O que é CNAB e para que serve?

Atualizado há menos de 1 semana

O CNAB é a sigla para Centro Nacional de Automação Bancária, uma tecnologia da FEBRABAN, Federação Brasileira dos Bancos.

Basicamente, o CNAB:

  • Ajuda na troca de informações bancárias;
  • Reduz erros operacionais em pagamentos e transferências bancárias;
  • Otimiza o processo financeiro de sua empresa;
  • Simplifica o processo de pagamento;
  • Ajuda a integração entre o seu setor financeiro e o sistema bancário nacional.

Além disso, o CNAB ajuda a gerenciar todo o seu setor financeiro, fazendo com que você tenha mais chances de criar boas relações com seu cliente.

Se você quer entender o que é o CNAB de pagamentos, para que serve e como usar, continue com a gente nesse post!

O que é CNAB? 

O Centro Nacional de Automação Bancária é um recurso da FEBRABAN que ajuda na transferência de informações bancárias entre as instituições e os sistemas de pagamento.

É como uma espécie de linguagem padronizada para que os sistemas de diferentes empresas e bancos possam se comunicar eficientemente.

Basicamente, o CNAB faz uma automação que otimiza processos que seriam manuais, que poderiam levar horas ou mesmo dias para serem feitos.

O CNAB atua por meio dos softwares de pagamentos, intermediando a comunicação entre ele e a instituição financeira utilizada pela sua empresa e o cliente.

Como funciona?

O processo de funcionamento do CNAB é bem simples, apesar de parecer complexo. A lógica é: padronizar os modelos de comunicação de um software de pagamento e os das instituições financeiras.

Para isso, as empresas precisam utilizar softwares de pagamento. Por sua vez, esses sistemas geram arquivos CNAB.

Esses arquivos contêm todas as informações necessárias para a transação, como:

  • Dados da empresa (razão social, CNPJ);

  • Dados do cliente (nome, CPF);

  • Valor da transação;

  • Data de vencimento;

  • Conta bancária de destino.

Depois, o arquivo é enviado para o banco, normalmente por meio de um sistema online ou de arquivos digitais.

O banco, por sua vez, recebe o arquivo CNAB e processa as informações contidas nele. Após o processamento, a instituição envia um arquivo de retorno para a empresa, informando o resultado de cada transação.

Confira também: Como escolher e por que ter um gateway de pagamento? 

atenção

Alguns ERP'S não geram o arquivo de remessa de pagamento. Portanto, a empresa tem que cadastrar os pagamentos de forma manual na plataforma do banco. Nesses casos também não há arquivo de remessa, e por isso será necessário inserir a informação no ERP de forma manual.

Para que o CNAB serve?

O CNAB serve para a automatização e eficiência dos processos financeiros das empresas. Ao padronizar as informações, ele facilita a comunicação entre empresas e bancos, garantindo a segurança e a precisão das transações.

Isso faz com que seu uso sirva para:

  • Pagamentos de salários, de fornecedores e qualquer que seja por meio de crédito em conta;
  • Padronização de todas as informações, garantindo que sejam transmitidas de forma que todos os sistemas utilizados pelas instituições “compreendam” esses dados, evitando erro e facilitando a integração entre eles;
  • Garantir que as informações sejam transmitidas de forma segura, com a devida proteção dos dados;
  • Consequentemente, ela ajuda a reduzir os custos dos processos financeiros de sua empresa.

Dica: Conheça os 4 principais meios de pagamentos 

Como usar o CNAB?

O CNAB pode ser usado em diversas situações:

  • Envio de boletos bancários: as empresas utilizam o CNAB para gerar boletos de forma automatizada e enviá-los aos clientes;
  • Cobrança de títulos: O CNAB é usado para cobrar títulos como carnês e duplicatas.
  • Pagamento de contas: As empresas utilizam o CNAB para pagar contas de fornecedores, impostos, etc.;
  • Consulta de saldos e extratos: com o CNAB, é possível consultar saldos e extratos bancários de forma automatizada;
  • Transferências eletrônicas: o CNAB também é utilizado para realizar transferências eletrônicas entre contas bancárias.

Confira: Conheça 7 plataformas eficazes para gerar boleto online automaticamente 

Diferenças entre o CNAB 240 e CNAB 400

O CNAB tem dois modelos, o 240 e o 400. Eles são usados em momentos específicos pelos bancos e sistemas de pagamento.

O CNAB 240 é um modelo abrangente que permite mais inclusão de títulos a serem pagos e recebidos.

Ele possui 4 segmentos de 240 posições, o que faz com que sua utilização seja maior. Esse tipo de modelo é usado em lotéricas, por exemplo.

Já o 400 é mais ágil, mas trata-se de um arquivo menor, com apenas 400 posições, sem segmentos. Seu uso é mais limitado, impossibilitando o uso em casas lotéricas.

Cada banco pode adotar um modelo para si, de acordo com sua operação e fluxo de transações. As lotéricas, como lidam muitas ao longo do dia, utilizam o 240 que permite mais títulos de transferências.

Quais são as vantagens de usar o CNAB?

Como você já notou, o CNAB possui algumas vantagens indispensáveis para o seu dia a dia.

  • Automatização: a primeira vantagem ao se usar o CNAB. Você tem processos financeiros ágeis, reduzindo o trabalho manual, aumentando a eficiência e reduzindo erros.
  • Padronização: isso faz com que as informações financeiras sejam lidas e entendidas por todos os sistemas de pagamento, facilitando a integração entre eles, agilizando o processo de pagamento.
  • Segurança: Todas as operações realizadas pelo CNAB são feitas com segurança. Isso é garantido pelos padrões da FEBRABAN;
  • Redução de custos: Por fim, a automatização dos processos reduz custos operacionais, seja com mão de obra ou por retrabalho de correções de erros manuais. Tudo por ser um processo ágil e automatizado entre sistemas de pagamento.

Como notou, o Centro Nacional de Automação Bancária é uma tecnologia essencial para as empresas que realizam transações financeiras de forma eletrônica.

Permitindo a integração entre os sistemas das empresas e dos bancos, você tem agilidade nos processos financeiros.

Concluindo…

O CNAB é uma ferramenta vantajosa para empresas que desejam ter seus processos de recebimentos e pagamentos integrados em um só lugar e em conformidade com o padrão. 

Hoje, a automatização de processos tem revolucibonado a forma com que as organizações fazem a gestão de seus processos. O CNAB de pagamentos é mais uma ferramenta que veio com a missão de tornar essas tarefas mais fáceis e práticas!

Se você quer saber como otimizar ainda mais os processos financeiros do seu negócio, confira nosso post sobre as melhores formas de receber pagamentos online no seu site.

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.