Aquele que quer ganhar destaque na internet precisa ter em mente alguns conceitos e estar sempre atento às novidades que o mundo digital frequentemente tem.
E para ter um negócio poderoso e ganhar dinheiro na web, é muito importante saber primeiramente para quem seu produto se destina, definindo uma Buyer Persona e identificar um estilo de comunicação com esse público, estabelecendo sua a Brand Persona.
Você ainda não conhece esses conceitos?
Vem com a gente que vamos te explicar cada um deles e as suas diferenças. Sobretudo, vamos falar um pouco mais da importância de se ter uma brand persona para o sucesso de seu negócio.
O que é Buyer Persona?
Para cativar seu público e evitar certos problemas de marketing, você deve entender os seus clientes e ter conhecimento de suas características, desejos e necessidades.
Você pode fazer isso ao criar um perfil de cliente aprofundado, como se ele fosse uma pessoa real para a qual você direcionará os seus conteúdos. Pode existir mais de uma persona, é até indicado que você crie dois ou mais perfis.
Sobre o perfil de sua buyer persona, deverá conter todas as características, como: a profissão que ela atua, os seus gostos, hobbies e até um nome.
Quanto mais completo esse perfil, melhor será para conceber os seus materiais de divulgação e os argumentos de vendas.
E a Brand Persona, o que é?
É provável que você já tenha ouvido falar sobre buyer persona, se já tem um certo contato com o mercado digital. Entretanto, pouco se fala sobre a brand persona, um conceito tão importante quanto o anterior.
A brand persona é aquela que representa sua marca, criando uma identidade visível para ela e um estilo de comunicação com o público.
Um exemplo claro de brand persona é a “Lu”.
Você deve conhecer uma marca que se apresenta com esse nome. Uma personagem educada, moderna, que interage com o público nas redes sociais e até aparece em animações na televisão. É claro que estamos falando da personagem criada pela rede de lojas Magazine Luiza.
Isso agrega um valor humano à marca muito grande. Mas também atrai o público porque ele logo se sente próximo da personagem.
Porém, para criar uma brand persona, você não precisa fazer exatamente como a Magazine Luiza, com personagem, animação e tudo. Ela pode ser apenas um estilo de se expressar para o público.
Veja o exemplo da Coca-Cola.
A marca de refrigerantes sempre se comunica com seu público, passando uma mensagem que encanta por oferecer felicidade. É isso que norteia todo o engajamento da marca. Veja como isso funciona na prática em comercial divulgado pela Coca-Cola:
É de se emocionar, né?
Então, ao se dirigir a seu público, a empresa se dedica em passar a ideia de alguém positivo, que se preocupa com o bem-estar daquele que recebe sua mensagem, seja oferecendo “pausas refrescantes ao longo do dia” ou dizendo que “gostoso é viver”.
Ainda que você não conheça quem lhe diz isso, você sabe o que a pessoa está querendo lhe dizer. E certamente se identifica com aquilo.
Qual é a importância da brand persona para o seu negócio?
Sabendo do que se trata uma persona e seus dois tipos diferentes, você já deve ter se antenado a suas importâncias.
A seguir, vamos frisar um pouco mais sobre a relevância de definir uma brand persona e, com isso, estabelecer um tom de voz e estilo de comunicação que solidifique os valores de sua marca.
Você deve ter em mente que sua brand persona será como um guia a ser seguido pelas equipes de comunicação e de vendas da sua empresa na hora de produzir conteúdos e se comunicar com clientes. Seja nas redes sociais, em seu site ou mesmo na sua loja física.
É dessa maneira que o público vai se identificar com sua empresa e se aproximar de você.
Mas, fique atento: não vai ser isso que fará seu consumidor decidir a comprar seu produto e sim, é o que fará com que ele lembre da sua marca quando precisar de alguma coisa.
Digamos que é um caminho para levar o público a tomar a decisão de compra de seu produto. E é por isso que a brand persona é importante.
E como criar a brand persona?
Antes de criar sua persona, é necessário planejamento. Imagine que sua marca é uma pessoa, que tipo de perguntas você faria para identificar as características e identidade dela?
Primeiramente, tente definir claramente 3 elementos importantes da marca:
- Pilares: termos ou frases que representam e norteiam as estratégias de marketing.
- Essência: uma ideia interna em forma de frase que resuma o conceito da marca.
- Missão: o propósito da marca, algo que vá além do produto/serviço.
Após ter esses elementos estabelecidos, é hora de buscar a personificação da sua marca, tente coletar e registrar as seguintes informações sobre ela:
- Idade;
- Profissão;
- O que ela gosta de fazer;
- Como ela fala com a buyer persona;
- Como ela se diferencia dos concorrentes.
Estipulando tudo isso, será fácil reconhecer a forma pela qual ela se comunica com o público, quais seus interesses e valores.
E não acaba aí, com as informações encontradas, o próximo passo é disponibilizar o documento com a brand persona da marca para toda a empresa. Aposte na criatividade, use storytelling ou crie um personagem, como a Magazine Luiza fez.
Recomenda-se apresentar, junto ao documento final, modelos de post de redes sociais, modelos de e-mail, dentre outros exemplos. Isso fará com que o processo de aplicação da brand persona seja descomplicado.
Conecte com seus consumidores
Se você está começando um negócio online, pense em suas personas!
Neste post, você viu que a brand persona é tão importante quanto a buyer.
Com a brand persona definida, não só o processo de tomada de decisão e de planejamento de comunicação é simplificado, como também o direcionamento do conteúdo e a aproximação com o público se tornarão mais fáceis e efetivos. O que é algo extremamente importante para o sucesso de um negócio.
E ter as duas, brand e buyer, como estratégia, seja qual for o seu perfil de empreendedor, só aumentará a possibilidade de oferecer melhores experiências para seu usuário. Além de aumentar as chances de conquistar fãs para a sua marca.
Que tal aplicar esse conhecimento nas redes sociais? Confira o post: Tipos de conteúdo para redes sociais e aprenda como colocar em prática.
Guest post produzido pela equipe da Hotmart.