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As 16 melhores ferramentas de CRM que todo profissional de vendas precisa conhecer

Atualizado há mais de 1 semana

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post!).

As ferramentas CRM surgiram para auxiliar empreendedores que precisam conciliar o relacionamento com clientes com milhares de outras tarefas essenciais.

Afinal, o que move qualquer tipo de negócio? Se você pensou em cliente, acertou em cheio! Não adianta ter um produto ou serviço incrível se ninguém se interessa em comprá-lo, não é mesmo?

Mas, se você ainda trabalha e se atrapalha com planilhas extensas e confusas, saiba que está perdendo um tempo precioso! Hoje, existem sistemas avançados de CRM que tornam o seu processo de vendas muito mais eficiente.

Então, conheça os melhores softwares CRM e  escolha qual deles atende às necessidades da sua empresa. 

O que é CRM?

CRM significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português. O objetivo do software CRM é aplicar estratégias totalmente focadas no cliente de maneira automatizada.

Mas, como assim? O CRM faz com que a sua empresa tenha informações detalhadas sobre cada cliente. Ele também apresenta as interações já realizadas para que você estabeleça um relacionamento cada vez mais personalizado com o usuário.

Na maioria dos soluções, os dados são fornecidos em tempo real, o que facilita a gestão do seu negócio. Você consegue acompanhar a jornada do seu lead e sabe o melhor momento para vender algo a ele.

Ou ainda, se ele já for cliente, de acordo com o seu comportamento e preferências, você pode oferecer um desconto para um novo produto, por exemplo.

Para ser mais específico, o CRM armazena dados como nome, endereço, telefone dos usuários.

O software também monitora o relacionamento da pessoa com a sua empresa, como visitas ao seu site, ligações telefônicas realizadas, emails trocados e ainda auxilia no follow-up (acompanhamento para as próximas ações).

Se você utilizar um sistema de automação de marketing integrado ao CRM, também terá acesso aos conteúdos que o usuário acessou. Assim, você terá ainda mais certeza se ele está pronto ou não para uma oferta.

Com essas informações, você oferece algo que o lead realmente tenha interesse, já que o software gerencia e analisa as interações, antecipa as necessidades e melhora a captação de novos clientes.

As ferramentas de CRM que iremos apresentar nesse texto funcionam tanto para grandes empresas quanto para as pequenas e médias, que sentem dificuldades de acompanhar os usuários manualmente. Acompanhe!

Ferramentas de CRM: os 16 melhores sistemas

1. Pipedrive 

pipedrive

O Pipedrive é uma ferramenta de gerenciamento de vendas que auxilia pequenas equipes de vendas a tornarem seus processos mais eficientes. O software visa atender as necessidades dos vendedores em primeiro lugar. Atualmente, o Pipedrive atende mais de 50 mil empresas em todo o mundo.

Características:

  • Planejamento de ações para que nenhum negócio caia no esquecimento;
  • Visualização dos estágios em um funil de vendas, permitindo que você entenda onde estão todas as suas oportunidades e as mova de acordo com o momento do usuário.
  • Acompanhamento total das interações com os clientes, desde as conversas realizadas até as pessoas envolvidas nelas.
  • Lembrete para realizar as próximas ações, como follow-up por email ou ligação telefônica.
  • Layout simples, intuitivo e personalizável.
  • Ferramenta estrangeira.

Preço: planos que variam de 10 a 63 dólares anualmente ou de 12 a 75 dólares por mês.

O Pipedrive é o software que utilizamos aqui no eNotas e nos atende muito bem, principalmente pelo custo-benefício e uma variedade interessante de funcionalidades.

A Hubspot é uma das empresas mais famosas do mundo e é referência quando o assunto é Inbound Marketing. Porém, ela também oferece um software de CRM bem completo e gratuito.  

Características:

  • Permite instalar um plugin no Gmail ou Hotmail para acompanhar as informações dos emails em tempo real.
  • Por meio de um painel, você arrasta os leads de acordo com o estágio no funil de vendas.
  • Classificação dos negócios em ganhos e perdidos, acesso a compromissos marcados e contratos enviados anteriormente.
  • Apresentação do desempenho de cada ação em relação às metas estabelecidas.
  • Controle total do relacionamento com os clientes via email, mídias sociais ou qualquer tipo de chamada.
  • Organização das interações com os usuários em uma linha do tempo e se estiver sincronizado com o Hubspot Marketing, você descobre quais informações o lead consumiu para chegar até você.
  • Empresa estrangeira.

Preço: gratuito

O Salesforce é uma das ferramentas de CRM mais conhecidas do mundo. O software automatiza tarefas, emite alertas e facilita a gestão da equipe de vendas, marketing e atendimento.

Características:

  • Gráficos de desempenho em tempo real e customizáveis.
  • Notificações instantâneas sobre os melhores leads.
  • Área de trabalho intuitiva com recomendações e orientações.
  • Plataforma personalizável de acordo com o seu processo de venda.
  • Veiculação de campanhas direcionadas para expandir o negócio.
  • Painel simples no qual você pode mover o lead de acordo com o seu funil de vendas.
  • Previsão de vendas com relatórios, gráficos e informações bem completas.
  • Acompanhamento dos casos mais importantes de suporte.
  • Ferramenta estrangeira.

Preço: planos de 25 a 300 dólares por mês.

4. Agendor

A Agendor é uma plataforma de aprimoramento em vendas que ajuda milhares de vendedores a alcançarem todo o seu potencial. Inicialmente, a empresa foi criada para ajudar o pai dos fundadores a se organizar e vender melhor.

Ele usava agendas de papel com anotações e planilhas, até que, um dia, o carro que havia estacionado na rua durante uma visita a um cliente foi roubado, junto com uma pasta com informações de clientes e vendas.

 Características:

  • Notificações de visitas e tarefas.
  • Painel com funil e pipeline de vendas visual e em tempo real.
  • Apps para IOS e Android que não necessitam de conexão com a internet.
  • Histórico de clientes centralizado.
  • Relatórios com análises detalhadas das ações realizadas.
  • Comunicação simples e fácil com os membros da equipe de vendas.
  • Análise do desempenho de vendedores e representantes.
  • Funcionalidades personalizadas para cada tipo de cliente.
  • Ferramenta brasileira.

Preço: Para até 2 usuários é gratuita e possui uma versão de teste de 14 dias. Ainda oferece 6 meses grátis para startups e empresas juniores e 12 meses para ONGs. Depois disso, é preciso verificar nos planos que variam com o número de usuários.

5. High Sales

O sistema CRM da agência de marketing digital High Sales, apresenta não só todo opaco básico de recursos necessários para o  bom funcionamento de um CRM, mas também ajuda você a vender com mais organização e performance. O sistema elimina as planilhas e papéis, oferecendo resultado e informações precisas. 

Vender ficou rápido e fácil com o sistema CRM High Sales. E para que você comprove o software oferece teste grátis e 30 dias de garantia. Está esperando o que?

Características: 

  • Funil de vendas personalizados para organizar melhor seu fluxo de vendas e o nível de interesse de compra de seus contatos; 
  • Integração com Google agenda: agende suas reuniões, telefonemas, visitas e prospecções de forma integrada ao sistema CRM; 
  • Os contatos que se cadastram em seu website aparecem, automaticamente, no software CRM. Esqueça o cadastro manual!; 
  • Disparo automático de e-mails para os contatos no seu CRM software. As funcionalidade de fluxo de nutrição de e-mails e inbound marketing podem revolucionar a sua empresa; 
  • Dados reais e precisos sobre as vendas com o CRM software. Com poucos clicks, descubra qual funcionário vendeu mais, qual produto/serviço vende mais, quais os melhores canais de propaganda e muito mais.

Preço: a partir de R$49,90 mensal por usuário.

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6. Piperun

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CRM 100% brasileiro, o PipeRun conta com todos os recursos e integrações para você prospectar, se relacionar, qualificar, vender e reter clientes.

Com o software, você consegue enxergar, controlar e acelerar oportunidades e pessoas. Além disso, as empresas ganham em produtividade, otimizam o processo ao mesmo tempo que reduzem custos com a operação.

Características:

  • Integração com dezenas de plataformas de marketing, chats, telefonia, ERP, WhatsApp, Facebook, LinkedIn entre outros;
  • Criação de múltiplos funis para gerenciar diversos processos na sua empresa;
  • Ações automáticas e templates de emails e propostas para acelerar todas as atividades;
  • Assinatura eletrônica e envio de propostas e contratos por dentro do CRM;
  • App para gerenciar as atividades do vendedor field sales, entre outros.

O Freshsales tem como objetivo unir telefone, email, monitoramento do cliente, lead scoring e outras interações em único ambiente.

Características:

  • Envio de emails e ligar para clientes diretamente do aplicativo do Freshsales, informando você sobre quem abriu, clicou, quando e quantas vezes.
  • Fases classificatórias de leads separadas no pipeline de vendas.
  • Relatórios limpos e reais como dados de conversão de leads.
  • Sincronização automática de leads ou clientes entre o Freshsales e o MailChimp.
  • Possibilidade de criar emails personalizados e deixá-los salvos na plataforma.
  • Acesso a métricas e desempenho de emails.
  • Listagem automática de emails de clientes em potencial e contatos que precisam de resposta.
  • Plataforma estrangeira com suporte em português.

Preço: plano gratuito para até 10 usuários. Outras opções com mais funcionalidades variam de 15 a 59 dólares por mês e 12 a 49 dólares por ano.

O NectarCRM é um CRM brasileiro para gestão do relacionamento com o cliente em vendas B2B. O programa foca em aceleração da previsibilidade de receita e entrega de indicadores, tanto predefinidos quanto por Business Intelligence.

Características:

  • Criação de processo de vendas personalizado ou adesão aos modelos tradicionalmente usados no mercado.
  • Organização da carteira de leads de clientes.
  • Gestão dos usuários no pipeline de vendas.
  • Programação e registro de follow-ups, sendo envio e recebimento de emails, ligações telefônicas, tarefas, compromissos e feedbacks.
  • Integrado ao Pipz, RD Station, Ramper, Meetime, Exactsales, Google Calendar, Gmail e soluções de listas de emails.
  • Migração dos principais CRMs do mercado e API própria.
  • Plataforma brasileira.

Preço: os planos variam de R$70 a R$150 por usuário. Saiba que há um plano free, que é para sempre também.

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E-commerce: Manual de perguntas e respostas

Elaboramos este Manual de Perguntas e Respostas com as principais questões envolvendo o assunto.

Acesse agora mesmo o seu Manual de e-commerce 100% gratuito! 

O Ploomes é a maior plataforma de CRM da América Latina, é 100% personalizável e busca trazer o melhor engajamento dos vendedores e a melhor visibilidade para os gestores.

Para isso, o CRM integra nativamente com softwares corporativos, como ERP, permitindo que todo o foco da operação comercial seja na plataforma.

Características:

  • integração nativa com ERP;
  • automações avançadas para follow-up e gestão de relacionamento;
  • automação de propostas, contratos e orçamentos com cálculo de impostos;
  • notificação sobre quem e quando acessou os documentos gerados pela plataforma;
  • múltiplos fluxos de trabalho para atividades relacionadas ao processo comercial (venda, suporte e projetos);
  • plataforma intuitiva e fácil de utilizar;
  • suporte próximo e rápido;
  • ferramenta brasileira.

Preço: planos mensais a partir de R$50,00 por usuário.

10. Moskit

O Moskit é voltado para equipes de vendas que precisam aumentar a produtividade e fechar mais negócios. O sistema foi pensado para ser um CRM completo e fácil de usar. O foco é atender realmente as necessidades dos clientes e diminuir perdas.

Características:

  • Funil de vendas adaptado ao seu processo de vendas com dados precisos e atualizados para verificar como os negócios estão evoluindo.
  • Informações completas das redes socais do seu lead, o que faz com que você saiba exatamente com quem está falando.
  • Agendamento de atividades para que o seu cliente nunca fique sem atendimento ou retorno.
  • Integrado ao Google Agenda.
  • Relatórios completos sobre a área comercial.
  • Software brasileiro.

Preço: R$40 por mês a cada usuário.

O Plug CRM é uma ferramenta de CRM online simples e completa, voltada para pequenas e médias empresas que desejam aumentar as conversões com simplicidade e sem dor de cabeça.

Características:

  • Integração com softwares de finanças, marketing e projetos, como RD Station, Runrun.it, Google Agenda, MailChimp e outras.
  • Customização do funil de vendas, dos campos, dos modelos de email e da proposta.
  • Oferece 10 tipos de relatório, incluindo o Plug Live, que reúne informações sobre o seu time de vendas, negócios e relacionamento.
  • Envio de emails dentro da plataforma.
  • Vários canais de suporte, além de treinamento toda semana e conteúdos para te ajudar a ganhar mais.
  • Sistema de gestão com funcionalidades exclusivas: multivendas, gatilhos, gestão por equipes, gestão por produtos/serviços, cadastro de previsão de fechamento, relatórios semanais por e-mail, etc.
  • Software de CRM brasileiro com painel de relatório de gestão à vista.

Preço: os planos dependem do número de usuários, começando a partir de R$32,90.

12. netSAC

A netSAC é a empresa que representa o Vtiger CRM no Brasil, sendo uma ferramenta mundial. A plataforma é baseada em tecnologia web que tem como objetivo gerir o relacionamento com o cliente de forma totalmente funcional, moderna e intuitiva.

Características:

  • Ferramenta intuitiva e adaptável.
  • Processos com funil de vendas e informação sobre leads.
  • Funcionalidades para atendimento ao cliente e equipes de service desk, gerenciamento de projetos e integrações com sistemas de telefone.
  • Integrações com ferramentas de email marketing e inserção de pedidos de vendas.
  • Geração de propostas online e app para smartphones.
  • Plataforma estrangeira com empresa representante no Brasil.

Preço: planos que variam de R$39,90 a R$119,90.

13. SinglePoint.CRM

SinglePoint.CRM é uma solução na nuvem desenvolvida para ajudar negócios a gerenciarem suas áreas de marketing, vendas e atendimento ao cliente. É uma ferramenta muito flexível e que pode ser adequada a cada tipo de negócio.

Características:

  • Por meio de inúmeros recursos de rastreabilidade, é possível controlar emails, propostas comerciais, visitas por geolocalização e interações por telefone.
  • Todas as interações ficam armazenadas no histórico do cliente.
  • Principais funcionalidades de vendas: propostas padronizadas, relatórios gerenciais com todas as atividades da equipe, gestão da fila de leads e ciclo de vida da venda.
  • Principais funcionalidades de marketing: importa e segmenta mailings com a ferramenta Database Marketing, cria pesquisas de satisfação online, envia email marketing e monitora as taxas de abertura e cliques, faz automação de marketing.
  • Principais funcionalidades de atendimento: portal web para abertura de chamados, criação de catálogo de serviço por tipo de chamados, organização do atendimento por cliente, monitoramento em painel com a central de atendimento, padronização e procedimentos por workflow.
  • Sistema brasileiro.

Preço: necessário entrar em contato com consultores pelo site.

14. Jeenga

A Jeenga é uma plataforma de CRM e automação de marketing que visa o sucesso do cliente. A ferramenta é multicanal e permite fazer a gestão da jornada do cliente em 360º.

Características:

  • Cadastramento de contatos e comportamentos para enviar push web, push mobile, email, SMS e chamadas telefônicas no mesmo software.
  • Listas dinâmicas que permitem segmentar o público por comportamento.
  • Realização de campanhas para clientes que abandonaram o carrinho voltem a comprar.
  • Programação de campanhas e acompanhamento de resultados em tempo real.
  • Ferramenta brasileira.

Preço: solicitar via contato pelo site.

15. Fleeg

Fleeg é um CRM 100% brasileiro desenvolvido pelo Grupo Euax. Ele conta com todos os recursos que os principais CRMs do mercado possuem, mas com um diferencial: automação total das vendas.

O Fleeg otimiza o tempo que a equipe comercial gasta executando tarefas manuais, assim sobra tempo para os vendedores focarem no que realmente interessa: vender. 

As suas principais características são:

  • Geração de propostas comerciais automáticas personalizando templates prontos. 
  • Painel de indicadores de motivo de perda de vendas. 
  • Gestão do funil de vendas realtime. 
  • Conexão com LinkedIn para facilitar a qualificação e abordagem de cada lead. 
  • Histórico completo de todas as interações do lead com a empresa.

Preço: possui versão de teste gratuito de até 10 dias, depois disso possui planos a partir de R$35,00 que variam de acordo com a quantidade de usuários.

16. Senior

O CRM da Senior foi desenvolvido para integrar todos os departamentos da sua empresa ao ciclo de vida do cliente – da prospecção ao pós-venda – em uma verdadeira gestão de vendas completa, que acompanha de perto toda a jornada do cliente.

Com essa gestão 360°, as taxas de conversão de vendas podem melhorar em mais de 300%.

Principais características:

  • Portal colaborativo e compartilhado
  • Direcionamento para decisões baseadas em dados
  • Informações centralizadas em uma única plataforma
  • Fortalecimento de relacionamentos e melhor experiência dos clientes

Outras 7 ferramentas extras de CRM que vale a pena conhecer

  • Highrise: ferramenta estrangeira com funcionalidades básicas de CRM.
  • Oracle: gerenciamento da jornada do cliente e acompanhamento das ações da sua equipe.
  • Insightly: voltado para pequenas e médias empresas, oferece acompanhamento de emails, interações de leads e relatórios avançados.
  • Infusionsoft: CRM para pequenas empresas, no qual concentra informações sobre clientes, personaliza mensagens e mais.
  • Microsoft Dynamics CRM: Integrado ao Outlook, a ferramenta permite acompanhar os clientes desde o primeiro contato até o pós-venda.
  • Zoho: software que busca facilitar o dia a dia da equipe de vendas fornecendo informações importantes sobre os leads e clientes.
  • Odoo: ERP e CRM de código aberto, que permite até mesmo criar landing pages para e-commerce.

Essas ferramentas de CRM são as principais e mais completas do mercado. Pare de perder tempo com processos de vendas manuais, que acabam complicando a sua vida e fazendo você perder importantes oportunidades.

Escolha qual desses softwares faz mais sentido para a sua empresa, principalmente em relação ao custo-benefício. Aproveite para acompanhar a jornada completa do seu lead e conquiste novos clientes.

Você já conhecia essas ferramentas de CRM? Utiliza alguma? Deixe seu comentário. Confira também o nosso artigo sobre as 14 melhores ferramentas para Instagram que vão impulsionar o seu negócio

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Conheça o eNotas!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
Comentários
  1. Olá! O conteúdo é muito bom, mas faltou aqui uma plataforma gratuita de gestão de empresas Bitrix24, tem rastreamento de tempo livre, gráficos Gantt, Kanban, dependências de tarefas e cobrança. E também tem um módulo de gerenciamento de clientes completo (CRM) com automação e CRM Marketing.

  2. Nós utilizamos o Atendare que é uma ótima solução para realizar o acompanhamento de toda a jornada do consumidor, pois ele integra um sistema de CRM e Automação de Marketing. Nós indicamos esse sistema de CRM.

  3. Olá! Parabéns pelo conteúdo. Eu incluiria a brasileira Dito. É uma ótima plataforma de crm e automação omnichannel. Super intuitiva e eficiente para retenção e fidelização. Vale a pena conhecer

  4. Ola Gabriel. Muito bom o post. Porem temos o meets.com.br que e um dos melhores crms do mercado e nao esta nessa lista. Uso para integrar meus produtos digitais do hotmart e eduzz e fazer recuperacao de vendas.

  5. Parabéns pela matéria, mas senti falta do Linkseller CRM, um dos mais inteligentes e mais simples de usar que já vi. É um CRM brasileiro de muita qualidade,tem uma versão gratuita e integra com + de 1500 sistemas de MKT( RD, Leadlovers) e outros via Zapier e Pluga.

  6. Olá, parabéns pela lista, muito boa.
    Utilizo o NectarCRM, sou fã desse crm pelo que entregam.

    Mas senti falta do RD Station CRM, pelas possibilidades de integrações das ferramentas de Outbound e Inbound, além das automações de Marketing da própria RD, etc.
    Fica a sugestão. 🙂

  7. Olá Gabriel, parabéns pelo conteúdo, ótimas dicas!

    Não pode faltar nessa lista o sistema de gestão para pequenas empresas: GestorSoftware, com ele é possível controlar todo seu negócio de forma simples e eficiente..também possuí integração com MercadoLivre Pode testar grátis

    PS: Ah, coloca na lista também.. 🙂

  8. Olá
    Somos um empresa de auto pecas que vendemos para todo o Brasil.
    Até hoje não temos nenhuma ferramenta que nos auxilie nessa tarefa.
    Estou a procura de um CRM ou algo parecido que nos ajude no relacionamento com os nossos mais de 3.000 clientes em todo o país que estão cadastrados em nossa base de dados e também na prospecção de novos clientes.
    Nesta lista, alguém pode me indicar a melhor para começarmos?

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