O ano começou e as expectativas para o mercado digital são promissoras. Com as novidades, ferramentas e possibilidades que surgiram nos últimos anos, o crescimento desse setor é iminente. Cada vez mais pessoas apostam nesse segmento e se tornam verdadeiras referências no mundo digital.
Nesse contexto, é possível apontar algumas tendências que podem ser destaque no mercado digital em 2023, e que você deve ficar de olho. Afinal, manter- se atualizado é essencial para garantir o sucesso, já que o mercado muda e se renova cada vez mais rápido.
Veja as tendências do mercado digital para 2023:
Consolidação da Creator Economy
A Creator Economy, ou economia dos criadores, veio para ficar. Basicamente, é o mercado relacionado a tudo que envolve a criação de conteúdo, desde os creators, ou seja, criadores de conteúdo, até outros players como marcas e patrocinadores. Esse setor cresceu consideravelmente com o boom das redes sociais e as possibilidades de desenvolvimento de mídia que esses canais proporcionam.
De acordo com a CBInsights, o mercado da Creator Economy saiu do do faturamento estimado de 600 mil dólares em 2012 para 143,8 milhões de dólares em 2020. E os números continuam a impressionar.
A criação de conteúdo se transformou em mais do que uma fonte de renda, e já é profissão para muitos creators. É o que mostra a pesquisa “Creators e Negócios”, feita pela agência Brunch e a consultoria YOUPIX. Segundo o estudo, para 34,6% dos creators, a criação de conteúdo é a principal fonte de renda, ou seja, vivem exclusivamente disso.
A atividade de criador de conteúdo passou a ser reconhecida como profissão pelo Ministério do Trabalho no começo de 2022. Segundo a pesquisa, 54,5% dos creators entrevistados já emitem nota fiscal sob essa nova definição.
Ainda segundo o estudo, a valorização do trabalho também está mudando, o número de criadores que cobram até R$ 500 pelo combo de conteúdo reduziu de 53,7% em 2021 para 28,9% em 2022. O preço médio pago por esse tipo de trabalho está subindo.
Responsabilidade social
Uma das tendências do mercado digital para 2023 é o crescimento da responsabilidade social. O público espera que seus criadores de conteúdo se engajem com ações de responsabilidade social e ambiental, evitando condutas que possam prejudicar o meio ambiente ou grupos sociais.
Muitos creators devem investir em ações de inclusão social, ou demonstrar apoio a esse movimento. Em relação ao meio ambiente, a tendência é ainda mais forte. De acordo com uma pesquisa feita pelas empresas Dentsu International e Microsoft Advertising, 91% das pessoas querem que as marcas mostrem que estão fazendo boas escolhas sobre o meio ambiente. Além disso, 59% dos consumidores pretendem boicotar marcas que não atuam contra as mudanças climáticas.
Portanto, podemos esperar maior transparência em relação às práticas sociais e éticas das marcas, além de um trabalho mais próximo de criadores de conteúdo com as marcas que se relacionam nesse sentido.
Nesse cenário, o ativismo também será um ponto de atenção. Segundo o The 2023 Instagram Report, no próximo ano a geração Z deve comprar mais na plataforma para apoiar causas ativistas em que eles acreditam.
Isso inclui também apoiar causas sociais. Segundo o relatório, três em cada quatro usuários do Instagram da Geração Z querem seguir um influenciador que tem uma deficiência. Provavelmente mais membros da próxima geração vão se engajar com criadores que defendem pessoas com deficiência intelectual ou física.
Triunfo do metaverso
O metaverso foi um dos assuntos mais comentados em 2022, e isso não deve mudar esse ano. Espera-se que cada vez mais pessoas estejam presentes no mundo digital da criadora do Facebook, estabelecendo um mercado expressivo. Um relatório da IAB aponta que esse mercado deve chegar a US$ 47.48 bilhões no final deste ano. Já até 2030, o crescimento deverá alcançar a marca de US$ 678.7 bilhões.
Uma pesquisa feita pela Meta com 30 mil consumidores de 12 países mostrou interesse crescente em experiências imersivas de compras, com o uso da realidade aumentada. O estudo identificou três grandes tendências para o consumo de produtos no metaverso:
Consumidores querem estar no metaverso
O metaverso não será somente um lugar para interação social, mas também uma forma inovadora de comprar. Assim, o público espera que mais lojas estejam presentes nesse ambiente, conforme revela o estudo: 76% preveem maior variedade de lojas no metaverso.
Além disso, 57% dizem que o metaverso vai melhorar a experiência de compra, oferecendo experiências mais completas. Nesse cenário, a realidade virtual surge como a grande aposta, permitindo a exploração de mais recursos do mundo virtual. Visto isso, 68% desejam ter uma experiência na realidade aumentada, replicando a compra em uma loja física.
A realidade aumentada é o caminho para o metaverso
A realidade aumentada, tecnologia que permite interligar elementos virtuais à nossa visão da realidade, será um dos grandes destaques dentro do metaverso. Os consumidores querem ter experiências com essa inovação. De acordo com o estudo, os consumidores pretendem usar a realidade aumentada para guiar suas experiências de compra. Veja:
- 70% querem se aprofundar em experiências interativas com uma marca;
- 70% têm interesse em usar a câmera do smartphone para experiências interativas;
- 69% se interessam em se comunicar online com um consultor da marca;
- 66% querem usar dispositivos em lojas físicas para experimentar produtos virtualmente;
- 50% acreditam que a realidade aumentada pode melhorar a experiência de compra ao diminuir a distância entre as lojas física e digital;
- 34% usam ou já usaram realidade aumentada durante uma compra.
Interesse pela versão digital de produtos físicos
A integração entre os mundos real e virtual fica cada vez mais presente. De acordo com o estudo da Meta, os consumidores têm interesse em explorar essa possibilidade, por meio do metaverso. 68% dos entrevistados acreditam que a disponibilização de produtos físicos junto a produtos virtuais é importante.
Além de ser uma experiência inovadora, é uma forma de construir uma relação forte com o público, online e offline. Dessa forma, 68% dos consumidores tendem a se tornar fiéis se a marca oferecer um produto digital como recompensa.
Foco em eventos e experiências
A pandemia impediu a realização de muitos eventos, ocasionando adiamentos e cancelamentos. Com o retorno das atividades presenciais com segurança, o público anseia por mais experiências no mundo real. Assim, uma das grandes tendências do mercado digital para 2023 é a participação de criadores de conteúdo em eventos, palestras e convenções.
Ainda de acordo com o relatório do Instagram, quase um terço dos usuários anseiam por experiências pessoais, como convenções para criadores de conteúdo e meet and greets com seus influenciadores favoritos.
Eventos que reúnam grandes nomes e players do mercado digital, como o Fire Festival, por exemplo, serão muito procurados.
A tendência é que o mercado digital se consolide ainda mais como um forte segmento da economia, fomentando o surgimento de novos criadores de conteúdo. Por isso, é importante ficar de olho nas novidades!
Aproveite e confira também nosso post sobre as principais tendências em criação de conteúdo e veja insights interessantes para fazer o seu planejamento de conteúdo para 2023.