Como ganhar dinheiro desempregado: 7 dicas práticas

Atualizado há mais de 1 semana

Se há uma coisa que dá medo em muito profissional é ficar sem emprego. Seja porque você pensa no crescimento dentro do mercado ou por simplesmente não querer ficar sem dinheiro. São razões justas para se temer. Ainda que possa bater um certo desespero, é possível ganhar dinheiro desempregado!  

Como o número de pessoas sem emprego chega perto dos 13 milhões em 2019 no Brasil, é comum encontrar muita gente que quer mostrar serviço, se destacar no mercado e conquistar uma nova oportunidade.

Não é porque o alarmante número impressiona que você deve se sentar e esperar as coisas melhorarem. Existem possibilidades de se ganhar dinheiro mesmo quando não se está empregado.

Como? Você lerá agora 7 dicas práticas e muito possíveis de serem realizadas!

AVISO!

As orientações abaixo não se restrigem para quem está sem emprego. As dicas mostradas podem ser aplicadas por quem deseja ter uma renda extra ou encontrar um novo rumo na carreira, ok? 🙂

1. Crie um blog

Se há um universo cheio de possibilidade de se destacar é a internet. Ela cria chances para se ganhar dinheiro a toda hora. E uma das ferramentas mais famosas é o blog. Isso acontece porque qualquer um pode criar um blog: você pode ser um contador ou um professor de inglês. Ser especialista em aeronáutica ou em construção civil.

O blog pode ser a maneira perfeita de se ganhar dinheiro desempregado porque é possível monetizar o seu conteúdo. Mas não pense que, por ser uma plataforma acessível e prática, você encontrará facilidades. Ganhar dinheiro dessa maneira requer empenho, estudo e prática.

Bom, a pergunta que talvez não se cala é: como viver de blog?

1.1. Defina o que será produzido

Pense no que você oferecerá de conteúdo. Dos exemplos que você leu ainda há pouco, todos eles podem ser um norteador para isso. Se você é um contador, escrever sobre o mundo contábil é uma ótima ideia, por exemplo.

Na internet, o que não falta são pessoas pesquisando sobre qualquer assunto. Por isso, você pode oferecer materiais sobre o que domina, mesmo que ele não pareça se encaixar muito no mundo web. Assim, terá o que se chama de nicho.

Tendo um nicho, você consegue com mais facilidade um público fiel e qualificado – o que possibilita que te recomendem a outras pessoas, o que contribui para sua autoridade no assunto.

1.2. Foque no fluxo de visitas

O tráfego de pessoas que entram em seu blog é importante para poder ganhar dinheiro online dessa maneira. Afinal, do que adianta ter um blog interessante, com bons conteúdos, se ninguém o visita ou o encontra?

Para conseguir visitas, o seu conteúdo precisa ser elaborado com técnicas SEO e de Inbound Marketing.

Isso significa que ele deve obedecer algumas regras que o deixarão mais atrativo, chamarão atenção do Google – ranqueando seu blog quando determinada palavra-chave for pesquisada —, e obterão mais visitantes qualificados.

Bom, é preciso investir tempo, estudo e um certo esforço. Tudo vale a pena, porque você escreverá sobre o que gosta e, sobretudo, o que entende.

1.3. Venda conhecimento

Ebooks, aulas e mentorias são apenas alguns exemplos de produtos que você pode comercializar em seu blog. Nessas horas, pense em uma estratégia focada nas dores e nos objetivos de sua persona. 

2. Dê aulas online

Se você tiver um amplo domínio sobre o que você fazia empregado, por que não dar cursos online?

Essa dica é ideal para você que domina outras línguas, por exemplo. E para isso, não necessariamente precisa montar sua própria plataforma – como um blog. Existem alguns sites que procuram por esse tipo de especialista.

Pode ser uma ligeira desvantagem trabalhar para um site, já que um dos maiores benefícios do trabalho remoto seja a liberdade de escolher do horário, mas será ótimo no início da sua carreira, já que essa experiência pode muito bem-estar em seu currículo.

Além disso, você pode utilizar as redes sociais para divulgar o seu trabalho e atrair novos clientes com baixo investimento. Um canal no YouTube ou um perfil no Instagram podem ser criados em instantes, por exemplo.

3. Cuide de Pets

Todo animal precisa de lazer — como um passeio. O que falta para muitos donos de pet é tempo. Se você for uma dessas pessoas que amam os bichinhos e tem tempo livre, que tal ganhar dinheiro desempregado agregando essas duas atribuições?

Você pode começar com o vizinho ou amigos próximos. Estabeleça horários e leve brinquedos próprios e petiscos para os animais. Você pode combinar outras tarefas, como limpar sujeiras, dar banhos e até mesmo levar ao veterinário.

Há também aqueles que hospedam os amiguinhos quando os seus donos viajam. Se você tiver um bom espaço para oferecer, por que não? Existem plataformas que facilitam a sua vida na hora de ser encontrador por outras pessoas, como o DogHero.

PS: Se você é um adorador do mundo pet, saiba que diversas empresas crescem com o setor. Com o passar do tempo, são criados cada vez mais produtos e serviços voltados para os bichinhos e os seus donos, como o BOX.Petiko.

4. Seja um digital influencer

Certamente, você já ouviu esse termo em algum momento de sua vida e deve saber como essas pessoas ganham um bom dinheiro. A profissão é uma realidade, e pode-se dizer que é uma “evolução natural” da pessoas que produzem conteúdos em mídias, como o blog e as redes sociais.

Digital Influencer é aquela pessoa que se destacou em um segmento e consegue influenciar os indivíduos que o acompanham.

Seu “escritório” são as redes sociais, e estamos falando de todas (Instagram, Twitter, Facebook e etc). Sem esquecer de citar, claro, os canais no YouTube em que, hoje, estão os mais famosos influencers de nossa internet.

Bom, ok, mas como se transformar em um?

É claro que isso não acontece do dia para a noite e, novamente, é preciso muito estudo e esforço. Como você acabou de ler, essa profissão pode “surgir” depois de um tempo trabalhando em seu blog. Depois que você ganhar público fiel, começar a expandir seu conteúdo para outras mídias.

Quando você começar a ser reconhecido, as pessoas se interessarão no que você veste, lê e consome de forma geral. E é aí que você ganha dinheiro. Além dos famosos “patrocínios”, algumas marcas podem te usar para divulgar um produto deles. Mas não acaba por aí.

Se você for realmente especialista no que fala, você poderá ser chamado para palestras, workshops e ser convidado a produzir um material rico, como livros ou ebook.

Enfim, as possibilidades são muitas. E uma delas, você verá na próxima dica.

5. Ser um afiliado

Ser afiliado de um produto significa divulgá-lo e vendê-lo para ganhar uma comissão. Atualmente, o marketing de afiliado é uma opção para quem não tem tempo ou inspiração para criar um curso ou mercadoria, mas sabe anunciar nas redes sociais ou no Google.

Nesse caso, você não precisa ser um influenciador digital. Além disso, alguns sites como a Hotmart e o Monetizze ajudam a encontrar produtores que queiram afiliados.

6. Venda coisas que não usa mais

Essa dica é interessante tanto para quem tem aptidão para internet ou não.

Você pode manter um perfil de Instagram, por exemplo, e vender aquelas roupas ou objetos que não usa mais. Criando um bazar ou uma loja online mesmo.  

Uma loja física é viável também. Não precisar abrir algo grande, pode ser na sua casa ou mesmo no seu quarto. Ajudaria muito uma rede social para divulgar seu bazar, mas você pode usar o marketing boca a boca que também funciona.

Criar a sua loja virtual é fácil e existem plataformas para quem ainda não tem muita prática

7. Reinvente-se para ganhar dinheiro desempregado!

Na hora do aperto, vale quase tudo, não é?

Se você não conseguir imaginar outras opções para continuar atuando no que gosta de fazer, talvez seja mesmo o momento de se reinventar: procurar outras áreas, buscar oportunidades e experimentar novas experiências.

Não faltam opções para ganhar dinheiro desempregado, basta correr atrás do que você deseja. E todas elas passam por estudo!  Hoje em dia, a educação e a internet são grandes aliadas.

Seja para disponibilizar cursos online ou encontrar aquele ideal para dar uma guinada na carreira, as plataformas de ensino a distância crescem no mercado digital. Quer saber como elas podem te ajudar a mudar sua carreira? Então, pegue essa dica e veja as melhores plataformas EAD para hospedar e encontrar os melhores cursos online!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.