6 hobbies para melhorar a sua performance no trabalho

Você já se sentiu cansado de tanto trabalhar? Ou anda muito estressado por causa das responsabilidades do negócio? Saiba que o estresse no emprego é um assunto muito sério.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, um ambiente de trabalho negativo pode fomentar grandes consequências nos resultados de uma empresa. A depressão e a ansiedade causam impactos inimagináveis. Estima-se que a economia global perde US$ 1 trilhão por ano em produtividade.

Nessas horas, é essencial estar preparado para evitar situações problemáticas — e ter a postura de um workaholic não é uma delas. Você deve aproveitar as horas vagas para ter hobbies e realizar atividades que ajudam a aliviar o estresse, melhorar a concentração e a criatividade e manter a mente sadia.

Ao ler este post, você vai conhecer 6 hobbies para melhorar a sua performance no trabalho.

1. Fazer exercícios físicos

Praticar exercícios físicos vai muito além da estética, já que a realização das atividades envolve o equilíbrio entre a mente e o corpo. Além da produção de endorfinas, os exercícios promovem o relaxamento muscular e a redução do estresse.

E não pense que você deve praticar atividades físicas apenas em seu tempo livre. Hoje em dia, as cidades fomentam o uso de meios de transporte alternativos. As bicicletas são as favoritas de muitas pessoas e vêm ganhando cada vez mais espaço e destaque em nossa sociedade.

Segundo a ONG Transporte Ativo, 49,2% da população brasileira acredita que a rapidez e a praticidade proporcionadas pelas bicicletas são os principais motivos para adotá-las na locomoção diária. Ser mais saudável e a redução dos custos com combustíveis vêm em seguida também.

Apesar de algumas dificuldades, como a falta de pontos de apoio aos ciclistas, as magrelas conquistam cada vez mais adeptos. Ir de bicicleta para o trabalho é um excelente hobby para:

  • diminuir o estresse;
  • economizar tempo e dinheiro;
  • ter uma vida mais saudável e longa;
  • melhorar o humor em casa e na empresa.
hobbies-aumentar-produtividade-no-trabalho-andar-de-bicicleta

2. Ler livros

A leitura é um hábito fundamental para um empreendedor. Ela permite que você conheça histórias, conceitos e visões diferentes. Além dessas vantagens, quem lê se comunica melhor, sabe interpretar textos com facilidade, aprimora o vocabulário e organiza o pensamento com eficiência.

Apesar de todas esses benefícios, o brasileiro não é um leitor assíduo. Como cerca de 30% da população nunca comprou um livro, ainda há um longo caminho a percorrer.

Por isso, não cometa esse erro e faça da leitura algo natural na sua otina. Sabe aqueles minutos que você gasta olhando as suas redes sociais após acordar? Pois bem, comece a gastar esse tempo com algum livro e se torne uma pessoa mais produtiva.

hobbies-aumentar-produtividade-no-trabalho-ler

3. Escutar podcasts

Atualmente, existem várias formas de consumir conteúdos e entretenimento. Você não depende mais da televisão ou do rádio para descobrir as últimas notícias ou acompanhar seu time de futebol.

Em apenas alguns cliques, você baixa ebooks ou assiste vídeos sobre os assuntos mais relevantes para o seu negócio — e os podcasts oferecem grandes oportunidades para manter-se conectado com o mercado e aprender novos conceitos.

Você pode escutar um programa completo sobre as tendências do marketing digital ou sobre novidades do mercado financeiro. Alguns dos podcasts mais famosos em nosso país são:

Portanto, faça uma pesquisa e descubra qual é o melhor podcast para você ouvir antes de dormir ou enquanto está no ônibus a caminho do serviço.

hobbies-aumentar-produtividade-no-trabalho-ouvir-podcast

4. Estudar um novo idioma

O mundo globalizado acabou com as barreiras para o crescimento de uma empresa. Hoje em dia, qualquer pessoa pode pegar um avião e dar a volta ao mundo sem grandes problemas.

Graças à internet, a sua gestão pode fechar contrato com clientes do mundo todo. Mas, para que isso aconteça, é necessário dominar, pelo menos, o inglês ou o espanhol. Na verdade, saber se comunicar em um segundo idioma já não é um diferencial para se destacar no mercado.

O mandarim, o alemão, o italiano e o francês são línguas que agregam muito valor ao seu currículo e mostram que você é um profissional preparado para qualquer situação.

Portanto, comece a aprender um novo idioma quanto antes. Tenha em mente que é possível conhecer novas culturas e pessoas durante o seu aprendizado.

O simples fato de aprender algo novo faz com que você saia da rotina e não deixe o estresse acumular.

hobbies-aumentar-produtividade-no-trabalho-aprender-idioma

5. Aprender a tocar um instrumento musical

Quem está treinando uma música no violão, por exemplo, nunca acerta na primeira vez. É necessário tentar várias vezes até conseguir terminar a canção sem erros do início ao fim. Ao aprender com as falhas cometidas, você consegue acertar o ritmo e concluir o seu objetivo.

Essa situação parece banal, mas o dia a dia de um empreendedor é repleto de imprevistos e problemas. Se você desistir no primeiro obstáculo, dificilmente terá sucesso em sua jornada.

Assim como um músico, você deve ser persistente até dominar a sua área de atuação e se tornar um exemplo a ser seguido.

Se você não gosta da ideia de aprender a tocar um instrumento musical, não se preocupe, pois ainda é possível utilizar a música como um hobby para melhorar a performance no trabalho.

Para isso, basta criar playlists para aumentar a concentração. Nessas horas, não se limite aos seus gostos musicais e sempre busque conhecer músicas de bandas novas. O Spotify, por exemplo, oferece os Daily Mixes, que são compostos por suas músicas favoritas e novas descobertas.

hobbies-aumentar-produtividade-no-trabalho-músca

6. Realizar trabalho voluntário

Infelizmente, nem todas as pessoas têm as mesmas oportunidades para crescer e prosperar. Como vivemos em uma sociedade em que há grande desigualdade, é essencial tomar alguma atitude para mudar esse cenário.

O trabalho voluntário é uma ação de amor, compaixão e respeito ao próximo. Ao se voluntariar para uma atividade, você dispõe-se a dar o seu melhor e provocar mudanças fundamentais nas vidas das pessoas.

A partir disso, o seu lado emocional é melhorado e as suas habilidades de comunicação e interação se tornam mais dinâmicas também.

Ao conhecer a dor do outro, você vê o quão importante é ter empatia com os seus amigos, colegas de trabalho e parentes. Além disso, em alguns casos, você enxerga que existem pessoas com problemas maiores do que os seus, permitindo que você mude de postura e veja a vida com outros olhos.

Existem trabalhos voluntários para todas as áreas e interesses. Você pode trabalhar com crianças, idosos, pessoas com necessidades especiais ou animais abandonados — o importante é se dedicar de coração e alma!

Este post mostrou como é importante ter hobbies para aumentar a produtividade no trabalho e garantir melhor qualidade de vida. Tenha em mente que é preciso se dedicar diariamente, a fim de ser um empreendedor bem-sucedido e otimizar os resultados que são obtidos.

Algumas dicas, como realizar atividades físicas e aprender mais sobre música, fazem com que você relaxe e diminua o estresse no seu dia a dia. Já os trabalhos voluntários mostram como é necessário se importar com o próximo e ser uma pessoa melhor.

Não se esqueça que aprender um novo idioma amplia os seus conhecimentos culturais, aumenta os seus diferenciais no mercado e permite a negociação com clientes de vários lugares.

Portanto, não perca mais tempo: coloque em prática alguns dos hobbies do nosso conteúdo e veja como é possível ter mais qualidade de vida!

E então, o que achou do nosso conteúdo? Qual outro hobby você acredita ser importante para melhorar a performance de um profissional? Conta para a gente no espaço abaixo!

>