Aplicativos de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços e como usar

Atualizado há mais de 3 semanas

Toda pessoa que vende ou presta serviço pela internet (ou não) deve saber que a emissão de nota fiscal é obrigatória, salvo algumas poucas exceções. Por isso, um aplicativo de nota fiscal eletrônica não só é uma necessidade, mas também uma maneira de tornar essa obrigação em algo mais simples.

A nota fiscal já foi um documento físico, mas atualmente é um comprovante eletrônico. Pode-se dizer que a emissão manual já não é mais uma realidade, mas gerar a NFe ainda é algo trabalhoso.

Mas, você tem uma saída. E é sobre isso que lerá neste artigo. Confira.  

Quem precisa emitir NFS-e? 

Toda pessoa jurídica precisa emitir nota quando vende um produto ou presta serviço.

No Brasil, a Lei nº 8.846, de 21 de janeiro de 1994 estabelece que é necessário emitir nota fiscal. Ela dispõe sobre a emissão de documentos fiscais e o arbitramento da receita mínima para efeitos tributários.

O artigo 1º da lei diz que:

“A emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias, prestação de serviços ou operações de alienação de bens móveis, deverá ser efetuada, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação.”

Portanto, todas as empresas, exceto os Microempreendedores Individuais (MEIs), estão obrigadas a emitir notas fiscais para as operações de venda de produtos ou serviços.

É preciso dizer sobre essa exceção dos MEIS na hora de emitir a nota. Isso ocorre em apenas um caso: quando a venda ou a prestação de serviços ocorre para uma pessoa física.

Os MEIs que prestam serviços para outras empresas estão obrigados a emitir notas fiscais, bem como prevê a lei 8.846/94.

Especificamente, a nota fiscal eletrônica começou a circular em 2010. Em um primeiro momento, apenas para certos tipos de atividades, principalmente aquelas que incidem ICMS.

Com o tempo, ela foi se popularizando e ampliada para outras atividades, até ser a única forma de emissão de notas.

Isso de deve ao fato de:

  • Reduzir custos: A NF-e elimina a necessidade de impressão e armazenamento de notas fiscais em papel, reduzindo os custos das empresas.

  • Aumentar eficiência: A NF-e facilita o controle das operações comerciais, o que aumenta a eficiência das empresas.

  • Melhorar a segurança: A NF-e é um documento eletrônico com assinatura digital, o que aumenta a sua segurança das transações comerciais.

Formas de emitir NFS-e

Se antes, uma empresa precisava recorrer a blocos de papel e uma caneta para emitir uma nota fiscal, atualmente o processo é um pouco mais eficiente.

Tudo acontece online, seja por portais da prefeitura ou do Governo Estadual e Federal, seja por aplicativos de nota fiscal eletrônica.

Plataformas da prefeitura, do Estado e do Governo Federal

Talvez essa seja a forma de emitir notas fiscais mais popular. Trata-se de uma área no site da prefeitura ou das Secretarias de Fazenda (estadual e federal) destinada à geração de notas fiscais eletrônicas.

Essas plataformas são destinadas a todos os empreendedores que, para poder emitir a nota fiscal, antes, devem:

  • Realizar cadastro na prefeitura da cidade onde é sediado: especialmente aqueles que prestam serviço e incidirão impostos municipais, como o ISS;

  • Obter um certificado digital: é ele quem garantirá a lisura da transação;

  • Possuir Cadastro de Contribuintes Mobiliários, especialmente os MEIs e pessoas físicas que queiram gerar nota fiscal.

Feito esses passos, o empreendedor pode acessar o portal de seu município ou do estado para gerar a nota fiscal.

O preenchimento é feito virtualmente e são imprescindíveis campos como:

  • Razão social e CNPJ da empresa emitente;

  • Razão social e CPF ou CNPJ do destinatário;

  • Descrição dos produtos ou serviços vendidos;

  • Quantidade vendida;

  • Valor da venda;

  • Data e hora da venda.

É preciso dizer que desde o dia 1 de setembro de 2023, os MEIs têm sua emissão padronizada. Isso significa que, antes, todos precisavam gerar a nota via site da prefeitura de onde eram sediados.

Ou seja, eram diferentes modelos de nota fiscal pelo país, já que cada cidade poderia fazer a sua.

Agora, a emissão é feita pelo Site do Governo Federal de forma padronizada a todos os MEIs do país.

eNotas

Talvez você esteja convencido de que a emissão de notas, de maneira virtual, é mais eficiente do que antes. E não estaria errado.

Mas pense se você possui muitas notas para emitir. Ainda que de maneira virtual, a emissão é algo que leva tempo. Multiplique o tempo gasto em uma por um número maior de vendas.

Sem falar da indisponibilidade que recorrentemente ocorrem nesses sites. E existem inúmeros motivos para isso e é impossível saber quando acontece (geralmente, quando você mais precisa).

Agora, talvez você esteja menos convencido que a emissão de notas pelos sites da prefeitura ou dos Governos federal e estadual sejam tão eficientes assim.

Para tudo isso, existe uma saída, que é a automatização que aplicativos de emissão de notas fiscais eletrônicas possibilitam, como a eNotas.

Com um software como a eNotas, você consegue automatizar todo esse processo e ainda não precisa se preocupar com a indisponibilidade das plataformas da prefeitura ou do estado.

Isso porque a eNotas possui integração com todas as prefeituras e, mesmo com a indisponibilidade no momento da emissão, a plataforma garante a emissão assim que possível.

Para emitir a nota fiscal pela eNotas, você precisa fazer o cadastro de seus clientes e depois, a automação é feita cada vez que for mandar a nota para essa pessoa ou empresa.

Tudo muito fácil e simples. 

Vantagens de ter um app de emissão de NFS-e

Com o pouco de explicação sobre a eNotas, já dá para notar algumas vantagens que a um app de emissão de notas possui.

Mas existe uma série de benefícios.

Agilidade

Os apps de emissão de NFS-e permitem que os prestadores de serviços emitam notas fiscais de forma rápida e fácil, mesmo de forma offline.

Isso porque, depois de cadastrado um cliente, você só precisa informar qual é, junto com o valor e a descrição do produto, que o resto quem faz é o sistema de emissão.

Não ache que é só isso: a eNotas ainda envia a nota fiscal para o seu cliente assim que feita a emissão.

Algo especialmente prático para empresas que possuem mensalidades, por exemplo.

Conveniência

Os apps de emissão de NFS-e podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer hora, por meio de dispositivos móveis.

Isso pode ser uma característica especial para pessoas autônomas e que precisam emitir notas em diferentes horários e locais, por exemplo.

Segurança

Graças a tecnologia da assinatura e certificado digital, todas as notas fiscais geradas pela eNotas são seguras e legais.

Sem falar ainda da segurança que um software lhe dá em garantir que suas obrigações fiscais são feitas em dia.

Aumento das vendas

Os apps de emissão de NFS-e podem ajudar os prestadores de serviços a aumentar as vendas, tornando o processo de emissão de notas fiscais mais fácil e conveniente para os clientes.

Dessa forma, é possível ter mais tempo para pensar no processo de conversão de sua empresa.

Melhoria do atendimento ao cliente

Os apps de emissão de notas fiscais auxiliam os prestadores de serviços a melhorar o atendimento ao cliente, fornecendo as notas fiscais eletrônicas de forma rápida, fácil e automatizada.

Lembrando que a nota fiscal não é só um dever da empresa que presta o serviço ou faz uma venda, mas sim um direito do consumidor.

Redução de erros

Softwares como a eNotas reduzem os erros na emissão de notas fiscais, automatizando o processo e fornecendo orientações passo a passo.

Esses erros reduziram muito com a emissão online, mas elas ainda existem e podem ser, sim, um grande empecilho, mesmo virtualmente.

Se você está certo que um aplicativo de nota fiscal eletrônica de serviço é uma boa saída para sua empresa, então conheça agora mesmo a eNotas.

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.