Como aumentar a venda de produtos: 7 dicas para pequenas empresas [com baixo investimento]

Atualizado há mais de 3 semanas

Confira nosso guia e descubra 7 dicas para pequenas empresas aumentarem a venda de produtos, mesmo com baixo investimento!

Não importa o seu orçamento, sempre há maneiras de aumentar suas vendas e expandir seus negócios. 

Mas um dos aspectos mais complicados é aprender como aumentar a venda de um produto quando seu orçamento está apertado.

Quaisquer que sejam as razões, pode ser um desafio ampliar seu faturamento, mantendo seus investimentos em marketing e publicidade sob controle.

A seguir, selecionamos 7 maneiras de impulsionar as vendas de pequenas empresas, mesmo que você trabalhe com um orçamento apertado.

Como aumentar a venda de um produto: 7 dicas para aplicar hoje!

1. Crie um relacionamento com seus clientes atuais

Seus clientes atuais são um dos seus melhores recursos para aumentar sua receita.

É muito mais fácil buscar estratégias de como aumentar a venda de um produto para um cliente que já esteja familiarizado com seu trabalho, com sua qualidade e já esteja acostumado a usar seus produtos.

Se você criou um relacionamento com seus clientes, é provável que eles estejam dispostos a compartilhar os desafios atuais que enfrentam.

Ao ouvi-los, você pode analisar facilmente como você pode ajudá-los a enfrentar esses desafios oferecendo produtos novos ou alternativos.

Essa abordagem permite que você continue a atender seus clientes, até mesmo vender em tempos de crise, além de aumentar sua receita.

Imagine que você venda produtos esportivos e seu cliente comece a se aventurar em uma nova modalidade, como futebol americano, por exemplo. Entretanto, nem ele nem seus companheiros de treinamento conseguem encontrar roupas e equipamentos apropriados.

Eis uma oportunidade de resolver o problema do seu cliente e ampliar suas vendas.

Ofereça-se para encontrar um fornecedor e dê um desconto para o time comprar com você (nestes casos, uma garantia é importante para você não ficar com estoque encalhado).

2. Crie pacotes de produtos

Se você revende cosméticos, por exemplo, pode fazer kits com diferentes produtos de uma mesma linha, como: hidratante corporal, máscara facial e creme para as mãos.

Esse pacote pode ser oferecido com um desconto e vendido como uma boa opção de presente, por exemplo, para a amiga, mãe e esposa.

Vende pijamas? Ofereça um chinelo acolchoado com 30% de desconto.

Seu negócio é roupas? Que tal a segunda peça ter 20% de desconto?  

Muitas pequenas empresas obtiveram sucesso vendendo pacotes de produtos, em vez de fazer ofertas individuais.

Os clientes associam um pacote à economia, o que torna a venda muito mais fácil para você.

Se possível, tente manter seus pacotes flexíveis; um cliente em potencial pode rejeitar um pacote porque não usa creme para mãos.

Dê a opção de trocar por um batom, desodorante, gel de limpeza facial.

Nesses casos, tenha sempre em mente o custo do produto e sua margem de lucratividade, do contrário, você vai vender, mas não vai ter lucro com a venda.

3. Ofereça uma oferta por tempo limitado

Oferecer descontos é uma das estratégias mais eficientes quando o assunto é como aumentar a venda de um produto.

Mesmo oferecendo um pequeno desconto, ele pode tornar seus produtos mais atraentes para um cliente.

Certifique-se de definir claramente os parâmetros da venda, incluindo as datas de início e término da promoção, para que não haja confusão se o cliente decidir continuar comprando com você assim que a promoção terminar.

Curiosidade

Não sabe como criar promoções e ainda ganhar dinheiro com a venda? Leia o artigo; “Como fazer promoção: 5 dicas para não perder o lucro”.

4. Use as mídias sociais a seu favor

Se você tem um perfil no Facebook ou Instagram, usar as mídias sociais para promover e divulgar suas ofertas de produtos é uma ótima maneira de aumentar a conscientização do cliente e, possivelmente, fazer com que ele apareça em sua loja.

As redes sociais são ótimos espaços para levar a opinião de seus atuais clientes até potenciais consumidores. 

Os depoimentos são perfeitos para postar em feeds de mídia social e podem despertar interesse em suas ofertas.

Aproveite os artigos Como vender pelo Facebook e Como vender pelo Instagram para extrair o máximo dessas redes sociais poderosas.

Você pode usar seus canais de comunicação online para divulgar:

  • novos produtos que chegaram;
  • formas de usar esses produtos;
  • os benefícios;
  • valores;
  • promoções e mais.

Além disso, não veja apenas as mídias sociais como uma ferramenta de vendas, mas também como uma linha aberta de comunicação com seu público-alvo.

Use-as para divulgar informações interessantes do setor, conversar ou repassar informações relevantes, que tenha relação com seu produto.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas femininas, pode compartilhar conteúdos relacionados à Semana de Moda de Paris. Se seu negócio tem relação com esporte, pode divulgar recordes ou entrevistas de atletas mundiais.

Outro conteúdo que aumenta o engajamento digital dos usuários da rede com sua empresa é o compartilhamento de fotos e vídeos dos bastidores.

A mídia social é em primeiro lugar social; use-a como um ponto de contato com o seu público.

Dica extra de como aumentar a venda de um produto: você sabe como utilizar o marketing boca a boca em um negócio digital?

Quem não se comunica perde a oportunidade de alcançar novos clientes e se relacionar com consumidores antigos, então, aprofunde-se no assunto com o artigo: “como fazer o marketing de um produto na internet: 9 passos”.

5. Programa de recompensas

Deve haver uma diferença clara e óbvia entre clientes regulares e outros clientes, uma diferença que seus clientes regulares percebem que você os valoriza.

Como você pode esperar a lealdade do cliente se todos os clientes forem tratados como “alguém da rua”?

Há diferentes maneiras de mostrar aos seus clientes regulares que você os valoriza, desde pequenas coisas, como:

  • oferecer desconto na próxima compra;
  • crédito no mês do aniversário;
  • mensagens para conhecer o lançamento da coleção em um coquetel íntimo;
  • ter acesso aos produtos em promoção antes de todo mundo;
  • desconto fixo de 10% (isso é para quem é cliente mesmo!), e mais.

Estamos todos familiarizados com os programas de recompensas de clientes que tantas empresas grandes possuem.

Mas não há motivo para que uma pequena empresa também não tenha um programa de recompensas para clientes.

Feito corretamente, programas de recompensas podem realmente ajudar a fidelizar o cliente, e são ótimas respostas para como aumentar a venda de um produto.

6. Distribuir amostras grátis para os clientes

Por que tantas empresas oferecem amostras grátis quando você compra algo deles? Porque são formas de como aumentar a venda de um produto.

O cliente que comprou um shampoo, por exemplo, vai precisar de um condicionador, pode estar interessado em uma máscara de hidratação capilar, etc.

Provavelmente esse consumidor já usa esses produtos de uma marca X, mas você pode mudar esse comportamento por meio de amostras.

Ou eles podem passar a amostra para outra pessoa, que pode experimentar o produto e comprar esse e outros produtos da empresa.

No mínimo, o cliente original estará pensando bem de sua empresa, afinal todo mundo adora uma amostra grátis!

7. Reveja seu plano de negócios

Muitas vezes alguma coisa no nosso plano de negócios está errada e impossibilita nosso sucesso.

Se você nem tem um planejamento, aí é que o problema é maior ainda.

Não se assuste! Um plano de negócios de uma pequena empresa não é um livro! É apenas um levantamento de informações importantes para guiar decisões e estratégias.

Parece óbvio que você deve abrir uma loja de roupas de grife em um local onde o público que geralmente compra esse produto frequenta, como um bairro badalado ou um shopping sofisticado.

Entretanto, quando se está organizando o lançamento de uma loja, muita coisa acaba passando despercebido e você pode acabar escolhendo uma loja ampla, com baixo aluguel, mas em um bairro distante.

Todos os detalhes importam para fazer o negócio dar certo.

Dedicar um tempo para o planejamento, antes de estar no olho do furacão, é fundamental para conseguir analisar seu negócio por completo, sem deixar arestas.

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