Você, possivelmente, já sabe que uma das páginas mais importantes de qualquer negócio online é a landing page. Por isso, para te ajudar, listamos as melhores ferramentas para você criar landing pages facilmente - ainda hoje.
Mas não se engane, o foco dela não é ser linda e maravilhosa, mas sim, conectar com seu público-alvo.
E mais do que conectar, ela deve instigar a ação que você quer que o visitante execute.
Então, para te ajudar nessa tarefa, relacionamos plataformas de criação de página muito utilizadas em todo o mundo.
Confira as 8 melhores ferramentas do mercado.
O que é landing page?
Landing page tem como objetivo principal ser uma página de conversão que apresenta uma oferta ao usuário com foco específico: fazê-lo realizar uma ação.
Isso pode ser desde fornecer seu e-mail para acessar algum conteúdo exclusivo até comprar um produto. Ou ainda ligar para a sua empresa e solicitar uma oferta especial.
No mundo SaaS, de lojas virtuais e infoprodutores, é bastante comum essas páginas servirem para vender diretamente, ou seja, levar o visitante até o checkout.
Geralmente, ela é composta de título, oferta, formulário e CTA (call-to-action ou chamada para a ação).
Os formulários são utilizados como moeda de troca, já que o leitor receberá algo - como um guia ou vídeo-aula - depois de fornecer as informações solicitadas na landing page.
É comum esse tipo de incentivo ser chamado de isca digital.
É importante não exigir muito do visitante nesse momento pois cada informação adicional diminui as chances dele prosseguir.
Com uma boa landing page, você consegue gerar leads qualificados, conhecer melhor o seu público e vender muito.
Pontos principais de uma boa ferramenta de criação de landing pages
- Oferecer bons modelos (templates) de página pronta, sem muito efeito ou firula que podem fazer seu visitante perder o foco na sua mensagem;
- Ser intuitiva o suficiente para você não perder dias pedindo ajuda sempre que precisar adequar algo em suas páginas;
- Permitir realizar testes A/B (split test) para identificar o que mais funciona;
- Permitir acompanhar o desempenho das páginas com facilidade;
- Oferecer um leque grande de integrações, principalmente com ferramentas de automação de marketing;
- Gerar páginas otimizadas que carregam rapidamente de forma que você possa mensurar.
8 ferramentas para criar landing pages
Agora vamos ao que interessa! É hora de conhecer quais são as 8 melhores ferramentas para criar landing pages do mercado.
Levantamos algumas características que julgamos importantes e de destaque em cada uma delas. Continue acompanhando e confira!
1. Instapage
O Instapage oferece mais de 100 templates customizados e responsivos para você criar a sua landing page como preferir. Você ainda escolhe a fonte do seu texto entre mais de 5 mil opções e conta com 33 milhões de imagens.
Há a possibilidade de criar o seu próprio layout ou fazer o download de algum do ThemeForest e inserir na plataforma.
Utilizando os mecanismos de clicar e arrastar, você posiciona como preferir os itens e seleciona os botões de CTA, vídeos e contagem regressiva.
É possível também receber e-mails ou notificações no dashboard quando converter leads. E ainda oferece testes A/B a partir do plano Pro.
A sua landing page pode ser publicada diretamente no domínio do Instapage, no seu domínio próprio ou no WordPress pelo plugin da ferramenta.
Ela oferece um plano gratuito com poucas funcionalidades e outros mais completos que custam $29, $55 ou $127 por mês.
2. Unbounce
A Unbounce é uma ferramenta parecida com o Instapage, pois utiliza o mesmo mecanismo de “clicar e arrastar” para criar as landing pages.
Cada elemento pode ser customizado de acordo com a sua necessidade e não é preciso saber nada de programação para fazer isso.
Assim que você publica a sua landing page pelo plugin do WordPress ou em qualquer domínio, ela já estará adequada aos dispositivos móveis.
Outro fator de destaque no Unbounce é que ele faz a substituição dinâmica de texto para corresponder com a busca da sua persona. Isso aumenta o índice de qualidade do Google Adwords e as suas conversões.
Além disso, a ferramenta já direciona os clientes para uma página de agradecimento ou de confirmação. Você ainda tem a opção de realizar testes A/B.
A Unbounce tem custo alto, já que o plano básico tem o valor de $79/mês, mas a plataforma oferece a versão de teste gratuita por 30 dias.
3. LeadPages
O principal diferencial do LeadPages é que ele consegue coletar os dados dos leads por meio de pop-ups, mídias sociais, mensagens de texto e e-mails.
Você também tem a opção de escolher entre milhares de layouts, mas o mais interessante é que eles são divididos por categorias. Por exemplo, saúde e fitness, escritores e blogueiros ou beleza. Eles podem fazer parte do seu plano ou devem ser comprados.
O LeadPages se integra às principais ferramentas do mercado, como Mailchimp, Hubspot, Salesforce, Google Analytics, Facebook Ads, Paypal, Google Adwords e muitas outras.
Ele oferece pacotes mensais, anuais ou para 2 anos, sendo que o mais barato custa $48/mês.
4. Thrive Landing Page (parte do Thrive Themes)
O Thrive Themes é uma ferramenta de temas e plugins para o WordPress voltada para tudo que é "orientado à conversão".
Essa é uma das nossas preferidas e é a que utilizamos aqui no eNotas.
Ela é a solução mais flexível do mercado, só que você precisa ter sua própria instalação do WordPress. Não é só assinar e publicar sua página em minutos.
Para você ter ideia da flexibilidade, nós criamos com ela todas as nossas páginas, desde landing pages à posts do blog passando por páginas de obrigado e entrega de conteúdo rico.
Ela possui um produto específico para a criar landing pages, chamado de Thrive Landing Pages. É possível escolher entre milhares de templates prontos ou até mesmo criar o seu do zero.
Você pode inserir imagens, vídeos, depoimentos, contagem regressiva, integrar ao Google Maps e ainda alterar o HTML ou CSS da sua página, caso tenha necessidade.
Também é permitido configurar para que os dados sejam direcionados para a sua plataforma de e-mail marketing.
Além dos recursos para landing pages, ela também oferece testes A/B dos títulos dos seus posts, um editor intuitivo para o WordPress, uma plataforma para captação de leads com a possibilidade de criar pop-ups para atraí-los e muito mais.
E o mais interessante: quando se adquire o plano do Thrive Themes você tem acesso a todas as funcionalidades da plataforma. E o custo não é tão alto se comparado às outras ferramentas listadas: $19 por mês.
5. Wishpond
A Wishpond é uma estratégica ferramenta para quem precisa criar landing pages. Porém, a plataforma ainda oferece outras possibilidades de marketing, como pop-ups e formulários, sorteios, promoções e automação de marketing.
E, quando for desenvolver a sua landing page, você terá acesso a mais de 50 layouts gratuitos que podem ser customizados facilmente.
Outra funcionalidade é adicionar links de auto-envio nos seus e-mails para que os leads possam se registrar imediatamente nos webinars, workshops, eventos, sem que tenham que fornecer mais informações.
O plano básico da Wishpond custa $49/mês e você tem a opção de testar gratuitamente por 14 dias.
6. Klick Pages (Hotmart Pages)
O Klick Pages é totalmente focado em performance. Por isso, ele disponibiliza aplicações simples e fáceis de usar. Você cria as suas landing pages com poucos cliques e altera cada elemento como preferir.
Essa ferramenta também tem como objetivo ajudar na sua organização e gerenciamento de tarefas. Por essa razão, é possível criar e subpastas para encontrar as suas páginas rapidamente.
É possível ainda criar a sua landing page do zero ou utilizar templates prontos que o Klick Pages oferece.
Além disso, a plataforma oferece a proteção de conteúdo. Neste caso, é permitido hospedar uma página que só será vista pelo lead se ele estiver cadastrado na sua lista de e-mail.
Outra vantagem é o acesso a um link inteligente para direcionar para outros endereços, de acordo com o dia, data, hora e segundo que você escolher.
Suponhamos que você vá fazer uma apresentação ou treinamento. Assim, quando o usuário entrar no site ele será direcionado para a página de inscrição antes de iniciar o “evento”. Se a pessoa acessar depois, ela será informada que a ação já terminou, mas que poderá participar de outras futuramente.
O Klick Pages é brasileiro e o plano para iniciantes custa R$67 por mês.
7. Optimize Press
O Optimize Press é bem conhecido, porém ele não foca somente em landing pages. Com ele, você cria páginas de vendas, área de membros e tem a possibilidade de completar funis de vendas e aumentar a autoridade do blog.
Assim como as demais ferramentas mostradas neste post, você cria a sua landing page facilmente com o Optimize Press, pode customizá-la como desejar e tem a opção de publicá-la no WordPress ou em qualquer outro domínio.
Ao editá-la, você terá acesso a mais de 40 diferentes elementos com diversos estilos e opções, como títulos, blocos para depoimentos, progresso, contagem regressiva, vídeo, áudio e muito mais.
O Optimize Press não é barato, mas possui diversos recursos. O plano mais simples custa $97 ao mês.
8. Launch Rock
Com o Launch Rock, você cria landing pages bem chamativas em menos de 10 minutos. O foco dele é oferecer funcionalidades práticas, que atraiam o usuário e que gerem curiosidade.
Por isso, ela é mais voltada para algo que será lançado em breve - “launching soon”. Ela não apresenta tantas funções como as demais ferramentas que já listamos, porém é bem mais barata.
Além disso, existe um plano gratuito, que conta com poucos templates ou por apenas $5/mês você contrata o pacote profissional
Como criar landing pages que convertem?
Agora que você já conferiu as melhores ferramentas para criar landing pages, é hora de saber como conseguir gerar leads e clientes com a sua. Para que esse objetivo seja alcançado, é preciso observar alguns pontos:
- A landing page possui apenas uma única função: converter o usuário.
- Evite distrações com menus, links e barras de pesquisa.
- Foque na transformação/benefícios de sua oferta, não no produto em si.
- Testemunhos sobre sua oferta, produto ou empresa são ótimas provas sociais.
- O objetivo é capturar o lead? Peça apenas o fundamental no formulário.
- A página de agradecimento (thank you page) é uma oportunidade de fazer outra oferta ou pedir para o usuário adicionar seu e-mail na agenda.
- Defina um CTA bem claro.
- Acompanhe as métricas e adapte a página de acordo com elas.
- Faça testes A/B constantemente para descobrir o que mais funciona para a sua realidade.
Agora é com você
As landing pages são uma das melhores maneiras de atrair o seu público e gerar leads qualificados.
Com essas plataformas que listamos, você consegue criar uma página atrativa e que gere engajamento. Mas, não se esqueça de pensar nas necessidades da sua persona e nos seus objetivos. Aproveite as nossas dicas e faça a sua agora!
Agora queremos saber de você! Você utiliza alguma outra ferramenta? Então, deixe o seu comentário e conte pra gente!
Aproveite também para conferir quais são as 11 ferramentas para automatizar e gerenciar o seu negócio agora mesmo.
Eu utilizo o Atendare para criar minhas landing pages e fazer a gestão dos leads.
A melhor, mais rápida, fácil de usar e econômica que conheço e recomendo é Way.live… top demais… ??
Obrigada pelo artigo. Preciso melhorar muito minha landing page. Ótimas sugestões, obrigada.
Já utilizei o RD Station para criar landing pages, deixei bem simples e teve uma ótima taxa de conversão.
Entre as dicas desse texto, acho que a mais importante é de ir direto ao ponto. Quanto menos elementos a página tiver, que possam interferir no principal, melhor. As chances da página converter dessa forma são muito altas.
Maravilhoso Artigo. estou pesquisando e o conteúdo apresentado pelo Rafael é ótimo.
Olá Rafael!
Obrigado, este artigo serviu para
despertar o interesse!
Vou vprocurar por outros
artigos seus sempre
que precisar!