indicadores-de-vendas
NEGÓCIOS

Indicadores de vendas: descubra como utilizar

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso post e descubra como utilizar os indicadores de vendas, essas métricas que são fundamentais para você melhorar o desempenho da sua empresa!

Muitos fatores ajudam a aumentar as vendas de uma empresa. O cenário atual do mercado e a gestão de equipe são dois exemplos, mas não os únicos. 

Para que o seu negócio tenha um crescimento saudável e que tenha em mente todos os desafios para isso, é preciso métricas: os indicadores de venda. 

Essas métricas servem para observar como está o desempenho do negócio e que ajudam a entender como a empresa está entendendo o seu momento para agir de maneira estratégica a alavancar as vendas. 

Elas podem mostrar onde estão os possíveis desacertos e as potencialidades do negócio. 

Para entender um pouco mais desse tema, siga a leitura!

O que são indicadores de vendas?

indicadores de vendas

Para saber se seu negócio está de fato avançando, é preciso acompanhar alguns números para medir essa evolução. 

Os indicadores de venda são nada menos do que instrumentos para entender esse desenvolvimento do negócio. 

Também chamado de KPI Key Performance Indicator, ou indicador chave de performance —, ele de fato mede o desempenho da empresa. 

Em outras palavras, podemos dizer que são os resultados de vendas e das estratégias que você aplica na organização.

Eles ajudam a entender como o trabalho tem sido realizado, se uma equipe pode performar melhor e se é preciso investir em algo para impulsionar os negócios. 

Resumidamente, são números que analisam os resultados da empresa.  

Qual a importância dos indicadores de vendas?

Os indicadores de venda ajudam a controlar uma estratégia da empresa e a apontar novos caminhos para o crescimento. 

Por mais que pareça importante ter todos os números bem controlados, é necessário ter aqueles indicadores certos para os momentos certos. 

Isso significa que mais do que acompanhar todos os indicadores, é fundamental saber qual olhar para vislumbrar novas possibilidades e ajustes necessários. 

E isso vai de empresa para empresa. 

Quais são os principais indicadores de vendas?

Bom, se cada empresa define quais são os indicadores mais importantes para si, dependendo do seu mercado, público e de sua equipe, nada melhor do que indicar quais são os principais e você poder entender como cada uma pode te ajudar, certo?

Então, veja quais os principais indicadores de vendas e descubra por que cada um é importante. Acompanhe:

Ticket médio

Um dos indicadores mais conhecidos por lojistas, principalmente, mas não está apenas relacionado a eles. O ticket médio é umas métricas pilares da receita de uma empresa e não à toa, já que ele ajuda a entender o comportamento do cliente junto a marca que consome. 

Além de estar totalmente atrelado a receita do negócio, o ticket médio demonstra o gasto médio por venda durante um determinado período. 

O cálculo é simples: divida o faturamento de um período pela quantidade de vendas, também no mesmo período. 

Geração de leads

Leads são os potenciais clientes. Ou seja, aquelas pessoas que se interessam pelo seu negócio e que estão propensas a comprar.

Esse é um daqueles indicadores de venda que demonstram como está a sua estratégia de marketing digital, principalmente, já que ele mede a quantidade de dados captados ao longo da jornada de vendas. 

A geração de leads é, portanto, um número consolidado ao longo de sua estratégia de marketing de pessoas que assinaram newsletter, de quantidade de eBooks baixados, inscrições em eventos...

O dado é fundamental justamente para medir a quantas anda a sua estratégia de marketing e quantos potenciais clientes você possui. 

Taxa de conversão

A taxa de conversão por sua vez é aquela que mede justamente o que deixou de ser um lead para se tornar um cliente de fato. 

Contudo, o cálculo não é simplesmente o número de pessoas que comprou com você. É o resultado da divisão de números de pedido por números de quantidades geradas pela sua estratégia de marketing. 

Ela é uma taxa em percentual, ou seja, pega o resultado dessa divisão e multiplica-se por 100. 

Esse dado é imprescindível para entender a qualidade das estratégias de marketing. Por isso mesmo é um dos indicadores de vendas mais importantes para uma empresa.

kit planejamento de marketing
Kit Planejamento de Marketing

Eleve sua estratégia a outro nível. Acesse agora mesmo o kit Planejamento de Marketing gratuito!

Com esse material você vai poder fazer:

  • O orçamento de Marketing com a previsão de gastos;
  • O controle financeiro para acompanhar o faturamento e os custos mês a mês; 
  • O planejamento de conteúdo com calendário para marcar as datas essenciais ao seu negócio;
  • O planejamento de Marketing para organizar e acompanhar os impactos de cada ação e canal escolhidos.

Custo por Aquisição (CAC)

O CAC é a soma dos valores que você investiu para transformar um lead em um cliente. 

Por isso mesmo, ele leva em conta todo o seu investimento, incluindo campanhas de marketing, os gastos de venda e divide pelo número de clientes prospectados no mesmo intervalo de tempo.

Sua importância é nítida, já que ele mostra exatamente quanto você está gastando para ter um cliente. Se o número for maior do que o ticket médio, significa que algo está errado.

Ciclo de venda

Esse dado aponta quanto tempo uma pessoa leva para realizar uma compra desde o primeiro contato com sua marca. 

Em poucas palavras, ele indica se a sua estratégia de marketing é objetiva.

Por isso mesmo, sua análise é fundamental para saber se o cliente demora muito a realizar uma compra em sua empresa. E, se for muito lento essa velocidade, é preciso desenvolver ações que possam contornar essa lentidão.

Aqui, você descobre o ciclo de venda por meio de monitoramentos, comparações de metas e ações tomadas ao longo de um período. 

Ou seja, esse dado nada mais é do que um compilado de análises de outras KPIs ao longo de sua estratégia de vendas. 

Um jeito de saber o ciclo de vendas é acompanhar um prospect ao longo da sua jornada de compras. Identificado a fase, você pode fazer uma estimativa do prazo de fechamento de venda, tendo em vista as demais fases que ele pode passar ao longo da jornada. 

Número de negócios fechados

Por fim, um número que por si só é importante, mas, aliados a outros KPIs que você conheceu por aqui, torna-se um dos mais importantes indicadores de vendas.

Ele é nada mais nada menos que o número de vendas fechadas em um determinado período. É claro que isso já diz muito, mas se analisado junto ao ticket médio, pode, por exemplo, mostrar a sua lucratividade por negócio feito. 

Além de mostrar, por exemplo, o desempenho de vendas de uma equipe, aquelas que trabalham mais o lead etc. 

Todos esses dados trabalhados unicamente já podem dizer muito do desempenho de sua empresa.

Mas, se analisados em conjunto e de acordo com cada estratégia, você poderá conhecer melhor o desempenho de sua marca e pode indicar novos caminhos para atingir as metas que você espera ter. 

Saber portanto quais são os melhores indicadores de venda para sua empresa é saber como fazer um diagnóstico preciso de sua performance. 

E, principalmente, saber como aumentar as suas vendas.

Se o seu negócio é um ERP, então confira essas 13 dicas para aumentar suas vendas! Aliado ao que você viu sobre indicadores aqui neste texto, você terá belos insights para seu negócio!

Vivencie a melhor experiência da galáxia em automação fiscal!

Conheça o eNotas

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.