NEGÓCIOS

Saiba como receber pagamentos online no seu site

Atualizado há mais de 1 semana

Receber pagamentos online é uma premissa básica para garantir as operações de um site que vende produtos, serviços ou assinaturas recorrentes. 

Para tal, muitas empresas baseiam seus e-commerces no WordPress, porque por meio desse CMS é possível adicionar esses e outros recursos a partir de plugins.

Entretanto, existem outras formas de receber pagamentos online — por meio carteiras digitais e intermediadoras, por exemplo.

O importante é garantir uma boa experiência de compra para o usuário do site, aumentar a visibilidade em sua estratégia de Marketing Digital e garantir a competitividade em relação aos outros players: ao oferecer várias modalidades de pagamento, seu negócio ganha mais um diferencial.

Você sabia que juntamente com o valor do frete, a falta de confiabilidade no site e a grande quantidade de campos de formulários de checkout, a limitação de formas de pagamento configuram os principais motivos para o abandono de carrinhos de compras?

Por isso, é importante saber quais são as principais modalidades de recebimento disponíveis para a sua loja virtual. Neste artigo você confere:

  • Como funciona o pagamento online?
  • Quais os diferentes tipos de pagamentos online?
  • Como receber pagamentos online no meu site?

Como funciona o pagamento online?

Para receber pagamentos online, seu e-commerce precisa ter ferramentas de recebimento, como softwares de um gateway (que intermedia a transação entre o cliente e as administradoras de cartão), plugins ou soluções que permitem verificar transferências bancárias online, por exemplo.

Em vendas feitas por meio de cartão de crédito, por exemplo, a operadora cobra o valor do saldo disponível no limite de consumo do cliente e o lojista recebe o valor da venda em até 31 dias após a venda descontado das taxas — a menos que a empresa antecipe seus recebíveis ou que o plano contemple depósitos automáticos, como é possibilitado por algumas operadoras de cartão de crédito.

O cliente por sua vez, paga uma fatura mensal onde constam todos os valores gastos e o risco da inadimplência fica por conta da operadora de cartão de crédito. A seguir, descrevemos outras modalidades de pagamento.

Quais os diferentes tipos de pagamentos online?

Conheça os diferentes tipos de pagamento online e veja qual é o ideal para o seu negócio.

Cartões de débito

Além dos cartões de crédito que foram descrito no tópico anterior, existem os cartões de débito, que conforme o nome sugere, debita o valor da compra instantaneamente na conta do cliente.

A opção fica disponível depois da empresa firmar convênios com os bancos.

A grande vantagem dessa modalidade é o recebimento rápido dos valores de vendas, além das operadoras cobrarem uma taxa menor pelas operações.

Outro benefício é que o lojista não corre o risco de sofrer o chargeback, pois o pagamento precisa ser autorizado imediatamente.

Transferência eletrônica de fundos

Esse modelo de pagamento consiste em efetivar a transferência entre contas bancárias depois que o cliente informa alguns dados bancários e aprova a transação mediante a digitação da senha do seu aplicativo de Internet Banking.

Para oferecê-lo, o e-commerce precisa garantir a segurança do ambiente com camadas extras de proteção que mitiguem o vazamento dos dados do consumidor. 

A cobrança dessa modalidade é barata e os valores são creditados rapidamente na conta da empresa.

Boleto bancário

O boleto ainda é uma das modalidades de pagamento mais usadas pelos consumidores em e-commerces (opção em 20,21% das transações). 

A empresa também recebe o valor rapidamente, após a confirmação pelas instituições envolvidas na transação. O custo para a emissão do título é de responsabilidade da instituição cedente.

Carteiras digitais

As carteiras digitais também são chamadas de wallets, correspondem a 1% das compras nos e-commerces brasileiros e funcionam por meio de um aplicativo instalado nos dispositivos móveis dos clientes.

Pontos ou milhas

Essa modalidade de pagamento cresceu com a adesão das empresas aos programas de fidelidade, em que os consumidores acumulam pontos por cada transação efetivada, que podem ser trocados por mercadorias da própria loja virtual ou em empresas parceiras.

Intermediadores de pagamento

As empresas intermediadoras de pagamentos oferecem a comodidade de integrar todas as modalidades de pagamentos, sem que o proprietário do site tenha que fazer contratos diferentes para disponibilizar cada uma aos seus clientes.

A plataforma usada para embasar os serviços de recebimento de pagamentos online é integrada à loja virtual, sem que o usuário perceba as diferenças entre esses dois ambientes, e funciona como um ERP.

Ou seja, o proprietário do site tem seus recebíveis consolidados em um único dashboard e consegue controlar com mais efetividade suas vendas.

A empresa responsável executa previamente a análise de crédito do cliente, envia os dados informados para as operadoras de cartão ou instituições bancárias e faz a validação da compra.

Como receber pagamentos online no meu site?

Proprietários de sites baseados em WordPress podem contar com toda a versatilidade do CMS, que permite adicionar novas funcionalidades e recursos por meio de extensões, como os plugins.

Dessa forma, para que um e-commerce esteja apto a funcionar e receber pagamentos online sem gerar preocupações, basta que o usuário faça o download do plugin para pagamentos desejado.

Muitos deles têm várias modalidades de recebimento, como é o caso do WooCommerce, que garante controle sobre todas as operações da sua loja virtual, como por exemplo:

  • gestão financeira;
  • elaboração de planos de desconto;
  • cadastro de produtos;
  • recuperação de carrinho abandonado;
  • despacho das mercadorias e processamento de pagamentos online e recorrentes. 

Por meio desse plugin é possível vender serviços, como aulas online, ou ter gateways de pagamentos para agilizar as transações, pois permite a integração com operadoras de cartões de crédito e débito, emissoras de boletos bancário, redes para transferência eletrônica, PayPal, Mercado Pago e PagSeguro, por exemplo.

Existem outros plugins de gestão de e-commerce:

  • Easy Digital Downloads
  • MemberPress
  • Ecwid Ecommerce Shopping Cart
  • Photo Gallery by 10web
  • WC Vendors Marketplace
  • LearnPress
  • Ultimate WordPress Auction
  • WordPress Simple PayPal Shopping Cart

É uma boa estratégia basear seu site em WordPress, pois assim é possível ter ferramentas que ajudam o seu e-commerce a ter um bom desempenho em motores de pesquisa, adicionar várias formas de receber pagamentos online e ter maior controle sobre as operações da sua loja virtual.

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