de pedidos de vendas.
  • Geração de propostas online e app para smartphones.
  • Plataforma estrangeira com empresa representante no Brasil.

Preço: planos que variam de R$39,90 a R$119,90.

13. SinglePoint.CRM

SinglePoint.CRM é uma solução na nuvem desenvolvida para ajudar negócios a gerenciarem suas áreas de marketing, vendas e atendimento ao cliente. É uma ferramenta muito flexível e que pode ser adequada a cada tipo de negócio.

Características:

  • Por meio de inúmeros recursos de rastreabilidade, é possível controlar emails, propostas comerciais, visitas por geolocalização e interações por telefone.
  • Todas as interações ficam armazenadas no histórico do cliente.
  • Principais funcionalidades de vendas: propostas padronizadas, relatórios gerenciais com todas as atividades da equipe, gestão da fila de leads e ciclo de vida da venda.
  • Principais funcionalidades de marketing: importa e segmenta mailings com a ferramenta Database Marketing, cria pesquisas de satisfação online, envia email marketing e monitora as taxas de abertura e cliques, faz automação de marketing.
  • Principais funcionalidades de atendimento: portal web para abertura de chamados, criação de catálogo de serviço por tipo de chamados, organização do atendimento por cliente, monitoramento em painel com a central de atendimento, padronização e procedimentos por workflow.
  • Sistema brasileiro.

Preço: necessário entrar em contato com consultores pelo site.

14. Jeenga

A Jeenga é uma plataforma de CRM e automação de marketing que visa o sucesso do cliente. A ferramenta é multicanal e permite fazer a gestão da jornada do cliente em 360º.

Características:

  • Cadastramento de contatos e comportamentos para enviar push web, push mobile, email, SMS e chamadas telefônicas no mesmo software.
  • Listas dinâmicas que permitem segmentar o público por comportamento.
  • Realização de campanhas para clientes que abandonaram o carrinho voltem a comprar.
  • Programação de campanhas e acompanhamento de resultados em tempo real.
  • Ferramenta brasileira.

Preço: solicitar via contato pelo site.

15. Fleeg

Fleeg é um CRM 100% brasileiro desenvolvido pelo Grupo Euax. Ele conta com todos os recursos que os principais CRMs do mercado possuem, mas com um diferencial: automação total das vendas.

O Fleeg otimiza o tempo que a equipe comercial gasta executando tarefas manuais, assim sobra tempo para os vendedores focarem no que realmente interessa: vender. 

As suas principais características são:

  • Geração de propostas comerciais automáticas personalizando templates prontos. 
  • Painel de indicadores de motivo de perda de vendas. 
  • Gestão do funil de vendas realtime. 
  • Conexão com LinkedIn para facilitar a qualificação e abordagem de cada lead. 
  • Histórico completo de todas as interações do lead com a empresa.

Preço: possui versão de teste gratuito de até 10 dias, depois disso possui planos a partir de R$35,00 que variam de acordo com a quantidade de usuários.

Outras 7 ferramentas extras de CRM que vale a pena conhecer

  1. Highrise: ferramenta estrangeira com funcionalidades básicas de CRM.
  2. Oracle: gerenciamento da jornada do cliente e acompanhamento das ações da sua equipe.
  3. Insightly: voltado para pequenas e médias empresas, oferece acompanhamento de emails, interações de leads e relatórios avançados.
  4. Infusionsoft: CRM para pequenas empresas, no qual concentra informações sobre clientes, personaliza mensagens e mais.
  5. Microsoft Dynamics CRM: Integrado ao Outlook, a ferramenta permite acompanhar os clientes desde o primeiro contato até o pós-venda.
  6. Zoho: software que busca facilitar o dia a dia da equipe de vendas fornecendo informações importantes sobre os leads e clientes.
  7. Odoo: ERP e CRM de código aberto, que permite até mesmo criar landing pages para e-commerce.

Essas ferramentas de CRM são as principais e mais completas do mercado. Pare de perder tempo com processos de vendas manuais, que acabam complicando a sua vida e fazendo você perder importantes oportunidades.

Escolha qual desses softwares faz mais sentido para a sua empresa, principalmente em relação ao custo-benefício. Aproveite para acompanhar a jornada completa do seu lead e conquiste novos clientes.

Você já conhecia essas ferramentas de CRM? Utiliza alguma? Deixe seu comentário. Confira também o nosso artigo sobre as 14 melhores ferramentas para Instagram que vão impulsionar o seu negócio

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!
Comentários
  1. Olá! O conteúdo é muito bom, mas faltou aqui uma plataforma gratuita de gestão de empresas Bitrix24, tem rastreamento de tempo livre, gráficos Gantt, Kanban, dependências de tarefas e cobrança. E também tem um módulo de gerenciamento de clientes completo (CRM) com automação e CRM Marketing.

  2. Nós utilizamos o Atendare que é uma ótima solução para realizar o acompanhamento de toda a jornada do consumidor, pois ele integra um sistema de CRM e Automação de Marketing. Nós indicamos esse sistema de CRM.

  3. Olá! Parabéns pelo conteúdo. Eu incluiria a brasileira Dito. É uma ótima plataforma de crm e automação omnichannel. Super intuitiva e eficiente para retenção e fidelização. Vale a pena conhecer

  4. Ola Gabriel. Muito bom o post. Porem temos o meets.com.br que e um dos melhores crms do mercado e nao esta nessa lista. Uso para integrar meus produtos digitais do hotmart e eduzz e fazer recuperacao de vendas.

  5. Parabéns pela matéria, mas senti falta do Linkseller CRM, um dos mais inteligentes e mais simples de usar que já vi. É um CRM brasileiro de muita qualidade,tem uma versão gratuita e integra com + de 1500 sistemas de MKT( RD, Leadlovers) e outros via Zapier e Pluga.

  6. Olá, parabéns pela lista, muito boa.
    Utilizo o NectarCRM, sou fã desse crm pelo que entregam.

    Mas senti falta do RD Station CRM, pelas possibilidades de integrações das ferramentas de Outbound e Inbound, além das automações de Marketing da própria RD, etc.
    Fica a sugestão. 🙂

  7. Olá Gabriel, parabéns pelo conteúdo, ótimas dicas!

    Não pode faltar nessa lista o sistema de gestão para pequenas empresas: GestorSoftware, com ele é possível controlar todo seu negócio de forma simples e eficiente..também possuí integração com MercadoLivre Pode testar grátis

    PS: Ah, coloca na lista também.. 🙂

  8. Olá
    Somos um empresa de auto pecas que vendemos para todo o Brasil.
    Até hoje não temos nenhuma ferramenta que nos auxilie nessa tarefa.
    Estou a procura de um CRM ou algo parecido que nos ajude no relacionamento com os nossos mais de 3.000 clientes em todo o país que estão cadastrados em nossa base de dados e também na prospecção de novos clientes.
    Nesta lista, alguém pode me indicar a melhor para começarmos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email.
Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.