5 dicas que todo criador de conteúdo precisa saber + ferramentas

Atualizado há mais de 3 semanas

A produção de conteúdo novo e atrativo pode ser um grande desafio, principalmente diante da grande concorrência e da velocidade com que as informações circulam na internet. Por isso, é muito importante que o criador de conteúdo esteja atualizado e saiba aproveitar boas oportunidades. 

Afinal, como ter novas ideias, administrar os conteúdos publicados e otimizar a produção dos materiais? Nesse post, você confere as dicas que todo criador de conteúdo precisa saber e sugestões de ferramentas para tornar esse processo ainda mais prático. 

1. Conheça seu público

Conhecer sua audiência pode parecer uma dica generalista e básica, mas é um fundamento do marketing digital que muitas pessoas esquecem. Por vezes, você pode produzir um conteúdo ótimo e acredita que ele vai bombar entre seu público. Porém, depois de publicado, o engajamento não foi tão bom. 

Ao fazer seu planejamento, lembre-se que você precisa pensar como a sua persona pensaria. Seu conteúdo pode ser ótimo, mas se ele não se relaciona com o que seu público espera e gosta, não vai alcançar o sucesso almejado. 

Por isso, uma boa dica é observar quais materiais, temas e formatos tiveram os melhores resultados, entendendo qual tipo de conteúdo gera mais engajamento. Você pode fazer uma pesquisa com sua audiência, usando até mesmo as redes sociais para interagir e perguntar qual tipo de conteúdo eles mais gostam e esperam ver no seu perfil.

2. Pesquise o que está em alta

Uma das formas mais práticas de ganhar mais visibilidade é apostar em trends e temas que estão viralizando. Quando um assunto está gerando engajamento, você pode produzir conteúdo relacionado a ele e aumentar as visualizações do seu material. 

Assim, é possível pesquisar quais assuntos estão sendo comentados na internet. O Google Trends, por exemplo, faz um compilado das principais buscas do momento. Observar as hashtags em destaque no Twitter também é uma boa opção para ver o que os internautas estão comentando. 

3. Monitore métricas

A análise de métricas deve fazer parte da sua estratégia de conteúdo. Entendendo o desempenho de suas publicações, você consegue compreender quais temas são mais interessantes para seu público, quais assuntos não geram tanto engajamento, quais formatos são mais vantajosos, e diversos outros insights valiosos para os seus próximos materiais. 

Por isso, é fundamental que o criador de conteúdo acompanhe as métricas, e entenda quando é necessário fazer modificações ou atualizações nos conteúdos. 

4. Reaproveite conteúdo

Sua rotina como criador de conteúdo é atarefada. Além de produzir novos materiais, é preciso analisar seu desempenho, atualizar sua estratégia e manter seus perfis ativos. Assim, poupar tempo é um ponto extremamente importante do seu trabalho. 

Uma forma de fazer isso é reaproveitando seu conteúdo! Vamos supor que você tenha um blog post super interessante sobre como aumentar as visualizações do seu canal no YouTube. O conteúdo é ótimo, gerou várias visualizações para o seu blog e teve bastante engajamento. Por que não transformá-lo em um carrossel no Instagram?

Dessa forma, você já tem as informações básicas para construir um post, de acordo com o material produzido no blog post. Basta adaptar o artigo para uma publicação no Instagram. Assim, você poupa tempo que gastaria pensando em um novo tema e produzindo um conteúdo do zero. 

5. Invista em SEO

Seus conteúdos são incríveis, mas não tem engajamento ou visualizações expressivas. Há um motivo para isso: seu material precisa ser encontrado pelas pessoas certas. Como criador de conteúdo, você sabe que as redes sociais e plataformas estão repletas de pessoas, conteúdos, materiais e possibilidades. 

Nesse cenário, seu conteúdo precisa se destacar dos demais. Para isso, você precisa garantir que ele seja facilmente encontrado e possa ser filtrado pelos motores de busca e algoritmos, que poderão entregar seu material às pessoas certas no momento certo. 

O SEO, ou Search Engine Optimization, é fundamental para que isso seja possível. Trata-se do conjunto de técnicas que ajudam o seu conteúdo a se posicionar melhor nas plataformas e ser exibido para o público certo. 

Ferramentas para criador de conteúdo

Bom, agora que você já conhece algumas dicas importantes para ter sucesso como criador de conteúdo, é hora de descobrir ferramentas que podem facilitar a sua rotina. Afinal, uma das grandes vantagens do mercado digital é poder contar com recursos que otimizam e simplificam processos. Veja:

  1. Quora

Pesquisar sobre assuntos e tendências é essencial para o criador de conteúdo. Mais do que isso, acompanhar o que as pessoas estão falando e descobrir suas opiniões também fornece insights interessantes para a sua produção de conteúdo. 

O Quora tem como objetivo o compartilhamento de informações. Com o funcionamento semelhante ao do Yahoo Respostas, a plataforma permite que os usuários façam perguntas sobre os mais variados temas, obtendo respostas dos próprios usuários. 

Assim, os internautas compartilham histórias, opiniões, casos reais e dúvidas. A ferramenta pode ser muito útil para compreender a opinião do público sobre um determinado assunto, analisar a percepção da audiência e obter informações. 

  1. TikTok Creative Center

O Tik Tok Creative Center é uma plataforma disponível para criadores de conteúdo do TikTok Business. Basicamente, a ferramenta oferece informações sobre as principais tendências do momento, indicando aos criadores os conteúdos que têm mais chances de se tornarem virais. 

Dados como as hashtags mais usadas, áudios populares, perfis em alta e até mesmo efeitos mais procurados são fornecidos na plataforma. Assim, o criador de conteúdo se mantém atualizado sobre as principais novidades do momento na rede social.

  1. Chat GPT

O Chat GPT se tornou um dos assuntos mais comentados na internet recentemente, já que muitas pessoas começaram a usar e testar a ferramenta. Basicamente, o Chat GPT é um recurso de inteligência artificial que simula uma conversa e padrões de linguagem humana. Assim, o criador de conteúdo pode inserir informações em uma caixa de texto e solicitar que o Chat GPT faça uma determinada tarefa. 

A ferramenta é capaz de produzir textos, fazer traduções e até mesmo análise de dados complexos. Por isso, o Chat GPT tem diversos usos na criação de conteúdo, como a tradução de materiais em uma linguagem mais próxima à humana, novas formas de escrever determinados trechos de textos e sugestões de títulos ou legendas. 

De uma forma geral, se manter atualizado e usar ferramentas práticas são grandes diferenciais para criadores de conteúdo que querem se destacar no mercado. Desta forma, é possível alcançar  a audiência e conquistar o público certo. 

Quer conhecer outra maneira de otimizar sua produção de conteúdo? Saiba o que é user generated content e como aplicá-lo na sua estratégia! 

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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