O que é YouTube Premium e será que vale a pena?

Atualizado há mais de 3 semanas

YouTube Premium é uma plataforma de streaming com integração ao YouTube Music e ao Youtube Originals. Funciona com um plano de assinaturas mensal, no modo individual ou familiar.

A ferramenta foi lançada em setembro de 2018 e trouxe várias novidades que já eram solicitadas pelos internautas e também acesso a diversos conteúdos exclusivos que você verá a seguir.

Como a vida de um empreendedor não se resume fazer o negócio crescer, vender mais e emitir notas fiscais , é preciso aproveitar momentos de lazer, seja ouvindo música ou assistindo seriados com os amigos. Então, leia este conteúdo e descubra se o YouTube Premium é benéfico para você!

O que é o YouTube Premium?

Plataforma paga que oferece acesso aos vídeos, filmes e músicas do YouTube com os seguintes recursos:

Vídeos sem anúncios

O tão esperado recurso de tirar os anúncios dos vídeos do YouTube chegou com a conta premium. É possível assistir a todos os vídeos e ouvir músicas sem ser interrompido por propagandas e sem precisar aguardar os longos 5 segundos para pular o anúncio inicial.

Download

Com uma assinatura Premium ou familiar, você pode fazer o download e salvar playlists e vídeos para assistir offline.

O download pode ser feito pelo próprio app ao logar no modo premium, e também é possível baixar conteúdos no período de teste gratuito.

Reprodução em segundo plano

Um ponto de melhoria que sempre foi solicitado pelos usuários era a reprodução em segundo plano, e esse foi uma das questões mais elogiadas nesse novo plano.

Você já abriu um vídeo do YouTube no seu smartphone e se decepcionou por ter a música pausada ao entrar no Whatsapp ou bloquear a tela? Esse problema não acontece com a conta premium, pois, a reprodução em segundo plano ocorre de forma fluida sem interrupções.

Integração com extensões do YouTube

Além das funções que você aprendeu, o YouTube Premium também possui integração com outras plataformas:

YouTube Music

Permite criar playlists com as suas músicas favoritas, selecionar uma lista pronta para ouvir e até mesmo realizar pesquisas individuais de músicas e ouvir quando quiser. E o melhor: as músicas não serão interrompidas por anúncios.  

O YouTube Music permite fazer download e ouvir as músicas offline, salvando-as diretamente no app e também ouvir todas as músicas em segundo plano. Então, você não precisa mais salvar tudo na memória do seu celular ou abrir mão de responder aquela mensagem do WhatsApp enquanto ouve música.

YouTube Originals

Criado para transmitir filmes, vídeos e também as séries originais do YouTube e exclusivas para assinantes. Algumas séries do YouTube Originals são:

Ariana Grande: Dangerous Woman Diaries

Série no estilo documental com produção americana, criada por Alfredo Flores. Estreou em 29 de novembro de 2018 com a Ariana Grande sendo a grande estrela e, até o momento, possui apenas uma temporada.

Cobra Kai

Uma websérie americana baseada no filme Karatê Kid e é estrelado por Ralph Macchio e William Zabka. A primeira temporada estreou em maio de 2018 e a segunda temporada já está confirmada para 2019! 

Escape the night

Série no estilo reality show que conta a história de assassinatos e mistérios que acontecem nos EUA. É apresentada por Joey Graceffa, teve a primeira temporada lançada dia 22 de junho de 2016 e, atualmente, tem 3 temporadas!

Prank Academy

Seriado que conta histórias que se passam em uma universidade, estrelado por Jesse Wellens e Jeana Smith e possui 18 episódios.

Impulse

Série americana que conta a história de Henrietta de 16 anos que descobre que tem poderes de se teletransportar quando um cara do colegial tenta estuprá-la. O seriado foi lançado em 6 de junho de 2018 e, até o momento, tem uma temporada com 10 episódios.

Como funciona o YouTube Premium?

O YouTube Premium é uma plataforma de streaming paga em uma assinatura mensal disponível atualmente em 22 países além do Brasil. As assinaturas de streaming funcionam com a difusão de dados por meio de pacotes pagos que dão direito aos conteúdos dentro do tempo especificado, normalmente, de um mês.

Quando você assina o YouTube Premium, tem acesso imediato a todos os serviços de música e vídeo, aos apps YouTube Music Premium e Google Play Música e elimina as propagandas automaticamente.

Neles, você e a sua família também poderão utilizar os mesmos benefícios do YouTube Premium, como downloads offline e reprodução em segundo plano.

A cobrança é feita mensalmente a partir da primeira data de faturamento até que a assinatura seja oficialmente cancelada. Apesar de não existir um plano anual, já existe um projeto para disponibilizar essa opção.

Para realizar a assinatura individual ou a familiar da conta Premium, é necessário que todos os membros sejam maiores de 13 anos e tenham uma conta Google. No caso de contas familiares, todos os usuários devem morar no mesmo local do administrador da assinatura.

Quanto custa o YouTube Premium?

Todos os planos têm o período de teste gratuito de 30 dias. Os valores das assinaturas são:

  • YouTube Premium individual mensal: R$20,90.
  • YouTube Premium familiar mensal: R$31,90 (permite incluir até 5 usuários além do administrador).

Em alguns países, como nos Estados Unidos, o YouTube disponibiliza descontos para estudantes inscritos e reconhecidos pelo SheerID. Além disso, o aluno precisa estar matriculado em uma faculdade ou universidade credenciada pelo ato Title IV dos EUA.

Infelizmente, ainda não foi liberada a conta para estudantes no Brasil e não existe uma previsão para isso.

Vale a pena assinar o YouTube Premium?

A plataforma do YouTube nasceu para ser um serviço de vídeo, apesar disso, foi expandido para plataforma de músicas e para filmes e séries também.

Para quem já assina outras opções de streaming, como o Spotify e o Netflix, é necessário colocar na ponta do lápis e pensar em todos os aspectos com cuidado. É importante verificar e comparar os valores.

Analisando as contas individuais, o YouTube Premium tem a mensalidade mais barata do que as contas do Netflix e Spotify somadas. Em contrapartida, alguns recursos dessas duas plataformas terão que ser deixadas de lado, como as séries exclusivas da Netflix.

Para quem já tem outras assinaturas de streaming de música, a principal vantagem de assinar o YouTube Premium é se livrar das propagandas e dos anúncios interrompendo seus vídeos e músicas ao acessar o YouTube.

Do mesmo modo que a Netflix, o YouTube Originals também tem séries originais e exclusivas para assinantes. Por isso, é importante analisar com calma não só o valor, mas também o conteúdo e os benefícios para entender o que faz mais sentido para você.

Conclusão

Com este conteúdo, você conheceu as vantagens do YouTube Premium e, que além de músicas e vídeos, também disponibiliza séries exclusivas da plataforma para os assinantes premium.

Gostou deste post? Tem alguma dúvida sobre a plataforma? Fale com a gente nos comentários abaixo!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Boa noite, bem apesar de mim não ter feito assinatura desse youtuber Premium, vim saber agora recentemente que estou pagando algo que nunca usei, mas espero uma resposta de alguém responsável por isso. Fico no aguardo de uma resposta

  2. Eu sou assinante do YouTube Premium, e no meu caso, vale a pena sim. Passo metade da semana no sítio onde ainda não colocamos internet. E lá eu assisto offline os filmes e documentários que faço download. O fato de poder acessar em segundo plano e sem propaganda tbm é excelente!

  3. gostaria de saber, se eu tiver uma conta paga, teria uma gama maior de acesso à videoclipes musicais e poderei fazer downloads destes? Inclusive os vídeos bloqueados em nosso país?

    1. olá, Julian! YouTube Premium é uma plataforma de streaming com integração ao YouTube Music e ao Youtube Original. Com ele você pode baixar videos do Youtube, não tem anúncios no meio dos videos, entre outros benefícios 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.