Aumentar ticket médio: aprenda a obter melhores resultados

Atualizado há mais de 3 semanas

O ticket médio é um dos indicadores financeiros mais importantes de um negócio, pois mostra o valor que um consumidor gasta em seu empreendimento, em média.

Ao analisá-lo corretamente, é possível definir estratégias para ter mais lucros e alcançar resultados melhores. Contudo, as suas decisões não devem ser tomadas sem pensar.

Você precisa entender como os seus concorrentes agem e quais são os desejos dos seus consumidores. Após isso, você tem mais confiança e precisão para tomar atitudes.

Este post mostra como aumentar o ticket médio, de forma prática e eficiente.

É melhor ter um ticket médio alto ou baixo?

Na verdade, não há uma resposta para essa pergunta. Cada empresa comercializa produtos e serviços diferentes. Além disso, as gestões têm objetivos e realidades distintas também.

Empreendimentos que têm ticket médio baixo, geralmente, vendem mercadorias de menor valor e precisam de um grande volume de vendas. Nessas situações, a perda de um cliente não causa tantos estragos, pois, como a base comercial é maior, as finanças não são fragilizadas.

Já os negócios que têm ticket médio elevado desenvolvem soluções mais caras e customizadas. É necessário ter um atendimento de alto nível também, já que os consumidores investem grandes quantias no momento de aquisição. Além do mais, em muitos casos, elas atuam em nichos segmentados do mercado.

Se você tem um ticket médio alto, a inadimplência ou a perda de um consumidor pode trazer maiores consequências porque despesas de produção e comercialização são elevadas.

Ps: perder um cliente é ruim em qualquer caso. Portanto, leia este post e descubra como fidelizar clientes.

Como aumentar o ticket médio do meu negócio?

Agora, chegou o momento para você descobrir dicas práticas para melhorar essa métrica em seu negócio. Confira a lista abaixo:

Conheça os seus custos e a margem de lucro

Antes de tomar qualquer atitude, é necessário ter as despesas de seu processo produtivo na ponta da língua. Não importa se você vende cursos online ou livros: todos os custos devem ser conhecidos e acompanhados de perto.

Ao dominar essas questões, você tem as informações necessárias para definir os preços de suas mercadorias e serviços, estabelecendo as margens de lucro em cada venda também.

Ofereça incentivos para indicações

Aplicativos de mobilidade urbana, como o Uber e o 99, permitem que os seus usuários ganhem descontos a cada indicação feita, e você pode fazer o mesmo.  

Além de otimizar as vendas, essa medida facilita o aumento da sua base de clientes e faz com que as pessoas comprem mais em seu empreendimento.

Crie descontos progressivos

Quem nunca entrou em uma loja para comprar uma peça de roupa e acabou levando duas ou mais por causa de um desconto irresistível?

O desconto progressivo é uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio de um empreendimento, principalmente os digitais. Ele estimula a compra por volume e aumenta o valor gasto pelo consumidor.

Por isso, crie condições especiais para quem é cliente do seu negócio. Apesar de parecer um clichê, a famosa frase “pague 2 e leve 3” melhora a performance de suas vendas.

Crie kits de produtos e serviços complementares

Imagine que um cliente quer comprar um dos seus cursos de culinária. Ele coloca o produto no carrinho e está prestes a finalizar o pedido. Antes de prosseguir, ele vê um anúncio que oferta um ebook com receitas práticas e simples de serem feitas, e acrescenta esse item ao carrinho.

Apesar de ser um exemplo fictício, essa situação evidencia como indicar produtos similares ao seu consumidor é uma boa tática para aumentar o ticket médio.

E as possibilidades não param por aí. Empreendedores de sucesso ofertam produtos similares de maior valor — esse método se chama Upsell.

Reduza os custos variáveis

As despesas variáveis estão relacionadas à quantidade de produtos e serviços que você vende.

Produzir em maior escala, por exemplo, exige mais investimento em materiais de gráfica, logística, armazenamento e marketing, correto? De forma semelhante, quem comercializa cursos digitais precisa oferecer melhores conteúdos e maior variedade de materiais online.

Em todas as situações, é possível otimizar as despesas produtivas. Tente negociar com os seus fornecedores, já que a quantidade de mercadorias compradas será maior. Se você não chegar em um acordo, encontre outro parceiro comercial que atende às suas necessidades financeiras.

Outra oportunidade, que alguns empreendedores se esquecem, é a realização de um planejamento tributário. Quanto maiores forem as vendas, mais impostos você deverá pagar.

Também chamado de elisão fiscal, ele permite que você pague menos tributos sem desrespeitar as legislações existentes. Consequentemente, você diminui os gastos do negócio e consegue aumentar o ticket médio.

Tenha um programa de recompensas

Provavelmente, você já participa de algum programa de recompensas, certo? Atualmente, eles marcam presença em vários nichos do mercado, como os programas de milhas e de acúmulo de pontos.

Basicamente, um sistema de recompensas permite que o comprador ganhe pontos, que podem ser trocados por:

  • descontos;
  • prêmios;
  • produtos exclusivos;
  • e muito mais!

Essa tática aumenta o desejo de compras dos clientes e aumenta o ticket médio do seu empreendimento.

Saiba se comunicar com seus clientes

Hoje em dia, o mercado não quer apenas mercadorias com embalagens bonitas. Os consumidores atuais desejam produtos e serviços com muito valor agregado, que fazem valer o esforço e o dinheiro gastos.

Por isso, é essencial utilizar uma linguagem e uma abordagem adequadas ao seu público-alvo. E é nessas horas que você consegue aumentar o seu ticket médio… Mas como isso acontece?

Os clientes atuais já passaram pelas etapas de descoberta, consideração e compra, portanto, é muito mais fácil convencê-los de adquirir mais serviços e mercadorias.

As redes sociais e o email marketing oferecem boas oportunidades para estreitar laços e apresentar novidades. A promoção de casos de sucesso é outra prática muito bem-vinda também.

Desse modo, mantenha um bom relacionamento com os consumidores conquistados!

Eleve os preços

Você não leu errado. Aumentar o preço de venda de um produto é a maneira mais rápida de melhorar o seu ticket médio. Contudo, é preciso ter muito cuidado nessas horas.

A elevação de preços não pode ser feita de qualquer forma. Você deve mostrar ao consumidor que a qualidade do serviço ou do produto aumentou consideravelmente mais.

Outra maneira é ofertar um atendimento especializado e mais rápido também.

Apenas fique atento para não oferecer preços que se diferenciam demais dos seus concorrentes. Como alguns compradores analisam apenas o fator financeiro no momento da compra, você pode perder boas oportunidades de fazer o negócio crescer.

Aumentar o ticket médio é algo que exige uma estratégia muito bem planejada. Este post mostrou importantes dicas para colocar esse objetivo em prática, sem prejudicar a confiança do mercado.

Lembre-se de sempre monitorar a reação do consumidor em cada atitude que você tomar, seja no aumento dos preços, seja na criação de um clube de fidelidade. Proponha mudanças quando que você não alcançar os resultados desejados.

Agora, descubra como escalar o seu negócio!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

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