Vendo curso online: como automatizar a emissão de nota fiscal?

Atualizado há mais de 3 semanas

A emissão de nota fiscal é uma obrigação tributária de todo empreendimento. Desde que você faça uma transação comercial, seja por um produto ou um serviço, é necessário emitir uma NFe. Não é diferente para quem vende cursos online.

Ganhar dinheiro pela internet é algo viável e muito empreendedor prefere seguir por esse caminho, até porque é uma das formas mais vantajosas.

O que não significa que descumprir as obrigações fiscais seja uma opção. Pelo contrário: se você quer mesmo escalar seu negócio, é preciso respeitar as leis tributárias.

É claro que quando se fala em emissão de nota fiscal em grande escala, dá para se entender que é algo trabalhoso e muitas vezes significa horas preenchendo os documentos.

Não se você optar por uma automação. Quer saber mais? Confira melhor.

Vendo curso online: preciso emitir nota fiscal?

Se você vende cursos online saiba que sim: é necessário emitir nota fiscal. Toda empresa que comercializa um serviço precisa pagar o ISS, o imposto sobre serviços.

Essa regra, na verdade, só tem uma exceção: MEIs que comercializam para pessoas físicas não precisam emitir nota fiscal.

Confira: Nota Fiscal de Serviço Eletrônica nacional: tudo que o MEI precisa saber 

Por isso, se você vende cursos online diretamente para alunos, a obrigatoriedade não existe, diferente se a comercialização for para uma empresa.

Ainda que exista essa regra, emitir a nota fiscal pode ser vantajoso e uma necessidade para o aluno. Por isso, não desconsidere a possibilidade e não recuse caso a pessoa exigir a NFSe.

Descubra como a automação ajudou o Inglês na Cabeça a otimizar seus processos: Inglês Na Cabeça e no digital: como o negócio elevou o ensino do idioma e otimizou processos com o eNotas 

Como automatizar a emissão fiscal

Sabendo que é necessário emitir nota, o empreendedor que vende curso online se deparará com o desafio de gerar muitos documentos.

Algo que pode ser trabalhoso, considerando o número de clientes e a quantidade de informações que cada nota necessita para ser gerada.

Atualmente, as notas fiscais de serviço são geradas pelos portais das prefeituras — com exceção dos MEIs.

Então, cada município do Brasil possui um layout.

Todos esses detalhes podem causar uma certa confusão na hora de emitir a nota e o acúmulo de clientes e informações fatalmente resultarão em erros de emissão.

Por isso, a automação é uma opção viável para emitir nota quando se vende cursos online.

Para automatizar, é necessário contratar softwares de emissão de nota fiscal, como a eNotas.

A empresa consegue facilitar a vida do empreendedor de algumas maneiras:

  • Depois de cadastrado o cliente, você precisa apenas preencher um campo para que todos os outros sejam preenchidos automaticamente. Isso diminui o tempo de emissão e praticamente reduz a chance de erro.
  • Você pode programar a emissão, evitando atraso.
  • A nota fiscal é gerada mesmo com instabilidade do portal da prefeitura.

Essas são só algumas vantagens da automação da eNotas. Mas você ainda pode conhecer outras. Acompanhe.

Vantagens de emitir nota fiscal automaticamente

Todo mundo que possui um curso online quer ter muitos alunos e essa quantidade pode ser desafiadora quando não de emitir nota fiscal automaticamente.

A economia de tempo é uma das vantagens, mas existem outras, como:

  • Agilidade: o processo de emissão de nota fiscal é automatizado, o que reduz o tempo necessário para sua conclusão. Isso pode te liberar para tarefas mais estratégicas, aumentando a sua produtividade e criação de outras demandas de seu curso online.
  • Precisão: os sistemas de automação de nota fiscal são desenvolvidos para evitar erros, o que garante a conformidade das notas fiscais com a legislação tributária. Isso pode evitar multas e outras penalidades.
  • Organização: As notas fiscais são armazenadas de forma segura e organizada, o que facilita a consulta e a recuperação de informações.
  • Economia: A automatização da emissão de nota fiscal pode reduzir os custos com mão de obra, principalmente. Se você possui uma equipe, pode ter apenas uma pessoa para emitir a nota e deixando as demais responsáveis por outras tarefas.

Vale lembrar que a emissão de nota fiscal automatizada para cursos online permite que sua empresa esteja dentro da lei.

Emitindo dessa forma, você tem as deduções de impostos condizentes com o porte de sua empresa e de seu regime tributário.

Seguro, sem grandes perigos de erros, econômico e integra diversos softwares discais. Se você vende curso online e precisa emitir nota fiscal, já tem motivos suficientes para conhecer a eNotas agora mesmo!

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.