Como emitir nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e)?

A nota fiscal eletrônica surgiu para diminuir as burocracias e modernizar os processos tributários. Existem diversos tipos, mas, se você é prestador de serviços, é fundamental que saiba como emitir nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e).

O objetivo dela é facilitar a sua vida ao permitir que tudo seja feito pela internet. Portanto, aquela grande quantidade de papel fica de lado. 

Porém, quando falamos em impostos, contabilidade e legalização, é comum que empreendedores tenham muitas dúvidas, afinal, esse tema ainda é bem complexo.

Nesse sentido, a principal vantagem é que você não precisa ficar refém de sistemas instáveis e problemas nas prefeituras. O mercado já oferece alternativas para tornar a emissão de NFS-e mais simples e fácil.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe o post de hoje!

Como funciona a emissão de NFS-e? 

A nota fiscal de serviço (NFS-e) deve ser emitida no site da prefeitura em que o serviço foi prestado. O principal desafio é que os órgãos municipais não possuem um padrão de emissão, podendo exigir certificado digital, login e senha e muito mais.

Apesar da maioria das cidades já ter aderido ao modelo eletrônico, ainda não são todas que contam com essa facilidade. Portanto, se for possível, o mais indicado é você procurar um município que trabalhe com a NFS-e.  

Depois disso, é preciso fazer um credenciamento da sua empresa no site da prefeitura, podendo ser MEI, Simples Nacional, Microempresa ou qualquer outro tipo.

Se você tiver dúvidas em relação ao seu regime de tributação e CNAE, consulte o seu contador.

Quais são os desafios da emissão de NFS-e?

Quando você emite a NFS-e manualmente pelo site da prefeitura, alguns desafios são encontrados, como:

  • Não existe um modelo padrão para emitir as NFS-e. Por isso, as exigências podem variar de uma para outra.
  • É comum que os sites apresentem instabilidades e até saiam do ar, o que pode fazer com que você perca a data de emissão do seu documento e tenha que enfrentar penalidades posteriormente.
  • Você deve acessar o site da prefeitura toda vez que precisar gerar uma nota fiscal. Portanto, se o seu volume for alto, essa tarefa vai demandar muito tempo e esforço.
  • Por ser uma atividade extremamente repetitiva, as chances de erros são maiores, o que pode causar transtornos para o seu negócio.
  • Dependendo da quantidade de vendas, será preciso contratar uma pessoa para ficar exclusivamente responsável por essa demanda, o que pode aumentar os seus gastos consideravelmente.

PS: será que você conhece os desafios da consulta de NFS-e?

Como resolver os problemas ao emitir nota fiscal de serviço eletrônica? 

Se você não quer ter dor de cabeça na hora de emitir a sua nota fiscal de prestação de serviço, uma boa opção é utilizar um emissor de NFS-e, como o eNotas. Ele vai fazer esse trabalho de maneira totalmente automática.

A nossa plataforma é especializada no mercado digital e consegue lidar com qualquer problema que a prefeitura apresente.

Assim, é possível gerar os documentos mesmo se os sites dos órgãos municipais estiverem fora do ar ou com alguma instabilidade. O software tenta diversas vezes até conseguir emitir as suas notas.

Além disso, mesmo se a prefeitura não permitir integração, o sistema consegue fazer a emissão automaticamente. Esse é o caso de cidades como Joinville, Barueri, Santana de Paranaíba e muitos outros.

Outra facilidade é se conectar com o meio de pagamento que você utiliza, como Hotmart, Pagar.me, Boleto Simples, iugu e muito mais. Dessa forma, você tem acesso a todas às suas vendas e às suas notas fiscais em um mesmo ambiente, o que melhora o gerenciamento da sua empresa.

Assim, você continua escalando o seu negócio, já que a parte burocrática vai ser de responsabilidade do nosso emissor de NFS-e. Prático, não é mesmo?

E tem mais: existe até uma API para NFS-e que unifica todas as informações e emite as notas de forma totalmente automatizada.

Por que você deve emitir a NFS-e?

Provavelmente, você está se perguntando: preciso emitir nota fiscal eletrônica de serviço, certo?

Pois bem, a nota fiscal de serviço eletrônica deve ser emitida sempre que algum tipo de serviço foi prestado, seja no ambiente online, seja offline. É sua obrigação como empreendedor estar em dia com o Fisco, pagar os devidos impostos e declarar os seus ganhos.

Ao não emitir notas fiscais, você comete a sonegação fiscal. Como consequência disso, pode ser necessário pagar multas ou até ser preso. Portanto, fique muito atento e emita seus documentos corretamente. 

Se a sua empresa for MEI (Microempreendedor Individual), você não tem obrigação de gerar a NFS-e para pessoa física, mas é seu dever fazer essa tarefa para pessoa jurídica.

Quais são os benefícios da nota fiscal de serviço eletrônica? 

Confira porque vale a pena você adotar a nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) no seu negócio: 

  • Reduz os custos com compra de papéis, armazenamento e gráfica.
  • Simplifica os processos burocráticos e tributários.  
  • Possui validade jurídica e fiscal.
  • Permite que as transações sejam realizadas com segurança.
  • Aumenta a produtividade, já que é possível automatizar a emissão.
  • Diminui a margem de erro por evitar tarefas muito repetitivas.
  • Dispensa a necessidade de um funcionário exclusivo para emitir NFS-e.
  • Melhora o controle sobre os números do negócio, pois é tudo feito pela internet.
  • Permite a integração com o seu meio de pagamento.
  • Aumenta a fiscalização das empresas por parte do Fisco, diminuindo as chances de sonegação de impostos.  

Saber como emitir NFS-e é fundamental para quem trabalha no mercado online, já que é esse documento que você deve gerar se vender cursos online, ebooks, webinars e outros.

Apesar de parecer algo complexo, com o eNotas, você tem tempo para focar em ações mais estratégicas para o seu negócio, já que o sistema fará todo o trabalho burocrático para você.

Agora que você já sabe como emitir nota fiscal de serviço eletrônica, que tal descobrir quando automatizar a emissão de notas fiscais ? Aproveite e acesse o conteúdo agora mesmo! 

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing apaixonado pela produção de conteúdo, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

>

Pare de perder tempo com tarefas manuais. Emita Notas Fiscais de Serviço automaticamente AGORA!