Afiliado: como se inserir no mercado e plataformas para investir

Atualizado há mais de 3 semanas

O marketing de afiliados tem ampliado as formas de ganhar dinheiro para pessoas que não necessariamente sabem criar um infoproduto, mas conseguem divulgá-los como ninguém.

O mercado de afiliados tem se expandido muito nos últimos anos. Só em nosso país, de acordo com a Admitad, o número de pessoas que ganham dinheiro dessa maneira cresceu mais de 8% em 2023.

Alguns outros números mostram como o mercado de afiliado está em alta. No mundo, essa indústria já vale mais de U$ 17 bilhões.

Não são dados que se possa ignorar. Por isso, conhecer e entender o mercado de afiliado é mais do que necessário para quem quer começar a desbravar essas possibilidades.  

O que é o mercado de afiliados?

O mercado de afiliados é um nicho que abrange: empresas e infoprodutores que se interessam em parcerias para divulgar seu negócio; pessoas que se empenham em fazer essa divulgação; e o público impactado por isso.

Basicamente, é a cadeia em torno do trabalho de afiliados, na qual ainda há a participação de plataformas de afiliados, responsáveis por dar um lugar em que se possa gerenciar campanhas, escolher produtos e ofertar essas mercadorias para o seu público.

Trata-se, como você já pôde ver, de um mercado valioso e que cada vez mais amplia sua capilaridade e aprofunda — ainda que indiretamente — no gosto do público.

O afiliado pode ser um influencer, que em suas redes sociais, consegue criar um laço entre seu público e o produto na qual divulga.

Ainda que esse seja um retrato muito conhecido de um afiliado, ele não é necessariamente um influencer — inclusive, marketing de influência e o de afiliado são duas propostas diferentes.

O afiliado pode usar campanhas de ads, artigos em blogs, vídeos no YouTube… diversas e diferentes formas de se anunciar um produto, sem necessariamente ter milhões de seguidores — por mais que isso ajude bastante.

Como começar como afiliado?

Para entrar no mercado de afiliados, é necessário ter algumas características. É claro que ter um canal de comunicação com o público é importante, mas não é só isso.

Então, confira algumas dessas dicas para ser afiliado.

Tenha um nicho

O nicho é aquele segmento de público que se assemelha em aspectos como preferência, dores, marcação demográfica e geográfica.

Quando você analisa todos os aspectos de um nicho, é determinado um pedaço muito pequeno dele. E é isso mesmo. Essa especificidade ajuda a ser melhor reconhecido no mercado, cativar mais o público e se especializar em algo.

Normalmente, um assunto na qual domina ou ama ajuda a achar o nicho. Ou seja, temas que sejam de seu interesse ou de algo que seja uma paixão.

Ao determinar o nicho, lembre-se de analisar concorrência: pessoas ou empresas que tornarão o mercado mais acirrado. Essa base ajudará a medir a competitividade de seu alcance e os pontos nas quais você precisará valorizar para se destacar.

Tenha um canal de comunicação com o público

O canal de comunicação é a forma na qual você interage com o seu público. Normalmente é uma rede social, mas pode ser também um canal de YouTube, um blog ou um site.

O site, por mais que não seja o seu foco de atuação, é um dos canais que mais traz vantagens ao afiliado.

Isso porque ele pode centralizar todos os produtos e materiais na quais você divulga. Além de ter mais flexibilidade na hora de colocar em prática sua estratégia de marketing.

Outra boa vantagem de se ter um site é que, com ele, você pode potencializar seu tráfego orgânico, tornando a plataforma mais reconhecida pelo Google.

Uma forma mais atrativa de gerar tráfego mais barato e investir esforços em mídia paga em comunicações mais assertivas, visando conversão.

De toda forma, seja um site, rede social ou canal de YouTube, fortaleça sua presença nela e fidelize seu público, com conteúdos que sejam aderentes às preferências dele e ao tema na qual quer se especializar.

Devo investir mais em tráfego pago ou orgânico? 

Encontre uma plataforma de afiliado

As plataformas de afiliados são locais em que o infoprodutor disponibiliza seu produto para divulgação e que o afiliado pode escolher qual deseja trabalhar.

Trata-se de um grande agregador de produtos que ainda possui recursos que possibilitam personalizar links de afiliado e gerenciar suas vendas, além de ter facilidades como emissão de notas.

É na plataforma que o afiliado consegue considerar alguns critérios para decidir sobre sua participação ou não, como o valor da comissão que, normalmente, é definido pelo infoprodutor.

[WEBINAR GRATUITO]

Aumente seu faturamento como afiliado digital!

Conheça as estratégias que vão te ajudar com as campanhas de tráfego pago e com a análise das métricas.

creator-economy


Quais as plataformas para investir em ser afiliado?

Como você notou, as plataformas fazem uma diferença grande no marketing de afiliado. Por isso mesmo, é primordial analisar cada uma com critério.

Ao aderir em uma boa plataforma de afiliado para começar nesse mercado, é preciso considerar a variedade de produtos disponíveis para que, de alguma forma, você encontre alguma que possa ser do perfil do seu nicho.

Além disso, a plataforma de afiliado precisa ser um grande agregador de recursos que ajude a escalar o seu negócio.

Ou seja, o afiliado precisa ter independência de escolha, mas também ter ferramentas que o ajude a analisar comissões, a popularidade do produto, o seu tema, entre outros.

Nesse mercado de afiliado, uma das plataformas que mais atraem tanto pessoas para divulgação quanto infoprodutores que disponibilizam produtos é a Hotmart.

A plataforma oferece recursos tanto para gerenciar suas vendas, como também para se capacitar nesse mercado. Sem falar que ela não exige um capital de investimento inicial, facilitando a entrada de pessoas que querem começar nesse ramo.

A sua popularidade permite encontrar produtos dos mais variados segmentos e com comissões atrativas, podendo chegar até mesmo 80%

Além de contar com a eNotas para emissão das notas fiscais do afiliado para o produtor, facilitando muito a sua gestão financeira.

Você pode encontrar diversas outras facilidades ao entrar no mercado de afiliados pela plataforma, como poder exemplo ter oportunidade de bombar as suas vendas na Black Friday.

Confira agora como crescer de vendas nesta época do ano com uma das maiores e melhores plataformas de afiliado do mercado: Como bombar suas vendas na Hotmart durante a Black Friday 

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.