No marketing digital, existem diversas estratégias que auxiliam empresas de todos os portes a ganharem mais notoriedade e se destacarem no mercado.
A combinação de algumas é o que garante que elas alcancem o maior número de pessoas e possam se desenvolver da melhor forma possível, expandindo sua atuação e a cartela de clientes, o que, por consequência, aumenta a lucratividade.
A estratégia de conteúdo tem ganhado cada vez mais adeptos e, graças ao baixo investimento financeiro, é uma oportunidade de pequenos empresários também começarem a educar o mercado e transformar a realidade do negócio.
Que tal conhecer mais sobre a estratégia, entender seus benefícios e aprender a colocar em prática? Acompanhe conosco até o final!
O que é uma estratégia de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa à atração e educação do público por meio da produção de materiais relevantes e consultivos sobre o seu mercado, as dores do seu cliente e como seu produto pode ser uma boa solução.
Essa estratégia busca a solução dos problemas da persona e a geração de valor para a sua empresa, fazendo com que o seu potencial cliente receba informações relevantes exatamente no momento em que ele precisa, considerando toda a jornada de compra.
Ao contrário da mídia tradicional, que trabalha com anúncios e outras estratégias que interferem na experiência do usuário em sites e redes sociais, o marketing de conteúdo objetiva a atração de cada vez mais consumidores de forma orgânica.
Nesse sentido, os clientes chegarão até você por meio dos conteúdos educativos que melhorarão seu rankeamento nos mecanismos de busca.
Quais são os tipos de conteúdo desenvolvidos?
Em uma estratégia de conteúdo e de SEO, existem várias opções de materiais a serem desenvolvidos, sejam eles simples, sejam complexos.
Os conteúdos simples são os blog posts, que, normalmente, são oferecidos gratuitamente para os usuários, sem a necessidade de cadastros.
Já os mais complexos, o que chamamos de conteúdos ou materiais ricos, exigem a criação de uma landing page de captura de informações, em que o usuário oferece informações relevantes para o seu negócio — como nome, email, telefone, cidade — em troca do acesso ao material.
Os materiais ricos costumam ser mais completos e robustos, para valer a atenção e a confiança do prospect na hora de preencher os dados na landing page.
Blog posts
São os mais tradicionais. São artigos de blog, como este, em que são trabalhadas as palavras-chave estratégicas e um conteúdo rico para rankeamento e educação do mercado.
E-books
São considerados conteúdos ricos, para os quais é possível criar uma landing page e trocar algumas informações do usuário (como nome e email) pelo conteúdo. Nessa estratégia, você começa a gerar os leads, que poderão se transformar em oportunidades de negócio no futuro.
Webinars
Também considerados materiais ricos, os webinars são em formato de vídeo, como se fossem palestras ou videoaulas. Nessa opção, também é possível usá-los como moeda de troca, conquistando informações relevantes sobre o seu possível cliente em troca da participação no webinar.
Planilhas
Entre os materiais ricos, as planilhas têm se destacado bastante. Por serem muito usuais, os prospects acabam baixando planilhas de organização, planejamento, controle e outras modalidades. Também usadas como ferramentas de troca, possibilitam solicitar informações em uma landing page.
Quais são os benefícios de uma estratégia de conteúdo para a sua empresa?
A estratégia de conteúdo traz diversos benefícios para as empresas, antes, durante e no pós-venda.
Se os conteúdos forem bem estruturados e trabalhados nas diversas etapas da jornada de compra, é possível ter um relacionamento diferenciado com o seu cliente, além de aumentar os resultados da sua empresa de forma orgânica.
Melhora o rankeamento da sua empresa
Um dos benefícios mais marcantes da estratégia de conteúdo é a possibilidade de melhorar o rankeamento da sua empresa nos resultados de pesquisa do Google.
Ao buscar por uma palavra-chave específica, o usuário encontra diversos sites que respondem à aquela pergunta. Sendo assim, com um bom rankeamento, é possível que o seu site se posicione entre os principais resultados, atraindo mais cliques e, possivelmente, mais conversões orgânicas.
Aumenta o alcance da sua marca
Como explicado no tópico anterior, junto ao rankeamento, melhora também a posição em que a sua página se encontra nos resultados de pesquisa no Google.
Dessa forma, além de aumentar as conversões orgânicas, é possível ampliar o alcance da sua marca, uma vez que, a partir de agora, cada vez mais pessoas conseguirão entrar em contato com o seu material.
Com isso, aumentam as oportunidades de negócio e as chances de expandir ainda mais a sua cartela de clientes.
Educa o seu público-alvo
Um conteúdo bem-feito é capaz de educar o público-alvo, deixando-o cada vez mais preparado para o momento de compra.
Dessa forma, quando os usuários encontram os seus conteúdos, que devem ser educativos e consultivos, eles passam a entender quais são suas reais necessidades e que tipo de produto ou serviço é mais relevante para solucionar esse problema.
Desse modo, os lead chegam preparados para o momento de compra, o que também evita grandes objeções.
Torna sua empresa uma referência de mercado
Com conteúdos de qualidade bem rankeados, é inevitável que a sua empresa se torne uma referência.
Isso acontece porque os seus possíveis clientes e outros profissionais do mercado vão enxergar a sua empresa como uma fonte relevante de informação, transformando a forma com que você é percebido.
Gera uma relação de confiança com os consumidores
Por se tornar uma referência de mercado e uma excelente fonte de informação, é mais fácil gerar uma relação de confiança com os seus clientes e prospects.
Essa relação pode ser mantida por meio de uma boa estratégia de comunicação, inclusive, no pós-venda, em que é possível fidelizar clientes com a oferta de conteúdos complementares que podem melhorar ainda mais a satisfação dos seus clientes.
Como montar uma estratégia de conteúdo?
Para desfrutar de todos os benefícios citados anteriormente, é preciso criar uma boa estratégia de conteúdo. Para isso, seguir alguns passos simples é fundamental.
Antes de começar a produzir materiais para o seu blog, siga as dicas que separamos a seguir, para garantir uma produção direcionada e muito mais certeira.
Criação de personas
A criação da persona é fundamental em uma estratégia de conteúdo.
Nessa primeira tarefa, é hora de desenhar o seu público ideal, criando personas com características específicas, que permitam entender os hábitos de consumo e as principais objeções de compra dessas pessoas.
Para fazer isso com precisão, analise a sua base de clientes e identifique quais são os perfis mais comuns dentro da sua empresa. Levante informações como: preferências, necessidades, principais dificuldades, objeções de compra e como a sua empresa pode ajudar a resolver as dores dessas pessoas.
Análise da jornada do cliente
Outro passo importante é entender a jornada do cliente. Ela é composta por 4 etapas, em que é possível educar o mercado e guiar o seu cliente desde o momento da descoberta até o momento da compra propriamente dita.
aprendizado e descoberta: a primeira fase é aquela em que o usuário descobre que tem um problema e/ou necessidade que precisa ser solucionada;
consideração da solução: na segunda etapa, o usuário que descobriu recentemente que tem uma necessidade começa a pesquisar por possíveis soluções para essas demandas;
decisão de compra: é a hora de analisar quais são as empresas que têm as soluções escolhidas para solucionar suas necessidades;
ação: a quarta e última etapa é o momento da compra propriamente dita, na qual você pode enfrentar algumas objeções, e precisa estar preparado para lidar com cada uma delas.
Criação de um planejamento de pautas
Para fazer um bom planejamento de pautas, é preciso realizar uma pesquisa de palavras-chave. Nessa pesquisa, você vai descobrir quais são os termos de busca mais utilizados pelo seu público e com quais dessas palavras-chave precisa trabalhar para conquistar boas posições e um maior número de cliques.
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo, por sua vez, passa pela decisão dos formatos: que tipo de conteúdo será produzido?
Para o bom posicionamento das páginas os blog posts são fundamentais. Junto a eles, podem ser produzidos materiais ricos, que funcionarão como moedas de troca para conquistar leads.
Promoção de conteúdo
A promoção de conteúdo é fundamental para aumentar o alcance e a interação no primeiro momento. A divulgação dos seus materiais pode acontecer por meio das redes sociais, newsletters e até anúncios em mídia paga, como o Instagram Ads.
O ideal, nesse momento, é descobrir em quais canais seus clientes estão e garantir que os seus conteúdos sejam divulgados também nessas plataformas.
Rotina de otimização de conteúdos
A otimização de conteúdos é fundamental. Para fazê-la, é preciso analisar quais são os conteúdos com o maior potencial de rankeamento e identificar a razão de não estarem nas melhores posições.
Analise os posts que estão nas primeiras posições e descubra como você pode enriquecer seu conteúdo.
O link building é uma outra estratégia que ajuda na otimização desses materiais. Essa ação consiste na conquista de links relevantes de outras empresas indicando o seu site, o que ajuda o Google a identificar ainda mais a relevância das suas páginas.
Análise de resultados
A análise de resultados é um ponto fundamental. Com o Google Analytics, uma ferramenta gratuita, é possível identificar quais são as páginas do seu site e blog que têm maior número de acessos, de onde esses acessos estão vindo e quais são as palavras-chave mais utilizadas.
A estratégia de conteúdo é, portanto, uma excelente maneira de educar o seu mercado, aumentar a relevância do seu negócio e garantir posições vantajosas nos mecanismos de busca.
Esses resultados ajudam a aumentar os números orgânicos da sua empresa, influenciando positivamente a lucratividade e o sucesso do seu negócio.
Seguindo o passo a passo que foi explicado nos tópicos anteriores, é possível criar um planejamento de conteúdo eficiente para que a sua empresa comece a conquistar espaço no mercado digital.
Quer aprender mais sobre conteúdo e como criar os melhores blog posts para a sua empresa? Então, veja agora como fazer um blog post que rankeia, encanta a converte!
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