Aumente suas vendas: 4 ferramentas que todo empreendedor precisa conhecer

Atualizado há mais de 3 semanas

Objetivo maior de todo empreendedor, aumentar as vendas é algo crucial, de fato, para o sucesso de um negócio.

No fim das contas, desde o planejamento financeiro até a criação de uma nova funcionalidade para o produto, o objetivo indireto é aumentar as vendas.

Obviamente, há setores que possuem essa meta de maneira mais clara e direta. Assim como existem ferramentas próprias para fazer com que você aumente suas vendas.

Confira algumas dicas para escalar seu negócio digital, seja com sugestões de estratégia ou com ferramentas propícias a isso.

Dicas para aumentar as vendas em um negócio digital

Aumente suas vendas com algumas das estratégias de conversão mais bem sucedidas do mercado.

Esses planos passam por ter um planejamento bem ajustado e muita conversa entre marketing e vendas, sem esquecer de estender suas estratégias para depois da venda de fato.

Confira em detalhes.

Tenha um planejamento de crescimento

Por mais ferramentas de vendas que você use, é importante se preocupar com um planejamento de crescimento claro.

Sem ele, não há ferramenta que ajude.

O ideal é que esse planejamento seja feito todo início de ano, considerando os números do ano anterior.

Entenda o que possibilitou aqueles dados, desde os potenciais aos fatores negativos, que impediram um número melhor.

Considere nesse planejamento o seu quadro de funcionários, possíveis contratações e até mesmo as ferramentas que o time tem à disposição.

Realize treinamentos constantes

O marketing digital é muito dinâmico, assim como é o processo de conversão do comercial. Essas duas áreas, que estão mais perto de metas de vendas, precisam constantemente se atualizar e motivar.

Tenha treinamentos de vendas e até mesmo de processos que possam prosperar o seu time de marketing e o comercial.

Fortaleça tanto as hard skills como as soft skilss, ou seja, capacidade técnicas e as comportamentais.

Ou seja, tenha treinamentos de ferramentas para aumentar as vendas, de processos, de novos conceitos e também aqueles que possam ampliar e melhorar a resiliência, a colaboração, motivação e comunicação do time, por exemplo.

Estabeleça metas alcançáveis

Junto ao planejamento e ao treinamento, é importante que o time tenha metas. E metas acessíveis, por mais ambiciosas que elas possam ser.

Mais do que proporcionar o aumento de vendas da empresa, essas metas precisam refletir o momento do negócio e a capacidade do time.

Metas muito ambiciosas e fora desse contexto podem trazer desmotivação no time e também atrapalhar os planos de crescimento da empresa.

Por isso, metas irrealistas podem gerar gargalos tanto no relacionamento do time, como não refletir o momento da empresa, e comprometer completamente a saúde do negócio.

Alinhe expectativas entre o marketing e o comercial

Pelos mesmos motivos da última dica, é importante alinhar as expectativas entre marketing e comercial.

A relação entre os dois pode ser simplificada da seguinte forma: o marketing fornece o lead para o comercial fechar a venda.

Por isso, é preciso ter um ajuste muito fino entre os dois setores: não adianta ter um time de marketing que gera muito lead para um comercial com pouca capacidade de dar vazão à demanda.

O oposto é também importante: um comercial com uma capacidade de trabalhar esses leads, precisa de um time de marketing que gere essa demanda.

Portanto, as metas dos dois times precisam ser muito bem alinhadas e atender às duas necessidades.

Estenda a jornada de compra para depois de uma venda feita

Por fim, é importante entender que a jornada de compra do cliente não termina quando a venda acontece.

Depois de um cliente convertido, você pode oferecer novas funcionalidades ou outros produtos para ele.

A lógica é simples: um cliente já conquistado é mais propenso a comprar novamente. O esforço para essa conversão de expansão é menor do que conquistar um novo.

A fidelização de clientes é uma maneira de aumentar suas vendas com aquelas pessoas que já compraram com sua empresa, sem o mesmo esforço de captação de novos.

Por isso, é importante conhecê-los muito bem, ter um relacionamento próximo e ofertas especiais.

Leia mais: Gestão estratégica de vendas: como fazer seu ciclo comercial funcionar melhor?

Aumente suas vendas com ferramentas úteis

E para que sua estratégia de aumento de vendas aconteça, você precisa sim de um time capacitado, metas muito bem definidas e as melhores ferramentas!

E quais seriam elas?

Essas ferramentas passam por gerenciamento de leads, CRM e até mesmo softwares que pouparão seu tempo com processos que num primeiro momento são morosos, como a emissão de notas.

Confira algumas dicas. 

SMS Funnel

O SMS Funnel é uma ferramenta de captação de leads que utiliza de um canal ainda muito válido para o marketing: a mensagem de texto.

A ferramenta é usada especialmente para aplicação de up cell, que é uma das estratégias de fidelização de clientes.

Ou seja, o SMS Funnel utiliza a sua base de clientes para se comunicar com eles e criar um novo funil de vendas.

Com ele, você pode criar listas de comunicação em uma plataforma robusta e com retorno de investimento de pouco tempo.

Com o SMS Funnel você e sua empresa podem: aumentar o tráfego de seu site, realizar integrações com o sistema de CRM que utilizam, personalizar o funil de vendas, fazer disparos para sua base de maneira simples e otimizada.

RD Station

A RD Station consegue automatizar as estratégias do marketing digital. Em um dashboard poderoso, é possível ver quantos leads são captados, quantos viram oportunidades e até mesmo aqueles que convertem em vendas.

Ou seja, ela consegue dar um panorama completo de sua estratégia de marketing.

Além disso, ela dá a possibilidade de criar landing pages, disparar campanhas automatizadas, e até mesmo fazer análises de SEO em suas LPs.

Graças aos dados da RD Station, você consegue analisar toda a jornada de seus clientes da visita à conversão, podendo extrair insights poderosos de sua estratégia de aumento de vendas.

Pipeline

O Pipeline é uma ferramenta que permite organizar os leads trabalhados em sua estratégia de aumento de vendas.

Esse tratamento é de uma maneira já bem conhecida do marketing e do comercial: pelo funil. No início dele estão os leads captados e ainda não trabalhados pelo time de vendas, que se afunilam de acordo com a negociação.

O Pipeline possibilita que o time comercial tenha ideia de quantos clientes saem do funil, os motivos e, com isso, se aperfeiçoe nos argumentos de vendas.

eNotas

Que tal poupar seu tempo com emissão de notas para focar em seus negócios e conseguir aumentar as vendas?

A emissão de notas é um processo que se torna moroso quando feito uma por uma. Mas que precisa ser feito.

Além da obrigatoriedade da legislação, a nota é um direito do consumidor e não emitir pode ser uma prática criminosa e também estragar o seu relacionamento com o cliente final.

Não só emitir, como fazê-lo em tempo hábil e dentro do prazo.

Com tudo isso, o empreendedor pode levar um tempo precioso sendo que é possível fazer esse processo automaticamente.

A eNotas pode automatizar, emitir de forma instantânea e enviar para os clientes em tempo hábil e também automático.

Quer saber como? Conheça a eNotas!

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