Tipos de custos que todo empreendedor digital deve conhecer

A rotina de trabalho de um empreendedor digital é muito corrida e atarefada. Em todas as situações, é essencial dominar os conceitos mais modernos do mercado, a fim de atender às suas demandas. Além disso, você precisa conhecer assuntos que não são tão comuns, como a emissão de notas fiscais e os tipos de custos.

Esses temas são importantes porque estão relacionados ao bom desempenho financeiro do negócio . Quem gasta mais do que pode ou não tem o controle de suas finanças sempre acaba em maus lençóis. 

Descubra mais sobre os tipos de custos que todo empreendedor digital deve conhecer com a leitura deste post.

Os principais tipos de custos

Um empreendimento digital tem características diferentes de um estabelecimento tradicional, como a possibilidade de atingir clientes em qualquer hora e lugar e o crescimento escalável. Apesar disso, o conhecimento sobre os tipos de custos é essencial em todas as situações.

Veja, a seguir, como as despesas da empresa devem ser divididas:

Custos diretos

Como o seu próprio nome diz, os custos diretos estão relacionados à produção de suas mercadorias ou à prestação de serviço. No cenário digital, eles podem ser:

  • freelancers e designers para a criação para um ebook;
  • equipamentos para a filmagem de vídeo-aulas;
  • matéria prima;
  • frete de entrega de mercadorias.

Custos indiretos

Despesas que são necessárias para fazer o trabalho, mas que não estão diretamente relacionadas à produção. Por esse motivo, os custos indiretos variam muito, exigindo atenção e cuidado em seu acompanhamento, como:

  • contas de energia elétrica, internet, telefonia e aluguel;
  • impostos;
  • imprevistos;
  • funcionários que trabalham em setores auxiliares, como a limpeza.

Existem outras duas categorias também:

Custos fixos

Valores que não variam de acordo com a produção. Ou seja, eles permanecem inalterados e não mudam com a capacidade produtiva. O pagamento da folha salarial e do aluguel do  estúdio são os seus principais exemplos.

Custos variáveis

Recursos financeiros que oscilam a partir do número de mercadorias produzidas e serviços realizados. Quanto maior for o número de vendas do seu curso digital em um determinado mês, por exemplo, maior será o custo variável do período.

A importância de conhecê-los

A obtenção de resultados positivos demanda uma boa administração. Muitos empreendedores acham que a redução de despesas é o primeiro passo a ser tomado, mas isso nem sempre é verdade. O equilíbrio entre os tipos de custos e a entrada de capital é algo que não pode ser esquecido.

Abaixo, listamos as vantagens que essa prática proporciona:

Melhorar a precificação do serviço

O preço de um produto ou serviço nunca pode ser maior ou menor do que o necessário: é preciso encontrar um valor justo para essa precificação. Com informações precisas sobre os tipos de custos, você consegue identificar as parcelas que mais contribuem para a diminuição ou a elevação desses valores.

Em muitos casos, os custos de produção são aqueles que merecem mais atenção, já que qualquer alteração muda o preço oferecido aos clientes. Por isso, conheça muito bem os tipos de custos do seu empreendimento digital, faça uma precificação mais eficiente e garanta a competitividade no mercado.

Garantir o controle financeiro

Controlar um negócio digital financeiramente nem sempre é fácil. Você pode gastar mais do que pode ou não conseguir acompanhar as alterações fiscais. Todas essas questões devem ser acompanhadas de perto para que você não perca o controle da situação.

Conhecer todas as despesas significa ter mais precisão e confiança para tomar decisões e montar um planejamento adequado às suas metas. Ademais, é possível realizar, por exemplo, campanhas de marketing adequadas ao seu orçamento e interagir com o público corretamente.

Reduzir riscos

Todo empreendedor digital deseja aumentar os lucros e reduzir despesas, não é mesmo? Entretanto, existem vários riscos que prejudicam esse cenário, como as crises políticas e econômicas e o surgimento de novos concorrentes.

Consequentemente, muitos profissionais não conseguem trilhar o caminho do sucesso por não conhecerem os seus processos financeiros internos. Além do mais, a contabilidade de ganhos e gastos pode ser confusa também.

Se você compreende os tipos de custos e entende como eles influenciam o seu desempenho, é possível eliminar riscos e tornar o negócio mais saudável.

Erros que atrapalham o desempenho de um empreendedor digital

Por último, mas não menos importante, veja abaixo, alguns equívocos que você não pode cometer em seu dia a dia de trabalho:

Não calcular os principais tipos de custos

Antes de tomar qualquer decisão, como a compra de um novo celular ou um curso de marketing digital para a sua empresa, é importante saber se há capital disponível. Desse modo, você não pode se esquecer de calcular os tipos de custos, conhecendo as suas origens e destinos.

Saiba, por exemplo, quanto custa a produção de seus infoprodutos e considere todas as despesas relacionadas em seu planejamento.

Misturar finanças empresariais com as pessoais

Essa é uma falha que muitos empreendedores digitais cometem e não percebem. Na verdade, quem guarda o dinheiro do negócio em uma conta pessoal corre sérios riscos de entrar em uma enrascada.

Imagine que, em um determinado mês, você comprou as passagens aéreas de suas férias. Contudo, os tipos de custos mensais superam os valores esperados. Assim sendo, provavelmente, algumas contas não serão pagas ou você terá que adiar a viagem, pois não há dinheiro suficiente.

De qualquer forma, ambas as situações são prejudiciais, portanto, mantenha as despesas pessoais separadas do caixa de sua empresa.

Não emitir nota fiscal automaticamente

A emissão de Notas Fiscais Eletrônicas é um tópico que gera muitas dúvidas porque várias questões devem ser analisadas:

  • tipos de certificados digitais;
  • integração entre o sistema de NFS-e e o meio de pagamento;
  • envio das notas para o contador;
  • cancelamento de notas.

Mas como os tipos de custos estão relacionados com esse assunto? Pois bem, quem não automatiza esse processo pode cometer erros na hora de contabilizar despesas ao preencher uma nota, por exemplo.

Como consequência disso, não é possível fazer um controle eficiente do orçamento financeiro, colocando em risco a obtenção de resultados positivos no negócio digital. Desse modo, não perca mais tempo e comece a emitir notas fiscais automaticamente quanto antes.

Ao ler este conteúdo, você entendeu um pouco mais sobre os tipos de custos e como eles são relevantes para ter um bom desempenho no mercado. A partir de agora, você tem o conhecimento necessário para evitar problemas financeiros e tomar decisões com eficiência.

E então, gostou do nosso conteúdo? Ainda tem alguma dúvida? Use o espaço abaixo e deixe a sua opinião!

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

>