Como anunciar no Instagram Ads? O passo a passo completo

Atualizado há mais de 3 semanas

Anunciar no Instagram Ads pode ser uma maneira extremamente eficaz de conseguir audiência e relevância para a sua marca. A rede social é uma das mais queridinhas do Brasil com 35 milhões de usuários ativos por mês.

Ouça abaixo o post a seguir e otimize a sua gestão de tempo!

Por isso, muitas empresas têm visto essa mídia como uma grande oportunidade de negócio. E não é à toa. Atualmente, o país é o segundo maior mercado do aplicativo no mundo, atrás somente dos Estados Unidos.

Então, hoje o nosso objetivo é fazer você construir um anúncio de sucesso no Instagram. Confira o passo a passo e saiba como conseguir mais visibilidade nesta rede!

Por que anunciar no Instagram Ads?

Segundo dados do próprio Instagram, a mídia social só cresce. Em 2020, o Instagram divulgou que já são 1 bilhão de usuário ativos por mês! 

Portanto, é difícil encontrar pessoas que não tenham contas nesse app.

E tem mais: hoje tem se tornado cada vez mais raro localizar empresas e startups que também não estejam presentes nessa mídia.

Assim, para quem deseja vender pelo Instagram, essa é a rede social do momento. De acordo com o Hootsuite, cerca de 30% dos usuários afirmam adquirir produtos e serviços através dos anúncios feitos por lá.

Além disso, o Instagram busca revolucionar o mercado e apresentar novas funcionalidades constantemente. Isso faz com que os usuários se engajem ainda mais e queiram compartilhar seus momentos com maior frequência.

E o que isso quer dizer? Que ninguém que ficar de fora do Insta, não é mesmo? Não fique!

O que é um anúncio do Instagram Ads?

Os anúncios do Instagram são feitos por qualquer tipo de negócio. Mas, se você ainda não sabe o que é e como eles aparecem na rede, veja estes exemplos:

Qual é o passo a passo completo para anunciar no Instagram Ads?


Não é tão simples anunciar no Instagram, principalmente em virtude das constantes atualizações na plataforma. Por isso, é importante ficar atento às novidades para que a sua campanha tenha o melhor alcance possível e, consequentemente, gere mais vendas.

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Aqui, vamos apresentar o passo a passo mais atualizado que temos hoje, ok? 

1. Crie uma conta no Facebook Business Manager

A primeira etapa é criar uma conta no Facebook Business Manager, ou, em português, Gerenciador de Negócios. Você já deve ter visto que também é possível criar anúncios sem esse recurso, porém, com ele, você pode gerenciar diversas contas, páginas, aplicativos e usuários.

Clique em “criar conta” e forneça as informações necessárias.

2. Associe a sua página ao Gerenciador de Negócios

O próximo passo é adicionar a sua página ao Gerenciador de Negócios. Para isso, clique no menu superior à esquerda “Gerenciador de Negócios” e vá em “Configurações do Gerenciador de Negócios”. Depois clique em “Páginas” e adicione a Fanpage da sua empresa.

3. Configure a sua conta do Instagram

Agora é hora de configurar a sua conta do Instagram para que você possa criar os anúncios. Por isso, vá novamente em “Configurações do Gerenciador de Negócios” e clique em “Contas do Instagram”.

Depois disso, adicione a sua conta com seu usuário e senha.

4. Acesse o Gerenciador de Anúncios

Para começar a criar um anúncio, você deve acessar o “Gerenciador de Anúncios”. Aí você tem duas opções:

  • Clicar no menu “Gerenciador de Negócios” e ir em “Gerenciador de Anúncios”.
  • Ir no seu perfil do Facebook, clicar na setinha e ir em “Criar anúncios”, conforme imagem abaixo.

5. Comece a criar o seu anúncio

Imagino que você esteja ansioso por esse momento, não é mesmo? Então, mãos à obra! Agora é a hora de começar a configurar a sua campanha.

Assim que você entrar no Gerenciador de Anúncios, será necessário escolher o objetivo de marketing que deve ser baseado no seu conteúdo, na persona e nos resultados que almeja alcançar. 

Existem diversas possibilidades:

  • Reconhecimento de marca
  • Divulgação nas imediações
  • Alcance
  • Tráfego
  • Envolvimento
  • Instalações do aplicativo
  • Visualizações do vídeo
  • Geração de cadastros
  • Conversões
  • Vendas do catálogo de produtos
  • Visitas ao estabelecimento

Após o foco ser definido, você deverá criar um nome para a campanha e clicar em “Criar conta de anúncios”.

6. Insira a moeda e fuso horário

A próxima ação é inserir a moeda e fuso horário, de acordo com a necessidade do seu negócio. Vá em “Continuar”.

Caso seja necessário, você pode mudar a moeda também.

Veja as etapas para mudar a moeda preferida no Facebook:

  1. entre nas configurações da conta no Gerenciador de Anúncios;
  2. Clique em "alterar moeda"
  3. Escolha nova moeda e fuso-horário que você deseja. 

Saiba que, ao tomar essa atitude, você cria uma nova conta de anúncios também. A partir disso, a conta anterior poderá ser acessada no menu "Conta" e estará encerrada. 

Tenha em mente que é possível fazer esse procedimento a cada 60 dias, desde que:

  • você não tenha anúncios pendentes;
  • a sua conta esteja liquidada;
  • você não tenha mudado a moeda duas vezes nos últimos 28 dias.

7. Crie o seu público

Essa é uma das etapas mais importantes na criação de um anúncio. É necessário saber exatamente para quem o post será direcionado, pois a plataforma oferece inúmeras possibilidades. Lembre-se da sua persona, do seu objetivo de marketing e dos resultados que deseja alcançar.


Inicialmente, é preciso selecionar a localização do público. Ao clicar em “Todos nesta localização”, você tem como manter essa opção ou ainda escolher:

  • Pessoas que moram neste local;
  • Pessoas neste local recentemente;
  • Pessoas visitando este local. 

Você pode escolher países, cidades e até ruas. É interessante ressaltar que é possível também excluir algumas localizações. Essa funcionalidade é estratégica caso você não queira que o seu anúncio chegue de maneira alguma a outras regiões.

Por exemplo, é possível “incluir” Minas Gerais e “excluir” São Paulo e Rio de Janeiro.

A próxima etapa é determinar a idade, gênero e idioma. Em seguida, aparece o “Direcionamento Detalhado” que é extremamente importante.

Ali, você vai estabelecer os dados demográficos, interesses ou comportamento do seu público. Assim, o anúncio será otimizado e irá atingir quem realmente você precisa.

Perceba que no canto direito aparecem diversas informações sobre o seu público e o alcance potencial. Quanto mais específico, melhor.

Em “Conexões”, é possível definir direcionamentos ainda mais detalhados, baseando-se nas páginas do Facebook que possui as seguintes opções:

  • Pessoas que curtem a sua página;
  • Amigos das pessoas que curtem a sua página;
  • Excluir pessoas que curtem a sua página, 

Ou nos apps:

  • Pessoas que usam o seu app;
  • Excluir as pessoas que usam o seu app;

Ou relacionado aos seus eventos:

  • Pessoas que responderam ao seu evento;
  • Excluir pessoas que já responderam ao seu evento. 

Ainda é possível fazer uma combinação avançada, no qual você determina para quem especificamente a sua divulgação aparecerá.

E lembre-se: salve esse público para utilizá-lo em outras campanhas.

8. Selecione a rede social do anúncio

Para que o seu anúncio seja veiculado somente no Instagram, é necessário definir isso em “Posicionamentos”. Caso você tenha interesse em manter o Facebook também, você pode selecionar “Posicionamentos automáticos”.

Mas, como o nosso foco aqui é o Instagram Ads, vamos escolher apenas ele em “Editar posicionamentos”. Aí, você resolve se aparecerá em todos os dispositivos ou somente em mobile ou desktop.

9. Destaque seu conteúdo nas Stories/Histórias do Instagram

Agora é a hora da grande novidade! Recentemente, o Instagram divulgou uma nova funcionalidade de anúncio. Quando o objetivo de marketing é “Alcance” você consegue promover no feed de notícias ou até mesmo nas Stories/Histórias, acredita? E pode ser vídeo ou imagem. 

Mas, lembre-se, isso é permitido apenas quando o foco é “Alcance”. Bem interessante, não é mesmo? Confira na imagem acima em que momento realizar a ação. 

Se você ainda não sabe como essa aplicação se apresenta, veja os exemplos abaixo. Eles foram produzidos em formato de vídeo, mas colocamos aqui para que você entenda melhor como se aplicam.

Dica extra: inserção de links no Instagram Stories

Os links no Stories eram liberados apenas para perfis verificados, aqueles com selo azul. Porém, aos poucos, o Instagram ads está liberando esta funcionalidade também para as contas comuns. Essa pode ser uma estratégia interessante para promover o seu conteúdo.  

Porém, pelo menos inicialmente, a função é acessada apenas para perfis da conta Business, aparentemente. Veja aqui como migrar a sua. 

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10. Determine o seu orçamento

Compreenda o seu orçamento de marketing e veja quanto é possível gastar. Você deve optar por diário ou vitalício (valor total gasto na veiculação do anúncio). Depois você define a programação da campanha.

Quando você clicar em “mostrar opções avançadas” terá que levar em consideração alguns critérios de grande relevância. Nesse caso, como criamos o anúncio com o objetivo “Alcance”, algumas funcionalidades se referem somente a esse foco.

Mas para qualquer objetivo, você deve determinar se o valor do lance será automático ou manual. Também é possível escolher se a cobrança será feita por Impressão ou CPC (custo por clique). Essa opção não aparece no “Alcance”, mas em outros objetivos ela consta, como em“Tráfego”. 

Aí você faz a programação: veicular anúncios o tempo todo ou veicular de acordo com um programação.

Por fim, defina o tipo de veiculação. No nosso exemplo, temos apenas a “Padrão”, mas em outros objetivos é possível encontrar a “Acelerada”.

11. Escolha o formato do seu anúncio

Aqui é importante destacar que você pode iniciar um anúncio totalmente do zero ou impulsionar algum conteúdo existente.

Como já explicamos, no “Alcance”, é possível escolher patrocinar no Feed ou Stories. Se você selecionou Feed do Instagram, os formatos disponíveis são:

Já se você preferiu veicular o seu anúncio no Stories, então é possível escolher entre uma imagem única ou um vídeo único, que deve ter no máximo 15 segundos.

Em seguida, você precisa adicionar a sua página do Facebook e a conta do Instagram para que o anúncio seja divulgado. Além disso, você determina o texto e adiciona a URL, caso necessário.

Ao clicar em opções avançadas, você ainda pode criar um pixel para rastreamento, otimização e remarketing.

12. Coloque o anúncio para rodar

Agora que você já configurou todos os pontos necessários, é hora de fazer o pedido do anúncio, ou seja, colocá-lo para rodar mesmo.

Se você ainda não tiver configurado a forma de pagamento, esse será o momento. Coloque o seu CPF e o endereço.

Então, selecione a forma de pagamento: cartão de crédito, Paypal ou boleto bancário. Clique em “Continuar”.

Mas, se você quiser configurar a forma de pagamento antes de criar o anúncio, basta acessar o Gerenciador de Negócios, ir em “Configurações” e clicar em “Faturamento e formas de pagamento”.

13. Acompanhe o desenvolvimento do seu anúncio

Pronto! O seu anúncio foi criado! Para acompanhar o desenvolvimento dele vá em “Gerenciador de Anúncios”. Lá você consegue analisar o alcance, o custo por clique, quanto já foi gasto e vários outros detalhes.

Vale a pena analisar com cuidado. Afinal, você não quer perder dinheiro, não é mesmo? Se for necessário, pare o anúncio, crie outro e altere o que for preciso.

14. Crie anúncios diretamente do Instagram Ads

Se você não quiser ou não precisar impulsionar um anúncio pelo Gerenciador de Anúncios como explicamos acima, você pode criar o seu anúncio diretamente pelo Instagram. Porém, sua conta precisa ser Business. Para saber como migrar, acesse aqui. 

Depois disso é só clicar em "Promote" ou "Promover" conforme a imagem abaixo e seguir as instruções. É bem fácil e intuitivo. 

Anunciar no Instagram

Quais são as melhores dicas para criar um anúncio infalível no Instagram?

Após acompanhar o nosso passo a passo de como anunciar no Instagram, é hora de conferir algumas dicas para que você tenha muito sucesso. Continue lendo!

1. Utilize imagens de qualidade

O Instagram é uma rede social focada totalmente no visual. Portanto, nada de postar imagens ou vídeos sem qualidade. Foque em conteúdo que chame a atenção e gere impacto no usuário. Veja alguns exemplos:

2. Cuidado com a linguagem

Segundo dados de 2020, 18 a 34 anos são a faixa etária mais ativa no Instagram e 71% dos usuários da rede estão sob a idade de 35 anos. Portanto, fique atento a linguagem utilizado com o público nessa rede, pois grande parte dele é jovem. Planeje uma comunicação mais leve, atrativa e inovadora. E evite criar textos muito longos que muitas vezes não são lidos.

Você pode contar com uma ferramenta que mostre exatamente os melhores critérios e formatos para anúncios, conferindo exatamente como ele ficará.

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3. Aposte nas hashtags

Criado pelo Twitter, as #hashtags chegaram no Instagram com força total. Por isso, aposte nelas ao produzir o seu conteúdo, já que assim uma lista é criada com todos os usuários que postaram determinados termos.

Essa é uma alternativa estratégica para adotar assuntos que estão nos trending topics, o que fará com que outras pessoas descubram a sua foto e, consequentemente, o seu perfil. Portanto, o alcance da sua marca será maior.

Hora de anunciar!

Com conteúdo de qualidade e com fotos marcantes, é possível gerar engajamento e aumentar a taxa de conversão do seu negócio criando anúncios no Instagram.

Mas, lembre-se: a rede ainda é bastante pessoal, por isso não exagere nas postagens. Tente estar presente na vida do usuário de forma natural e agradável.

E aí, gostou do nosso post? Então, conte pra gente as suas experiências ao anunciar no Instagram! Deixe o seu comentário e continue com a gente por aqui. 

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Criei o anúncio no Instagram e efetuei o pagamento normalmente, porém já fazem dois dias e até agora não ativou. Poderiam me ajudar?

    1. Larissa, geralmente o anúncio é ativado um pouco depois de ser criado. Você chegou a receber uma notificação avisando que o anúncio foi aprovado? Senão, acesse o seu Gerenciador de Anúncios e verifique o status do anúncio, lá você pode ter alguma informação. Ou senão, entre no anúncio criado e veja se o Facebook está apontando algum erro, pode ser que isso não deixe o seu anúncio rodar. Espero que tenha ajudado! Abraços!

      1. Karine, estou querendo promover fotos da minha loja de roupa no gerenciador de negocio, só que escolhi a forma de boleto, sera que posso msm assim efetua o pagamento em forma de boleto já que não pode mudar de opção?

  2. Excelente Karine! Acredito que o melhor caminho para impactar pessoas na rede atualmente, em qualquer setor de negócio seja a associação do Facebook com o Instagram, essa fusão traz resultados muito bons. Já para quem atua na internet, é indispensável ter um blog que produza informação de qualidade e traga mais tráfego para o negócio, interligando com as redes sociais, é claro.

    1. Thalia, tudo bem? Na hora de criar o seu anúncio, você viu se a postagem estava patrocinada na visualização? Se sim, ela deu certo, pois não tem como você pagar por um anúncio e não aparecer que ele está patrocinado.

  3. Boa noite! Como eu faço para promover minha foto para divulgar aqui no Rio e aparecer para as demais pessoas daqui do rio e ter um bom resultado?

  4. Olá,

    Quero criar meu anúncio diretamente no instagram, mas não consigo alterar a moeda.
    No gerenciador de anúncios ela já está em Real, mas quando começo a criar o anúncio diretamente no instagram não consigo alterar.
    Pode me ajudar? Obrigada.

  5. Não consigo fazer o patrocínio da minha foto pelo instagram. Faço todos os passos e quando chega na última etapa, a última aba fica em branco, não carrega. O que eu faço??

  6. Criei um anúncio para 30 dia mas me arrependi e apaguei, será cobrado muta? Irão cobra o volor total? Depois promovi outra postagem por dois dias será cobrado a mais?

    1. Ei Lucas! Tudo bem?

      Como a plataforma é self-service, você só irá pagar o que consumir, ou seja, só pagará pelos cliques recebidos nos anúncios enquanto eles estavam ativos. Fique tranquilo, pois não será cobrada multa, o valor a ser pago será exatamente o que está sendo mostrado na sua conta de anúncios 🙂

  7. Excelente artigo! Mas é possível “sugerir” o envio de anúncios SOMENTE para os seguidores (e curtidores) do perfil de meus concorrentes no Instagram? Obrigado!

  8. Oi Gabriel, td bom? pode me tirar uma dúvida por gentileza? Eu quero anunciar aqui no Brasil pelo face ADS meu serviço nos Estados Unidos( exterior). Neste caso, o valor do anúncio feito aqui é em Real mesmo? ou pelo público estar fora, vão cobrar pela moeda de lá?
    ex. vou anunciar 200 reais de anuncio por 10 dias…vão converter em dólar ou este valor terá validade normal em real?

  9. Oooi tudo bem?
    Já não sei a mais quem recorrer! Meu boleto para anunciar no Instagram já está pago, porém na hora de promover não tem essa opção pra escolher, embora mostre que tenho 120 reais de crédito para usar, mas na hora de escolher não tem essa opção! O que faço?

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