Vendas internacionais: como emitir as notas fiscais na Hotmart e em outras plataformas

Atualizado há mais de 1 semana

O mercado digital tem se expandido consideravelmente nos últimos anos. No Brasil, esse setor está crescendo de forma acelerada, representando inúmeras possibilidades para empreendedores digitais. Uma delas é a conquista de novos públicos, realizando vendas internacionais. 

Afinal, uma das vantagens de trabalhar na internet é alcançar pessoas em qualquer lugar do mundo. Porém, a regularização dessas transações ainda gera muitas dúvidas entre os produtores digitais, especialmente a emissão de notas fiscais. 

Nesse post, vamos explicar melhor como funciona esse processo na Hotmart e te ajudar a entender de uma vez por todas como emitir nota fiscal de vendas internacionais!

O que é considerado uma venda internacional?

Antes de tudo, vamos entender o que configura uma venda internacional. Basicamente, qualquer venda feita em moeda estrangeira é considerada internacional.

Isso inclui, por exemplo, casos de venda de produtos brasileiros para brasileiros que vivem no exterior, já que a pessoa em questão reside fora do Brasil e está sujeita à lei local.

Ou seja: se você vendeu um curso para alguém que mora nos Estados Unidos, por exemplo, você fez uma venda internacional! 

Como emitir notas fiscais de vendas internacionais na Hotmart? 

Para emitir nota fiscal de vendas internacionais na Hotmart, a plataforma criou um fluxo especial, diferente da emissão de vendas nacionais. 

Toda venda na plataforma que não seja em real, independente da moeda de venda (euro, dólar, iene, etc), será associada a um cliente Hotmart BV

A Hotmart BV seria como a Hotmart fora do Brasil, ou seja, um cliente criado em outro país que tem todas as vendas internacionais atribuídas a ele, assim como a emissão de notas. 

Dessa forma, ao realizar uma venda para fora do país, você deve emitir uma nota fiscal para a Hotmart BV. 

A Hotmart parametrizou esse modelo de emissão porque tem um mercado internacional muito grande. Como nossa moeda não tem validade no exterior, era preciso encontrar uma forma de encaixar a declaração dessa compra.

Quem recebe a nota fiscal?

Uma dúvida comum nesse cenário é sobre quem recebe a nota fiscal, já que a nota foi emitida para a Hotmart BV. Afinal, o comprador do produto recebe a nota? 

Nesses casos, o comprador que adquiriu um produto em moeda estrangeira não vai receber a nota, mas sim um invoice, que é emitido pela Hotmart. 

Como é feita a conversão?

Outro ponto importante é a conversão das moedas. Com o eNotas, o processo funciona assim:

Suponha que um cliente adquiriu um produto em euro. O valor da venda chega ao sistema eNotas em euro, e a data de pagamento da compra é usada para fazer a conversão em real, de forma direta, do euro para o real. Essas vendas são atribuídas à Hotmart BV. 

É importante falar também da conversão no momento em que a Hotmart repassa o valor das vendas ao vendedor, Se a compra tiver sido feita em euro, por exemplo, a Hotmart converte essa quantia em dólar, para então convertê-la em real. 

No dashboard da Hotmart, o vendedor terá duas visões de saldo, em que poderá acessar o valor das vendas internacionais em real e dólar. Vale ressaltar que, na visão de saldo, considera-se o lucro obtido, e não o valor total vendido. 

Caso o cliente não queira emitir notas fiscais para um cliente Hotmart BV, é possível desabilitar essa função, mas a responsabilidade da configuração e do formato de emissão passa a ser do vendedor. 

Configuração da venda internacional

A Hotmart BV funciona como um cliente fora do Brasil, com um nome e endereço atribuídos pela própria Hotmart.

Porém, nem sempre esses dados são suficientes para emissão da nota fiscal, já que alguns municípios podem solicitar mais informações. É possível ainda que alguma nota tenha um modelo de emissão diferente, dependendo do município em que a nota será emitida. 

Para facilitar a emissão nesses casos, com o eNotas, é possível fazer esses ajustes juntamente ao suporte.

Outro ponto de atenção é que, dependendo do regime de tributação e do município em que está localizado, o vendedor pode conseguir a isenção no pagamento do ISS para vendas internacionais. 

Como fica a emissão das notas?

A nota fiscal sempre será emitida em real, porque o vendedor está comercializando um serviço prestado no Brasil.

A Hotmart também sempre faz o repasse para o vendedor em real. Assim, a pessoa vai conciliar a quantia paga pela Hotmart com o valor que será emitido em notas. 

Como funciona em outras plataformas?

Para emitir nota fiscal de vendas internacionais em outras plataformas, é preciso observar se a ferramenta oferece a funcionalidade de vendas internacionais. 

Com o eNotas, no caso de integrações com outras plataformas, seja por API ou integrações nativas, não é feito nenhum tipo de conversão. Se a plataforma oferece vendas em moeda estrangeira, a conversão fica por conta dela. 

Assim, a venda já deve chegar ao sistema do eNotas sempre em real, com o valor já convertido, e a nota fiscal é emitida diretamente para o cliente final. 

Emita as notas fiscais das suas vendas internacionais!

Sabemos que o assunto “nota fiscal” pode parecer complicado especialmente quando envolve vendas para outros países. Por isso, com um emissor automático de notas fiscais com funcionalidades para esse cenário, como o eNotas, fica muito mais fácil garantir a regularização do negócio. 

Conheça o eNotas emissor agora mesmo! 

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.