As 18 melhores ferramentas de automação para Instagram que vão impulsionar o seu negócio

Os números do Instagram não param de impressionar: 700 milhões de usuários ativos por mês e mais de 95 milhões de fotos e vídeos compartilhados todos os dias. Então, não dá para negar a importância desse canal, não é mesmo?

E, para quem vende na internet, essa mídia tem se transformado em um poderoso meio para atrair leads e clientes. O usuário é fisgado por imagens que informam, contam histórias e fortalecem uma marca.

Diante de tanta popularidade, adotar estratégias para atrair o público correto e aumentar o engajamento nessa rede é fundamental.

Por isso, hoje listamos as 18 melhores ferramentas para Instagram que todo empreendedor precisa conhecer. E atenção: elas podem ser utilizadas em qualquer tipo de negócio.

E tem mais. Neste post, você também irá descobrir quais os benefícios da automação para Instagram e como escolher o melhor mecanismo. Confira!

Ps: se você encontrar alguma informação errada, como o preço de um plano, é só nos avisar nos comentários que atualizaremos o post imediatamente. Contamos com a ajuda de vocês!

Quais são os benefícios da automação do Instagram?

Administrar um perfil no Instagram exige, além de tempo, dedicação e criatividade para utilizar todos os recursos que são oferecidos.

Mas... e se você pudesse transferir todas essas tarefas gerenciais para uma outra pessoa enquanto você foca em outras atividades? 

Pois bem, conheça então a automação no Instagram! Uma estratégia prática capaz de atrair novos parceiros e clientes, além de aumentar o engajamento daqueles que já te seguem.

Se o que você mais quer é alavancar o seu perfil público ou ampliar o seu perfil comercial, de modo a realmente bombar nessa rede social, então continue com a gente. 

Mais à frente iremos apresentar as ferramentas que te ajudarão nesse processo, mas antes, mostraremos algumas atividades que podem ser realizadas facilmente com o sistema correto:

  • agendar a postagem de fotos e Stories;
  • monitorar atividades;
  • organizar e responder comentários rapidamente;
  • enviar mensagens diretas para os novos seguidores automaticamente;
  • buscar seguidores compatíveis com o seu perfil;
  • descobrir os usuários que mais interagem com você, assim como aqueles que bloquearam seu perfil ou pararam de seguir no Instagram;
  • buscar seguidores compatíveis com o seu perfil;
  • fazer relatórios de engajamento e de crescimento periódico;
  • repostar conteúdos interessantes para a sua marca e persona
  • seguir quem acompanha uma hashtag importante para o seu nicho de negócio ou perfis semelhantes ao seu.

Todas essas ações dentre muitas outras irão impulsionar o seu negócio, ajudar a construir autoridade para a sua marca e, consequentemente, fazer com que você aumente suas vendas.

Bom demais, né? E, agora que você já sabe alguma das vantagens que a automação pode te trazer, descubra qual é a ferramenta mais indicada para o seu tipo de negócio com base nos requisitos que você busca. Acompanhe!

Como escolher a melhor ferramenta de automação do Instagram?

Antes de comprar ou experimentar as opções do mercado, é preciso ter em mente quais são os seus objetivos e o impacto que você deseja ter ao criar um perfil no Instagram.

A partir disso, o próximo passo é fazer uma análise dos aplicativos e das plataformas disponíveis e ver qual encaixa e supre suas necessidades.

Neste tópico, daremos algumas dicas que irão te orientar e ajudar a criar uma direção de pesquisa:

Observe qual é a indicação

Descobrir para quem as ferramentas são indicadas é uma forma de visualizar se os serviços que serão prestados têm abrangência para o seu negócio.

Tudo é uma questão de público-alvo. Algumas plataformas são mais úteis para formadores de opiniões, celebridades, lojas, ou até mesmo estabelecem um nicho específico, como por exemplo, restaurantes e lanchonetes.

Da mesma forma, há outras que possuem perfis mais amplos, que englobam desde agências de serviço até perfis autônomos.

Por isso, defina o seu core business e busque pelas aplicações que mais ajustam às suas conveniências.

Verifique se é possível ajustar o nível de interação

As interações são o ponto-chave para a atividade de automação. É a partir delas que é possível movimentar o perfil do Instagram.

Além disso, algumas ferramentas apresentam mais uma vez suas particularidades. Alguns disponibilizam filtros de gênero (masculino, feminino), o que pode ser um diferencial dependendo do seu público, como por exemplo, um comércio de maquiagem.

Também, ter um dispositivo que controla a frequência de interações —  como é o caso de seguir automaticamente perfis que combinam com o seu negócio —  é algo interessante.

Isso, pois caso esse dispositivo seja ajustado incorretamente, o seu perfil correrá o risco de ser bloqueado — como ocorre no famoso Shadowban.

Esse ato funciona como um mecanismo de defesa do Instagram por considerar os altos níveis de atividades como spams.

Pesquise se existe a opção de gerar relatórios

Para realizar o acompanhamento do desempenho do seu perfil, como o aumento de engajamento, do número de seguidores ou do fluxo orgânico, o ideal é contar com serviços que oferecem uma aba especial de relatórios.

A partir disso, você será capaz de se orientar por meio de gráficos, diagramas e taxas de conversão o que tem dado certo na sua gestão.

Assim, você poderá traçar medidas mais certeiras e estratégicas, além de possibilitar que você faça testes de engajamento, por exemplo.

Teste grátis e funcionalidades

Algumas aplicações permitem que você faça o teste grátis, isso pode te ajudar a verificar a funcionalidade da ferramenta e se ela de fato encaixa no seu perfil.

Outra dica é ficar atento ao valor dos planos oferecidos. O preço pode variar simplesmente pelo tempo de contrato, como também, pelas funcionalidades que o serviço irá te oferecer.

Faça buscas no “Reclame Aqui”

Antes de escolher qual serviço de automatização você irá usar, é recomendado verificar se há reclamações sobre as plataformas que pretende aderir.

No Reclame Aqui, você poderá pesquisar e verificar a situação de cada empresa e prestadora de serviço. Isso te ajudará a solidificar a sua decisão final.

Fique atento ao custo-benefício

As melhores escolhas são aquelas que os benefícios são o quanto maiores diante dos custos oferecidos.

Então, atenha-se ao necessário, nem sempre o plano mais caro será o melhor. Ao procurar por uma ferramenta, verifique se ela te satisfaz e fique atento ao valor.

Às vezes, você poderá encontrar uma outra plataforma que realiza o mesmo tipo de serviço por um preço inferior. Além do mais, tomar boas decisões, garantir o lucro e reduzir os gastos são preceitos básicos para o sucesso.

Observe se existem recursos extras

Recursos extras? Quem não gosta? 

Ter à disposição um mecanismo a mais de ação é sempre bom. Esse plus pode ser um dispositivo que você está procurando, e isso, poderá interferir na sua escolha final.

Então, esteja alerta aos serviços que são oferecidos por essas aplicações de automação. Você irá encontrar desde a possibilidade de responder comentários em imagens automaticamente até à função de programar a publicação de fotos e vídeos.

Bom, com todas essas dicas e sabendo das vantagens que a automação poderá te trazer, o próximo passo é conhecer quais as 18 melhores ferramentas que existem no mercado e fazer a sua escolha. Vamos lá! 

18 Ferramentas para gerir redes sociais

automação instagram gerenciagram

O Gerenciagram funciona como se o usuário trabalhasse diariamente das 8h às 0h seguindo todos os amigos de seus concorrentes ou perfis similares. Ou seja, o Gerenciagram é a ferramenta para quem quer ganhar seguidores "no piloto automático".

Características:

  • Curte e segue automaticamente os seguidores dos concorrentes;
  • Curte fotos por perfil, hashtags e localizações que você escolher;
  • Faz uma média de 30 mil ações por mês, o que chama a atenção do seu público-alvo e aumenta a interação no Instagram;
  • Programa fotos e stories para serem postadas nos dias e horários que você definir;
  • Envia mensagens automáticas (directs) apresentando o seu negócio aos novos seguidores;
  • Organiza e responde todos os comentários de forma rápida e fácil;
  • Fornece relatórios em tempo real com as taxas de conversão e o crescimento do perfil.

Preço: teste grátis o Gerenciagram por 5 dias e planos a partir de R$59,89.

2. Bume

automação-bume

Bumeé uma plataforma de gestão, marketing e vendas nas redes sociais. A empresa ajuda desde pequenos a grandes negócios, autônomos e influenciadores a monetizarem seus conteúdos e a impulsionar resultados.

De maneira prática, a plataforma permite que o profissional possa vender mais nas redes sociais ao fazer uso de campanhas, agendamentos de posts, análise de seu perfil diante das melhores práticas de mercado, e oferta de conteúdo através da Lista de Melhores Amigos do Instagram.

Características:

  • Permite criar, organizar e agendar seus conteúdos com datas e horários definidos;
  • Gestão de close friends (Melhores Amigos);
  • Bume leads: Transforma seus seguidores das redes sociais em oportunidades de negócio;
  • Bume pages: Ajuda seus seguidores a descobrirem seus conteúdos mais recentes de maneira prática;
  • Suporte online completo com consultores e especialistas.

Preço: teste grátis o Bume por 5 dias. Os planos variam de R$17,70 a R$87,70/mês.

Atenção!

Utilize o código promocional marketing2068451 e ganhe 20% de desconto no primeiro pagamento do Bume!

3. Perforgram 

perforgram- automação-para-instagram

O objetivo do Perforgram é auxiliar a gerenciar as suas postagens do Instagram de maneira que a sua marca esteja cada mais forte na rede. É um aplicativo web que oferece diversas ações automatizadas de engajamento.

Características:

  • Agenda publicações de fotos, stories, vídeos e álbuns automaticamente;
  • Segue usuários, deixa de seguir, curte publicações e faz comentários no Instagram;
  • Envia mensagens diretas para os novos seguidores;
  • Permite segmentar as ações por meio de hashtags, localização e perfil dos usuários;
  • Atribui a velocidade da tarefa de acordo com os requisitos e necessidades escolhidos por você;
  • Fornece relatórios para acompanhar o desempenho das atividades na rede;

Preço: planos variam de R$49,90 a R$174,90.

4. Postgrain

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O Postgrain, antes chamado de Instamizer, é uma ferramenta para gerenciamento de contas do Instagram. Com ela, é possível responder comentários e mensagens diretas, ter acesso a relatórios e administrar diversos perfis com facilidade.

Características:

  • Gerencia múltiplas contas ao mesmo tempo e com praticidade;
  • Responde mensagens diretas e comentários no Instagram;
  • Agenda publicações de fotos, vídeos, stories de acordo com a sua preferência;
  • Possui uma interface intuitiva e fácil de usar;
  • Permite compartilhar os perfis entre a equipe sem precisar informar senha;
  • Apresenta relatórios para mensurar os resultados de cada perfil.

Preço: planos a partir R$19,90 por mês.

5. Social Mídia Brasil (Instaboom)

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O Social Mídia Brasil, que antes era chamado de Instaboom, tem como foco formar um público-alvo no Instagram. Essa ferramenta não demanda um esforço seu, já que ela mesma faz o trabalho necessário para que você conquiste usuários reais.

Características:

  • Busca seguidores reais para o seu perfil;
  • Faz pesquisa de referência para descobrir qual público tem mais a ver com o seu negócio e os monitora diariamente;
  • Apresenta relatórios informando qual perfil possui um maior engajamento com a sua marca;
  • Fornece dados sobre localização e gênero dos seguidores;
  • Envia relatório completo ao fim de cada mês informando os resultados obtidos.

Preço: planos a partir de R$69,90 por mês. 

6. Instazood

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O Instazood tem como propósito atrair pessoas reais para o seu Instagram, ou seja, quem realmente tem interesse pelo seu negócio e que pode gerar vendas. Por meio do robô da ferramenta, é possível fazer diversas interações na rede social sem que você tenha que fazer o trabalho manualmente.

Características:

  • Plataforma estrangeira, mas possui interface em português;
  • Monitora as atividades no dashboard ao permitir que você cheque o seu status, comece ou pare alguma ação simultaneamente e adicione contas/perfis;
  • Segmenta por localização, hashtags e perfil;
  • Agenda postagens e apresenta relatório dos resultados das ações;
  • Faz diversas ações automaticamente, como curtir, comentar e seguir atividades de acordo com as características que você determinar.

Preço: 9,99 dólares por mês para 1 perfil.

7. mLabs

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A mLabs permite que você gerencie o seu Instagram e outras redes sociais em um só lugar. O objetivo é fazer com que a sua tarefa de produzir e publicar posts nas mídias sociais seja mais simples.

Características:

  • Agenda publicações diversas incluindo o stories do Instagram;
  • Responde os directs diretamente pela plataforma;
  • Cria fluxos de trabalho automatizados, registrando todas as alterações e data de aprovação dos posts;
  • Cria grupo de hashtags e assinaturas para as publicações;
  • Agenda o mesmo conteúdo para postar em diversas mídias sociais;
  • Apresenta relatórios da evolução da conta e análise de concorrentes.

Preço: teste grátis por 7 dias e planos a partir R$12,90 por mês para 1 perfil.

8. Etus

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A Etus é uma ferramenta profissional completa para gerenciar as redes sociais. Em relação ao Instagram, ela permite agendar publicações, ter acesso a relatórios completos e até mesmo utilizar o SAC para responder as mensagens.

Características:

  • Cria relatórios personalizados completos do Instagram;
  • Permite comparar o desenvolvimento dos concorrentes para determinar melhor dia e horário de postagem;
  • Possibilita exportar relatórios em PDF;
  • Agenda stories, imagens, vídeos, links ou qualquer outro conteúdo que seja do seu interesse;
  • É possível salvar post como rascunho;
  • Possui sistema de repost, localização, assinatura e calendário sazonal;
  • SAC no Instagram: responder direct do Instagram e de outras redes sociais em uma única caixa de entrada;
  • Insere marca d’água com a sua logo em todas as publicações automaticamente;
  • App para IOS e Android.

Preço: planos a partir de R$8,91 por perfil.

9. Postcron

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O Postcron é uma plataforma de agendamento de posts em todas as redes sociais, inclusive no Instagram. O objetivo é economizar tempo, aumentar o seu tráfego e envolver o seu público.

Características: 

  • Agendamento de postagens em todas as redes sociais;
  • Permite agendar todas as publicações no Instagram de forma manual ou centenas de postagens de uma vez;
  • Utiliza planilhas do Excel para deixar tudo programado de acordo com a sua necessidade;
  • Ferramenta autorizada pelo Instagram para publicar, já que segue todas as orientações dessa rede social. Portanto, a sua conta não corre o risco de ser bloqueada.
  • Possui suporte 100% em português.

Preço: planos variam de R$24 a 679 por mês.

10. Repost 

Como o Instagram não possui o recurso de compartilhar postagens, o Repost é uma ótima ferramenta para fazer essa tarefa. Ele é um app disponível para IOS e Android.

Características:

  • Compartilhamento de postagens no Instagram;
  • Você copia a URL da publicação original e insere dentro do app;
  • A postagem aparece com os créditos e mensagem original de quem publicou;
  • Interessante “republicar” conteúdos que façam sentido para a marca e a sua persona no Instagram.

Preço: gratuito

11. Hyperlapse

Mais um app próprio do Instagram, o Hyperlapse permite criar vídeos com estabilidade entre as cenas. Ele deixa você editar a velocidade do material, escolher a resolução ideal, compartilhar diretamente na rede social.

Ou seja, para empreendedores, o Hyperlapse cria vídeos perfeitos diretamente de seu celular.

12. Layout

O app permite que você crie montagens de imagem próprio do Instagram. Também gratuito e disponível em Google Play e na App Store, o Layout personaliza montagens, oferecendo layouts editáveis já no tamanho ideal de postagem para Instagram.

13. Boomerang

O app é tão popular que já é disponível como uma funcionalidade do próprio Instagram Stories. O Boomerang permite criar pequenos vídeos em loop e, como um bumerangue, seu efeito é um vai-e-volta sem fim!

É bem divertido e muito usado. Ideal para você que é empreendedor que queria criar conteúdos populares!

14. Canva

Para empreendedores que curtem criações de imagens fáceis para postar em suas contas, o Canva é um aplicativo para Instagram ideal. Ele é um ótimo recurso tanto para publicações em feed quanto para Stories.

As suas funcionalidades vão desde criação de gráficos a edição de fotos, tudo de maneira muito prática e intuitiva.

Ah, e o melhor: é gratuito!

15. Followers Insight

O Followers Insight é um aplicativo disponível para IOS e Android que possibilita que você descubra quem são os usuários que interagem com o seu perfil, quais pararam de te seguir ou te bloquearam.

Características:

  • Identifica usuários que bloquearam ou pararam de seguir no Instagram;
  • Descobre quem são os usuários que mais interagem com a sua marca;
  • Gerencia e rastreia múltiplas contas para ter você ter insights;
  • Monitora seguidores leais;
  • Envia agradecimentos para os seus melhores usuários;
  • Permite obter diversas opiniões relativas ao seu perfil.

Preço: gratuito

16. Iconosquare

O Iconosquare é uma das ferramentas para Instagram mais completas, pois proporciona analisar a performance da sua conta, de acordo com métricas da presença da marca.

Características:

  • É o Analytics do Instagram, no qual permite verificar a performance dos posts e stories;
  • Monitora diversas contas do Instagram, o conteúdo divulgado e controla os comentários;
  • Segue determinadas hashtags ou grupos específicos;
  • Responde a comentários individualmente, marca como lidos e deleta os inapropriados;
  • Analisa como está o crescimento de seguidores e permite visualizar diariamente quantos você ganhou ou perdeu;
  • Detecta quais usuários estão interagindo mais com o seu perfil;
  • Descobre a localização dos seguidores;
  • Identifica quando os usuários estão online no Instagram para você promover post e adotar estratégias específicas;
  • Mensura qualquer tipo de engajamento nos posts, como curtidas, comentários, visualizações de vídeo e links salvos;
  • Descobre quais filtros e hashtags mais influenciam no comportamento da sua audiência;
  • Oferece relatórios em tempo real para descobrir como os posts estão performando.

Preço: planos a partir de 9 dólares por mês para 1 perfil do Instagram.

17. SocialRank

O SocialRank é uma plataforma bem conhecida para análise das informações dos seus seguidores. É uma das ferramentas para Instagram que mais fornecem dados sobre os usuários.

Características:

  • Informa número de seguidores e quantidade de posts publicados para cada pessoa que segue o seu perfil;
  • Apresenta quais são os usuários mais influentes e mais engajados com a sua marca;
  • Permite inserir as pessoas em listas para que você possa fazer estratégias mais específicas para cada público;
  • Possibilidade de filtrar os usuários por localização, hashtags, palavras-chave, emojis, atividade, número de seguidores e muito mais.

Preço: gratuito para obter apenas dados e demais recursos os planos começam a partir de 49 dólares por mês.

18. Crowdfire

O Crowdfire é uma ferramenta bem interessante para quem deseja crescer no Instagram. E quem não quer, não é mesmo?

Você conecta o seu perfil e todos os demais canais de comunicação que você possui, incluindo blog e site na plataforma e depois ela analisa a sua conta e mostra como você pode melhorar os seus resultados.

Características:

  • Monitora todos os canais de comunicação da sua marca;
  • Orienta como você pode conquistar mais seguidores e mais engajamento no Instagram e em outras redes sociais;
  • Guia na execução de algumas tarefas rápidas e personalizadas para alcançar as suas metas, mais visitantes, mais cliques.
  • Agenda publicações no Instagram;
  • Auxilia na criação de anúncios no Instagram;
  • Encontra os usuários corretos para a sua marca, de maneira que eles se mantenham engajados e conectados ao seu perfil.
  • Indica pessoas com perfis parecidos com os seus seguidores e que possuem chance de seguir você também.

Preço: gratuito

4 ferramentas para Instagram extras que você precisa conhecer também 

  1. Buffer: ferramenta utilizada para programar e gerenciar as postagens do Instagram e de outras redes sociais.
  2. Social Backers: mede a performance da sua marca nas redes sociais e oferece informações sobre os seus seguidores.
  3. Gramblr: posta direto do desktop no Instagram.
  4. Flipagram: cria vídeos ou fotos em sequência para contar uma história.

Essas ferramentas para o Instagram fornecem diversas informações sobre os seus seguidores, o que permite que você desenvolva estratégias para converter esses usuários em clientes.

Vale destacar outros números: dentre os 700 milhões de usuários no mundo, 59% estão na plataforma diariamente, incluindo 35% que visitam várias vezes por dia.

Sendo assim, se você atua no mercado digital, é bem provável que o seu lead ou possível cliente esteja nessa rede que se torna cada vez mais popular entre os brasileiros.

Então, utilize a plataforma que mais se encaixa ao seu negócio e mantenha uma comunicação estratégica com o seu público.

E aí, você ja conhecia essas ferramentas gestão e automação para Instagram? Quer entender mais sobre outro assunto importante para o seu negócio? Então, descubra como anunciar no Instagram agora mesmo! 

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

  • pedro disse:

    Olá , tudo bem? gostaria que alguem da equipe do enotas entrasse em contato comigo pedro…@bagy.com.br

  • Insta Dicas disse:

    Muito legal o vídeo, gostei muito, e sei que hoje em dia é muito importante automatizar o Instagram para divulgar sua marca ou perfil.

  • Marcio Ricardo disse:

    Muito bom esse artigo, qual seria o de melhor desempenho para automação e ganho de seguidores?

  • Pedro disse:

    Muito TOP. Uso o Gerenciagram e ele me da resultados fantásticos. A plataforma bem configurada, traz muitos seguidores reais!

  • JAMERSON LIMA PRATA disse:

    Eu uso o Zeego,muito bom várias funções e cresce mesmo o instagram

  • Carlos disse:

    Uma boa ferramenta é seguir.me tem o melhor custo beneficio.

  • Nayara disse:

    Ultimamente eu venho utilizado istapro, é uma ferramenta que vem me ajudando muito.

  • Bianca disse:

    Uso o Zeego, automação para instagram, zeego.site

  • Andre disse:

    Esqueceram de mencionar a Smartlike.

  • Thais disse:

    Olá! Gostaria de apresentar para vocês o BombaInsta, que também tem um programa de afiliados bem interessante. Se pudessemos apresentar a plataforma para vocês seria bem interessante 😉 Abraços!

  • Tatiane disse:

    Vim por causa do gerenciagram e gostei mais do bume. Muito bacana. Ótimo conteúdo

  • Karyne Viola disse:

    Acabei de instalar o Follower Insight, obrigada!

  • Go marketing Design disse:

    Muito Legal.. Gabriel! Boas dicas de ferramentas, irei testar uma delas.. Recomendo aqui também o Gerenciagram, o preço é um pouco salgado, porém vale muito a Pena para impulsionar o perfil. E não tive problemas com a minha conta. Antes de utilizar nas contas de clientes das redes sociais, eu fiz um teste na minha conta pessoal.

  • Marinho disse:

    Eu não imaginava que existiam tantas opções assim de automações para o instagram…Esse artigo está muito completo!

    Os únicos que eu conhecia eram o Gerenciagram, o Bume e o Canva 😉
    Agora sei que existem várias outras!

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