É meio clichê dizer que o mundo muda o tempo todo e isso impacta várias formas de se viver e ganhar dinheiro. É clichê, mas é um fato. Uma dessas transformações é encontrada na creator economy.
Esse termo é utilizado para se referir à economia de criadores. Bom, é trapaça só traduzir o termo para explicá-lo. Mas, basicamente, é um mercado econômico movimentado por pessoas, não empresas propriamente ditas.
E a base desse movimento é justamente a individualidade e o talento de cada um, por meio das redes sociais e das mudanças de preferências de consumo impulsionadas pela internet.
O que é a creator economy?
A economia de criadores se refere à capacidade de criadores de conteúdo independente de gerar receita financeira com seu trabalho na internet.
Isso inclui influenciadores digitais, pessoas blogueiras, videomakers, podcasters, afiliados e outros.
A economia de criadores surgiu com o crescimento das redes sociais e da internet, que permitiram que as pessoas pudessem criar e compartilhar conteúdo com um público global.
Isso levou a um aumento no número de criadores de conteúdo independentes, que passaram a buscar formas de monetizar seu trabalho.
É preciso dizer que a creator economy também surgiu com a necessidade do mercado em entender uma nova forma de consumo: o público está cada vez mais conectado por marcas humanizadas e conteúdos produzidos por pessoas próximas de si, como os influencers.
Talvez o termo creator economy possa parecer só mais duas palavras da moda, mas esse é um mercado que lucra bem: dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas apontam U$ 250 bilhões movimentados por essa economia.
Até 2027, devem ser U$ 480 bilhões. No Brasil, a expectativa era que em 2023 movimentasse R$ 20 milhões.
Como a economia de criadores se movimenta?
Colocado esses números na mesa, em um primeiro momento a pergunta é bem honesta: como esse dinheiro todo é movimentado?
Existem várias maneiras de criadores de conteúdo monetizarem seu trabalho. Uma das mais comuns é por meio de patrocínios e parcerias com marcas.
Os criadores de conteúdo podem promover produtos ou serviços de marcas em seus canais e receber uma comissão por cada venda realizada, por exemplo.
Uma dessas formas vem, em mais um exemplo, do marketing de afiliados, que é quando uma pessoa, com alguma força na internet, consegue divulgar um produto em seu canal e lucrar com uma comissão.
A economia de criadores tem um campo de atuação bem forte na indústria do entretenimento e da publicidade.
Podcasters e donos de canais de YouTube são outros exemplos de como esse dinheiro todo é movimentado na creator economy.
Os influencers ou criadores de conteúdo são cada vez mais um fator na decisão de compra dos consumidores, e as marcas estão cada vez mais investindo em parcerias com criadores de conteúdo para alcançar seus públicos-alvo.
Confira também: Infoprodutor: o que é? Quais as vantagens?
Vantagens da creator economy
A economia do criador é movimentada por pessoas que conseguem se capilarizar pela internet. Seja por meio de canais de YouTube, um perfil em redes sociais, programas em podcasts…
Isso dá algumas possibilidades e, claro, vantagens em participar da creator economy. Confira algumas.
Conteúdo mais democratizado
A capilaridade que a internet proporciona, mencionada ainda há pouco, já é uma dessas primeiras vantagens.
Esses canais, como as redes sociais, permitiram toda pessoa possa criar e compartilhar conteúdo com um público global, independentemente de sua localização, formação ou recursos financeiros. Por mais que uma profissionalização e capacitação ajudem.
Isso leva a um aumento no número de criadores de conteúdo independentes, que podem gerar renda por meio de seu trabalho e uma maior demanda de público atendida por ele.
Liberdade criativa
A creator economia se move com a independência de seus agentes, que normalmente são pessoas autônomas que, de maneira inventiva, geram conteúdo para seu público.
Essa independência, sem a amarra de uma empresa, fora as publicidades, dá mais liberdade criativa do que os criadores de conteúdo tradicionais, que são frequentemente limitados por contratos com empresas ou agências.
Isso permite que os criadores de conteúdo independentes criem conteúdo que seja mais autêntico e relevante para seu público.
Mais proximidade com o público
A internet é o grande ambiente do criador de conteúdo, mas um canal muito próximo do público.
É nela que o criador constrói um relacionamento mais próximo com seu público. Normalmente, esse creator gera valor em seus conteúdos justamente por relacionar seus temas com o dia a dia do público ou abordar assuntos de interesses nas quais mídias tradicionais têm mais resistência em abordar.
Liberdade de tempo
Por fim, uma das principais vantagens de participar da creator economia é a flexibilidade de tempo.
Os criadores de conteúdo independentes podem trabalhar de onde quiserem, a hora que quiserem.
Sempre respeitando um cronograma — que não pode deixar de existir — junto a um planejamento, até para não perder o espaço que tem junto ao público.
Dicas para começar do zero
Ciente das vantagens e dos números que creator economy promove, talvez não lhe faltem argumentos para começar a ingressar nesse mercado, certo?
Pois se quer começar do zero, confira algumas dicas.
Defina seu nicho
A criação de conteúdo é importante nesse mercado, mas produzir para quem?
Antes de começar a criar conteúdo, é importante definir seu nicho.
O nicho pode ser entendido como uma parte do público e do mercado na qual deseja atuar. É especificar, mesmo, as pessoas na qual deseja atingir com seu público.
Esse nicho pode ser escolhido por interesse e por tipo de conhecimento que você quer compartilhar.
Definir seu nicho ajudará você a se conectar com um público-alvo relevante e a criar conteúdo que seja interessante e valioso para eles.
Crie conteúdo de qualidade
Na hora de produzir o conteúdo de fato, você precisa apostar na qualidade.
Já que o conteúdo é a chave para o sucesso na creator economy, ele não pode ser feito de qualquer jeito.
Certifique-se de criar conteúdo relevante para seu nicho e seja interessante e envolvente para seu público. Avalie os dados que apresentar, tenha uma produção qualificada e sempre revise o que publicar, ao menos.
Acompanhe as tendências
Por mais que você tenha um assunto específico em suas redes, saber as tendências do mercado o ajuda a produzir conteúdos de qualidade.
Isso garantirá ao seu público que você possui atualizações e se esforça em contextualizá-los sobre o que acontece nesse nicho.
Promova seu conteúdo
Não basta criar conteúdo de qualidade. Você também precisa promovê-lo para as pessoas saberem que ele existe.
Use as redes sociais, plataformas de marketing e outras estratégias para promover seu conteúdo e alcançar um público mais amplo.
Dicas dadas, você já tem algumas informações importantes para entrar na creator ecomomy. Agora, descubra como a eNotas pode te ajudar a impulsionar sua carreira.
Mais um ótimo artigo da Sylvia Amorim. Sempre muito atualizados , claros e úteis. Obrigado mais uma vez e parabéns!
Fico muito feliz com esse feedback, Ulisses! Continue acompanhando nosso blog e fique à vontade para sugerir temas por aqui 🙂