TPV é a sigla para Total Payment Volume, ou Volume Total de Pagamentos em português. É um indicador financeiro que representa o valor total de todas as transações realizadas por uma empresa em um determinado período.
O indicador é um montante total de dinheiro que entrou no caixa da empresa pelas vendas, e analisá-lo pode ajudar na tomada de decisões estratégicas, como o planejamento de investimentos, a definição de metas de vendas e a avaliação do desempenho da equipe.
Confira em detalhes para entender melhor sobre o TPV.
O que é TPV?
O TPV é o Total Payment Volume de uma empresa. Ou melhor, o volume total de pagamentos que um empreendimento tem em um determinado período.
Trata-se de uma métrica fundamental para qualquer negócio que deseja acompanhar seu desempenho financeiro e tomar decisões estratégicas.
Por isso, a empresa e o empreendedor precisam entender como realizar o cálculo do TPV, para estarem melhor preparados para analisar os resultados e traçar planos.
Para que serve?
O TPV é uma métrica importante para todo empreendimento que lida com venda. Basicamente, ele:
- oferece uma visão clara e concisa do desempenho das vendas de uma empresa, permitindo identificar tendências de crescimento ou queda;
- identifica sazonalidades, o impacto de campanhas promocionais e o crescimento geral do negócio, quando comparado em diferentes períodos (mês a mês, ano a ano);
- é uma métrica fundamental para a tomada de decisões estratégicas, como o planejamento de investimentos, a definição de metas de vendas e a avaliação do desempenho da equipe.
O TPV precisa ser medido periodicamente para oferecer um histórico documentado de vendas. Assim, é possível entender a curva de receitas da empresa.
Como calcular o TPV?
O cálculo do TPV é bem simples: basta somar todas as vendas realizadas no período, independente do meio de pagamento.
Considere uma loja de acessórios esportivos que teve as seguintes vendas em um mês:
- Em Pix: R$ 500,00
- Em cartão de crédito e débito: R$ 800,00
- A vista: R$ 1.200,00
Para calcular o TPV desse mês, basta somar esses valores:
TPV = R$ 500,00 + R$ 800,00 + R$ 1.200,00 = R$ 2.500,00
O volume total de pagamentos mensal dessa loja é de R$ 2.500,00.
Normalmente, o TPV é calculado por sistemas de gestão de pagamentos, mas você ainda tem algumas possibilidades, como:
- Sistemas de gestão: a maioria dos sistemas de gestão empresarial (ERP) possui módulos de relatórios que calculam automaticamente o TPV.
- Plataformas de pagamento: plataformas como PagSeguro, Mercado Pago e outras oferecem relatórios detalhados com o TPV e outras métricas importantes.
- Planilhas eletrônicas: o volume total de pagamentos pode ser calculado manualmente em planilhas como Excel ou Google Sheets, ainda que não sejam automatizados e mais propensos a erros.
Nesse cálculo, sempre considere separar o TPV também por formas de pagamento, para entender qual o que gera mais receitas e, dessa forma, você poder trabalhar melhor esse meio.
Como analisar o TPV?
O TPV te dará informações preciosas sobre seu negócio. Para isso, é preciso analisá-lo sempre alinhado com outras métricas e com o período no qual é metrificado!
E são muitos os insights que se pode ter com uma análise de volume total de pagamentos.
Comparação temporal da evolução das metas
Ao fazer uma análise mês a mês, você conseguirá identificar sazonalidades, como picos de vendas em determinadas épocas do ano.
Já a comparação anual, ajuda a entender o crescimento ou queda das vendas ao longo do tempo, podendo ser identificada as causas em uma análise mais minuciosa.
Essa análise pode ser feita com comparação de períodos anteriores e a checagem de ações de marketing e vendas, se estão gerando os resultados esperados.
Comparação com outras metas
Ao se ter o TPV, é importante entendê-lo junto a outros KPIs, como as vendas, e se eles estão alinhados.
Outro fator que pode ser comparado com o TPV é o orçamento. Avalie se o volume total de pagamentos está dentro do que foi projetado para saber se ele é alto ou abaixo do esperado.
Algumas das métricas que podem ajudar a entender isso são:
- CAC;
- MRR;
- Taxa de Churn;
- Ticket Médio.
Analise o canal de venda
Se você tem vários canais de venda, é fundamental entender o TPV de cada um, justamente para investir no que tem mais retorno e melhorar aquele que estiver mais abaixo do esperado.
Por exemplo, se você tiver um ponto de vendas offline e um e-commerce, identifique qual deles gera mais vendas e aquele precisa de mais investimento.
Compare as diversas plataformas, o desempenho de cada uma e entenda qual precisa de mais atenção para melhorar o TPV.
Faça uma análise por produto ou serviço
Outra análise possível é entender qual produto, ou serviço, dá mais TPV. Identifique quais produtos geram mais receita e invista em sua promoção, se possível.
Naqueles produtos com baixa performance, analise o motivo e tome medidas para melhorar as vendas.
Identificação de tendências
Como você já notou, a análise mês a mês ajuda a entender tendências e sazonalidades de vendas.
Para aproveitar isso, investigue o que gera mais vendas a cada período, identificando oportunidades de promoções.
Caso haja estabilidade, busque novas formas de impulsionar o crescimento.
Lembre-se de que o TPV é apenas um dos muitos indicadores importantes para avaliar o desempenho de um negócio.
É fundamental analisar o volume total de pagamentos em conjunto com outras métricas para ter uma visão completa da saúde financeira da sua empresa.
Por isso, se quiser conhecer mais outras oportunidades para seu negócio, confira os melhores indicadores de vendas!