marketing boca a boca
MARKETING DIGITAL

Como utilizar o marketing boca a boca em um negócio digital?

Atualizado há mais de 3 semanas

O marketing boca a boca, também chamado de marketing de referência, é uma forma de promoção da marca, que consiste na divulgação feita pelos consumidores a outras pessoas. Essa rede de contatos e de indicações permite que as decisões de compras sejam tomadas rapidamente em relação a novos produtos ou marcas.

 É uma das formas de promoção que tem maior credibilidade, pois, não é feita em troca de dinheiro e nenhum outro benefício direto a quem divulga. 

Um dos maiores desafios para empreendedores ao utilizar o marketing boca a boca é entender qual é o seu funcionamento e como colocá-lo em prática para beneficiar a empresa, e é exatamente isso que aprenderá a seguir. 

O que é marketing boca a boca?

O marketing boca a boca é a tradução de buzz marketing, que foi uma tática usada nos EUA para divulgar uma marca através de “barulho”, “zumbido” e indicações.

A tática se opõe à divulgação em massa, que são as estratégias tradicionais de publicidade, e entende que a mensagem, quando entregue a cada consumidor individualmente, é mais eficaz, pois torna a linguagem pessoal e personalizada.

É um dos métodos que possui grande eficácia. É econômico, porque permite atingir o público-alvo precisamente, e espalha a mensagem do mesmo modo que o marketing viral, multiplicando sempre se o produto honrar a oferta.

Quais são os benefícios do Marketing boca a boca?

Você, provavelmente, já comprou um produto ou serviço e gostou tanto que o indicou a alguém, certo? Você pode nem ter percebido, mas isso é uma representação do marketing boca a boca.

Uma das principais vantagens desse tipo de marketing é o encurtamento da jornada de compra do usuário. Se o potencial cliente já tinha algum interesse no seu produto ou outro similar, quando recebe uma recomendação ou indicação, a sua decisão de compra é feita rapidamente.

Além desse, o marketing boca a boca proporciona:

Divulgação voluntária

Um cliente satisfeito tende a indicar o seu negócio sem pedir nada em troca. Uma simples indicação em uma conversa de bar entre amigos e familiares, por exemplo, pode valer ouro.

Com a indicação do seu produto por outros usuários, eles acabam se tornando vendedores voluntários. Parece mágico, né? Mas é assim mesmo que funciona!

Direcionamento

Quando você mantém um relacionamento com o seu cliente e preza pela qualidade do seu produto, os comentários certamente serão positivos, inclusive nas redes sociais.

É possível segmentar as campanhas e direcionar o conteúdo a um público específico, que, consequentemente, será replicado a uma audiência semelhante.

Isso será influenciado pelo modo como você estimula os seus clientes e o brand awareness da sua empresa.

Confiabilidade

Quando o marketing de indicações acontece, há uma demonstração de que o cliente acredita no seu produto. Essa recomendação de uma pessoa próxima, de confiança, como amigos e familiares, normalmente, é mais eficaz do que uma promoção feita pela própria empresa.

Esse tipo de marketing tem o poder amplificado no atual cenário em que as pessoas estão conectadas pelas redes sociais e podem alcançar milhares de usuários na internet, trazendo um expressivo ROI e aumentando a confiabilidade para a empresa

Aumento das vendas

Com a divulgação pelos seus advogados da marca, que são seus clientes satisfeitos, o número de vendas tende a crescer. Isso acontece devido à confiabilidade e às recomendações.

Em algumas situações, para fechar uma venda, é necessário só um “empurrãozinho”, e o marketing boca a boca cumpre esse papel com maestria.

Quem é que nunca olhou os comentários ou as avaliações de um produto na internet ou tirou dúvidas com um amigo antes de fechar a compra? Essa ação é ótima

Quais são as melhores dicas para utilizar o marketing boca a boca no seu negócio digital?

Os consumidores e os clientes são diariamente bombardeados com comunicação em massa, como panfletos, banners, pop-ups, anúncios e propagandas. Devido a isso, estão cada vez mais propensos a ouvir a opinião de outros usuários e, se forem conhecidos ou amigos, melhor ainda.

Apesar de não existir uma receita para aplicar o marketing boca a boca, existem práticas que podem ser adotadas por diversos empreendedores:

Seja transparente

Transparência é uma qualidade e também direito do consumidor ao comprar um produto. Ao anunciar uma mercadoria, é de extrema importância que ele honre o anúncio, caso contrário, as indicações feitas cairão por terra.

Preze pela qualidade do produto e seja transparente com o consumidor. Não prometa x e y se não puder cumprir, pois o efeito de um boca a boca negativo certamente pode ser catastrófico.

Priorize a experiência dos seus clientes

Atender bem os clientes, em muitos casos, pode resultar em novas indicações e também no aumento da satisfação do usuário. Por mais que alguns clientes insatisfeitos comentem negativamente nas redes sociais, é importante manter o controle e não entrar em guerra com eles.

Conhecer a jornada do cliente é uma das táticas que permite prever e adaptar a experiência do usuário com a sua marca. Todos os contatos dos leads com a sua empresa devem ser excepcionais. Eles devem se encantar com a sua empresa, desde o atendimento comercial até em depoimentos para a sua landing page em redes sociais.

Tenha conteúdos de qualidade

Isso é válido para todos os canais de comunicação da empresa, como blogs, redes sociais e  cursos. A mensagem adotada deve ser adaptada à persona, para que as chances de compartilhamento sejam maiores.

O conteúdo divulgado também deve ser de qualidade e transparente, desde a escrita até a temática abordada pensando no marketing de conteúdo. Opte por uma linguagem próxima a do seu público, para que ele se sinta acolhido pela empresa.

Ao criar um conteúdo, seja criativo e inovador, passando para o cliente o que ele precisa saber sobre o seu produto e a sua empresa objetivamente, mas lembre-se de não fugir daquilo que interessa à sua persona.

Estimule a interação dos seus clientes com a sua empresa

A interação do seu cliente com a sua empresa é um fator fundamental para que o boca a boca funcione e seja positivo. Para estimular isso, você pode criar hashtags para seus clientes utilizarem em redes sociais, por exemplo.

Uma boa prática é promover campanhas de publicação de fotos dos seus clientes como forma de gratidão. Então, incentive os seus clientes a postarem fotos recebendo seu o produto ou usando-o.

Além disso, monitore e acompanhe todos os comentários e as interações dos seus clientes, retribua comentários, responda dúvidas e agradeça elogios. Essa atitude demonstra empatia e carinho com o seu cliente e auxilia na fidelização.

Não ignore os feedbacks negativos

Com o  uso cada vez mais intenso de redes sociais e das plataformas, como o Reclame Aqui, divulgar e viralizar uma reclamação ou experiência está a cada dia mais fácil.

Por mais que um empreendedor se esforce, comentários negativos podem surgir a qualquer momento. Nessas horas, é importante solucionar o problema quanto antes e deixar claro que, apesar de ter tido alguma falha, a sua empresa permanece presente para satisfazer o cliente e minimizar a dor.  

E lembre-se: esses erros devem ser utilizados como aprendizado, fazendo de tudo para evitá-los no futuro.

Aproveite o espaço de resposta do Reclame Aqui, por exemplo, para transformar um cliente detrator em um advogado da marca e, em certos casos, outras pessoas podem ver o comentário e entender o caráter humano da sua gestão (ou que você não está focado apenas em dinheiro).

Invista na sua equipe

Seu time de trabalho é o contato da sua empresa com o seu cliente. Por isso, é importante que seja uma equipe unida e alinhada com a cultura e a missão do empreendimento. A partir disso as chances dos próprios funcionários se tornarem defensores da sua marca é maior.

 É importante também investir no conhecimento da sua equipe e prepará-los. Para isso, existem duas opções:

  • contratar funcionários experientes, que possuem conhecimento sobre as áreas de atuação;
  • treinar os seus funcionários para aprimorar as habilidades e agregar conhecimento.

 Com o passar do tempo, esse investimento trará retorno positivo, tornando a sua equipe mais eficiente

Utilize influencers

Digitais influencers têm um público robusto e exercem influência sobre diversos nichos do mercado.

Dessa maneira, escolha corretamente alguns influencers para divulgar a sua marca. Tenha em mente que o escolhido deve ter um público parecido com a sua persona. Caso sejam diferentes, as suas estratégias não serão tão efetivas quanto poderiam.

Conclusão

Neste post, você aprendeu que a valorização do cliente com a sua marca aumenta o marketing boca a boca e o fideliza, criando verdadeiros advogados da marca.

Além disso, o aumento de vendas é uma consequência direta de uma estratégia bem planejada e executada. Portanto, coloque em prática as dicas deste conteúdo e se torne cada dia mais marcante para o seu público!

Gostou deste post? Então, continue com a gente e aprenda o que é e como fazer uma boa gestão de conteúdo.

Larissa Ester - Estagiária de marketing, sempre em busca de aprendizado. Apaixonada por marketing digital e criação.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email.
Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.