Shadowban: o que é e como não ser banido no Instagram

Atualizado há mais de 3 semanas

É fato: as redes sociais já estão consolidadas na vida das pessoas e mudaram a forma de relacionar entre elas. E isso passa por alguns critérios de respeito e boa convivência entre os usuários de cada mídia. 

E com o Instagram, uma das principais redes sociais da internet, não poderia ser diferente. A rede já declarou guerra a usuários tóxicos. Uma dessas ações tem um nome: shadowban. 

Muita gente que usa a rede social nota que, vez ou outra, o alcance de suas publicações diminui, bem como o número de pessoas que as segue. Essas coisas acontecem pelo banimento velado de alguns perfis. Bom, neste texto, você saberá o que é e como correr dessa punição do Insta.

O que é Shadowban?

O termo define uma punição a contas e hashtags tóxicas, por assim dizer. Ainda que seja muito atribuído ao Instagram, o Shadowban também é aplicado em outras redes sociais, mas é no Insta mesmo que ele é mais famoso. 

O termo também não é novo. Ele começou a ser usado em 2006, mas, de fato, começou a “ficar famoso” de 2017 para cá. 

Bom, a punição é um banimento às escuras, sem que você saiba: a sua conta deixa de aparecer em pesquisas e para usuários novos. Somente velhos seguidores conseguem ver suas publicações, tornando o seu engajamento baixíssimo. 

E sabe-se bem que, hoje, o Instagram está mais que consolidado no mercado digital. Empresas e empreendedores o utilizam como fomento de seu negócio. E perder engajamento é uma tragédia!

Você só consegue perceber que “levou shadowban” por ver que as suas métricas estão ruins e não te dão o mesmo retorno. 

Hashtags também são castigadas

E isso não ocorre apenas em contas. Hashtags também têm os seus alcances diminuídos. Isso porque incentivam alguma prática que vão de encontro com os termos da rede social ou por serem usadas inapropriadamente. 

Quer um exemplo de uma que teve seu alcance encurtado? O que você posta assim que a sexta-feira chega e anuncia o final de semana? 

#Sextou!

Não está errado, mas usuários das gringas entenderam isso como um... convite ao prazer. Porque a hashtag também pode ser entendida como Sex To U... 

O Instagram não curtiu (trocadilho incidental) e limitou o alcance da gíria

O que mais causar o ban no Instagram?

O principal motivo que leva ao shadowban é violar os termos de uso do Instagram. 

Isso passa por:

  • Conteúdos pornográficos, como no caso do querido #sextou;
  • Usar repetidas vezes algumas hashtags sem necessariamente ter relação ao que é postado; 
  • Usuários de bots;
  • Denúncias de outros usuários;
  • Usar hashtags proibidas pela rede social.

A lista pode ser grande, por isso, tente andar na linha com as suas publicações. 

Alguns dos motivos listados passam pelo simples fato que muitos usuários violam os termos para ganhar curtidas e seguidores. 

Se você gosta de engajamento e acredita que valem “uns esforços” a mais para ter gente falando de seu perfil, cuidado. E é sobre isso que você lerá agora!

Como evitar o shadowban?

Obviamente, a primeira dica é evitar a pequena lista que você leu no tópico anterior. Algumas outras práticas facilitam a sua vida perante o rigoroso julgamento dos algoritmos do Insta.

Cuidado com as plataformas de automação

Algumas plataformas são excelentes para automatizar o Instagram e facilitar a sua vida na gestão de conteúdo para sua rede social. É claro que essa dica não se refere a essas ferramentas. 

Nesse caso, o perigo mora naqueles que fazem você ganhar seguidores de maneira “mágica”: comprando contas que o seguem ou automatizando curtidas e comentários demais.

Para evitar o shadowban, o recomendado é criar bons conteúdos, planejar bem as suas publicações e tentar angariar, sempre, seguidores organicamente. 

Vai com calma com as hashtags

Além de tomar cuidado com algumas que são proibidas, você precisa maneirar na quantidade que usa em um post. 

O recomendado é que se use apenas 5, apesar de a rede permitir um pouquinho mais. Mas, além de deixar a sua legenda menos atraente, alguns usuários não gostam do uso excessivo. 

Ainda, o Instagram pune com o shadowban aqueles usuários que usam muitas que não têm relação com o post — como você já leu por aqui — e também contas que usam muitas hashtags repetidamente. 

Por isso, use-as com calma, segmente as tags, varie de vez em quando, verifique se elas são simpáticas a rede e pesquise sempre se elas não são proibidas. O Instagram agradece. Os seus seguidores também.

Cuidado com o que você posta!

Os motivos que levam ao shadowban passam muito pelas hashtags, mas outros não. E um deles é a denúncia de outros usuários contra a sua conta. Você deve saber que, algumas vezes, essas denúncias são feitas inadequadamente ou mesmo de má-fé.

O Instagram alega que sempre analisa caso a caso. E você ainda pode recorrer de um banimento, por exemplo. 

Mas ainda não é possível dizer se o excesso de denúncias indevidas podem acarretar de fato o shadowban. A dica, então, é realmente postar coisas relevantes para o seu nicho, respeitando as diferenças e as opiniões sem ataques.

Preste atenção em algumas restrições

O Instagram coloca limites em algumas ações. Deixar e seguir usuários, curtidas e comentários. Se isso for em um fluxo muito alto e em uma sequência suspeita, a rede social pode desconfiar que você tem usado bot e te punir com o temido shadowban. 

Levei shadowban, e agora!?

Se você conseguir perceber que levou o “prêmio de má conduta” do Instagram, calma que nem tudo está perdido. 

O primeiro ponto é saber mesmo se você foi punido, porque esse castigo é velado. A dica para saber é realizar um post usando hashtags comuns em seu perfil e pedir algumas pessoas que não te seguem para pesquisar ou pela hashtag ou pela sua conta. 

Se a sua suspeita se confirmar, o seu conteúdo não será encontrado. Então:

Dê um tempo

Descanse do Instagram. Passe até dois dias sem postar, curtir... nada! Vale até desinstalar o app do seu celular e criar novos hábitos.  Depois desse tempo, experimente — com calma — retornar as suas atividades normais. 

E reflita sobre as suas ações. 

Retire acessos

Se você usa aplicativos ou plataformas de automação, retire os acessos! Ainda que use pouco, alguns acessos são realizados automaticamente, e isso pode se caracterizar como um bot mal intencionado. 

Exclua hashtags

Percebeu que o problema está em publicações com hashtags suspeitas? Exclua elas! E claro: não as use mais. 

Mude o tipo do perfil

A rede social é muito mais rígida em contas comerciais. E se for esta conta a punida, vale a pena mudar para o perfil pessoal. Você perderá alguns recursos, algumas métricas que valem a pena serem conferidas, mas, aos poucos, o seu engajamento voltará ao normal.

Fale com o Instagram!

É demorado? É!

Mas, se você já tentou de tudo, entre em contato com a plataforma. Seja claro em qual é o seu problema.  Seja insistente, porque esse pode ser o último recurso. Quem sabe um dia o Instagram não te responda?

Ainda que você seja punido pelo shadowban, o seu perfil de Instagram é um forte aliado em seus negócios. Não desista dele e invista esforços para evitar a punição e recuperar seu engajamento. 

E para ajudar em seus negócios, que tal pensar em anúncios? Sabe quais são as melhores formas? Descubra como anunciar pelo Instagram Ads. São ótimas dicas que valerão muito a pena a leitura. Vamos nessa?

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Tenho uma loja de Sex Shop, e tive 2 Instagrans banidos recentemente. (Mesmo tomando todos os cuidados).. Eu criando um perfil pessoal pra loja seria uma solução?

  2. Obrigado pelas dicas do Shadowban. Ja se passaram 18 dias e nao tenho nem acesso para pedir ajuda ao Instagram além do Reclame Aqui.
    Medo danado de perder permanentemente meu perfil, 11 mil seguidores e todas publicações do meu negocio de fotografia por 5 anos.
    Sabe dizer a quanto tempo pode chegar o banimento?
    Obrigado!!
    @ricaabreu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.