Por que uma VPN é vital para proteger sua privacidade online?

Atualizado há mais de 3 semanas

Você já sentiu que alguém pode estar visualizando sua atividade online quando você está navegando pela internet? Bem, isso é justo, dado os ataques recentes contra a privacidade de muitos usuários online.

O bom é que, com uma rede privada virtual (VPN), você pode proteger suas informações de pessoas não autorizadas para recuperar sua privacidade online. 

Uma VPN funciona para fornecer anonimato, segurança e privacidade, criando uma conexão de rede segura através da sua rede doméstica.  

Quando você o liga, ele cria automaticamente um túnel criptografado entre você e um servidor remoto fornecido pelo serviço que você contratou. 

Uma VPN realmente protege sua privacidade online?

A Internet se tornou uma necessidade no mundo de hoje, uma vez que fornece novas informações, entretenimento e serviços em segundos. Você sabia que sua atividade online pode ser valiosa para hackers ou mesmo anunciantes?

Existem diferentes fatores sobre como podemos ser rastreados online, e é importante ter cuidado com a forma como acessamos a Internet, especialmente em locais públicos.

Os navegadores fornecem aos usuários uma opção de privacidade, como o “Modo Incógnito” do Google ou a “Janela Privada” do Safari, que permite navegar na Internet sem salvar cookies ou histórico de navegação no computador. 

No entanto, mesmo com essas medidas de segurança, seu provedor de serviços de Internet (ISP) ainda pode rastrear suas atividades online e pode ser usado por vários motivos. 

Alguns vendem para anunciantes, daí o motivo para ver vários anúncios relacionados às suas consultas online. Os dados que seu ISP coleta também podem ser adquiridos legalmente por agências governamentais.

Em público, como cafeterias ou shoppings, WIFI públicos inseguros estão disponíveis, e é assim que hackers ou espiões online podem obter suas informações pessoais quando você estiver conectado. 

Com isso em mente, veja a seguir como uma VPN pode ser benéfica para sua segurança e privacidade online.

Ajuda a evitar a limitação na velocidade de sua internet

A desaceleração da velocidade de sua internet ocorre quando sua conexão é reduzida intencionalmente por outra pessoa com acesso à sua plataforma de rede ou por seu provedor de serviços de Internet (ISP).

Isso ocorre quando você está desenvolvendo uma determinada atividade na Internet, como quando você está transmitindo vídeos ou acessando outros sites, como Netflix e HBO Max. 

Frequentemente, sua internet fica mais lenta porque essas atividades exigem grande processamento de dados e o motivo que o ISP dá para o controle de fluxo é para reduzir o congestionamento em sua rede. 

O bom é que, quando você usa uma VPN, o tráfego de entrada do dispositivo que você está usando é criptografado para que seu ISP não veja os sites e atividades que você está acessando. 

Desta forma, você pode realizar suas atividades sem interrupções porque a VPN ocultou suas transmissões de dados.

Concede a você acesso a serviços bloqueados geograficamente

Uma VPN fornece a você outro endereço de protocolo de Internet (IP) que mostrará a localização do seu dispositivo quando você estiver fazendo streaming de conteúdo, navegando ou realizando outra atividade online. 

Acontece que alguns países não permitem o acesso de estrangeiros a alguns de seus serviços ou sites. Isso é bastante comum com serviços de streaming porque alguns são projetados para atender a locais específicos. 

Além de países, existem sites de negócios que geralmente limitam a forma como você pode usar seus serviços com base em onde você está situado. Ao usar uma VPN, você pode fazer parecer que está usando a Internet em um local aceitável, obtendo acesso a esses sites. 

Você também pode ter uma VPN instalada nos computadores de seus funcionários, caso queira que eles tenham acesso a informações e serviços específicos.

Promove a escalabilidade da rede

Ter uma rede privada pode ajudá-lo a expandir seus negócios, mas o custo de expansão dessa rede pode ser muito alto e, às vezes, proibitivo. Quando você usa uma VPN, no entanto, pode fornecer acesso aos seus funcionários locais e externos. 

Você também pode executar aplicativos vitais no ambiente de nuvem e conceder acesso à sua equipe usando um canal VPN seguro. Isso pode variar de e-mails a uma ampla gama de aplicativos que você usa em uma área de trabalho de computador tradicional. 

Além disso, quando os funcionários estão usando VPN, eles também podem obter acesso ao computador que você usa para executar os aplicativos que deseja que eles acessem. 

Dessa forma, cada membro da equipe só exigirá acesso de login à VPN para acessar o aplicativo que você está executando. 

Para que você tenha mais funcionários acessando esses serviços, a única coisa que você precisa fazer é fornecer a eles mais largura de banda e detalhes de login.

Reduz os custos de manutenção/suporte

Quando você tem uma VPN que incorpora arquitetura de computação em nuvem, economiza muito dinheiro que gastaria em serviços de manutenção e suporte. 

Por exemplo, quando você tem uma configuração local, não precisa de outro técnico para ajudá-lo, porque sua equipe de TI pode supervisionar a manutenção do seu servidor. 

Sua equipe interna garantirá que você passe horas avaliando o desempenho do seu servidor e garantirá que ele não esteja sob ataque de malware e hackers que violariam sua privacidade. 

Muitas pessoas podem preferir usar proxies residenciais para proteger sua privacidade. Quando se trata de serviços de VPN é importante pesquisar sobre as opções disponíveis no mercado e escolher a que mais gosta e se adequam às suas necessidades.  

O teste gratuito da VPN CyberGhost, por exemplo, possibilita que você tenha acesso ao serviço por um tempo limitado para conhecer o produto. É importante que você possa testar o serviço antes de se comprometer com uma assinatura, sempre tenha isso em mente. 

Conclusão

Não há dúvida de que uma VPN oferece muitos benefícios, incluindo protegê-lo de ataques e deixa-lo anônimo enquanto você navega online. 

Porém, você precisa estabelecer suas necessidades para saber qual VPN funcionará melhor para você, visto que existem vários provedores de serviços no mercado. 

Para terminar com a melhor VPN, você precisa experimentar alguns deles para chegar ao que usará a longo prazo.

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.