Nota Fiscal de Serviço Eletrônica nacional: tudo que o MEI precisa saber 

Atualizado há mais de 3 semanas

Se você é MEI (Microempreendedor Individual), sabe que precisa cumprir algumas obrigações. Uma delas é a emissão de notas fiscais! É esse documento que regulariza e registra as transações que você faz. 

Mas é preciso ficar atento às mudanças e novidades. Uma delas é a mudança na emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), que agora deverá ser emitida no emissor nacional. Antes, o documento era emitido na SEFAZ de cada prefeitura. 

Ouça o conteúdo clicando no player a seguir:

Se você quer saber como fica a emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica nacional no emissor nacional e o que muda daqui para frente, vem com a gente!

O que é a NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) Nacional?

A NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) nacional é um modelo padrão para emissão de nota fiscal que será implementado pelo governo em todo país.

É um documento digital, gerado e armazenado de forma eletrônica em Ambiente Nacional pela Receita Federal do Brasil ou pela prefeitura municipal, para registrar todas as operações de prestação de serviços.

O novo documento é regulamentado pela Resolução CGNFS-e nº 3/2023. Trata-se de um esforço da Receita Federal do Brasil, a Abrasf (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais) e a Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) para unificar a emissão desse documento. 

Como fica a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica nacional?

Basicamente, a NFS-e nacional funciona de forma similar às notas fiscais de serviços atuais. Hoje, cada município tem seu próprio sistema de emissão de notas fiscais.

A mudança é que esses documentos serão emitidos em um único sistema nacional que é disponibilizado pela Receita Federal. 

A alteração foi implementada a partir de setembro de 2023, e está sendo adotada por diversos municípios. No portal da Receita Federal, você pode conferir quais cidades já aderiram ao novo modelo. 

Para que serve a NFS-e nacional?

A NFS-e nacional tem como objetivo registrar de forma de mais prática as transações feitas, além de controlar com mais eficiência a arrecadação de impostos a nível nacional

Hoje, esse controle é feito pelas prefeituras, tornando o gerenciamento dos impostos algo complicado quando se pensa a nível nacional. Com um único sistema, a Receita Federal poderá acompanhar o faturamento de impostos nas cidades de forma mais simples.  

Vale ressaltar que, em alguns municípios, ainda existe a emissão de NFS-e em papel, procedimento que dificulta a vida de gestores, desperdiçar papel e exige espaço para armazenamento. 

Adotando um padrão nacional, todos os municípios passam a emitir a nota fiscal eletronicamente, garantindo mais agilidade e modernidade nesse processo.

Como emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica nacional?

Para emitir a NFS-e nacional, o primeiro passo é se cadastrar na plataforma. Veja como fazer o primeiro acesso: 

  1. 1. Acesse o Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços eletrônica
  1. 2. Faça login por meio das opções de login no Emissor Web pelo MEI: acesso com usuário e senha (via cadastramento de informações pelo portal), certificado digital ou conta gov.br. 

ATENÇÃO! Para fazer o login no gov.br, é preciso ter os selos prata ou ouro do portal. 

  1. 3. Cadastre os dados da atividade econômica e configure as informações da empresa para emissão de NFS-e.
  1. 4. No primeiro acesso, é preciso acessar as configurações e preencher os campos com e-mail e telefone que serão utilizados na geração da NFS-e.
  1. 5. Selecione no campo “Valor Aproximado dos Tributos” a terceira opção: “Não informar nenhum valor estimado para os tributos”.

Pronto! Seu cadastro está concluído. Agora, é hora de começar a emitir a Nota Fiscal de Serviço eletrônica nacional. Se você já emite notas fiscais pela prefeitura, o processo continua bem parecido, com poucas mudanças. 

Para emitir suas notas fiscais no padrão nacional, acesse o portal emissor de nota fiscal e  escolha a “Emissão Completa” ou a “Emissão Simplificada”.

Emissão Simplificada

A opção de emissão simplificada facilita o processo de emissão, já que ele é feito por formulário, semelhante ao formulário da versão Mobile. É preciso preencher apenas algumas informações: CPF/CNPJ do cliente e valor do serviço prestado. 

Emissão Completa

Já a “Emissão Completa”, por outro lado, é obrigatória para alguns tipos de prestação de serviço, como exportação e serviços cujo Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é devido no local do tomador.

Nela, é preciso ter cuidado ao preencher os dados para não cometer erros na emissão da nota fiscal. Esse modelo também exige que o empreendedor acrescente a descrição de serviço e seu valor. 

Como automatizar a emissão de nota fiscal de serviço eletrônica nacional?

O novo portal tem como objetivo simplificar a vida do empreendedor e regularizar a emissão de NFS-e em todo o país. No entanto, ainda assim, o novo modelo exige o preenchimento de dados e requer que o empreendedor dedique tempo para cumprir sua obrigação de emitir o documento.

Por isso, muitas pessoas se perguntam se é possível automatizar a emissão fiscal no novo portal de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica nacional. A resposta é: sim! 

Como dissemos anteriormente, o processo de emissão não sofrerá grandes alterações.

O sistema de emissão automática de nota fiscal da eNotas já tem integração com o portal nacional e está pronto para atender a demanda de empreendedores que desejam automatizar esse processo. 

Vale lembrar que o software também tem integração com milhares de prefeituras, no caso dos municípios que ainda não aderiram ao novo padrão. Por isso, você pode emitir suas notas fiscais tranquilamente e de forma automática com o eNotas!

Conheça nossa solução. 

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.