clubhouse
MARKETING DIGITAL

Clubhouse: tudo sobre a nova rede social

Atualizado há mais de 3 semanas

Você já ouviu falar do Clubhouse? Ainda não? A nova rede social promete ser a sensação de 2021! 

Segundo as Diretrizes de Comunidade da plataforma, ela foi criada para ser um espaço de expressão e comunicação autênticas, onde as pessoas podem se divertir, criar conexões com significado e compartilhar experiências com outros ao redor do mundo. 

Saiba tudo sobre como ela funciona, como participar e quem já está por lá! 

O que é a Clubhouse? 

O Clubhouse é uma rede social criada em 2020, por um ex-funcionário da Google, Rohan Seth e um empresário do Vale do Silício, Paul Davidson. 

 Em uma publicação no site da plataforma, os dois afirmam ter se conhecido em 2011 através de um amigo em comum. Nessa época, os dois estavam trabalhando em outras ideias. 

Em 2019 eles voltaram a se falar por causa de um trabalho que Rohan estava desenvolvendo e, nesse momento, decidiram dar uma nova chance às redes sociais. 

O aplicativo foi lançado em março de 2020, mas foi de dezembro para cá que a participação na rede aumentou de vez e se tornou um assunto falado mundialmente. 

Por que o Clubhouse cresceu tanto?

O estouro do Clubhouse foi notado por diversas mídias.  O Google Trends registrou o aumento da procura pelo aplicativo no Brasil: 

clubhouse crescimento


Até o final de janeiro de 2021, cerca de dois milhões de pessoas já haviam passado pela rede. 

Na China, já estão sendo registrados problemas com a plataforma.  

O crescimento pode ser visto também nas várias vagas disponíveis na empresa, divulgadas no site (todas em São Francisco, na Califórnia). 

Alguns portais afirmam que esse boom da rede está ligado a uma participação de Elon Musk em uma conversa no app. 

O dono da Tesla participou de um evento realizado pelo Clubhouse chamado “The Good Time Show” em 31 de janeiro de 2021. Musk respondeu a questões sobre a colonização de Marte. vacinas e criptomoedas. 

Mas o que realmente gerou discussões foi o fato de que Elon Musk  convidou o presidente-executivo da plataforma de investimentos Robinhood para falar também. 

Recentemente a Robinhood esteve envolvida em uma batalha no mercado de ações entre pequenos e grandes investidores de Wall Street, sobre as ações da empresa Game Stop. 

Outra questão apontada como fundamental para o interesse na rede social é a participação de celebridades. Oprah Winfrey e Chris Rock já apareceram por lá.

No Brasil, Anitta, Caetano Veloso e Luciano Huck estavam conversando em uma sala, aberta a quem quisesse entrar.  

Como funciona o Clubhouse? 

O Clubhouse, como já dissemos, é uma plataforma de interação por voz. Ou seja, não é possível enviar imagens, vídeos ou texto em lugar nenhum. As únicas imagens são as fotos do perfil de cada usuário. 

Segundo uma publicação n site do Clubhouse, a ideia de uma rede sem câmeras é que você não precise se preocupar com olhar nos olhos de alguém, o que você está vestindo ou onde você está. 

Nesse caso, você pode conversar dobrando suas roupas ou amamentando seu filho. Apenas focado em participar da conversa! 

Esse é o perfil da eNotas por lá! 

Mas antes, atenção a algumas regras que você deve seguir para participar do Clubhouse: 

  • É preciso usar seu nome real e sua identidade verdadeira no aplicativo; 
  • Você deve ter pelo menos 18 anos de idade; 
  • Não é permitido praticar qualquer forma de bullying, assédio ou constrangimento a uma pessoa ou grupo de pessoas;
  • Não é permitido discriminação ou participação em ações ou ameaças de ódio e violência a uma pessoa ou grupo de pessoas; 
  • Não é permitido compartilhar, ameaçar compartilhar ou incentivar o compartilhamento de informações privadas de uma pessoa sem o consentimento dela; 
  • Não é permitido transcrever, gravar ou reproduzir de qualquer forma e/ou compartilhar informações obtidas no Clubhouse em permissão prévia; 
  • Não é permitido participar de conversas ou enviar qualquer conteúdo que viole a propriedade intelectual ou propriedade privada de terceiros;
  • Não é permitido espalhar informação falsa ou spam, ou informação digitalmente alterada ou suprimida; 
  • Não é permitido compartilhar ou promover informação (ou mídia digitalmente alterada) que tem a intenção ou possivelmente poderia causar dano a qualquer pessoa ou grupo de pessoa, incluindo menores de idade; 
  • Não é permitido usar o serviço do Clubhouse para conduzir qualquer tipo de atividade ilegal ou não autorizada. 

Salas de bate-papo

Quando você acessar o aplicativo, poderá ver salas com um monte de gente conversando. 

Em cada sala você poderá ser o moderator, speaker ou listener

A interação acontece em salas de bate-papo que tem um tempo de existência pré-determinado.

É possível entrar e sair das salas. A ideia é que você explore diferentes assuntos em diferentes salas de conversa.  

Essas salas são, na grande maioria, definidas por temas e o controle de quem pode falar é definido pelo moderador - e isso varia de acordo com as configurações definidas para cada sala. 

Salas no Clubhouse

Salas no Clubhouse

Moderator, speaker and listener

Esses são os três rótulos que você pode receber em uma sala. 

O moderador é quem começa uma sala no Clubhouse. Isso significa que você é um speaker com poderes especiais de adicionar e remover outros speakers. Você é quem guia as conversas e influencia a participação de outros. 

O speaker é quem tem a habilidade de falar em uma sala. Quem inicia uma sala é, por configuração padrão, um speaker assim como a primeira pessoa a entrar na sala. 

Todas as outras pessoas entram como listeners, ou audiência, e precisam ser autorizados a falar. 

Do speaker é esperado saber quando deverá falar e mutar seu microfone. Assim como em videoconferências, quando você não está falando é esperado que mute o microfone para não incomodar a experiência de outras pessoas com barulhos e ruídos. 

O rótulo de listener será dado quando você entrar em uma sala que já está com uma conversa em andamento. Aproveite para ouvir e não se sinta pressionado a falar. Se quiser, você pode levantar a mão e pedir a palavra.  

clubhouse criar sala moderator

Criar uma nova sala no Clubhouse

Configuração das salas

Ao entrar na sala, você faz parte da audiência. Em alguns casos, o microfone estará aberto. Em outros, você precisará pedir para falar. 

Por exemplo, é possível criar uma sala onde todos ficam com o microfone fechado e o moderador decide qual microfone ficará aberto. As pessoas também podem levantar a mão para falar. 

Essa função é útil para salas de grandes eventos, onde várias pessoas estarão juntas. A ação do moderador funciona como a pessoa que terá o microfone para falar em uma palestra e quem poderá fazer alguma pergunta. 

Você também pode criar sua própria sala! É permitido ter salas onde todas as pessoas possam ficar com o microfone aberto simultaneamente. 

Agora, uma parte muito interessante: o envio dos áudios não funciona como no WhatsApp. Não é envio de áudio, propriamente, mas um bate-papo ao vivo. 

No Clubhouse as conversas não ficam armazenadas e, quando a sala é fechada - ou quando acaba o seu tempo de existência, todos os arquivos que foram enviados ali desaparecem. 

As salas, contudo, tem um limite de ouvintes: 5 mil pessoas simultâneas. 

Se você entrar na sala depois que alguma conversa rolou, você não tem acesso aos arquivos passados, somente ao que acontecer depois da sua entrada. 


Check-list-6-7
Checklist 6 em 7

E se você pudesse arrecadar em uma semana o valor de um ano da venda do seu produto? Já pensou nisso? Centenas de empreendedores e infoprodutores atestam que a fórmula ensinada por Érico Rocha funciona! 

 Acesse agora mesmo o seu checklist do 6 em 7 gratuito!

Como participar do Clubhouse? 

Por enquanto, a participação na rede social por voz é limitada à quem possui um aparelho com sistema iOs. Ou seja, você precisa ter um iPhone para conseguir baixar o app. 

Em seu blog, a empresa informa que a versão Android já está sendo desenvolvida.

Além disso, não basta simplesmente ir entrando e fazendo o seu cadastro. Será preciso receber um convite para conseguir se registrar. 

Quem estiver muito interessado, pode baixar o app e entrar em uma lista de espera. Essa lista será sincronizada com os seus contatos e irá verificar se algum amigo já está cadastrado. 

Essa pessoa poderá autorizar a sua participação na rede. 

Todos esses requisitos tornam a plataforma inacessível para muitos usuários - o que a deixa ainda mais interessante para outros. 

Por que precisa de convite para entrar no Clubhouse?

Segundo uma publicação no site do Clubhouse, a ideia de seus criadores é que ele se torne um aplicativo para todos. 

Eles dizem estar trabalhando para isso acontecer o mais rápido possível, já que a intenção não é que ele seja um app exclusivo.

Contudo, existem duas razões para que ele funcione no formato de convites: 

  • Primeira: eles consideram importante que a comunidade envolvida na rede social cresça devagar ao invés de ter 10x mais usuários todas as noites.
  • Essa postura “assegura que as coisas não se quebrem” ou seja, que o aplicativo seja capaz de suportar o aumento de usuários.
  • Isso também proporciona um crescimento controlado da plataforma, que ainda está fazendo melhoramentos e alterações quase constantes. 
  • Um exemplo dessas alterações é que do dia 8 para o dia 9 de fevereiro, os usuários perceberam uma alteração na imagem do ícone do app. 
  • Segunda: A equipe que toca essa rede social ainda é bastante pequena e eles ainda não terminaram de organizar tudo que é necessário para receber um número maior de usuários.
  • Até julho de 2020 apenas os dois criadores eram os únicos funcionários full-time. Por isso, precisam primeiro aumentar a equipe antes de expandir rapidamente o número de usuários. 

Como conseguir um convite? 

Como dissemos, para entrar na rede social você precisará ter um iPhone e receber um convite! 

Quem já está na rede consegue convites participando e organizando salas de bate-papo. 

Portanto, procure amigos e conhecidos que já estão na rede para conseguir um convite! 

O Clubhouse vai substituir outras redes sociais?

A rede não promete substituir nenhuma das opções já famosas, como Twitter, Instagram ou até mesmo o TikTok. Com seu formato bastante diferente, se coloca como mais uma opção. 

E aí? Ficou com vontade de usar o Clubhouse? Já conseguiu um convite? Então siga o perfil da eNotas e fique de olho nas nossas ações por lá! 

Nosso usuário é @enotas 

E falando em redes sociais, já conferiu o nosso material sobre como vender seu curso pelo Instagram? Não perde tempo e confere lá! 

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.