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NEGÓCIOS

5 dicas para aumentar o lucro da sua empresa

Atualizado há mais de 1 semana

A redução de custos é o caminho menos saudável e uma tentativa arriscada de aumentar o lucro da empresa. Veja 5 dicas de como crescer de maneira escalável e sustentável sem ter de optar por reduzir os custos.

Aumentar a receita da empresa é um belo desafio para os empreendedores e, muitas vezes, considerada uma tarefa impossível, sendo o único caminho viável reduzir as despesas. Contudo, existem diversas outras maneiras de aumentar o lucro sem diminuir os custos

Neste post, você vai descobrir como essas práticas vão aumentar as vendas e, consequentemente, o ticket médio do seu empreendimento. Acompanhe!

Por que não diminuir os custos?

Antes de apresentar quais são as 5 maneiras que você, empreendedor, tem de aumentar o lucro sem reduzir os custos, é necessário explicar o porquê de diminuir os custos não ser uma opção tão viável quanto parece. 

Reduzir os custos é uma estratégia frágil de aumentar o lucro da empresa, isso porque essa decisão implica em economizar todos os recursos básicos para a produção e manutenção do produto ou serviço que está sendo vendido.  

Essa não é uma maneira sustentável de aumentar as receitas, podendo trazer consequências extremamente negativas para sua empresa. Por isso, aprenda como aumentar a receita de maneira sustentável e duradoura. 

1. Motive a equipe

O coração da empresa são os colaboradores, e quanto mais engajados e motivados eles estiverem, mais a empresa cresce. Por isso, é importante tomar decisões com relação ao bem-estar dos funcionários. 

Como deixar minha equipe motivada?

Para resolver esse problema, muitas empresas vão atrás do certificado de GPTW (Great Place to Work) ou em sua tradução literal, ótimo lugar para trabalhar. Essas empresas contratam os profissionais mais motivados e produtivos do mercado e não é uma mera coincidência.

Um questionamento importante pode ter surgido agora: Como minha empresa pode se tornar um desses lugares? 

Para conseguir o certificado é necessário passar por uma etapa de classificação pelo Great Place to Work, um processo avaliativo preparado pela consultoria e aplicado pela própria empresa.

Nele, os funcionários responderão perguntas sobre o ambiente de trabalho e as práticas de gestão dos líderes

São os colaboradores que decidem se a sua empresa é ou não uma das 10 melhores empresas para se trabalhar, por isso, é importante reconhecer e reter os talentos que fazem parte da sua equipe.

Existem inúmeras boas práticas empresariais que ajudam a cultivar um ambiente de pessoas motivadas e produtivas e que auxiliam a conquistar a certificação, algumas delas são:

  • Oferecer planos de carreira, valorizando o capital humano;
  • Conceder incentivos financeiros para capacitações técnicas;
  • Ofertar treinamentos internos regulares;
  • Dispor de um sistema de feedbacks;
  • Ter banheiros, cozinha e um ambiente de descanso;
  • Contar com horários flexíveis, entre outros.

2. Aumente o ticket médio

Conquistar um cliente e vender um produto é bom, mas cativar esse cliente ao ponto dele comprar em dobro é melhor ainda, certo? Fazer Upsell ajuda, e muito, a atingir esse objetivo.

O que é Upsell?

Pode ser definido como upgrade da venda, vender a mais ou venda complementar. Como assim? Imagine:

Ao ir a um fast-food você escolhe um combo de hambúrguer, batata e refrigerante médios. O vendedor então te oferece o upgrade do combo médio para o grande por apenas mais 2 reais na compra, e você acaba aderindo a este, mesmo pagando um pouco mais. 

Isso é Upsell. É o ato de oferecer uma melhoria do que já foi ofertado para a pessoa que efetuou uma compra ou já decidiu que vai comprar na sua empresa. Afinal, se o consumidor já te escolheu, ele está altamente propenso a obter outros produtos. 

Outro exemplo que também configura Upsell é: 

Uma empresa que cria páginas na web acabou de vender um site. E, depois de confirmar a venda, o vendedor oferece ao cliente o certificado de segurança para implementar ainda mais o produto.

Nesses dois exemplos, o vendedor apresenta ao consumidor uma melhoria à mercadoria que já foi adquirida. 

Observação: 

Um fator importante de ressaltar é que, upsell não é venda casada. Sua função é melhorar a experiência do consumidor e, como consequência, aumentar o ticket médio e seu faturamento mensal.

​3. Conquiste a lealdade do seu cliente

Ter clientes leais é extremamente importante para seu negócio. São eles que vão procurar e indicar sua empresa sempre, podendo até mesmo se tornarem “advogados da marca”. 

Para conquistar esse tipo de relacionamento, o consumidor precisa enxergar valor no produto, e a empresa necessita realizar pesquisas e um controle de qualidade periódico, assim, é possível garantir a satisfação e o sucesso do cliente

O indicador de lealdade mais eficaz é o NPS (Net Promoter Score) que consiste em literalmente perguntar ao consumidor, por meio de números que normalmente variam de 0 a 10, quanto ele indicaria sua empresa para um amigo, ou quanto ficou satisfeito com o produto. 

4. Seja lean

A filosofia lean é baseada em reduzir desperdícios e solucionar problemas de maneira rápida e barata, consequentemente aumentando a produtividade da equipe e a percepção de valor do cliente com o produto ou serviço. 

De multinacionais a pequenas empresas e startups, aquelas que não adotam a metodologia lean tendem a perder espaço para os concorrentes, que já aderiram e entendem os benefícios de potencializar os resultados e inovar.  

Quais são as vantagens de ser lean?

Alguns dos benefícios em adotar a metodologia lean são:

  • Aumento da agilidade e produtividade da equipe;
  • Eliminação de gastos e desperdícios desnecessários;
  • Consumidores mais satisfeitos com a empresa;
  • Os resultados aumentam e são melhores;
  • Time engajado e motivado a trabalhar;
  • Aumento do faturamento e dos lucros.

É fácil começar

O primeiro passo é revisar os processos da empresa. Uma ótima maneira de descobrir quais precisam ser reestruturados e, ao mesmo tempo, engajar a equipe a aderir a mentalidade lean, é perguntar aos times e líderes quais são as necessidades dos setores. 

A próxima etapa, portanto, seria a reestruturação dos processos de fato, que devem ser focados em entregar o mesmo resultado com maior agilidade, melhorando a produtividade das equipes e a satisfação do consumidor, afinal, a empresa passa a ter mais tempo para o relacionamento empresa-cliente.

A partir de então, o empreendedor passa a ter o dever de auxiliar os líderes na execução dos processos e acompanhá-los para que tudo corra bem e as equipes se adaptem rapidamente. 

5. Torne fácil te pagar

Quanto mais fácil for pagar pelo seu produto ou serviço, mais satisfeito o consumidor ficará e maiores as chances das faturas serem pagas sempre em dia. Os modelos convencionais de cobrança não atendem mais às expectativas dos clientes e é preciso buscar por outros métodos.

Qual a solução de pagamento que agrada os consumidores? Aquela que ele não vê e nem sente! Ou seja, a resposta está no pagamento recorrente no cartão de crédito, ou como é popularmente conhecido, modelo netflix.

Esse modelo de cobrança é completamente automatizado e uma forma rápida e fácil de cobrar os clientes. Além dos inúmeros benefícios que esse método apresenta para as empresas, o consumidor também sai ganhando nesse caminho.

Por que usar a recorrência?

Adotar a técnica da recorrência tem tudo a ver com oferecer maior comodidade para o cliente e usar das tendências tecnológicas para automatizar os processos da empresa.

Para o consumidor, as principais vantagens são:

  • O limite do cartão de crédito não fica comprometido;
  • É possível escolher a melhor data para pagar;
  • A cobrança é automática, nada de se preocupar com o dia do vencimento.

Já para as empresas, os maiores benefícios são:

  • Redução da inadimplência;
  • Processos mais rápidos e automáticos;
  • Aumenta o faturamento brutalmente;
  • O fluxo de caixa fica positivo.

O que é necessário para usar o pagamento recorrente?

Fazer o controle dos recebimentos da empresa é uma tarefa complexa, ainda mais quando são recorrentes e, para isso, foram criados os sistemas de pagamento online

Esses sistemas são responsáveis por tornar o momento de pagar algo prazeroso para o cliente, além de garantir para a empresa agilidade e segurança na hora de receber.

O investimento em uma plataforma é recompensado rapidamente por meio de todos os benefícios que o pagamento recorrente oferece.

Portanto, contar com a ajuda de um sistema de pagamento passa a ser  uma ótima maneira de aumentar a receita da sua empresa.

Aprendizado

Aumentar o lucro sem diminuir os custos, em alguns casos, pode não ser o caminho fácil, mas, além de ser escalável, é uma forma mais saudável de conduzir o crescimento da empresa.  

Uma última dica: não tenha medo de mudar e nunca pare de buscar novos caminhos para crescer, inovação é o que move o mercado e, mais importante, é o que mantém as empresas vivas.

Guest post produzido pelo Galax Pay

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