11 ferramentas para criar landing pages de alta conversão

Atualizado há mais de 1 semana

As landing pages são ferramentas poderosas para gerar leads, impulsionar vendas e alcançar seus objetivos de marketing.

Elas estão no centro de estratégias de marketing de toda empresa e, quando bem aplicadas, ajudam a não só capturar um lead, mas também a colocá-lo na base de forma segmentada e preparado para ser trabalhado no funil.

Por ser uma página, muitas pessoas podem acreditar que, para criar, precisa de conhecimentos em desenvolvimento de site. O que não é bem verdade. Neste guia, você conseguirá dominar o processo de criação, desde a escolha das melhores ferramentas até a otimização para conversões. Confira.

Melhores ferramentas para criar landing pages

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, cada uma com seus próprios recursos e funcionalidades.

A escolha da ferramenta ideal dependerá das suas necessidades e orçamento.

Confira algumas das melhores e mais populares ferramentas para criar landing pages do mercado:

  • Hotmart pages: integrada à plataforma Hotmart, ideal para criadores de conteúdo digital que vendem cursos online, e-books e outros produtos;
  • HubSpot: uma das líderes do mercado, com amplas soluções para marketing;
  • Instapage: ferramenta poderosa com foco em personalização e testes A/B avançados;
  • RD Station Marketing: plataforma completa de automação de marketing com um construtor de landing pages intuitivo;
  • Wix: construtor de sites fácil de usar com templates personalizáveis e um editor visual intuitivo;
  • Unbounce: plataforma robusta com foco em testes A/B e otimização de conversões.
  • LeadPages: especializada em landing pages de alta conversão, com templates otimizados e recursos de teste A/B;
  • Thrive Landing Page: plugin de WordPress que concentra estratégias para conversão de usuários em leads na página;
  • Wishpond: plataforma de marketing digital com ferramentas para criação de landing pages e pop-ups;
  • Optimizepress: ferramenta que permite criar landing pages, páginas de vendas e funis de marketing completos;
  • Launchrock: ferramenta focada em criar páginas de “em breve” e de captura de e-mails, muito utilizada para lançamentos de novos produtos e serviços.

Conheça melhor cada uma.

Hotmart pages

  • Principais vantagens: é a plataforma de criação de landing pages da Hotmart, ideal, sobretudo, para afiliados e outros usuários da comunidade;
  • Valores: o plano mais básico é de 12x de R$ 59 o anual.

Hotmart Pages é uma ótima opção para quem está começando no mercado digital, ao permitir criar páginas de vendas personalizadas.

A plataforma oferece templates prontos, mas que podem ser modificados de acordo com a identidade do usuário.

Ele é uma opção para pessoas que usam a plataforma da Hotmart, sejam vendedores ou mesmo afiliados.

HubSpot

  • Principais vantagens: é uma plataforma de marketing completa, com soluções que podem integrar todas as áreas com ferramentas diversas!
  • Valor: a depender do tamanho da sua empresa, as soluções da Hub podem partir de U$ 15 mensais por licença (para pequenos negócios ou indivíduos) ou U$ 800 para pacotes completos. Ela ainda oferece ferramentas gratuitas.

A HubSpot é uma das líderes no mercado de CRM. Além de oferecer todo um pacote para se trabalhar o lead no funil, ela possibilita criar landing pages dos mais diferentes tipos.

A grande vantagem da plataforma é mesmo ter essa integração em suas ferramentas e você poder ter suas estratégias centralizadas em um só lugar!

Instapage

  • Principais vantagens: permite testes A/B avançados, fazendo escalar estratégias com base no comportamento do usuário;
  • Valores: o plano básico custa U$ 79 por mês.

Instapage é uma ferramenta de criação de landing pages que pode ser boa para empresas de médio e grande porte, até porque seus valores são considerados mais altos para negócios menores.

Ele é fácil de usar, tem muitas integrações e oferece recursos avançados, sendo o principal o de testes a/b.

RD Station

  • Principais vantagens: trata-se de uma das principais plataformas de automação de marketing. Seu construtor de landing pages é intuitivo e permite uma integração completa para tratamento da base;
  • Valores: o plano mais básico sai por R$ 50 mensal, por três meses. Após, R$ 79.

RD Station é uma plataforma completa de automação do marketing — uma das principais do mercado.

Por ser essa plataforma completa e ter várias funcionalidades, é preciso considerar qual dos pacotes é o mais ideal para sua empresa.

Isso porque o RD possui alguns, como:

  • RD Station Marketing: ideal para quem quer ter um maior alcance de marca;
  • RD Station CRM: uma plataforma que integra campanhas de marketing e tratamento para vendas;
  • RD Station Conversas: focado em automação de conversas e atendimento.

Nesses pacotes, em especial no RD Marketing, você tem acesso a plataformas de criação de landing pages intuitivas e com relatórios completos para análise de estratégia.

Wix

  • Principais vantagens: é um criador de sites intuitivo e muito fácil de usar, com templates personalizáveis e um editor que não requer conhecimento aprofundado em desenvolvimento de páginas;
  • Valores: o Wix é gratuito, mas possui planos de R$ 15, R$ 32, R$ 44, R$ 340 mensais que dependerão do seu porte e da quantidade de colaboradores usando a plataforma.

Apesar de ser um construtor de site, o Wix oferece modelos de landing pages personalizáveis e ferramentas de marketing.

Esses modelos são ótimas formas de construção de páginas para quem ainda não tem amplo conhecimento para lidar com essa ferramenta, sendo bem prático e intuitivo seu editor.

Unbounce

  • Principais vantagens: plataforma completa e foco em testes A/B. Além disso, é bem intuitiva para criar landing pages.
  • Valores: seus planos começam por pacotes a U$ 74 mensais.

A Unbounce é uma ferramenta parecida com o Instapage, pois utiliza o mesmo mecanismo de “clicar e arrastar” para criar as landing pages.

Por isso mesmo, é uma das mais indicadas para pessoas que estão com um pequeno negócio e não têm expertise em criação de páginas.

LeadPages

  • Principais vantagens: oferece integração com diversas ferramentas de marketing e CRM.
  • Valores: o mais básico custa U$ 37.

Um dos grandes diferenciais do LeadPages é que ele consegue coletar os dados dos leads por meio de pop-ups, mídias sociais, mensagens de texto e e-mails.

Você também tem a opção de escolher entre milhares de layouts, mas o mais interessante é que eles são divididos por categorias.

Por exemplo, saúde e fitness, escritores e blogueiros ou beleza. Eles podem fazer parte do seu plano ou devem ser comprados.

Thrive Landing Page

  • Principais vantagens: é um plugin para WordPress, a maior plataforma e a mais usada no mundo para criação de sites;
  • Valores: o anual é U$ 299.

O Thrive Themes é uma ferramenta de temas e plugins para o WordPress voltada para tudo que é “orientado à conversão”. 

Ela é uma das soluções mais flexíveis do mercado, só que você precisa ter sua própria instalação do WordPress.

Com ela, é possível criar páginas, incluindo landing pages e posts de blog, passando por páginas de agradecimento e entrega de conteúdo rico.

Ela possui um produto específico para criar landing pages, chamado de Thrive Landing Pages. É possível escolher entre milhares de templates prontos ou até mesmo criar o seu do zero.

Você pode inserir imagens, vídeos, depoimentos, contagem regressiva, integrar ao Google Maps e ainda alterar o HTML ou CSS da sua página, caso tenha necessidade.

Confira também: Os 16 melhores bancos de imagens gratuitos 

Wishpond

  • Principais vantagens: ela é uma plataforma de marketing digital completa, abrangendo ferramentas para criação de landing pages e pop-ups!
  • Valores: a partir de U$ 49 mensais.

A Wishpond é uma ferramenta estratégica para quem precisa criar landing pages. Porém, a plataforma ainda oferece outras possibilidades de marketing, como pop-ups e formulários, sorteios, promoções e automação de marketing.

Ou seja, você pode ter uma ferramenta completa, para além da criação de landing pages, o que pode ser um grande facilitador na hora de integrar as suas estratégias de marketing e vendas.

Optimize Press

  • Principais vantagens: trata-se de uma plataforma que não tem foco na criação de landing pages, mas tem a ferramenta e possibilita uma boa segmentação no funil;
  • Valores: o preço mais em conta é U$ 8,25 por mês — já com desconto de 23%.

No Optimizepress, você cria páginas de vendas, área de membros e tem a possibilidade de completar funis de vendas.

Assim como as demais ferramentas mostradas neste post, você cria a sua landing page facilmente com o Optimizepress, pode customizá-la como desejar e tem a opção de publicá-la no WordPress ou em qualquer outro domínio.

Ao editá-la, você terá acesso a mais de 40 diferentes elementos com diversos estilos e opções, como títulos, blocos para depoimentos, progresso, contagem regressiva, vídeo, áudio e muito mais.

LaunchRock

  • Principais vantagens: tem foco em launching soon, ou seja, páginas de lançamento em breve!
  • Valores: o preço mais básico é U$ 29 mensais

O LaunchRock tem uma peculiaridade que é ser focado em “launching soon”, páginas de lançamento ou de algo que será lançado em breve.

Por isso, você cria landing pages bem chamativas em menos de 10 minutos. O foco dele é oferecer funcionalidades práticas, que atraiam o usuário e que gerem curiosidade.

Dicas para criar landing pages

Escolhida a melhor ferramenta para criar landing pages, é hora de saber como conseguir gerar leads e clientes com a sua.

Para que esse objetivo seja alcançado, é preciso observar alguns pontos:

  • Landing page possui apenas uma única função: converter o usuário;
  • Evite distrações com menus, links e barras de pesquisa;
  • Foque na transformação/benefícios de sua oferta, não no produto em si;
  • Testemunhos sobre sua oferta, produto ou empresa são ótimas provas sociais;
  • O objetivo é capturar o lead? Peça apenas o fundamental no formulário;
  • A página de agradecimento (thank you page) é uma oportunidade de fazer outra oferta ou pedir para o usuário adicionar seu e-mail na agenda;
  • Defina um CTA bem claro;
  • Acompanhe as métricas e adapte a página de acordo com elas;
  • Faça testes A/B constantemente para descobrir o que mais funciona para a sua realidade.

Melhores formatos

Você notou que, durante a apresentação das ferramentas, algumas eram focadas em determinados formatos, como o “em breve”.

A verdade é que as LPs têm alguns formatos diferentes, como:

Página de Captura de Leads

É a mais popular e comum. Seu objetivo é coletar informações de contato dos visitantes, como nome, e-mail e telefone.

Suas principais ofertas são e-books, webinars, testes gratuitos e newsletters.

É fundamental que ela possua formulário de inscrição, título impactante, descrição da oferta, imagem ou vídeo relevante.

Página de vendas

São voltadas para a conversão final, aquelas que entregam a oferta do produto ou serviço. Por isso, precisa persuadir um usuário já convencido de que precisa da solução.

Logo, suas principais ofertas são produtos físicos ou digitais, serviços, assinaturas, etc.

Não podem faltar nessa landing page: descrição detalhada do produto ou serviço, depoimentos de clientes, botões de compra e garantias.

Página de inscrição

São as páginas que incentivam os visitantes a se inscreverem em um evento, curso ou webinar.

Ou seja, elas não só divulgam essas ações, como oferecem a oportunidade do usuário em garantir sua presença nelas.

É imprescindível que nessa página se tenha formulário de inscrição, informações sobre o evento, data e hora e, quando houver, os palestrantes participantes.

Página de download

Essas páginas são muito parecidas com as de capturas de leads, mas aqui, os usuários podem baixar diretamente alguma oferta como um material — um e-book, software ou aplicativo, por exemplo.

Por isso mesmo, elas precisam ter botão de download, descrição do material, imagem ou vídeo relevante que demonstre o uso ou ilustre o que a pessoa baixará.

Confira também: Como escrever um e-book usando a inteligência artificial 

Página de agradecimento (Thank You Page)

As famosas thank you pages são páginas de agradecimento que aparecem logo depois que o usuário confirma uma ação em outra landing page.

Por isso, elas fazem parte de uma estratégia complementar de outra página. Por exemplo, quando uma pessoa preenche o formulário para receber um e-book, após a confirmação, ela é direcionada a thank you page.

Seu objetivo é confirmar a ação do visitante, mas fundamentalmente oferecer informações adicionais ou próximos passos. Ou mesmo novas ofertas que a façam seguir no funil de venda.

Mensagem de agradecimento, informações sobre o próximo passo, links para outros conteúdos relevantes são elementos necessários para uma boa thank you page.

Página “em breve” (Coming Soon Page)

São páginas, normalmente, temporárias que criam expectativa para o lançamento de um novo produto ou serviço.

Nela, você pode explorar a criatividade com uma contagem regressiva, formulário de inscrição para receber novidades, descrição do produto ou serviço e etc.

Página de demonstração (Demo Page)

Essas landing pages fazem uma apresentação do produto ou serviço, no formato de demonstração grátis.

Nela, você pode explorar vídeo de demonstração, descrição dos recursos, botões de chamada para ação (CTA) ou mesmo dar o acesso limitado a alguma funcionalidade de um software.

A ideia é dar um gostinho para o usuário poder experimentar o produto e ver como ele funciona na prática.

Como você notou, as landing pages são uma das melhores maneiras de atrair o seu público e gerar leads qualificados.

Com essas plataformas que leu a respeito, você consegue criar uma página atrativa e que gere engajamento.

Mas, não se esqueça de pensar nas necessidades da sua persona e nos seus objetivos. Aproveite as nossas dicas e faça a sua agora!

Aproveite também para conferir quais são as 11 ferramentas para automatizar e gerenciar o seu negócio agora mesmo.

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

  1. Já utilizei o RD Station para criar landing pages, deixei bem simples e teve uma ótima taxa de conversão.
    Entre as dicas desse texto, acho que a mais importante é de ir direto ao ponto. Quanto menos elementos a página tiver, que possam interferir no principal, melhor. As chances da página converter dessa forma são muito altas.

  2. Olá Rafael!
    Obrigado, este artigo serviu para
    despertar o interesse!

    Vou vprocurar por outros
    artigos seus sempre
    que precisar!

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