Vendas internacionais: como emitir as notas fiscais na Hotmart e em outras plataformas

Atualizado há mais de 3 semanas

O mercado digital tem se expandido consideravelmente nos últimos anos. No Brasil, esse setor está crescendo de forma acelerada, representando inúmeras possibilidades para empreendedores digitais. Uma delas é a conquista de novos públicos, realizando vendas internacionais. 

Afinal, uma das vantagens de trabalhar na internet é alcançar pessoas em qualquer lugar do mundo. Porém, a regularização dessas transações ainda gera muitas dúvidas entre os produtores digitais, especialmente a emissão de notas fiscais. 

Nesse post, vamos explicar melhor como funciona esse processo na Hotmart e te ajudar a entender de uma vez por todas como emitir nota fiscal de vendas internacionais!

O que é considerado uma venda internacional?

Antes de tudo, vamos entender o que configura uma venda internacional. Basicamente, qualquer venda feita em moeda estrangeira é considerada internacional.

Isso inclui, por exemplo, casos de venda de produtos brasileiros para brasileiros que vivem no exterior, já que a pessoa em questão reside fora do Brasil e está sujeita à lei local.

Ou seja: se você vendeu um curso para alguém que mora nos Estados Unidos, por exemplo, você fez uma venda internacional! 

Como funcionam as vendas internacionais na Hotmart? 

Para a realização de vendas internacionais na Hotmart, a plataforma tem um modelo de emissão de notas fiscais, a Hotmart BV. 

Nele, toda venda na plataforma que não seja em real, independente da moeda de venda (euro, dólar, iene, etc), é associada a um cliente Hotmart BV

A Hotmart BV seria como a Hotmart fora do Brasil, ou seja, um cliente criado em outro país que tem todas as vendas internacionais atribuídas a ele, assim como a emissão de notas. 

No entanto, a partir de janeiro de 2024, a Hotmart passa a atuar como um agente entre creators e compradores, representando o creator e realizando, entre outras tarefas, serviços de cobrança de pagamentos em nome do criador. 

As mudanças serão aplicadas inicialmente às vendas feitas para a Colômbia, independentemente de onde o Produtor estiver localizado, e futuramente alcançarão as vendas realizadas para todos os países.

A Hotmart se torna um agente comercial do vendedor, em um modelo que está mais próximo das práticas vistas no mercado e do modelo de negócio que já acontece para vendas locais no Brasil.

Com a novidade, é muito importante reservar um tempo para entender o impacto das mudanças nas suas vendas internacionais, pois elas vão trazer benefícios, mas também responsabilidades.

Os Produtores passam a ter mais flexibilidade para definir suas estratégias de negócio e mais liberdade para determinar a natureza de seus produtos. Assim, é possível aproveitar melhor os possíveis benefícios de regimes fiscais e isenções que podem estar disponíveis para alguns Produtores, empresas e/ou produtos.

Benefícios do modelo agente comercial 

Com a Hotmart atuando como um agente comercial, os creators têm algumas vantagens em relação à administração de seu negócio. Veja alguns desses benefícios:

  •  Mais autonomia e flexibilidade para definir suas estratégias de negócio, aumentando seu poder de decisão;
  • Melhor controle tributário, por ter melhor controle sobre suas vendas e gestão de fluxo de caixa;
  • Determinação da natureza do produto (classificação do produto, por exemplo, educacional, interação ao vivo) para potencialmente se beneficiar de regimes fiscais e isenções.

Atualmente, o modelo de agente comercial entra em vigência somente na Colômbia.

Quem faz vendas para clientes no país, não emite mais as notas fiscais para a Hotmart BV, mas sim para o tomador final, como uma venda feita normalmente para o exterior, sem intermédio da Hotmart. 

Todos os tomadores sediados em outros países permanecem no modelo da Hotmart BV, até que passem pela atualização para o modelo de agente comercial.

Mas não se preocupe! A Hotmart informará a todos os creators com antecedência para fazerem os ajustes necessários.

Como emitir nota fiscal de vendas internacionais na Hotmart no modelo de agente comercial?

Em relação às vendas internacionais feitas na plataforma, o creator é o responsável pelos aspectos fiscais do negócio, incluindo todos os processos relacionados, como faturamento e cumprimento dos requisitos legais e fiscais.

Mas, então, como fica a emissão de notas fiscais? Esse processo é responsabilidade do creator, mas existe uma forma simples de cumprir essa obrigação fiscal. 

Com um emissor automático de notas fiscais como o eNotas, as notas fiscais das suas vendas internacionais podem ser emitidas automaticamente! Somos os parceiros oficiais da Hotmart em emissão fiscal. 

Assim, cada venda feita na Hotmart é importada automaticamente para o sistema do eNotas, e as notas são emitidas.

No entanto, para configurar sua conta de forma adequada, recomendamos que os creators procurem sempre aconselhamento fiscal. 

É muito importante garantir que todos os processos estejam alinhados às responsabilidades do seu negócio, colocando em prática também as melhores decisões para o seu empreendimento no âmbito fiscal e tributário. Para isso, conte com a ajuda de seu contador.

Como funciona a Hotmart BV?

A Hotmart BV, modelo de emissão de notas fiscais para vendas internacionais vigente atualmente, ainda está em vigor em todos os países, com exceção da Colômbia.

Nesse modelo, ao realizar uma venda para fora do país, o creator deve emitir uma nota fiscal para a Hotmart BV. 

Nesses casos, o comprador que adquiriu um produto em moeda estrangeira não vai receber a nota, mas sim um invoice, que é emitido pela Hotmart. 

Como é feita a conversão das moedas?

Outro ponto importante é a conversão das moedas. Com o eNotas, o processo funciona assim:

Suponha que um cliente adquiriu um produto em euro. O valor da venda chega ao sistema eNotas em euro, e a data de pagamento da compra é usada para fazer a conversão em real, de forma direta, do euro para o real. 

É importante falar também da conversão no momento em que a Hotmart repassa o valor das vendas ao vendedor. Se a compra tiver sido feita em euro, por exemplo, a Hotmart converte essa quantia em dólar, para então convertê-la em real. 

No dashboard da Hotmart, o vendedor terá duas visões de saldo, em que poderá acessar o valor das vendas internacionais em real e dólar. Vale ressaltar que, na visão de saldo, considera-se o lucro obtido, e não o valor total vendido. 

Como funciona em outras plataformas?

Para emitir nota fiscal de vendas internacionais em outras plataformas, é preciso observar se a ferramenta oferece a funcionalidade de vendas internacionais. 

Com o eNotas, no caso de integrações com outras plataformas, seja por API ou integrações nativas, não é feito nenhum tipo de conversão. Se a plataforma oferece vendas em moeda estrangeira, a conversão fica por conta dela. 

Assim, a venda já deve chegar ao sistema do eNotas sempre em real, com o valor já convertido, e a nota fiscal é emitida diretamente para o cliente final. 

Faça seu negócio digital crescer sem fronteiras. Nós cuidamos das notas fiscais das vendas internacionais.

Conheça a solução oficial da Hotmart.


Emita as notas fiscais das suas vendas internacionais!

Sabemos que o assunto “nota fiscal” pode parecer complicado especialmente quando envolve vendas para outros países. Por isso, com um emissor automático de notas fiscais com funcionalidades para esse cenário, como o eNotas, fica muito mais fácil garantir a regularização do negócio. 

Conheça o eNotas emissor agora mesmo!

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.