Ticket Médio: Descubra a importância desse indicador para as suas vendas

Atualizado há mais de 1 semana

O ticket médio é uma das maneiras de mensurar a performance de vendas de um negócio digital.

Trata-se de uma métrica que analisa o número de vendas e o número de clientes para achar uma média entre esses dois números.

Com isso, é possível saber se o seu negócio tem oferecido variedades de produtos e se uma venda tem potencial de crescer por cliente.

Confira melhor o que é o ticket médio, a importância de medi-lo e como fazer isso.

O que é Ticket Médio?

O Ticket Médio é um KPI de vendas que mostra qual o valor médio de consumo de cada cliente no seu estabelecimento.

Portanto, ele leva em consideração o faturamento de seu negócio por cliente que efetivamente compra.

 

Logo, é de supor que essa métrica é muito usada por empresas que possuem mais de um produto para venda.

Ou seja, é uma espécie de indicador que mostra o comportamento dos usuários com a marca, além de servir como um guia para entender a satisfação desses clientes com a empresa.

Desta forma, você poderá obter informações relevantes sobre o montante das suas vendas e o número de clientes que geraram esse resultado, por exemplo.

Neste cenário, dependendo do que você quer analisar em seu negócio, poderá ser usado um tipo diferente de ticket médio, que irá ajudá-lo a definir um planejamento estratégico de metas para que você consiga aumentar suas vendas.

Confira: NPS: O que é e como medir a satisfação do cliente

Qual a importância do Ticket Médio?

O ticket médio fornece ao empreendedor informações para entender o poder de compra de seus clientes.

Ele consegue dizer quanto um cliente compra em uma venda, o que dá dimensão de planejamento de faturamento do seu negócio.

Se o seu negócio tiver segmento de produtos, então é possível dizer qual dele mais dá faturamento por cliente, o que possibilita estipular novas estratégias para esse cartel de produtos, por exemplo.

Como calcular o Ticket Médio de vendas?

Existem duas formas de acompanhar o ticket médio:

  • com base no número de vendas;
  • com base no número de clientes.

Calcular o ticket médio de vendas com base no número de vendas

Para entender como calcular o ticket médio com base no número de vendas, siga o exemplo:

As vendas totais (VT) de uma empresa em um semestre foram de R$ 10.000,00, e nesse mesmo período, o número de clientes (C) para esse montante foi de 123.

Já o número de vendas realizadas (V) foram 227.

Com esses dados, para calcular o ticket médio de vendas com base no número de vendas, você deve dividir o Volume Total de Vendas pelo Número de Vendas Realizadas.

A fórmula pode ser representada desta forma, veja:

TMv = VT / V

TMv = 10.000 / 225

TMv = R$ 44,44

Portanto, cada venda gerou – em média – para a empresa, o valor de R$ 44,44 durante o período.

Esse resultado pode gerar uma série de análise, além de ser capaz de servir como um norte para a elaboração de novas estratégias.

Calcular o Ticket Médio de vendas com base no número de clientes

Esse modo de calcular o ticket médio ajuda a definir quais são seus clientes-chave, que geralmente são aqueles que se encontram entre os 20% com maior faturamento.

É muito comum comparar esse cálculo de ticket médio por clientes com o de número de vendas, para entender quais são os perfis de clientes que mais geram receita ao negócio.

Seguindo o exemplo situacional anterior, vamos aos cálculos:

A fórmula usada para isso é a seguinte:

TMc = VT / C

TMc = 10.000 / 123

TMc = R$ 81,30

Esse resultado significa que cada cliente dessa empresa comprou – em média – no período analisado, um valor de R$ 81,30.

Como analisar o ticket médio?

O ticket médio é uma métrica que ajuda a entender o potencial de faturamento de um negócio.

Ela, isoladamente, pode dizer algumas coisas sobre a saúde da empresa, mas se analisada com outras métricas, ela dará insights preciosos.  

O ideal é manter um controle de visão geral:  acerca da lucratividade, da margem de contribuição, da rentabilidade e de outros indicadores.

O ticket médio é influenciado também por certas características de sua venda, como a de clientes novos ou recorrentes.

Clientes fidelizados tendem a comprar com mais facilidade por já conhecerem um negócio, diferente dos novos, que ainda precisam sentir confiança no produto e se relacionar melhor com a marca.

Outro ponto de atenção na análise do ticket médio é a sazonalidade da análise. Em comparação, é preciso ter dois períodos de duração iguais. Dessa forma, será possível entender o comportamento dos clientes de acordo com a época do ano.

É importante, também, tomar cuidado ao se fazer análises comparadas ao mercado. Pegar dados de empresas de porte e nichos diferentes pode passar uma ideia errada de que a sua estratégia é boa ou ruim.

Por isso, se possível, compare dados de concorrência ou parceiros com as mesmas características de seu negócio.

Como aumentar o ticket médio?

Aumentar o ticket médio de um negócio é ter a possibilidade de maior faturamento. Por isso, é importante ter isso em mente, considerando, é claro, as especificidades da empresa.  

Confira algumas boas práticas para colocar em prática no seu empreendimento para conseguir aumentar ainda mais as suas vendas e, consequentemente, seu ticket médio. 

Antes, você pode também ler esse artigo sobre como aumentar a venda de produtos: 7 dicas para pequenas empresas [com baixo investimento]

Procure o público mais qualificado

O público qualificado são pessoas que realmente se aproximam de seu cliente ideal. E, é com base nesse tipo de público que você deve focar os seus esforços de marketing e vendas.

Uma boa prática nesse sentido é praticar o Inbound Marketing.

Dessa forma, inicia-se um relacionamento mais próximo entre a empresa e os clientes ideais, que acabam por confiar mais na marca e, naturalmente, tendem a comprar mais a cada novo pedido, aumentando, assim, o seu ticket médio.

Crie combos de produtos

Nada melhor do que oferecer combos promocionais de produtos, descontos na compra de um determinado mix de itens para aumentar o ticket médio!

Quando você cria grupos de produtos com um desconto interessante, o cliente se sente atraído e acaba aproveitando aquela oportunidade.

Com isso, o valor do carrinho de compras aumenta e a pessoa ainda passa a conhecer novos itens da marca.

Isso acontece mesmo quando o cliente não tinha o interesse inicial de realizar a compra de mais de um item, porém, ao visualizar o desconto, ele acaba associando aquilo a uma oportunidade e realiza a compra.

Analise a possibilidade de disponibilizar frete grátis

O frete grátis é um benefício que, sem dúvida, é um requisito que pesa na balança e atrai a atenção do público.

Quando esse benefício está atrelado a um valor específico, tipo: “ Frete Grátis a partir de R$ 200,00”. Em muitos casos, o cliente irá comprar mais só para obter essa vantagem do que ficar pagando pelo envio.

Dentro desse cenário, uma boa dica é que você conheça os valores cobrados para o transporte de produtos e procure negociar melhores condições, com os transportadores ou com os responsáveis pela entrega.

Crie uma estratégia de fidelização de clientes

Vender para clientes é uma das melhores formas de aumentar o ticket médio. Eles já conhecem sua marca e possivelmente estão propensos a comprar novamente.

Possivelmente por que, sem uma boa comunicação e propostas de relacionamento com esses já clientes, a fidelização não é tão simples.

Por isso, crie uma base segmentada de pessoas que já adquiriram seu produto e, depois disso, ofereça ofertas, descontos e vantagens para ela poder comprar novamente.

Não se esqueça de um bom atendimento e considere as avaliações de seus clientes para poder melhorar seus produtos e serviços.

Foque em estratégias naqueles clientes com maior ticket médio

Depois de aprender a calcular o ticket médio por cliente, você pode estudar o perfil de pessoas que mais compram seu negócio e pensar em uma estratégia para ampliar essa base.

Confira quais são as preferências desse público e crie campanhas de divulgação que busque aumentar esses clientes em seu negócio.

Você pode fazer isso, por exemplo, com campanhas de Ads, por exemplo.

Aproveite as datas comemorativas para aumentar o ticket médio

Aproveite datas como a Black Friday, Dias dos Pais, das Mães e dos namorados para criar ofertas que atraiam seu público.

Essas datas as pessoas têm mais propensão a comprar e você pode oferecer promoções para que elas tenham mais opções de compras.

Você pôde ficar por dentro sobre como funciona o Ticket Médio e como ele pode impactar a sua empresa.

Confira também o nosso post sobre os riscos de vender sem nota fiscal e veja como essa prática pode prejudicar o seu negócio. 

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

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