Copa do Mundo: saiba como preparar o seu negócio

Atualizado há mais de 3 semanas

A cada 4 anos, os países voltam às suas atenções para um evento muito importante: a Copa do Mundo. Em 2018, a Rússia será a sede com 11 cidades e 12 estádios diferentes. Segundo a Agência Reuters, os preparativos do torneio apoiaram o crescimento econômico russo, gerando empregos e aumentando a demanda por produtos e serviços.  

Apesar de estarmos a milhares de quilômetros de distância, é possível aproveitar esse cenário e melhorar o desempenho do seu negócio. Este post vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, driblar a concorrência e vender mais. Confira as nossas dicas.

Crie promoções

Gigantes do mercado, como a Coca-Cola, sempre aproveitam o momento e lançam promoções, alcançando resultados surpreendentes. Mas pequenos e médios negócios e empreendimentos digitais podem se beneficiar também. Nessas horas, é preciso ter criatividade para conectar à sua marca ao evento esportivo. Apesar de parecer complicado, isso pode ser mais simples do que você imagina. 

Se você tem uma loja digital, crie descontos em produtos nos dias dos jogos do Brasil ou nas etapas decisivas do torneio. De forma semelhante, uma startup que oferece um Software as Service (Saas) pode elaborar planos com preços especiais também.

E as oportunidades não param por aí. Um youtuber, por exemplo, pode fazer lives e comentar os melhores momentos dos jogos ou fazer vídeos que relacionam o conteúdo do canal com a Copa do Mundo.

Envolva todos os funcionários

Uma equipe entrosada e alinhada é o desejo de muitos empreendedores. Contudo, isso não acontece do dia para a noite, já que a formação de laços entre os funcionários é algo que demanda tempo.

A Copa do Mundo é um ótimo momento para promover a integração entre os colaboradores e criar um clima alegre na empresa. Desse modo, promova eventos e faça com que todos se reúnam para assistir alguns jogos. Decorar o ambiente é uma ótima opção também.

Além do mais, os bolões ganharam o mundo digital e já podem ser realizados na internet. Existem vários sites que facilitam o seu trabalho. Tenha em mente que algumas opções são gratuitas e podem ajudá-lo a envolver todo o time.

Saiba se você é obrigado a dispensar a equipe

Essa é uma dúvida muito comum durante a Copa do Mundo. Em resumo, as empresas não são obrigadas a liberar os funcionários. Caso você precise atuar sem interrupção e alguns colaboradores não compareçam, você pode descontar o período não trabalhado.

Entretanto, a situação ideal acontece quando todos entram em um acordo. Algumas empresas liberam os funcionários durante os jogos do Brasil e voltam ao trabalho depois disso. Outras retornam ao serviço apenas no outro dia.

É possível disponibilizar telões e televisores e reunir a equipe em um mesmo local também. Percebe-se, então, que não há uma regra para todos os casos, portanto, preze pelo diálogo e encontre um equilíbrio favorável a todos.

Saiba os horários dos jogos do Brasil

O futebol é uma paixão nacional, não é mesmo? Por mais que algumas pessoas não gostem tanto desse esporte, muitos se reúnem com amigos para ver os jogos da seleção brasileira.

Mesmo que você não paralise os trabalhos durante esse período, pense que os seus clientes podem liberar todos os funcionários durante algumas partidas. Como consequência disso, o número de ligações e emails recebido pode cair drasticamente nesses momentos.

Portanto, anote em seu calendário os dias e os horários dos jogos do Brasil da primeira fase:

  • Brasil x Suíça - 17/06/2018 - 15:00
  • Brasil x Costa Rica - 22/06/2018 - 09:00
  • Brasil x Sérvia - 27/06/2018 - 15:00

Lembre-se de acompanhar o desempenho da seleção e prepare-se para as fases eliminatórias também. Caso você opte por dispensar os funcionários ou reduzir o expediente, não se esqueça de avisar seus clientes e parceiros. Se existirem demandas urgentes, crie um sistema de plantão também.

Automatize processos

Imagine perder o gol do hexa por precisar fazer uma tarefa manualmente, como a emissão de notas fiscais? Ninguém gostaria de passar por essa situação, não é mesmo?

Dessa forma, é muito importante ter processos automatizados em sua empresa. O uso de tecnologias melhora a performance da gestão em diversos aspectos — e não apenas na Copa do Mundo. Por esses motivos, saiba trabalhar com ferramentas adequadas às exigências e aos objetivos de seu planejamento e não perca tempo com tarefas repetitivas.

Prepare-se para a vitória e a derrota

Todos estão torcendo pelo hexa, mas o seu negócio deve estar pronto para todos os cenários possíveis — e isso inclui outro vexame como acontecido na última Copa do Mundo.

Se o clima for de vitória e alegria, aproveite o bom humor de seus clientes e venda mais. Se a tristeza tomar conta das pessoas, mostre que as promoções do seu negócio são ideais para espantar o tempo ruim.

Com a leitura deste post, você descobriu algumas práticas para aumentar as vendas e garantir o sucesso no mercado durante a Copa do Mundo. Independentemente do seu ramo de atuação, é possível criar campanhas de marketing, produtos e serviços customizados.

A Copa do Mundo é um dos eventos mais importantes no Brasil. Neste ano, os torcedores se voltam ao território russo para mandar energias positivas à nossa seleção. Contudo, é muito importante aproveitar esse torneio para atrair mais clientes e evitar um 7x1 em seu negócio.

Além disso, sempre conte com a automação de tarefas e tenha mais tempo para curtir os jogos com os seus amigos, colegas de trabalho e familiares.

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e faça com que mais pessoas aprendam sobre o assunto também!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.