Indicadores de vendas: principais e como acompanhar

Atualizado há mais de 1 semana

Os indicadores de venda ajudam a mensurar o sucesso de sua empresa ou de uma estratégia em específico.

São muitos os fatores que ajudam a aumentar as vendas de uma empresa. O cenário atual do mercado e a gestão de equipe são dois exemplos, mas não os únicos.

Para que o seu negócio tenha um crescimento saudável e  tenha em mente todos os desafios para isso, é preciso contar com os indicadores de venda.

Essas métricas servem para observar como está o desempenho do negócio e que ajudam a entender como a empresa está entendendo o seu momento para agir de maneira estratégica a alavancar as vendas.

Elas podem mostrar onde estão os possíveis desacertos e as potencialidades do negócio.

Quer saber quais indicadores acompanhar no seu negócio? Continue por aqui.

O que são indicadores de vendas?

Os indicadores de venda são métricas que ajudam a entender o desempenho das estratégias de aquisição de clientes de uma empresa. Em outras palavras, são instrumentos para entender esse desenvolvimento do negócio.

Também chamado de Key Performance Indicator (KPI)  ou indicador chave de performance ele de fato mede o desempenho da empresa.

Pode-se dizer que são os resultados de vendas e das estratégias que você aplica na organização.

Eles ajudam a entender como o trabalho tem sido realizado, se uma equipe pode performar melhor e se é preciso investir em algo para impulsionar os negócios.

Resumidamente, são números que analisam os resultados da empresa. 

Qual a importância dos indicadores de vendas?

Os indicadores de venda ajudam a controlar a estratégia da empresa e a apontar novos caminhos para o crescimento.

Por mais que pareça importante ter todos os números bem controlados, é necessário ter aqueles indicadores certos para os momentos certos.

Isso significa que mais do que acompanhar todos os indicadores, é fundamental saber qual olhar para vislumbrar novas possibilidades e ajustes necessários.

E isso vai de empresa para empresa, que precisa analisar mercado, concorrência, público-alvo, equipe de vendas e, claro, orçamento.

Quais são os principais indicadores de vendas?

Se cada empresa define quais são os indicadores mais importantes para si, dependendo do seu mercado, público e de sua equipe, nada melhor do que indicar quais são os principais e você poder entender como cada uma pode te ajudar, certo?

Então, veja quais os principais indicadores de vendas e descubra por que cada um é importante. Acompanhe:

1. Ticket médio

O ticket médio é umas métricas pilares da receita de uma empresa e não à toa, já que ele ajuda a entender o comportamento do cliente junto a marca que consome.

Além de estar totalmente atrelado a receita do negócio, o ticket médio demonstra o gasto médio por venda durante um determinado período.

O cálculo é simples: divida o faturamento de um período pela quantidade de vendas, também no mesmo período.

Como melhorar um ticket-médio?

Normalmente, o ticket médio pode melhorar quando há combos e promoções quando os produtos são comprados juntos.

Um time bem treinado, sabendo ofertar e oferecer vantagens sobre um determinado produto também ajuda.

Por isso, treine e com recorrência, ofereça ofertas para produtos comprados juntos para que o ticket médio possa subir em sua empresa.

2. ROI

O ROI é a sigla para return on investment ou retorno sobre investimento. Ela metrifica o resultado de uma estratégia e o quanto foi investido para isso.

Se você investiu R$ 10.000 para uma estratégia e o retorno foi de R$ 18.000, significa que seu ROI é de 80%.

Ele ajuda a entender se seu investimento é bem feito ou se precisa de algum ajuste. Fundamental para dimensionar também a saúde financeira da empresa e se os investimentos dão retorno.

Como melhorar o ROI

Apesar de ser bem fácil de ser medido, o aumento de ROI é um desafio para empresas de todos os portes.

Um time de venda automatizado é um bom caminho para se ter um ROI melhorado. Investir em ferramentas de fluxo de vendas, como CRMs e ERPs de vendas e automação.

3. Retenção de clientes

A retenção de clientes é a métrica que verifica aqueles que permanecem em sua base por mais tempo, ou seja, possuem uma recorrência de compras. 

Essa métrica ganha importância quando se considera o dado trazido pela B&C – Bain & Company – mostrando que uma retenção de 5% de cliente pode aumentar o lucro de 5% a 95%.

A retenção é medida pelo total de clientes menos os novos em um mesmo período. O valor é dividido pelo número de clientes no começo do período e multiplicado por 100.

Como melhorar a retenção de clientes

A retenção de clientes é melhorada a partir do momento em que você conhece melhor o seu público que já fechou uma venda.

A fidelização é o melhor caminho para isso, com uma estratégia de reengajamento daqueles que já converteram, com ofertas e campanhas específicas – e porque não exclusivas – para quem já foi cliente.

4. Geração de leads

Leads são os potenciais clientes. Ou seja, aquelas pessoas que se interessam pelo seu negócio e que estão propensas a comprar.

Esse é um daqueles indicadores de venda que demonstram como está a sua estratégia de marketing digital, principalmente, já que ele mede a quantidade de dados captados ao longo da jornada de vendas.

A geração de leads é, portanto, um número consolidado ao longo de sua estratégia de marketing de pessoas que assinaram newsletter, de quantidade de eBooks baixados, inscrições em eventos...

O dado é fundamental justamente para medir a quantas anda a sua estratégia de marketing e quantos potenciais clientes você possui.

Como melhorar a geração de leads?

Por ser uma métrica casada com o marketing, as estratégias para aumentar a geração de leads são muitas. Fazer testes A/B, ampliar os canais de aquisição e a qualificação das ofertas e CTAs para um visitante do site ou de um blog podem ser bons caminhos.

5. Taxa de conversão

A taxa de conversão por sua vez é aquela que mede justamente o que deixou de ser um lead para se tornar um cliente de fato.

Contudo, o cálculo não é simplesmente o número de pessoas que comprou com você. É o resultado da divisão de números de pedido por números de quantidades geradas pela sua estratégia de marketing.

Ela é uma taxa em percentual, ou seja, pega o resultado dessa divisão e multiplica-se por 100.

Esse dado é imprescindível para entender a qualidade das estratégias de marketing. Por isso mesmo é um dos indicadores de vendas mais importantes para uma empresa.

Como melhorar a taxa de conversão

Mais uma vez, algumas estratégias de inbound marketing podem ser bem-vindas aqui. O ideal é apostar em campanhas cada vez mais segmentadas para o seu público. Adotar o Lead Scoring pode ser uma boa medida para converter aqueles leads que mostram muito interesse para o seu conteúdo.

Confira também: 7 estratégias para potencializar as conversões do seu e-commerce 

6. Custo por Aquisição de Cliente (CAC)

O CAC é a soma dos valores que você investiu para transformar um lead em um cliente.

Por isso mesmo, ele leva em conta todo o seu investimento, incluindo campanhas de marketing, os gastos de venda e divide pelo número de clientes prospectados no mesmo intervalo de tempo.

Sua importância é nítida, já que ele mostra exatamente quanto você está gastando para ter um cliente. Se o número for maior do que o ticket médio, significa que algo está errado.

Como melhorar o CAC?

O CAC pode ser melhorado por um conjunto de outras estratégias, como a retenção de clientes.

Outra estratégia que melhora o CAC é a segmentação do público e a automatização de seus processos.

7. Lifetime value

Esse dado aponta quanto tempo uma pessoa leva para realizar uma compra desde o primeiro contato com sua marca.

Em poucas palavras, ele indica se a sua estratégia de marketing é objetiva.

Por isso mesmo, sua análise é fundamental para saber se o cliente demora muito a realizar uma compra em sua empresa. E, se for muito lento essa velocidade, é preciso desenvolver ações que possam contornar essa lentidão.

Aqui, você descobre o ciclo de venda por meio de monitoramentos, comparações de metas e ações tomadas ao longo de um período.

Ou seja, esse dado nada mais é do que um compilado de análises de outras KPIs ao longo de sua estratégia de vendas.

Um jeito de saber o ciclo de vendas é acompanhar um prospect ao longo da sua jornada de compras. Identificado a fase, você pode fazer uma estimativa do prazo de fechamento de venda, tendo em vista as demais fases que ele pode passar ao longo da jornada.

Como melhorar o LTV de sua empresa?

As estratégias para melhorar o LTV passam muito próxima ao de retenção, já que são métricas bem correlatas.

Comece pelo atendimento dos clientes, desde os principais canais de comunicação como suporte. Ofereça ofertas exclusivas e sempre pense no remarketing com clientes que já fecharam uma venda com sua empresa.

8. Número de negócios fechados

Por fim, um número que por si só é importante, mas, aliados a outros KPIs que você conheceu por aqui, torna-se um dos mais importantes indicadores de vendas.

Ele é nada mais que o número de vendas fechadas em um determinado período. É claro que isso já diz muito, mas se analisado junto ao ticket médio, pode, por exemplo, mostrar a sua lucratividade por negócio feito.

Além de mostrar, por exemplo, o desempenho de vendas de uma equipe, aquelas que trabalham mais o lead etc.

Todos esses dados trabalhados unicamente já podem dizer muito do desempenho de sua empresa.

Mas, se analisados em conjunto e de acordo com cada estratégia, você poderá conhecer melhor o desempenho de sua marca e pode indicar novos caminhos para atingir as metas que você espera ter.

Saber, portanto, quais são os melhores indicadores de venda para sua empresa é saber como fazer um diagnóstico preciso de sua performance. E, principalmente, saber como aumentar as suas vendas.

Para garantir um bom resultado de vendas, sua estratégia precisa estar alinhada a uma divulgação eficiente!

Por isso, confira as melhores dicas para fazer anúncios que convertem!

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Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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