Como construir sua página de vendas + 3 ferramentas úteis

Atualizado há mais de 1 semana

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Quem tem algo a vender, precisa de um local para expor seu produto. Como uma vitrine? Também, mas algo mais completo: uma loja. E na internet, tudo começa com a página de vendas.

Ela será a porta de entrada que os consumidores terão para encontrar o que precisam em seu negócio. Por isso, a plataforma deve ser atrativa e convincente para que as pessoas saibam tudo para comprar.

Estratégico, não é? E é mesmo! Por isso, se você quer vender pela internet, confira como construir uma página de vendas e tenha algumas ferramentas para criar a sua. 

O que é uma página de vendas?

A página de vendas é uma landing page, em que uma empresa apresenta um de seus produtos ou serviços de modo a atrair o seu público.

Para isso, são usadas técnicas de copywriting, de SEO e alguns gatilhos mentais para atrair a conversão do usuário.

É possível, então, dizer que a página de vendas é uma porta de entrada do consumidor para uma loja virtual ou mesmo ser a primeira vitrine de um infoproduto.

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Simule em tempo real as copies dos seus anúncios de acordo com cada plataforma. É simples e rápido. 

A página de vendas precisa ter alguns elementos para funcionar, como:

  • Um título curto, mas convincente;

  • Uma descrição que complementa o título;

  • Imagens que ilustram o produto;

  • Um formulário para preencher os dados.

Ela pode ser mais completa, com depoimentos de outras pessoas que usaram o produto, números de ROI de clientes, por exemplo.

Dicas para construir uma página de vendas

Dado o conceito de que é uma página de venda e a sua estrutura, já dá uma noção do que você precisa para construir uma.

Mas, confira alguns passos que você deve seguir para ter uma boa página de vendas. 

Defina o objetivo da página

O que você quer que o usuário faça depois de visitar a página? Quer que ele compre um produto ou serviço?

Quer que ele se inscreva em uma newsletter? Ou quer que ele simplesmente aprenda mais sobre o seu negócio?

Responder a essas perguntas facilita a vida na hora de escrever o texto para a chamada de ação (CTA) e encontrar os melhores argumentos para a pessoa se interessar na sua página de vendas.

É o objetivo quem dirá também quais são as métricas de sucesso da página, como número de conversão, tempo de permanência, por exemplo.

Confira também: 8 principais erros de CTA que matam os seus conteúdos 

Conheça o seu público-alvo

Quem são as pessoas que você quer atingir com a página? Quais são as suas necessidades e desejos?

Mais uma vez, conhecer o público-alvo, ajuda a encontrar os melhores argumentos para convencer o usuário a tomar ação da página.

Isso porque é conhecendo o seu público que você poderá ter informações como: as dores, como o seu produto soluciona os problemas dele e quais são as funcionalidades ou características que possui que fazem diferença na vida do usuário.

Crie um título e uma chamada para ação fortes

O título deve ser claro e conciso e chamar a atenção do visitante. A chamada para ação deve dizer ao visitante o que você quer que ele faça. Ou seja, estar ligado diretamente ao objetivo do seu negócio.

Ele não pode ser extenso, mas precisa ser claro na mensagem.

Escreva um texto persuasivo

Se o título deve ser mais curto, o texto de descrição na página pode ser maior, mas sem exageros.

Nele, você deve usar argumentos e provas sociais para mostrar ao visitante que o seu produto ou serviço é a melhor solução para o público.

Use argumentos como depoimentos de outros usuários, dados validados sobre o benefício do produto e cite sempre quais os problemas que ele ajuda a resolver.

Use imagens e vídeos

Imagens e vídeos podem ser usados para tornar a página mais atraente e informativa. Eles também podem ajudar a transmitir a sua mensagem de forma mais eficaz.

Eles precisam mostrar como o produto é, seja em formato de mockups ou com um usuário utilizando.

Sempre lembre de otimizar as imagens para não sobrecarregar a página e ela não demorar a abrir, além de criar um texto alternativo e respeitar as regras de acessibilidade.

Otimize a página para dispositivos móveis

Você não pode adivinhar por onde o usuário abrirá a sua página. E considerando que cada vez mais pessoas estão acessando a internet por dispositivos móveis, é preciso pensar em ter uma página responsiva.

Por isso, crie modelos para desktop e mobile, pelo menos, e nelas toda a experiência seja boa.

Confira também: Descubra as 8 melhores ferramentas para criar landing pages.

Principais estratégias para uma página de vendas

E agora, como usar a sua página de vendas? É claro que não é apenas colocá-la no ar e esperar que tudo aconteça de repente.

É preciso estudar algumas possibilidades, entender o comportamento do público e analisar os resultados que a página de vendas apresenta ao longo do tempo.

Essas são as principais estratégias que você pode utilizar para aprimorar sua página de vendas.

Faça testes

Os testes permitem entender o que dá e o que não funciona para o seu público.

Normalmente, o mais indicado é o teste a A/B que consiste em uma mesma página com apenas uma variação em algum elemento, como cor de botão, texto de CTA ou mesmo argumento no título.

O teste A/B deixa essa variação (é apenas uma delas) por um tempo, mostrando randomicamente a página com essas diferenças.

Ao final desse tempo, você analisa qual funcionou melhor, ou seja, aquela variação que mais fez o seu usuário converter.

Importante lembrar que o teste A/B só é válido se apenas uma variação ao mesmo tempo, for posta em prática. Qualquer outro elemento que sofrer mudança ao longo do período do teste, o invalidará. 

Tenha uma para cada tipo de público

Você precisa ter em mente que seu público, por mais nichado que for, não será homogêneo. Isso significa que ele pode ter gostos e preferências diferentes; inclusive, achar certos argumentos mais convincentes.

Uma dessas diferenças pode estar, por exemplo, no modo como cada um recebe a oferta. Elas podem preferir receber em um e-mail e lá dentro achar certos argumentos, diferente, por exemplo, de quem chega via mídia paga.

Tudo isso, você sabe realizando testes e escalando os resultados.

Demonstre confiabilidade

Os visitantes precisam confiar em você e no seu produto ou serviço antes de fazer uma compra.

Você pode construir confiança na página de vendas usando depoimentos de clientes, certificações e garantias.

Além disso, deixe claro a transparência de seu site com as certificações de segurança (HTTPS ou invés de HTTP), anúncios em display sem um crivo e links quebrados dentro da página de venda.

Torne a jornada do usuário fácil para ele entender qual a ação tomar

Tanto o formulário de preenchimento de dados como a página em si não podem ter muitos elementos.

O usuário precisa ter uma leitura fácil da página, sem elementos demais chamando sua atenção, nem com um formulário extenso para ser preenchido — a não ser que seja de informações relevantes e aderente à jornada de compra.

Ferramentas úteis para criar uma página de vendas

Se você se convenceu de que ter uma página de vendas é o ideal para o seu negócio, precisa conhecer a Hotmart Pages.

Essa plataforma da Hotmart nada mais é do que um criador de páginas de vendas intuitivo. Uma maneira fácil para qualquer pessoa construir sua landing page e começar a converter.

Além dos templates prontos e possíveis de serem personalizados, a Hotmart Page possui alguns recursos que fazem potencializar suas vendas. Confira alguns.

Hotmart Page AI

Trata-se do recurso de inteligência artificial da plataforma. Ela otimiza a criação da página de vendas depois que você responde três perguntas para a IA entender seus objetivos.

Ela trata de fazer uma copy, design e até uma descrição do seu produto. Depois, você pode incrementar com depoimentos e outros números que a ferramenta não consegue produzir.

Isso tudo em menos de 5 minutos.

Rastreamento de checkout de origem

O SCK é uma parametrização de link semelhante à usada pelos afiliados. Nesse caso, ela é usada por produtores, apenas, para rastrear páginas de checkout diferentes.

Ela é uma ferramenta perfeita para quem segmenta seu público e oferece páginas diferentes a cada um, por exemplo.

Esse recurso ainda possibilita saber qual o melhor botão da página, caso haja mais de dois pontos de conversão.

Servidor de hospedagem gratuito

Por fim, mais um recurso que pode fazer muita diferença na hora de criar e disponibilizar materiais gratuitos em sua hospedagem.

Um servidor gratuito garante que você terá espaço suficiente para criar a sua página, seja por domínio próprio ou na versão grátis da Hotmart Page.

Seja como for, a página de vendas é uma poderosa ferramenta para quem quer progredir como empreendedor na internet. E como você notou, a Hotmart tem muito a oferecer para você!

Confira outras ferramentas que a Hotmart possui para quem quer criar páginas de venda.

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