Atendimento ao cliente: por que centralizar os canais de comunicação?

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso post e descubra porque você deve contar com canais de comunicação centralizados para o atendimento ao cliente. Confira!

Falar que o relacionamento com o cliente é importante para toda empresa é algo tão óbvio quanto dizer que quando chove, molha. 

Os clientes são os nutrientes do crescimento de um negócio. Por isso, todo cuidado e atenção são indispensáveis. 

O atendimento ao cliente é um canal fundamental para quem quer ganhar dinheiro. E métodos para fazer isso com qualidade não podem ser dispensados. 

Hoje, graças à tecnologia, alguns recursos podem fazer isso de maneira centralizada, melhorando a qualidade no atendimento, soluções rápidas para o cliente e otimizando tempo e investimento da empresa. 

Não são apenas estas as vantagens. Ter uma centralidade nos canais de comunicação para atendimento ao cliente possui sua importância e outros benefícios para a sua empresa que você conhecerá agora. 

O que é a comunicação centralizada?

Imagine um canal específico em sua empresa que será o responsável para fazer o atendimento ao cliente. A comunicação centralizada é exatamente isso! 

Ela deve integrar todos os canais de diálogo com o seu cliente para fazer alinhamentos rápidos e eficientes com o menor ruído possível.

É também uma maneira de encontrar as melhores soluções de um problema ou de uma demanda do público sem perder a qualidade do atendimento.

De forma mais prática, é ter um sistema único que integre diversos canais, como redes sociais, telefone, e-mail e chats online. 

Obviamente, a comunicação centralizada é cercada de desafios que a tecnologia permite solucionar de maneira simples, como você verá no decorrer deste texto. 

Como a gestão de atendimento ao cliente afeta os negócios?

ccomunicacao-centralizada

O atendimento ao cliente é um canal fundamental para o crescimento do negócio. Portanto, não é pra menos afirmar que a gestão de atendimento seja uma função primordial dentro de sua organização.

Ter dados mais precisos na hora de se realizar o atendimento é um dos pontos a favor dessa gestão. Sem informações certeiras sobre determinado problema ou cenário fornecido pelo cliente, o atendimento fica comprometido. 

Esses dados passam por preferências do cliente, histórico de compras, etc. Eles precisam ser minimamente estruturados para que tudo seja mais prático e rápido. Em uma gestão centralizada, essa organização é mais funcional e deixa as informações mais fáceis de serem acessadas. 

A centralização também permite que os dados do cliente possam ser acessados por todos dentro da empresa.

Isso significa dizer que, em um cenário em que muitos departamentos ou várias equipes estão buscando melhorar o índice de satisfação do consumidor, as pessoas terão um único lugar para acessar essas informações, ao invés de cada um ter seu próprio repositório. 

Com isso, todo o processo é otimizado, ganhando tempo e qualidade no suporte com o cliente, melhorando o relacionamento com ele e o deixando menos insatisfeito.

Quais os benefícios da centralização do sistema de comunicação?

Mas, e quanto à centralização do sistema? Por que ter?

No tópico anterior, você conseguiu perceber como a gestão do atendimento é importante e de certa forma isso recai sobre a centralização. Mas, no dia a dia, você também tem outras vantagens.

Respostas mais precisas

Com informações mais organizadas e sendo geridas por um único sistema, na hora de falar com o cliente, o diálogo será mais direto. 

Sem centralizar, os dados estarão dispersos, fazendo com que o atendimento seja menos objetivo e o consumidor não sinta confiança ou segurança no serviço. 

Isso significa dizer também que a pessoa tem um atendimento mais personalizado com uma gestão centralizada.

Velocidade do atendimento e demais processos

Um canal que centraliza o atendimento ao cliente consegue fazer tudo ser mais rápido, sem burocracias

Isso também ajuda na precisão das informações que você passará ao cliente, graças ao poder de cruzar a base de dados que o sistema tem à disposição, sem precisar verificar em outros canais o que ele necessita para o atendimento.  

Equipe mais alinhada

Quando há um canal centralizado para o relacionamento com o cliente, o time de atendimento se torna mais eficiente, fazendo com que todos tenham a mesma base de dados para trabalhar, de modo menos difuso. 

Melhor o suporte ao cliente

E não poderia deixar de ser diferente que tudo isso melhora a experiência do consumidor com a empresa. 

É sempre importante lembrar que o relacionamento com o cliente não termina na venda. Ele pode precisar de um apoio em dúvidas, ao fazer uma reclamação ou mesmo elogiar ou mesmo para fazer uma nova compra. 

A centralização desse atendimento ao cliente faz tudo isso sem muito melhor para ele, que terá respostas mais rápidas, precisas e diretas.

Como promover a centralização do atendimento?

Para sua empresa ser competitiva no mercado e não ser mal vista pelas pessoas a qual se relaciona, a comunicação centralizada é a principal ferramenta. 

E como aplicar isso na sua empresa? Não é preciso muito! Na verdade, dois elementos chaves são fundamentais: treinamento e tecnologia. 

Esse último é a base de uma gestão de atendimento ao cliente moderna e aperfeiçoada. Mas não é praticada e verdadeiramente eficiente sem o primeiro. 

Por isso, na hora de escolher um software para gestão de relacionamento, veja sempre se a tecnologia é realmente voltada para esse fim. 

Analise o custo-benefício, sempre olhando o que você tem de orçamento para o que ela te dará de retorno. 

Sobre a empresa que fornece, veja se a reputação é boa, se o atendimento é eficiente e com suporte para treinamentos e canal de dúvidas dedicado!

Agora, você sabe que centralizar o atendimento ao cliente é fundamental e só traz benefícios para sua empresa, certo?

Mas… e o que acontece se você não emite nota fiscal? Pergunta pertinente e muito importante para a saúde de uma empresa!

No texto do link você encontrará respostas, mas spoiler: não é nada bom!

Vivencie a melhor experiência da galáxia em automação fiscal!

Conheça a eNotas!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.