Vender pelo WhatsApp: 7 dicas práticas para converter mais

Atualizado há mais de 3 semanas

O WhatsApp é uma poderosa ferramenta de comunicação. Muitas pessoas já o utilizam para enviar vídeos para amigos ou parentes e mandar mensagens de áudio para colegas de trabalho. Mas você sabia que é possível fazer o seu negócio crescer ao vender pelo WhatsApp?

Em 2018, o aplicativo alcançou 1,5 bilhão de usuários e 60 bilhões de mensagens enviadas em um mesmo dia. Esses valores são expressivos e mostram que existem inúmeras oportunidades para atrair e educar o mercado.

Por isso, separamos algumas dicas fáceis para colocar em prática ainda hoje e melhorar o faturamento do seu negócio. Confira!

1. Esqueça os grupos

Os grupos do WhatsApp são amados por muitos e odiados por outros. Como você deseja atrair o maior número possível de clientes, é essencial deixar essa função de lado e mudar a sua estratégia de abordagem, já que as correntes e as famosas mensagens de bom dia podem mais atrapalhar do que ajudar.

Além disso, é complicado moderar grupos, e essa atividade consome muito tempo. Por mais que você delegue essa função para outra pessoa, os resultados não serão satisfatórios.

Nessas horas, as listas de transmissão permitem que você melhore o relacionamento com os clientes e envie mensagens personalizadas. Saiba também que os clientes recebem as mensagens individualmente, após adicionarem seu número na lista de contatos.

Dica Prática

Faça campanhas nas redes sociais para capturar os contatos de seguidores. Você pode, por exemplo, criar uma postagem anunciando que as pessoas que enviarem uma mensagem para o número de sua empresa terão algum benefício, como no exemplo abaixo:


“Entre em contato conosco no WhatsApp (31 XXXX - XXXX), envie o código promocional #eNotas e ganhe mais X meses na sua assinatura.”


Com isso, o consumidor mostra muito interesse em adquirir seus serviços, facilitando as etapas de conversão. 

2. Produza bons conteúdos

A produção de bons conteúdos é uma dica importante para qualquer estratégia, e não apenas para vender pelo WhatsApp.

De nada adianta ter um produto excelente se a abordagem e a linguagem utilizadas não são adequadas ao público. Portanto, é essencial produzir conteúdos relevantes, que agregam muito valor aos seus consumidores.

O mesmo cuidado que você tem com o seu blog deve estar presente em suas mensagens no WhatsApp. Faça uso de boas imagens, vídeos e até mesmo links para postagens nas suas redes sociais e sites.

E não se esqueça: os emojis humanizam a comunicação e ajudam a quebrar o gelo. Essas questões, quando usadas corretamente, otimizam o relacionamento com clientes e fomentam o aumento de vendas pelo Whatsapp.

3. Utilize o WhatsApp Web

Você sabia que o App está disponível em computadores? O Whatsapp Web é mais uma função que deve ser utilizada para otimizar a performance de vendas.

A partir dele, é possível se comunicar com os clientes sem o uso de um smartphone. Essa questão parece simples, mas o Whatsapp Web facilita o envio de documentos, imagens e outros conteúdos aos contatos, já que tudo acontece diretamente no computador.

4. Organize a sua lista de contatos

Esse assunto é tão importante que merece um tópico exclusivo. A sua lista de contato não pode ser criada e gerenciada de qualquer jeito. É fundamental separar os clientes por interesses, gostos, desejos e outras questões relevantes para o seu negócio.

Imagine um dono de academia. Ele faz o cadastro de novos clientes:

  • Paulo, que assinou o plano trimestral de musculação;
  • Joana, que assinou o plano mensal de hidroginástica;
  • Antônio, que assinou o plano anual de crossfit. 

Cada um desses consumidores têm características diferentes. Provavelmente, antônio pode se interessar mais por suplementos e dietas para ganho de massa muscular. Enquanto Paulo e Joana buscam melhor qualidade de vida.

É evidente que as mensagens, os conteúdos e as abordagens devem ser diferentes, certo? Ao segmentar seus contatos em categorias, é possível ter mais eficiência nas campanhas e vender mais e melhor pelo WhatsApp.

Caso você tenha vários contatos, leads e clientes, pode ser interessante investir em um CRM com WhatsApp. Essa ferramenta te ajuda a gerenciar todos os seus contatos e clientes em potencial que chegaram até o seu negócio através do WhatsApp.

5. Programe suas ações

Outro ponto essencial para vender pelo WhatsApp está relacionado à criação de um planejamento. O envio aleatório de mensagens não produz resultados positivos e, em alguns casos, é invasivo.

Desse modo, determine um cronograma para as suas campanhas e analise qual é a receptividade do mercado. Estabeleça o conteúdo enviado e a mensagem utilizada, sem se esquecer de programar datas adequadas também.  O planejamento deve gerar conexão com os clientes, aumentando o desejo de consumo de cada um deles.

Você não pode focar na venda. Enviar dezenas de mensagens com ofertas de produtos não é a opção ideal. Você precisa investir na atração, no engajamento e na conversão de clientes.

Suas primeiras mensagens devem ser direcionadas às dores de seus consumidores. Crie conteúdos que sugerem soluções e mostrem os benefícios de quem utiliza seu tipo de serviço.

Após isso, direcione seu discursos para os diferenciais de sua empresa e deixe que os clientes tomem a decisão de compra por conta própria.

Essa dica é valiosa para aumentar a performance do time de vendas não apenas no WhatsApp, mas em todos os meios de comunicação com o público.

6. Tenha um perfil empresarial

Pequenas e médias empresas devem usar o Whatsapp Business quanto antes. Ele é um aplicativo gratuito que tem funções extras para a rotina de trabalho de um empreendedor, como:

  • configuração de atalhos para respostas rápidas;
  • criação de mensagens personalizadas a serem enviadas automaticamente quando você estiver ausente;
  • adição de informações importantes sobre o negócio no perfil;
  • análise de métricas;
  • uso de etiquetas para segmentar contatos.

7. Aproveite o Status do Whatsapp

Assim como o Instagram Stories, o Status é uma ótima maneira de interagir com clientes. A funcionalidade facilita o compartilhamento de mensagens com todos os seus contatos. Com um simples toque na aba Status, seus clientes podem visualizar, responder e interagir com a sua postagem.

Lembre-se de que a duração do Status é de 24 horas. Aproveite para criar promoções, divulgar novos produtos, fazer enquetes ou responder às perguntas de seus contatos.

E, inclusive, ele já pode ser utilizado pelo Whatsapp Web. Desse modo, não há desculpas para não fazer um Status do Whatsapp criativo.

Hora de vender pelo Whatsapp!

Viu como é fácil vender pelo Whatsapp e fomentar o crescimento do seu negócio? Antes de tomar qualquer atitude, é fundamental criar uma estratégia focada na nutrição e conversão de leads em clientes.

Não se esqueça de sempre utilizar uma linguagem adequada e produzir conteúdos de qualidade. Além do mais, sempre escute os feedbacks que forem recebidos, proponha melhorias nas suas campanhas e automatize a comunicação no seu Whatsapp.

Agora, conheça as melhores ferramentas de automação de marketing para a sua empresa!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.