Receita recorrente: o que é e vantagens de ter no seu negócio

Atualizado há mais de 1 semana
  • A receita recorrente é um modelo de negócio que conta com previsibilidade de entrada de renda

  • Suas entradas se devem a assinaturas ou planos de contratos, sejam eles anuais, semestrais, trimestrais ou mensais.

  • É um modelo de negócio muito usado por empresas SAAS.

Conheça melhor e como implementar a receita recorrente em seu negócio!

O que é receita recorrente?

A receita recorrente é um modelo de negócio que garante um fluxo constante de renda para uma empresa.

Nesse modelo, a geração de receita não é feita por há vendas pontuais, mas sim por assinaturas e planos que se renovam automaticamente ou não depois de um período, proporcionando uma previsibilidade financeira muito maior.

Esse é o tipo de modelo muito usado por empresas SAAS, aquelas que trabalham por acessos de serviços online, como streaming e softwares de gestão, por exemplo.

Ou seja, é uma boa maneira de ter uma receita constante e frequente, que tem seus desafios e precisa ser estudada e estruturada com muito cuidado.

Como funciona a receita recorrente?

Na receita recorrente, o pagamento é previsto. Isso ocorre basicamente por meio de plano de assinaturas de pagamento mensal.

Ou seja, ela funciona sem que haja uma campanha de vendas pontuais para manter a receita, mas sim de captação de novos clientes e de expansão de conta (upsell).

Esse modelo de negócio depende muito também da fidelização. Por mais que haja contratação, o cliente pode cancelar a assinatura ou até mesmo reduzir seu plano.

Por isso, é fundamental ter estratégias para fazer com que esses clientes fiquem na sua base ou façam um plano maior.

Como ter uma receita recorrente?

Existem diversas formas de gerar receita recorrente. Pode-se citar os streamings, os clubes de vantagens e serviços gerenciados.

O primeiro exemplo é bem comum, ocorre com a Netflix. Uma empresa oferece um serviço de streaming e mensalmente, uma quantia é automaticamente debitada da sua conta para manter sua assinatura ativa.

Mesmo com pagamento de valor por anuidade, por exemplo, a receita atende a previsibilidade que a empresa tem para o seu plano.

Nesse mesmo serviço de streaming, você pode cancelar a mensalidade (caso não pague pela anuidade) ou mudar para um plano menor, com anúncios, por exemplo.

Mas, você também pode contratar um pacote maior, em que pode dividir em mais telas com outras pessoas. Seria o upsell.

A outra forma de ter receita recorrente é com os clubes de assinaturas. Nesse caso, a venda é de produtos, enviados periodicamente para o cliente.

O pagamento pode ser mensal ou anual, também.

Já os serviços gerenciados são aqueles de consultoria, seja por mentoria, de suporte ou manutenções. Novamente, é feito um contrato e pagamento pode ser realizado por mensalidades.

Confira melhor: Pagamento recorrente: o que é, como usar e benefícios 

Quais são as vantagens da receita recorrente?

A receita recorrente oferece diversas vantagens para as empresas, o que a faz ser bem atraente para os negócios.

Confira em detalhes algumas das principais vantagens para você adotar na sua.

Previsibilidade

Como o próprio nome diz, a receita recorrente é baseada na recorrência do pagamento dos seus serviços ou produtos pelo cliente.

É por isso mesmo que ela permite planejar o futuro com mais segurança, pois a receita é mais estável.

Obviamente que para isso ser verdadeiro, você precisa ter estratégias de fidelização e upsells eficientes para que o número de cancelamentos ou mesmo de planos inferiores atrapalhem o crescimento.

Crescimento

Junto a previsibilidade, a receita recorrente faz com que você possa fazer projeções de crescimento, considerando as fidelizações de seus clientes.

Por isso mesmo, ela facilita o crescimento do negócio, pois a base de clientes tende a aumentar com o tempo.

É possível entender também que a estabilidade financeira de sua empresa seja melhor, garantindo não só receitas futuras, mas investimento para fazer com que suas estratégias sejam melhores e mais otimizadas para a conquista de novos clientes.

Maior valor do cliente

Clientes recorrentes tendem a gastar mais e gerar mais receita ao longo do tempo. Eles podem querer dar um upgrade em planos ou mesmo serem porta-vozes de sua marca.

Isso, mais uma vez, ajuda no fluxo de caixa, garantindo que a recorrência aconteça e você não tenha imprevistos por falta de demanda.

Fortalecimento do relacionamento com o cliente

Essa é uma vantagem especial na receita recorrente. Normalmente, as empresas que adotam esse modelo podem investir melhor no relacionamento com o cliente.

Empresas SAAS, por exemplo, podem entender quais são as principais funcionalidades que o seu cliente usa no software e aprimorar a experiência por meio de pesquisas de opinião.

Clubes de assinaturas podem fazer a mesma estratégia, oferecendo produtos que agradem mais o seu cliente.

Dessa forma, a relação com o cliente se torna mais próxima e duradoura, fazendo com que ele se sinta parte do processo do negócio.

Melhora na gestão financeira

A recorrência permite um melhor controle das finanças e otimização dos recursos, como o estoque.

É muito mais fácil também entender quando adquirir novos insumos ou aumentar a demanda de produtos.

Outro ponto importante é que a empresa pode produzir aquilo que necessariamente sairá para o cliente, em especial em modelos que trabalham com envios de produtos.

Tudo isso faz com que a gestão da empresa seja mais saudável e eficiente. 

Por tudo o que você leu, deu para perceber que a receita recorrente é uma estratégia fundamental para qualquer empresa que busca sustentabilidade e crescimento a longo prazo.

A sua implementação garante à empresa um fluxo de caixa mais estável, fortalece o relacionamento com seus clientes e aumenta a competitividade da sua empresa no mercado.

É claro que ele é cercado de desafios, mas que com um bom planejamento financeiro você pode superá-los. Como? Confira no link.

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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